Zelamos por relações produtivas

Impacto positivo

Do campo ao posto, mobilizamos produtores de cana, transportadores, revendedores, fornecedores e clientes. Com esses públicos, estabelecemos relacionamentos que visam ganhos mútuos, de forma íntegra, sustentável, transparente e segura. Nossa atuação responsável contempla diálogo com comunidades e desenvolvimento socioeconômico do entorno de nossas operações.

ilustra-pg-impacto

Parceiros de negócio |GRI 102-9, 103-2|

Produtores de cana

Empenhados em investir de maneira significativa em práticas que beneficiem nossos fornecedores de cana e fortaleçam nosso relacionamento com eles, estamos desenvolvendo, desde a safra anterior, um novo posicionamento para o Programa Cultivar.

Inédita no setor sucroenergético, a iniciativa oferece inovações que viabilizam melhores resultados – seja na produtividade, seja na rentabilidade – por meio de tecnologias e ferramentas que estão revolucionando o negócio dos nossos parceiros fornecedores de cana.

Entre as ferramentas disponibilizadas destacam-se a Academia de Produtividade, que promove a troca de experiências sobre técnicas agrícolas para maximizar a produtividade; e o Suporte Agronômico, que permite ao produtor obter a recomendação agronômica por meio da coleta e análise do seu solo. Essa frente disponibilizou também uma tecnologia para Monitoramento Integrado de Pragas (MIP).

O programa oferece ainda acesso a iniciativas dirigidas à multiplicação de benefícios financeiros, gestão do negócio e desenvolvimento do agroempresário. Além de estender a parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para as regiões de Bauru (SP) e Jataí (GO), o programa agora conta com o Fórum de Sucessores, que mobiliza os herdeiros dos parceiros no desenvolvimento e aprimoramento das competências para o negócio canavieiro.

A plataforma do programa é única e inovadora por focar no desenvolvimento dos produtores. Ao oferecer um portfólio de benefícios e serviços para apoiar o avanço agronômico e do ambiente de negócio, damos um passo importante para a geração contínua de valor compartilhado em nossa cadeia.

Outro programa dedicado especialmente aos produtores de cana é o ELO, realizado em parceria com duas instituições internacionalmente reconhecidas – o Imaflora e a Solidaridad – e que busca envolver o público em iniciativas relacionadas à sustentabilidade econômica, à responsabilidade ambiental e ao respeito aos direitos humanos e trabalhistas.

Os participantes são avaliados e classificados de acordo com o nível de desempenho em indicadores ambientais, sociais e econômicos. No pilar social, são considerados temas como jornada de trabalho, infraestrutura de atendimento ao trabalhador, idade mínima de contratação, segurança no uso de agroquímicos, condições de remuneração, alojamento e transporte. No quesito econômico, são analisados o direito ao uso da terra e os acordos de arrendamento e parceira. Já no pilar ambiental, a otimização dos recursos naturais é o principal assunto abordado com os fornecedores.

Práticas como o uso de inseticidas seletivos e o uso de controle biológico, por exemplo, são checadas durante as visitas realizadas nas fazendas pelos gestores de sustentabilidade. A equipe do ELO também avalia o cumprimento das normas que regulam Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e desmatamento ilegal.

Após a classificação, cada fornecedor recebe um plano de ação com as prioridades para a melhoria de seu desempenho. O acompanhamento é realizado periodicamente por uma equipe dedicada exclusivamente ao projeto e, após o mapeamento das demandas em campo, são promovidos, entre outros, treinamentos, visitas técnicas e contatos de empresas, em parceria com associações regionais, cujo papel é auxiliar o produtor em vários aspectos: técnico, jurídico, gestão, etc.

diagrama-melhoria-continua

Atualmente, o Programa ELO conta com a participação de 2.000 produtores, o que representa 89% do total de fornecedores e 99% do volume de cana de terceiros*. No entanto, o público impactado é ainda maior quando considerada a população regional que é indiretamente beneficiada, já que a produção gera oportunidades de emprego e é responsável por contribuir com o desenvolvimento econômico e social das cidades.

* Os dados não incluem cana spot.

Desde o lançamento, em 2014/2015, foram identificados resultados significativos quanto à adoção das melhores práticas, como adequação de processos relacionados aos trabalhadores, armazenagem e descarte de produtos químicos e embalagens, e uso e manuseio de agroquímicos.

A sinergia entre as equipes do Programa ELO e as iniciativas das associações de produtores de cana potencializa os resultados ao tratar de assuntos de interesse comum. Destacam-se, nesse sentido, ações promovidas com duas associações filiadas à Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana):

Projeto Top Cana | Em parceria com a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), no Estado de São Paulo, foram realizadas visitas a 120 produtores associados, sendo que cerca de 50 deles também participam do Programa ELO.

Projeto-piloto Muda Cana | A Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista (AFCOP) oferece suporte aos seus associados, a maioria fornecedores de cana para as nossas unidades. Iniciado em modo piloto em 2017, já ofereceu vários treinamentos de Saúde e Segurança, entre outros temas.

Transportadores

Operação segura

Somos uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, posição conquistada e mantida graças ao trabalho de parceiros engajados, com os quais estabelecemos padrões de performance e desenvolvemos iniciativas para preservar a segurança dos profissionais envolvidos nessas operações.

