Somos a maior produtora de energia elétrica a partir de biomassa – bagaço e palha – da produção de etanol e açúcar da cana do país. Investimos em alta tecnologia e dispomos de ampla oferta de matéria-prima em nossas usinas. Por ano-safra, contamos com o potencial de mais de 25 milhões de toneladas de biomassa.

Essa alternativa de reaproveitamento nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, tanto pela busca pela rentabilidade quanto pelo respeito ao meio ambiente. Destinar parte dessa biomassa para a cogeração de energia favorece ainda a redução da emissão de CO2, por evitar a queima desses materiais no campo.

Além desses benefícios, a geração de energia a partir da biomassa representa uma importante alternativa para o setor energético do Brasil. Afinal, é uma tecnologia que pode complementar a produção hidrelétrica do país. A colheita da cana-de-açúcar e a geração de bioeletricidade a partir da biomassa acontecem no mesmo período em que a vazão dos reservatórios está em baixa (período seco).

A cogeração de energia a partir da biomassa é uma opção mais limpa e renovável, que ajudará o Brasil a enfrentar os desafios de sua matriz energética, em seu futuro no setor energético, buscando mais rentabilidade e sustentabilidade.

Raízen nas redes sociais