Ampliamos o melhor de cada um

Gestão de pessoas

Ser quem somos – individualmente e como um time – é o que nos diferencia no mercado e impulsiona nossos negócios. Mantemos uma equipe engajada, em constante desenvolvimento e para a qual visamos promover um ambiente de trabalho respeitoso, íntegro, seguro, colaborativo, múltiplo e inovador.

ilustra-pg-gestao-pessoas

Time Raízen

Cada ponto de vista conta.

Concluímos 2017/2018 com um time de 30 mil funcionários, aos quais buscamos assegurar um ambiente de trabalho íntegro, seguro, colaborativo, múltiplo e inovador. |GRI 102-7|

Clique aqui para mais informações sobre a nossa força de trabalho. |GRI 102-8, 401-1, 401-3, 404-1, 404-3, 405-1, 406-1|

Atração de talentos

Vem com a gente.

Somos uma empresa jovem, com sete anos de atuação, porém grande: um dos maiores grupos empresariais do Brasil1. Nossa atuação em diferentes frentes de negócio configura um ambiente propício para o desenvolvimento de nossos funcionários e permite que jovens talentos tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente.

1 Segundo o ranking das Melhores & Maiores 2017, da revista Exame. A classificação é feita de acordo com a receita líquida anual.

Queremos que integrem nosso time pessoas inquietas e curiosas, que tenham energia e vontade de aprender e queiram encontrar novas oportunidades a cada desafio.

Nesse sentido, abrimos, no último ano-safra, as inscrições para o Programa de Talentos, que englobou a primeira edição do Programa de Trainee e a sétima do Programa de Estágio. O primeiro é dedicado a profissionais que concluíram a graduação em, no máximo, três anos antes. Já o Programa de Estágio recebe inscrições de estudantes universitários cursando, pelo menos, o penúltimo ano de suas graduações.

Foram ofertadas 170 vagas (150 para estágio e 20 para trainee) em 33 cidades brasileiras, em diversas áreas de negócio.

Em 2017/2018

23.530

inscritos no Programa de Estágio

23.976

inscritos no Programa de Trainee

Em 2018, nos destacamos entre as empresas mais atraentes do Brasil, segundo a Universum. Em comparação com o ano anterior, evoluímos na percepção dos estudantes em todas as categorias e figuramos no Top 10 na categoria Engenharia.

Com vistas à inclusão, mantivemos iniciativas para integrar Pessoas com Deficiência (PcD). No decorrer do ano-safra, buscamos formar banco de currículos para esse público. Todos os registros foram arquivados para que, conforme houver vagas, os interessados possam ser procurados pela área de Recursos Humanos. |GRI 405-1|

Capacitação profissional |GRI 103-2, 103-3|

Um time múltiplo e em constante desenvolvimento.

Estimulamos a busca por experiências que transformam e desenvolvem nosso time. Entre os dias 6 e 10 de novembro, por exemplo, envolvemos os nossos funcionários – de forma presencial e on-line – em uma semana de autodesenvolvimento.

Além de abordar questões do presente, do coletivo, do individual e do mercado, focamos o futuro. O público participou de atividades que envolveram “Métodos ágeis”, “Inovação no agronegócio” e “Crescimento exponencial”, entre outros temas importantes para o nosso desenvolvimento.

Primeira Semana de Desenvolvimento

2.869

participações on-line e 557 presenciais

112 horas

de desenvolvimento

78

localidades participantes

60

prêmios sorteados

Os funcionários debateram também questões relacionadas aos clientes. Para trazer exemplos práticos e ampliar o conhecimento sobre a área Comercial, nossos profissionais discorreram sobre negócios e processos de conexão e de colaboração com todas as áreas do mercado.

Do campo ao posto, trabalhamos em um propósito que mobiliza toda a equipe. Acreditamos que qualquer contribuição tem valor e que, juntos, somos melhores. Por isso, durante a semana, procuramos aumentar a sinergia entre as áreas para facilitar os processos de decisão.

As palestras ressaltaram ainda a importância da valorização das diferenças e estimularam formas de aprendizagem, fortalecendo a cultura de um time múltiplo e integrado.

Outro destaque do evento foi a Sala Imersiva, que simulou situações reais do dia a dia para que todos conhecessem nosso negócio de forma integrada. Entre outras iniciativas desenvolvidas em 2017/2018, destacam-se:

Geração Raízen | Direcionado ao desenvolvimento de funcionários com potencial para serem futuros supervisores e gerentes. Durante um ano e meio, os participantes passam por treinamentos presencial e on-line sobre todas as áreas do negócio, além de contarem com mentoria de líderes e desenvolverem projetos a serem incorporados em nossas atividades. Cerca de 46 profissionais concluíram o programa em maio de 2018 – 30% dos quais já haviam sido promovidos para cargo de liderança na data de publicação deste relatório.

De olho no futuro | Entre outubro de 2016 e dezembro de 2017, 20 jovens de diferentes áreas tiveram a oportunidade de refletir sobre as mudanças em curso no setor em que atuamos e os consequentes impactos para o nosso negócio. Foram seis módulos de treinamento, com acompanhamento de mentores e gestores internos que trataram de temas como novos modelos de negócios, trabalho em rede, cocriação, megatendências, ferramentas e métodos para desconstruir problemas e construir soluções, design thinking, entre outros. A iniciativa resultou em quatro projetos com temas de impacto para os nossos negócios.

Cultura Agrícola | Ministrado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP), o curso abordou técnicas agrícolas a executivos com o propósito de embasá-los para melhores tomadas de decisão. Cerca de 18 alunos formados em outubro de 2017.