Cerca de 4 mil motoristas das empresas prestadoras de serviços conduzem 3,3 mil caminhões em estradas e vias de todo o País. Essa frota percorre aproximadamente 250 milhões de quilômetros por ano, distância equivalente a 500 mil viagens do Rio de Janeiro a São Paulo.

Antes de começar a prestar serviços, a transportadora passa por rigoroso processo de homologação. Inicialmente, apresentamos o Manual de Transportes Raízen (MTR), com regras e diretrizes que suportam nosso modelo de gestão. A transportadora tem um tempo para se familiarizar com o material e fazer uma autoinspeção, submetida à nossa apreciação. |GRI 103-2|

Assim, observamos o nível de serviço potencial e realizamos nossa própria avaliação, na qual mapeamos gaps e definimos planos de ação. Ao longo de um período predeterminado – em média de 6 meses a 1 ano –, acompanhamos a evolução da empresa que, quando alcança o nível desejável, tem a contratação concluída.

O zelo por esse público abrange o monitoramento remoto dos motoristas por meio de sistema de telemetria, que levanta informações como distâncias percorridas, velocidade em pista, tempo de acionamento da embreagem, freadas e acelerações bruscas, tempo do veículo parado, nível de combustível e temperatura e rotações do motor, entre outras.

A partir da safra 2018/2019, apenas caminhões-tanques equipados com câmeras e rotograma falado poderão operar no transporte de combustíveis. Cada veículo será equipado com quatro câmeras, a fim de garantir o cumprimento dos procedimentos para a direção segura e esclarecer casos de roubos e acidentes.

Já o rotograma falado consiste em uma tecnologia que funciona por meio de GPS e tablets para transmitir ao motorista mensagens de alerta sobre velocidade, pontos críticos, rotatórias, escolas, etc. Dessa forma, é possível ajustar o modo de dirigir e a velocidade, uma vez que a ferramenta indica com precisão os riscos na estrada.

Para a segurança desse público, realizamos inspeções anuais nas transportadoras contratadas com foco em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). Somente transportadoras com desempenho superior a 85% podem operar. Em decorrências das inspeções, são gerados planos de ação, monitorados por nossa equipe de assessores e revisados, de forma gerencial, pelo Comitê de SSMA da Diretoria de Logística.

Entre os mecanismos de reconhecimento está o Rodeio de Caminhões, evento em que 50 motoristas, com a torcida de suas famílias, têm de mostrar habilidades à frente de um caminhão-tanque. O condutor deve realizar uma rotina de cinco testes de precisão de manobras em um tempo máximo de sete minutos. A participação está vinculada ao atendimento de requisitos relacionados à saúde e segurança ao longo de todo o ano.

A iniciativa integra a campanha “Zero Acidente”, com foco na meritocracia – a cada trimestre, são sorteados 12 vouchers de R$ 1 mil apenas para os motoristas que registraram zero acidente e zero violação no período.

Definimos treinamentos específicos que os motoristas das transportadoras devem fazer, entre os quais estão Direção Defensiva, Treinamento de Indução de Motoristas (TIM), para capacitar o motorista que irá operar com produtos perigosos, e Descida de Serra, que destaca os cuidados ao dirigir um caminhão-tanque nessas condições.

Benefícios mútuos

Com objetivo de promover economia aos nossos parceiros, desenvolvemos o Projeto One, uma importante ferramenta de suporte logístico para os parceiros. Também iniciamos, em 2017/2018, um programa com forte potencial de estreitar o nosso relacionamento com as transportadoras, o Clube de Compras. A iniciativa foi estruturada com o objetivo de melhorar a gestão da frota de caminhões dessas empresas. Consiste em uma parceria com montadoras para renovação da frota, de forma coletiva, com a garantia de melhores condições comerciais tanto para compra de veículos quanto para suporte e manutenção.

Para nós, garantimos o uso de uma frota nova, mais segura e mais eficiente. Para nossos parceiros, preservamos a saúde financeira de seus negócios e os auxiliamos com vistas à perenidade de uma operação de qualidade. Esperamos que, até o fim da safra 2018/2019, pelo menos 15% da frota sob nosso serviço já seja oriunda desse projeto.

Mantemos ainda o Clube Irmão Caminhoneiro Shell, programa pioneiro de relacionamento que traz benefícios para quem leva a vida na estrada e é fundamental para as operações de distribuição e logística.

Rede de postos

Para os revendedores, a principal iniciativa de proposta de valor é a Oferta Integrada, por meio da qual oferecemos diversos benefícios e desenvolvemos um planejamento completo de marketing, com calendário de ações promocionais. Com adesão opcional, o programa já conta com 3.691 participantes – 81% dos postos elegíveis ao programa.

Em nossa frente de experiência do consumidor, desenvolvemos um jeito único de fazer negócios. Oferecemos, aos nossos revendedores, uma série de treinamentos e ferramentas com o objetivo de capacitar os mais de 31 mil atendentes de pista de combustível e loja de conveniência para que todos busquem oferecer o melhor atendimento aos consumidores da marca Shell, tornando o conceito de Humanologia Shell real a cada interação, em todos os postos, todos os dias.

Temos, em nosso portfólio, a marca Shell Select como bandeira das lojas de conveniência, que oferece aos revendedores uma vantagem competitiva com forte potencial de captação e fidelização de clientes.

