Raízen compra ativos da Shell na Argentina

Com investimento de US$ 950 milhões, companhia mira na recuperação do mercado
e no prestígio da marca Shell no país.

 

São Paulo, 24 de abril de 2018 - A Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, está adquirindo ativos da Shell na Argentina. A companhia integrará ao seu portfólio um volume de vendas de aproximadamente 6 bilhões de litros por ano, incluindo uma rede com 645 postos, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Bem sucedida em seus negócios de downstream no Brasil, com alta produtividade e competitividade diferenciada, a empresa agora terá a oportunidade de crescer em um país vizinho, com potencial de sinergias logísticas, mercadológicas e financeiras.

 

Para o negócio se consolidar, a Raízen levou em consideração a qualidade dos ativos e do time local, bem como o grande prestígio da marca Shell na Argentina, que ocupa o segundo lugar no mercado, com aproximadamente 20% de market share. A companhia vai levar o seu know-how e escala para captura de oportunidades em um mercado em recuperação econômica, bem estruturado e saudável. 

“A Raízen vem se destacando no mercado nacional, que é altamente competitivo, com forte eficiência nos negócios e resultados consistentes. Vemos a Argentina em um bom momento, com boas perspectivas para o setor, e queremos crescer e gerar valor juntos, trazendo novas oportunidades no longo prazo”, destaca Luis Henrique Guimarães, presidente da Raízen.

No Brasil, a Raízen está presente em 68 bases de abastecimento em aeroportos, 68 terminais de distribuição de combustível e distribui aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo, além dos mais de 6.200 postos da marca Shell e das 950 lojas de conveniência Shell Select no país.

Ao assumir os negócios na Argentina, a Raízen manterá relacionamento comercial com o grupo Shell por meio de alguns contratos, em condições de mercado, incluindo a licença da marca Shell e importação de combustíveis.  A empresa contará com a competência do time local para continuar oferendo produtos e serviços de qualidade, além de uma forte disciplina com a segurança e a ética no ambiente de trabalho.  

 

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo: desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a logística, distribuição e comercialização de combustíveis. É líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia no país - com aproximadamente 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, abastecendo mais de 6.200 postos da marca Shell – além de 950 lojas de conveniência Shell Select. A empresa se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 79,2 bilhões.

A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar. E comercializa 4,7 milhões de toneladas de açúcar e 10 bilhões de litros combustíveis por ano, o que faz da empresa a maior comercializadora de etanol do país. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e comercializa anualmente 2.8 TWh de energia. 

 

Para mais informações:

Raízen
Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
Diana Medeiros
Tel: + 55 11 9 8577-2803
Email: diana.medeiros@loures.com.br

Carolina Marciale
Tel: + 55 11 9 9392.6911
Email: carolina.marciale@loures.com.br

Raízen nas redes sociais