Cultura Industrial | Programa iniciado em março em 2018 nos mesmos moldes do Cultura Agrícola.

Desenvolve Negócios Agrícolas | Dirigida à liderança operacional da área de Negócios Agrícolas, a capacitação desenvolve as competências necessárias para a excelência das práticas cotidianas.

Capacitação Técnica da Operação Agrícola e Industrial | Programas de capacitação técnica das operações de corte, carregamento, transporte e manutenção industrial, entre outros temas dedicados a aperfeiçoar o conhecimento do público no período de entressafra. As ações contaram com mais de 6.700 participações no ano-safra.

Jornada de Negócios Agrícolas | Criada em 2017/2018 para engajar os funcionários da área de Negócios Agrícolas no aprimoramento de resultados com base em indicadores estabelecidos. No fim do programa, que dura 12 meses, os melhores participantes ganharão uma viagem internacional.

Fórmula IND | Também criado na safra, o programa estabelece um paralelo com a Fórmula Indy com o objetivo de maximizar o desempenho das unidades produtoras, com premiação mensal daquelas que possuírem melhores indicadores industriais.

Ciclo de integração das novas unidades | Com as aquisições das unidades produtoras Santa Cândida e Paraíso, foram realizados treinamentos com os profissionais envolvidos nessas operações para orientá-los sobre processos, tecnologias e cultura internos. As ações envolveram 1.598 funcionários.

Capacitação técnica de supervisores industriais | Treinamentos sobre técnicas relacionadas a processos operacionais cotidianos com vistas ao aumento da eficiência.

Em complemento, os funcionários ainda têm acesso a conteúdo on-line para desenvolverem habilidades técnicas e comportamentais.

O desenvolvimento do time é monitorado pelos gestores com apoio do nosso sistema de Gestão de Pessoas Raízen (GPR), que integra todos os processos de Recursos Humanos.

Clique aqui para mais informações sobre capacitação profissional. |205-2, 404-1, 404-3|

Segurança no trabalho |GRI 103-2, 103-3|

A vida é o que importa.

Mantendo nossos esforços para conscientizar funcionários e parceiros sobre a segurança no trabalho, em março de 2017 e outubro de 2018, realizamos duas edições do Dia da Segurança. Na primeira alertamos sobre os riscos inerentes a cada operação, e várias unidades desenvolveram ações e materiais específicos para engajar os participantes. Na segunda, reforçamos o tema sob um aspecto mais pessoal: “A minha vida é o que importa” (autoproteção), “A vida dos meus colegas é o que importa” (intervenção) e “A vida da minha família é o que importa” (segurança doméstica).

Na iniciativa, promovemos um concurso de jingles, que contou com mais de 70 inscrições de todas as linhas de negócio. O objetivo foi fixar as mensagens-chave. Também recebemos desenhos de filhos e sobrinhos dos funcionários, que foram expostos no dia do evento e remetiam a aspectos de segurança no trabalho.

Destaques Dia da Segurança

+ de 40 mil pessoas

impactadas (funcionários, parceiros de negócio e alunos da Fundação Raízen) em

mais de 300

localidades

+ de 60 reuniões

por telefone e presenciais

Cerca de 50 horas

de alinhamentos entre todas as linhas de negócio

+ de 40 encontros

com a liderança

Nas unidades agroindustriais, engajamos o time na Semana Alerta, cujo objetivo foi aumentar a aderência ao nosso Sistema Alerta!, que busca prevenir acidentes com base em ferramentas comportamentais. No ano-safra, os treinamentos para uso do sistema foram aplicados de forma mais lúdica e interativa.

Reforçamos ainda a difusão das “Cinco Regras Que Salvam Vidas”. Desenvolvidas por equipe multifuncional e em conjunto com a liderança, elas direcionam esforços aos cinco principais grupos de ações capazes de eliminar 70% dos acidentes mais frequentes.

Cinco regras que salvam vidas

diagrama-regras-salvam-vidas-01

Nos últimos cinco anos, investimos mais de R$ 1 bilhão em melhorias de infraestrutura e programas relacionados à segurança dos funcionários.

Periodicamente, realizamos simulados com os funcionários que compõem nossa brigada de incêndio. O objetivo é o aprimoramento técnico da equipe. Em 2017/2018, a liderança das unidades produtoras também passou a ser envolvida em capacitação de combate a incêndios em produtos inflamáveis. Os participantes foram levados a um campo de treinamento especializado, em Paulínia (SP), onde realizaram atividades teóricas e práticas sobre todos os procedimentos necessários em situações de emergência. Foram 90 profissionais capacitados. A iniciativa terá continuidade no próximo período.

No ano-safra, foram registrados onze acidentes com afastamento e nenhuma fatalidade, representando mais um ano de resultados recordes desde o início das nossas atividades. Seguimos, no entanto, em nossa busca incessante pela marca do Zero Acidente. |403-2|

Índice LTIF1 de acidentes com afastamento do trabalho |403-2|

indice-ltif

1 LTIF (Lost Time Injury Frequency) – Índice de acidentes com afastamento do trabalho. Os dados reportados fazem referência a funcionários próprios e terceiros.

A liderança é informada, em até 24 horas, sobre acidentes que resultam em afastamento, restrição e/ou tratamento médico. Todas as ocorrências são investigadas, e as lições aprendidas são compartilhadas para evitar reincidências. O tema ainda recebe atenção dos conselheiros, diretores e membros dos comitês de Responsabilidade Social e de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Clique aqui para mais informações sobre saúde e segurança ocupacional. |GRI 403-1, 403-2, 403-4|