Em 2017/2018, apresentamos um novo formato de lojas, com o que há de mais tecnológico no mercado. O espaço foi totalmente remodelado para tornar a operação mais simples e a experiência do consumidor mais intuitiva. O objetivo é gerar valor ao negócio e economia significativa ao franqueado. Os produtos e promoções são comunicados por plataformas digitais, desenvolvidas de acordo com o perfil da nossa rede e em alinhamento às principais datas do nosso calendário, de forma a atrair o consumidor.

A primeira loja de acordo com o novo conceito foi inaugurada no Jardim Marajoara, na zona sul da cidade de São Paulo (SP). Para tomar um café ou agendar uma reunião, o espaço passa a ser ponto de apoio para o melhor atendimento do consumidor que busca praticidade e serviços diversificados.

Também investimos em melhorias logísticas para simplificar a operação, de forma cada vez mais segura, ágil e com custo mais competitivo. Com novas opções de produtos e atendimento personalizado, o franqueado da rede de lojas tem à sua disposição o Portal de Compras Shell Select, que permite centralizar pedidos, prazos e valores em um só lugar. Além disso, estamos implementando uma frota de caminhões de entrega exclusiva para a rede Shell Select, com monitoramento por GPS e em tempo real.

Periodicamente, são promovidos encontros – Conversando com o Revendedor (CCR) – para esclarecimento de dúvidas, identificação de demandas e definição de planos de ação. Em 2017/2018, foram feitos encontros no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Campinas (SP). Entre os principais temas abordados estão medidas que impactaram na dinâmica do mercado da revenda, como o aumento do PIS/COFINS na gasolina e diesel e a nova política de precificação da Petrobras nas refinarias, combate às fraudes, formas de pagamento, lojas de conveniência e campanhas promocionais, entre outros.

O conceito da Humanologia também orienta o relacionamento com os revendedores. Os melhores são premiados anualmente, no âmbito do programa Você Conquista, com uma experiência inesquecível. Em 2017/2018, eles viajaram para Lisboa, em Portugal, onde foi realizada a cerimônia de premiação comandada por atores famosos da televisão. Na ocasião, foram 18 destaques nas categorias Postos de Cidade, Postos de Rodovia, Loja de Conveniência, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e Aviação. Produtores de cana que participam do Programa Cultivar também foram condecorados. Na próxima safra, o evento já tem destino definido: Londres, na Inglaterra.

Mais de 30 revendedores embarcaram ainda na Viagem do Conhecimento. Foram quatro dias na Flórida (EUA) visitando postos e empresas de diferentes segmentos de negócios. O público teve a oportunidade de conhecer boas práticas de empresas globais que podem gerar inovação e novas oportunidades para seus negócios.

Cadeia de suprimentos

Mantemos contratos com mais de 6 mil fornecedores de equipamentos, materiais e serviços. A principal ferramenta de relacionamento com esse público é o nosso Portal dos Fornecedores. Por meio do canal, aqueles que desejam integrar nosso time de suprimentos podem se cadastrar, conforme o passo a passo detalhado aqui.|GRI 103-2|

Contamos com guias e políticas que sumarizam as exigências para prevenção de acidentes e condições inadequadas de trabalho que possam causar danos ao meio ambiente, às nossas propriedades ou aos nossos funcionários e terceiros. Além disso, todos os fornecedores aderem ao nosso Código de Conduta e se comprometem com nosso Termo de Cláusulas e Condições Gerais.

Mensalmente, nossa equipe de suprimentos realiza checagens de documentação das empresas contratadas e, em caso de irregularidade, há bloqueio para novos contratos até que a questão seja solucionada. A reincidência pode levar, inclusive, ao cancelamento de contratos vigentes.

Avaliamos as Certidões Negativas de Débitos (CNDs) dos fornecedores que apresentam alto risco ao nosso processo produtivo e constam na lista de trabalho escravo, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também são avaliados aspectos relacionados à qualidade e à pontualidade de entrega. Com aqueles que não apresentam bom desempenho, são realizadas reuniões para registro de plano de ação formal.

Em conformidade com nossas práticas anticorrupção, verificamos mensalmente o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS). O fornecedor que constar em alguma dessas listas tem o cadastro impedido. São verificados ainda os fornecedores com piores índices, sobretudo em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) – com os quais são estabelecidas medidas e ações para correção e prevenção dos problemas apontados.

Os times das unidades produtoras e dos terminais também são treinados para que comuniquem casos de não conformidade, o que facilita o desenvolvimento de planos de ação entre as partes.

Para assegurar melhor governança e minimizar riscos de rupturas nos fornecimentos, iniciamos, em 2017/2018, um processo para monitoramento de fornecedores estratégicos a partir da análise contínua do comportamento financeiro de nossos fornecedores no mercado em que atuam.

Além disso, foi estabelecido procedimento de identificação trimestral de parceiros que se encontram em processos de recuperação judicial, além de empresas com o envolvimento em casos de corrupção. Os registros são encaminhados para análise da área de negócio responsável. Não havendo um plano estruturado para mitigação do risco, seguimos com o bloqueio do fornecedor em nosso cadastro.

Para mais informações sobre fornecedores e parceiros de negócio, clique aqui. |GRI 204-1, 308-1, 308-2, 407-1, 408-1, 409-1, 414-1, 414-2|

Clientes

Humanologia

Muito além dos postos.

