Campinas recebe etapa do 7º Rodeio de Caminhões

São Paulo, 23 de fevereiro de 2018 – Campinas foi o local escolhido para a realização da terceira etapa do 7º Rodeio de Caminhões, que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, a partir das 7h30, no centro de treinamento da Mercedes Benz (Avenida dos Metalúrgicos 751, portaria 4, Distrito Industrial). Promovido pela Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, o torneio tem o objetivo de estimular e valorizar, entre os motoristas de caminhões-tanque, a segurança viária.

No Rodeio, 50 motoristas, com a torcida de suas famílias, têm de mostrar suas habilidades à frente de um caminhão-tanque. Ao todo, o condutor deve realizar uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo 7 minutos: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada, além de ser submetido a testes teóricos das rotinas operacionais

Cerca de 3,5 mil motoristas das empresas prestadoras de serviços para a Raízen dirigem 3 mil caminhões em estradas e vias de todo o Brasil. Esta frota roda um total de aproximadamente 220 milhões de km por ano, distância equivalente a 500 mil viagens Rio-São Paulo.

Para promover o ambiente de segurança viária entre estes parceiros, a Raízen criou a campanha “Zero Acidente”, que promove uma série de ações motivacionais, como workshops e treinamentos nas filiais das transportadoras que tem como objetivo estimular a excelência operacional e zerar o número de acidentes. O Rodeio de Caminhões integra esta estratégia, valorizando os profissionais com destacada performance em segurança.

“Desta forma, buscamos a valorização da segurança viária e da saúde dos motoristas parceiros”, ressalta o gerente de Operações de Transporte da Raízen, Eduardo Lucena

Para participar, o motorista - além de realizar provas teóricas sobre atividades cotidianas antes da competição - precisa pertencer a uma transportadora que tenha atingido todos os indicadores de performance de segurança no período, como zero acidente com pessoas e zero derrame de carga líquida. Os profissionais ainda precisam ter um histórico de zero violação, não apresentando picos de velocidade e com um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho.

Vale ressaltar que, cotidianamente, os caminhões-tanque são monitorados por telemetria que acompanha a performance do motorista. “Todo caminhão que presta serviços para a Raízen possui esse sistema. O dispositivo mede se o condutor está na velocidade adequada, as motivações que levaram o motorista a realizar uma freada brusca, jornada de trabalho e descanso, por exemplo”, conta Lucena

Além do Rodeio de Caminhões, premiando os motoristas que primam pela segurança viária, a Raízen oferece o Clube Irmão Caminhoneiro Shell, programa pioneiro de relacionamento que busca trazer benefícios desenvolvidos para quem leva a vida na estrada. E o Clube Irmão apoia o Rodeio. “Essa união reforça nosso posicionamento de parceiro dos motoristas em todos os momentos”, destaca Andreas Lips, gerente de Marketing Rodovias e Diesel.

A quarta e última etapa acontecerá em Fortaleza (CE), em março, e a final em Salvador. Os 50 melhores pontuados no ranking geral participarão da final, em um resort no Nordeste, com a companhia e a torcida de suas famílias. O prêmio ao vencedor da grande final é um carro 0km; o segundo colocado recebe uma moto 0km; o terceiro ganha uma TV com home theater. Nas etapas regionais, os prêmios são, respectivamente do primeiro ao terceiro lugares, uma TV Led 43’’, um tablet e um notebook.

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis.

 A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2.8 TWh de energia elétrica.

 A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select.

 Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Raízen nas redes sociais

X

Exportações Fraudulentas de Açúcar

A Raízen alerta seus clientes e público em geral sobre tentativa de terceiros não autorizados realizarem exportações fraudulentas de açúcar em seu nome. Reforçamos que o canal de comunicação com a empresa é o e-mail sugar.export@raizen.com e que não anunciamos açúcar no site alibaba.com.

Caso qualquer pessoa e/ou empresa faça contato por e-mail diverso informando que representa a Raízen, e/ou qualquer empresa do seu grupo econômico, para exportação de açúcar, não realize a transação e informe imediatamente para Auditoria.Interna@raizen.com.

X

Sugar Fraudulent Exports

Raízen warns your clients and the general public about the attempt by unauthorized third parties to perform sugar fraudulent exports on its behalf. We emphasize that the communication channel with company is the e-mail sugar.export@raizen.com and that we do not advertise sugar on web site alibaba.com.

If any person and/or company makes contact by other e-mail informing that he or she represents Raízen, and/or any company of Raízen’s economic group, concerning sugar exports, do not perform the transaction and immediately report to Auditoria.Interna@raizen.com.