O Brasil é hoje um dos principais produtores mundiais de açúcar de cana-de-açúcar e a Raízen tem papel de destaque nesse cenário. Com terreno fértil para o cultivo de cana, nos tornamos a maior exportadora individual do produto no mercado internacional, com a produção anual de cerca de 4,1 milhões de toneladas. 

O segmento de açúcar tem hoje grande relevância para nossos negócios. O espaço conquistado é consequência de um trabalho baseado na adoção de padrões globais de produção, que aliam qualidade e eficiência em todos os processos e possibilitam o direcionamento de grande parte do produto final para o mercado externo.  

Inovação e pioneirismo

Investimos constantemente em pesquisa, tecnologia e na criação de novas soluções dentro deste segmento. Herdamos um histórico de pioneirismo no desenvolvimento do açúcar VHP (Very High Polarization) e estamos na vanguarda da produção de açúcares orgânicos e líquidos no Brasil.

Tipos de açúcar

  • Açúcar refinado amorfo: Este tipo de açúcar tem granulometria muito fina e irregular, brancura excelente e é extremamente higroscópico, ou seja, pode absorver bastante água. É utilizado principalmente para o consumo doméstico.

  • Açúcar líquido sacarose: Claro, límpido, isento de odor e aroma, este açúcar apresenta uma concentração de 65% a 68% de sólidos. É obtido pelo refino de açúcar cristal dissolvido com água declorada que, após tratamentos específicos, gera um produto ideal para processos que exijam pureza elevada.

  • Açúcar líquido invertido: Xarope claro e isento de turbidez, odor e aromas. Esse tipo é obtido por processos de hidrólise ácida controlada por uma solução de sacarose, cujo resultado é uma mistura de sacarose, glucose e frutose.

  • Açúcar demerara: Obtido por um processo de clarificação natural a partir do caldo de cana-de-açúcar, esse tipo de açúcar apresenta cristais regulares, característica que o torna ideal para processos alimentícios que exijam sabores, cores e texturas distintas.

  • Açúcar cristal VHP: Destinado ao mercado externo, sua composição bruta permite aos clientes transformá-lo em diferentes tipos de açúcar para o consumo.

Raízen nas redes sociais