Em 2017/2018, apresentamos o novo posicionamento da marca Shell em emissoras de TV abertas e fechadas de todo o País, além de mídias digitais. O objetivo é estreitar o relacionamento com os consumidores, indo além do abastecimento no posto.

Sob o conceito “Humanologia: mais uma tecnologia da Shell”, é comunicada a importância das relações humanas. Na Shell, esse cuidado está expresso na oferta da melhor tecnologia em produtos e serviços e no atendimento humanizado.

A Shell sempre busca fazer tudo para que o consumidor saia dos postos melhor do que entrou. Afinal, sempre trabalha para obter o mais alto avanço tecnológico, serviços de ponta e qualidade em produtos de abastecimento, troca de óleo e conveniência – tudo com uma postura empática e atenciosa para surpreender o consumidor. Humanologia significa, portanto, conhecer os consumidores, entender suas necessidades e encantar nos detalhes.

Além de reforçar a estratégia de oferecer experiências que tornam a jornada do consumidor mais prazerosa, o conceito orientou diversas ações que desenvolvemos. O Shell Open Air é uma delas. O evento patrocinado pela marca Shell é considerado o maior festival de cinema a céu aberto do mundo e, em 2017, foi realizado em junho, no Rio de Janeiro (RJ), e, em novembro, em São Paulo (SP). Em 2018, o evento vai acontecer novamente nas capitais fluminense (em maio) e paulista (em setembro).

Outra iniciativa foi a melhoria da função de pagamento do Shell Box, que deixou tudo mais prático e tecnológico. Agora é só abrir o app, digitar o código de pagamento e autorizar a transação antes do fim do abastecimento. A cada abastecimento, os usuários passaram também a ganhar pontos, que podem ser trocados por milhas ou descontos em combustíveis – cada litro de gasolina comum vale um ponto e cada litro de Shell V-Power vale o dobro.

Criado em outubro de 2016, o Shell Box apresentou crescimentos de 20% ao mês no número de pagamentos realizados e aumento no número mensal de cliente fidelizados. Na safra 2017/2018, o aplicativo passou pela sua maior evolução desde o lançamento. Telas foram criadas para deixar a navegação mais simples, intuitiva e destacar outras funcionalidades, como a própria função de pagamento e as promoções.

Atualmente, o app pode ser usado em mais de 2.000 postos Shell em todo o Brasil e está alinhado ao novo perfil de consumidor: pessoas conectadas ao mundo digital.

Para o público da Aviação Executiva, mantemos o Shell Aeroclass, programa de relacionamento e fidelidade realizado em parceria com a Netpoints. A iniciativa premia pilotos e mecânicos de aeronaves que usam os nossos produtos. Eles acumulam pontos que podem ser trocados por mais de 30 mil opções de prêmios para resgate. Esse público também pode contar com o App AeroClass – disponível para smartphones iOS e Android nas lojas de aplicativos. Com essa facilidade, é possível agendar abastecimento, saber quais aeroportos contam com combustíveis Shell Aviação e consultar informações meteorológicas para orientar o planejamento de voo. Saiba mais aqui.

Pesquisa de satisfação |GRI 102-44, 103-2, 103-3|

Entre novembro de 2017 e janeiro 2018, aplicamos pesquisas para medir a satisfação dos clientes de etanol e açúcar, estabelecer um histórico para acompanhamento de nossa evolução e identificar oportunidades nesses mercados.

Adotamos a metodologia Net Promoter Score (NPS), que tem como objetivo a mensuração assertiva do grau de satisfação e fidelidade dos consumidores, além de viabilizar um benchmarking devido à ampla utilização por diversas corporações.

Consolidação

5.500

respondentes

78% promotores

– são os clientes leais, verdadeiros fiéis da marca. Recomendam para todos.

Especificamente nos segmentos de Aviação, Varejo e Business to Business (B2B), reunimos mensalmente um grupo de clientes para responder à pesquisa Index5, cujos resultados são auditados por empresa independente. Em 2017/2018, o índice de satisfação geral foi de 94,9% em Aviação e 94,8% em Varejo e B2B. .

Garantia da qualidade

Certificações e registros |GRI 102-12|

Detemos certificações e registros que atestam a qualidade dos nossos produtos e a excelência dos nossos processos:

BONSUCRO
Certificado de produção sustentável da cana-de-açúcar e de todos os seus produtos derivados, considerando dimensões econômicas, sociais e ambientais.

CARB
Usinas registradas no programa da Califórnia

EPA
Registro do Etanol no órgão ambiental americano

FSSC 22.000
Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos em conformidade Global Food Safety Initiative (GFSI)

HALAL
Certificação de Açúcar, demonstrando a conformidade com as leis Islâmicas de alimentação

ISCC
Garante o cumprimento de parâmetros de sustentabilidade na produção da União Europeia sob as Diretivas de Combustíveis Renováveis (RED) (EU-RL 2009/28/EC).

ISO 9001:2015
Sistema de Gestão da Qualidade

ISO 14001
Sistema de Gestão Ambiental dos terminais de distribuição

ISO/IEC 17025
Sistema de Gestão de Laboratórios

KOSHER
Certificação de Açúcar e Etanol, demonstrando a conformidade com as leis judaicas de alimentação

OSHAS 18001
Certifica o Sistema de Gestão e Saúde Ocupacional2

SEDEX GLOBAL
Plataforma que permite armazenar, partilhar e comunicar informações de produção e qualidade com clientes.

tabela-certificacoes

Unidades certificadas

Unidades certificadas (com escopo em laboratório)

Unidades certificadas - Açúcar cristal

Unidades certificadas - Açúcar líquido

1 Escritórios
2 Os terminais em Sinop (MT), Cascavel (PR), Santa Maria (RS) e Miritituba (PA) estão com certificação prevista para 2019.

lalalala

Donec porta, odio eu cursus interdum, libero dolor pellentesque libero, eget malesuada orci ante vitae felis. Etiam iaculis ligula quis facilisis euismod. Donec tincidunt vel quam eget iaculis. Curabitur at finibus sapien. Donec vulputate euismod nisi et pretium. Morbi tincidunt accumsan auctor. Aliquam suscipit mattis ante, a pretium tellus commodo vel. Fusce dictum hendrerit molestie. Sed elementum, turpis faucibus accumsan iaculis, dui sem malesuada purus, sed placerat nibh lectus a massa. Aliquam consectetur nibh in leo laoreet, eu luctus mauris tempor.

Aenean laoreet pulvinar congue. Sed ac ligula tellus. Proin dictum libero eget mauris lacinia euismod. Ut ac ex porta, aliquam turpis ac, iaculis tortor. Donec a dignissim odio. Nulla sit amet pretium sem. Suspendisse rhoncus dignissim nulla eu aliquet. Nam rhoncus sapien id diam efficitur, non fermentum velit lobortis. In varius mollis fringilla. Donec viverra vitae ex in convallis. Proin fermentum odio eget nunc placerat, nec venenatis massa mollis. Vestibulum risus tortor, pretium at posuere quis, iaculis et erat.

Aliquam malesuada imperdiet orci eu volutpat. Quisque sollicitudin, lorem a ultrices aliquam, eros mauris posuere sem, malesuada fringilla est nisi vitae massa. Phasellus vel pharetra mi. Nam interdum ex sed venenatis vehicula. Donec suscipit porttitor est, in fringilla turpis. Duis arcu risus, gravida a auctor a, auctor eu ligula. Sed eget leo vel eros fermentum tincidunt sit amet eget nulla.

Mauris consequat accumsan pharetra. Nulla eu magna et erat vestibulum fringilla. Donec est enim, rutrum non nibh convallis, egestas aliquam mi. Nam lacinia hendrerit erat at iaculis. Curabitur nec augue a dui ultricies placerat. Proin condimentum porttitor placerat. Integer nec interdum nisi. Proin in arcu eget metus dignissim cursus in id libero. Etiam quis urna commodo, commodo leo sed, vulputate neque. Suspendisse viverra dolor urna, vel elementum mi bibendum nec. Nullam varius faucibus ligula, ut tristique sem ultricies vitae. Donec maximus nibh lorem, vitae facilisis neque rhoncus ac. Sed convallis libero neque, vitae tempor nisl scelerisque ac. Nulla eget hendrerit erat.

Mauris tempor tempus hendrerit. Suspendisse nec consequat lorem. Pellentesque non aliquet nisi. Sed convallis sodales ex ut facilisis. Duis dui tellus, mattis nec ultricies ut, interdum id ex. Sed commodo, augue sit amet convallis bibendum, est ligula sagittis velit, a facilisis est purus at nisi. Cras vel est nec massa mollis bibendum. Morbi porta placerat lacus, nec tincidunt tortor imperdiet porttitor. Ut mollis mauris sollicitudin est dapibus fermentum. Morbi tempus sit amet arcu eget scelerisque. Donec posuere eros at sapien feugiat, et ullamcorper neque sollicitudin. Praesent nisl velit, blandit ut justo et, fringilla suscipit velit. Cras nulla sem, iaculis et dictum vitae, sodales pulvinar justo.

 

Evolução na certificação BONSUCRO

Bonsucro é uma certificação internacional voluntária, dedicada a elevar a sustentabilidade do setor sucroenergético por meio de um processo de auditorias externas de modo a garantir atendimento aos mais elevados critérios ambientais, sociais e econômicos para o cultivo de cana-de-açúcar e seus derivados.|GRI 102-12|

Buscamos continuamente impulsionar esses critérios em nossas operações e em toda a cadeia de valor, engajando nossos parceiros na jornada da sustentabilidade por meio do Programa ELO e, assim, garantindo que todos os atores estejam alinhados às melhores práticas ambientais e sociais.

Em 2017/2018, as unidades Santa Helena, Ipaussu e São Francisco conquistaram a certificação Bonsucro, totalizando 20 unidades produtivas com o selo. |GRI 102-12|

evolucao-bonsucro

* A queda no volume de cana certificada se deve a uma decisão estratégica que consiste em transferir parte do volume de cana certificada Bonsucro proveniente de parceiros para o Programa ELO. Esse movimento não gera impactos referentes ao cumprimento de critérios ambientais e sociais, uma vez que o Programa ELO tem o mesmo nível de exigência e também contempla um processo de verificação externa.

100% qualidade nos terminais de distribuição

No fim do primeiro semestre de 2017, obtivemos o melhor resultado de qualidade dos combustíveis comercializados no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), instituído em 1998 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para avaliar o produto que sai da bomba para os motores.

Registramos 98,8% de conformidade de combustíveis automotivos, liderando o aspecto de qualidade na indústria de distribuição e ficando à frente dos principais concorrentes.

O resultado reflete o foco do nosso time nos controles de qualidade e os cuidados que adotamos para que os combustíveis sejam testados em todas as etapas do processo: recebimento, armazenagem e expedição.

Para reforçar nosso compromisso com o tema, realizamos o evento 100% Qualidade, em que abrimos nossos terminais para os clientes, parceiros e autoridades para apresentar o padrão Raízen de gestão da qualidade, conscientizando todos os envolvidos sobre a importância da entrega do melhor produto aos clientes.

Todas as diretrizes são estabelecidas pela Política de Qualidade de Logística Distribuição e Trading, e os procedimentos estão documentados para os funcionários no Manual de Práticas Operacionais (MPO).

Com vistas a envolver sociedade, governo, judiciário e legisladores em discussões sobre atividades ilícitas no setor de combustíveis, fomos um dos apoiadores da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural, antigo Sindicom) no movimento Combustível Legal.

A iniciativa defende ações que combatem atividades fraudulentas, como a sonegação de impostos, inadimplência de tributos e fraudes na cadeia de combustíveis.

De acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), a sonegação é tão grande que chega a causar um rombo anual de R$ 4,8 bilhões em tributos, montante que poderia ser investido em saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Clique aqui para saber mais.

Desenvolvimento do entorno

Por um futuro melhor.

Além de gerar empregos e movimentar economias, buscamos promover a transformação social nas localidades em que atuamos, ampliando oportunidades para jovens, adultos e crianças.

Em 2017/2018

53 mil

beneficiados em projetos educativos com recursos incentivados

800 mil

envolvidos em projetos de inclusão social com recursos incentivados

4 mil

formados em cursos de capacitação para inclusão social

201 mil

beneficiados em ações de voluntariado e campanhas internas (agasalho, dia das crianças, natal, entre outras)

Projeto Capitólio |GRI 102-43, 103-2|

Em março de 2018, entrou em fase de testes nossa ferramenta de gestão de relacionamentos com poderes públicos e associações setoriais das localidades onde estão inseridas nossas unidades produtoras.

Estruturada ao longo do ano-safra, no âmbito do Projeto Capitólio, a iniciativa consiste em conectar diversos sistemas de gestão, o que permitirá uma visualização organizada, sistemática e estratégica das operações, seus impactos e suas oportunidades nas relações com as partes interessadas e o suporte à tomada de decisão.

A ferramenta será alimentada também com informações sobre as interações recebidas em canal de diálogo com toda a comunidade. Pelo telefone 0800 728 1616 ou pelo endereço eletrônico fale@raizen.com, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode entrar em contato conosco para esclarecer e registrar dúvidas, reclamações, elogios ou sugestões relacionados a temas operacionais, ambientais e sociais ligados às nossas operações.

O objetivo do Capitólio é subsidiar a área de Relações Externas com informações para uma interação mais eficiente com a comunidade, o poder público e outros stakeholders estratégicos, com foco na harmonização de operações e no desenvolvimento sustentável das regiões em que atuamos.

Como resultado, é possível sistematizar, em todas as geografias, as práticas que devem ser adotadas no relacionamento com esses públicos. A ferramenta será implantada integralmente a partir da safra 2018/2019.

Todos os procedimentos – que passam a ser sistematizados a partir do Projeto Capitólio – referentes a doações, patrocínios, projetos incentivados e demais ações de engajamento local com partes relacionadas seguem as diretrizes de nossa Política de Performance Social.

Governança de verbas incentivadas |GRI 103-2|

Outro ganho do sistema do Capitólio será a maior inteligência na gestão do nosso investimento social e das atividades a ele relacionadas, uma vez que, a partir do cruzamento dos dados, é possível avaliar a criticidade de cada localidade e identificar demandas prioritárias que orientarão o estabelecimento de objetivos e metas das ações empreendidas.

Em complemento, o planejamento das iniciativas sociais é orientado por nossa Ferramenta de Criticidade, que analisa os riscos e as oportunidades. Para garantir o uso adequado dos recursos de leis de incentivo, nossa equipe tributária planeja o aporte e avalia a elegibilidade dos projetos, que são posteriormente classificados com auxílio de software e avaliados pelas equipes de Marketing, Responsabilidade Social, Tributária e por representantes dos negócios.

Outro software analisa o desempenho das iniciativas apoiadas, computando ganhos tanto para os nossos negócios quanto para os demais públicos de interesse.

Acreditamos que o desenvolvimento individual se dá em virtude das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que contribuam nesse sentido.

Fundação Raízen |GRI 103-2|

A Fundação Raízen é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, gerida por nosso time de Responsabilidade Social. Trata-se de um importante instrumento para a gestão dos projetos direcionados ao relacionamento com as comunidades locais, fomentando educação, qualificação profissional e inclusão social.

Em 2017/2018, a entidade deu continuidade ao Viver um Conto, iniciativa realizada desde 2009 com a finalidade de oferecer cultura e educação às crianças de escolas públicas, difundindo valores que contribuem para a formação cidadã.

A ação foi realizada nos municípios de Valparaíso (SP), Ipaussu (SP), Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Bernardino de Campos (SP), Piracicaba (SP), Charqueada (SP) e Jaú (SP), e mobilizou 18.913 jovens. O apelo da edição empreendida na safra foi respeito à vida. As apresentações abordaram situações perigosas do dia a dia e ensinaram que pequenos cuidados são fundamentais para evitar acidentes.

O ano-safra também foi marcado pela 9ª edição do Recicle Fashion e a pela expansão dessa iniciativa para os municípios de Ipaussu (SP), Guariba (SP), Barra Bonita (SP) e Valparaíso (SP). O evento, que visa estimular a consciência ambiental e a criatividade de crianças e adolescentes, contempla desfile de roupas de reúso produzidas pelos alunos da rede pública municipal de ensino.

Outra frente de atuação é a qualificação de Pessoas com Deficiência (PcD) com vistas ao ingresso no mercado de trabalho. Em Capivari (SP), com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego do município e Associação de Serviço e a Assistência Social da Paróquia de São Benedito de Capivari (ASAS), foram abertas 72 vagas para três cursos gratuitos de formação: eletricista residencial, operador de empilhadeira e preparação para o mercado de trabalho. As aulas foram ministradas em nosso Núcleo Móvel, carreta itinerante dotada da infraestrutura necessária para levar qualificação profissional às pessoas que moram próximas às nossas áreas de atuação.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araraquara (SP), oferecemos 15 vagas para cada um dos cursos: Noções de Mecânica para Motorista Canavieiro e Alimentador de Linha de Produção. O objetivo foi estimular competências técnicas de mecânica de veículos canavieiros e abastecedor de materiais de linha de produção.

Desde que iniciamos iniciativas de capacitação, em 2014/2015 , já oferecemos 1.560 vagas em diversos cursos. Cerca de metade dos formados passou a compor o nosso quadro de funcionários.

Para conhecer outros projetos, acesse o site da Fundação Raízen.

Preservação ambiental |GRI 103-2|

Preservar a natureza é pensar no futuro.

A fim de evidenciar nosso empenho em minimizar os impactos ambientais decorrentes de nossas operações, trabalhamos continuamente em Planos de Gestão Ambiental (PGA), um dos requisitos para a certificação Bonsucro. O documento, elaborado para cada uma das unidades que detêm o selo, é constituído por objetivos, metas e ações definidas e mensuráveis em temas acompanhados pelos gestores.

O compromisso com a preservação da natureza também é estendido às demais unidades e reforçado por nossa aderência ao Protocolo Agroambiental, que estabelece responsabilidades adicionais como proteção e restauração de matas ciliares, regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e boas práticas de uso de insumos agrícolas de forma geral.

Realizamos estudos para registrar o histórico da biodiversidade nas áreas agroindustriais e avaliar a interação dos animais com as nossas atividades. Também monitoramos as Áreas de Preservação Permanente (APPs) situadas em nossos parques industriais, garantindo a preservação da fauna e flora locais.

Em nossas unidades produtoras, mesmo com capacidade de gerar energia a partir de biomassa, investimos em tecnologia para a melhor eficiência operacional e a consequente redução do consumo.

Em relação à água, os pontos de captação são monitorados para que o consumo não ultrapasse as metas pré-estabelecidas. Em 2017, vencemos a 12ª edição do prêmio Conservação e Reúso de Água da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A conquista refere-se ao projeto ReduSa (REDução do USo da Água), implantado na safra 2015/2016.

Pioneiro no setor sucroenergético, ele visa diminuir a captação e o consumo da água de fontes externas (superficiais e profundas) por meio de boas práticas de gestão hídrica e reutilização do recurso do processo produtivo, reduzindo inclusive a geração de efluentes.

O uso responsável do solo é mais um dos nossos cuidados ambientais. Assim, não abrimos mão das melhores técnicas de preparo e conservação. A totalidade das áreas de plantio e 90% das áreas de colheita são operadas com o RTK (sistema por GPS), tecnologia que evita a compactação do solo. Nas unidades industriais, os produtos químicos são armazenados em locais adequados, com bacias de contenção. Os funcionários recebem treinamentos para realizar inspeções e adotar todos os procedimentos necessários para evitar o derramamento de produtos químicos.

Para evitar riscos de vazamento nas operações logísticas e nos postos de serviços, os transportadores são orientados a acionar as equipes locais de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), que trabalham para identificar as causas e aplicar medidas preventivas. Já nos revendedores de combustível, fazemos vistorias para aferir a qualidade dos equipamentos e das operações, instruindo esses parceiros sobre adoção de procedimentos de gestão adequada, quando aplicável.

Clique aqui para mais informações sobre aspectos socioambientais. |GRI GRI 202-1, 203-1, 303-1, 304-1, 304-2, 306-3, 411-1, 413-1, 413-2|

Resultados financeiros |GRI 103-2|

A economia brasileira demonstrou sinais de recuperação nos primeiros três meses do ano de 2018, o que impactou positivamente nossos negócios. O EBITDA ajustado de 2017/2018 teve aumento de 6% em relação ao da safra anterior (R$ 7.108 milhões e R$ 6.676 milhões respectivamente). Tal crescimento explica-se majoritariamente pelo maior volume vendido de todos os produtos, tanto em Energia quanto em Combustíveis.

A Raízen Energia concluiu a safra de 2017/2018 com moagem total de 61,2 milhões de toneladas de cana, aumento de 3% em relação ao volume de 2016/2017 (59,4 milhões). O índice de produtividade, medido pela combinação dos indicadores de ATR (Açúcar Total Recuperável – por tonelada de cana moída, em quilos) e TCH (Toneladas de Cana colhida por Hectare), foi de 9,8 toneladas de ATR/hectare, redução de 5% em comparação com a safra anterior em decorrência da menor concentração de chuvas no período. Ainda assim, a produção de açúcar equivalente foi 6% superior à anterior – reflexo de nossa constante análise de rentabilidade por produto.

Em Combustíveis, no primeiro trimestre de 2018, o volume total vendido foi 3% superior quando comparado ao mesmo período do ano passado, o que atesta a assertividade de nossa estratégia de expansão e relacionamento sustentável com a rede de postos revendedores. As vendas de diesel e de combustível para aviação cresceram respectivamente 6% e 8%, impulsionadas pela economia mais forte. Já o volume vendido de ciclo-otto (gasolina + etanol) nos três primeiros meses de 2018 ficou em linha com o mesmo período de 2017 (-3% em gasolina equivalente), seguindo a tendência apresentada pelo mercado, de retomada mais lenta nesse segmento.

Raízen Energia

A receita líquida ajustada da Raízen Energia atingiu R$ 15,5 bilhões, acréscimo de 20% em relação à safra anterior. O EBITDA ajustado, na mesma comparação, avançou 11%, totalizando R$ 4,1 bilhões, o que reflete maiores volumes de vendas, principalmente de etanol e bioenergia.

As vendas totais de açúcar cresceram 4% em 2017/2018 em relação a 2016/2017, chegando a R$ 6.166 milhões. Já as vendas totais de etanol aumentaram em 23% no ano-safra, o que representa R$ 7.444 milhões; e as vendas de cogeração de energia, por sua vez, totalizaram R$ 952 milhões no período, uma evolução de 84%.

O custo dos produtos vendidos cresceu 33% e foi de R$ 12,5 bilhões, resultado da expansão nas vendas, parcialmente compensada pela queda de 4% no custo caixa unitário do período frente à safra 2016/2017, impactado pelo menor CONSECANA, indicador que afeta diretamente os custos de arrendamento de terras e de cana de fornecedores. Desconsiderando esse impacto, o custo caixa seria de R$ 697/ton (+5% versus 2016/17), afetado pelo perfil da safra (maior duração em dias de moagem e maior mix de cana de terceiros). Quando normalizado por esse efeito, o custo caixa da safra atual ficaria estável, absorvendo a inflação acumulada no período e refletindo a nossa contínua busca por eficiência operacional.

As despesas com vendas gerais e administrativas totalizaram R$ 1,4 bilhão (+18%), sendo o aumento decorrente do maior volume vendido, além de despesas pontuais em função da incorporação das usinas Santa Cândida e Paraíso, em setembro de 2017.

O lucro líquido do exercício foi de R$ 643 milhões e o valor adicionado de R$ 4,8 bilhões, distribuído conforme indicado no gráfico:

Raízen Energia – Distribuição do Valor Adicionado na safra |GRI 201-1|

grafico-dva-raizen-energia

Clique aqui e acesse a Demonstração do Valor Adicionado completa referente à Raízen Energia.

Raízen Combustíveis

O volume total vendido no ano-safra foi 3% superior em comparação com 2016/2017. As vendas de diesel cresceram 6% e as de combustível para aviação (Jet-A 1) e ciclo-otto (gasolina + etanol) aumentaram em 0,4% e 1%, respectivamente.

O EBITDA ajustado atingiu R$ 2.989 milhões (+3%) em 2017/2018, expansão explicada, principalmente, pelo crescimento do volume total de vendas.

A rede de postos Shell encerrou o ano-safra com 6.329 postos, adição líquida de 286 postos nos últimos 12 meses (6.043 postos no fim da safra anterior).

O resultado financeiro reflete, principalmente, a melhora na linha de despesa financeira. A valorização do Dólar norte-americano frente ao Real (de R$ 3,1684/US$ para R$ 3,3238/US$) teve efeitos inversos nas linhas de variação cambial e derivativos, com uma posição comprada em Dólar norte-americano futuro, não impactando o resultado.

O lucro líquido foi de R$ 1.669 milhões, com aumento na comparação com os R$ 1.658 milhões reportados em 2016/2017.

O valor adicionado da Raízen Combustíveis totalizou R$ 5,5 bilhões e foi distribuído conforme indicado no gráfico:

Raízen Combustíveis – Distribuição do Valor Adicionado na safra |GRI 201-1|

grafico-dva-raizen-combustiveis

Clique aqui e acesse a Demonstração do Valor Adicionado completa referente à Raízen Combustíveis.

Combinado e consolidado

No combinado e consolidado, o nosso EBITDA totalizou R$ 6.320 milhões, com redução de 6% em relação à safra anterior. O EBITDA ajustado teve um aumento de 6%, chegando a R$ 7.108 milhões no mesmo período.

O lucro líquido foi de R$ 2.311 milhões, 25% abaixo do reportado em 2016/2017 (R$ 3.062 milhões).