Parceiros de negócio |GRI 102-9, 103-2|
Produtores de cana
Empenhados em investir de maneira significativa em práticas que beneficiem nossos fornecedores de cana e fortaleçam nosso relacionamento com eles, estamos desenvolvendo, desde a safra anterior, um novo posicionamento para o Programa Cultivar.
Inédita no setor sucroenergético, a iniciativa oferece inovações que viabilizam melhores resultados – seja na produtividade, seja na rentabilidade – por meio de tecnologias e ferramentas que estão revolucionando o negócio dos nossos parceiros fornecedores de cana.
Entre as ferramentas disponibilizadas destacam-se a Academia de Produtividade, que promove a troca de experiências sobre técnicas agrícolas para maximizar a produtividade; e o Suporte Agronômico, que permite ao produtor obter a recomendação agronômica por meio da coleta e análise do seu solo. Essa frente disponibilizou também uma tecnologia para Monitoramento Integrado de Pragas (MIP).
O programa oferece ainda acesso a iniciativas dirigidas à multiplicação de benefícios financeiros, gestão do negócio e desenvolvimento do agroempresário. Além de estender a parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para as regiões de Bauru (SP) e Jataí (GO), o programa agora conta com o Fórum de Sucessores, que mobiliza os herdeiros dos parceiros no desenvolvimento e aprimoramento das competências para o negócio canavieiro.
A plataforma do programa é única e inovadora por focar no desenvolvimento dos produtores. Ao oferecer um portfólio de benefícios e serviços para apoiar o avanço agronômico e do ambiente de negócio, damos um passo importante para a geração contínua de valor compartilhado em nossa cadeia.
Outro programa dedicado especialmente aos produtores de cana é o ELO, realizado em parceria com duas instituições internacionalmente reconhecidas – o Imaflora e a Solidaridad – e que busca envolver o público em iniciativas relacionadas à sustentabilidade econômica, à responsabilidade ambiental e ao respeito aos direitos humanos e trabalhistas.
Os participantes são avaliados e classificados de acordo com o nível de desempenho em indicadores ambientais, sociais e econômicos. No pilar social, são considerados temas como jornada de trabalho, infraestrutura de atendimento ao trabalhador, idade mínima de contratação, segurança no uso de agroquímicos, condições de remuneração, alojamento e transporte. No quesito econômico, são analisados o direito ao uso da terra e os acordos de arrendamento e parceira. Já no pilar ambiental, a otimização dos recursos naturais é o principal assunto abordado com os fornecedores.
Práticas como o uso de inseticidas seletivos e o uso de controle biológico, por exemplo, são checadas durante as visitas realizadas nas fazendas pelos gestores de sustentabilidade. A equipe do ELO também avalia o cumprimento das normas que regulam Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e desmatamento ilegal.
Após a classificação, cada fornecedor recebe um plano de ação com as prioridades para a melhoria de seu desempenho. O acompanhamento é realizado periodicamente por uma equipe dedicada exclusivamente ao projeto e, após o mapeamento das demandas em campo, são promovidos, entre outros, treinamentos, visitas técnicas e contatos de empresas, em parceria com associações regionais, cujo papel é auxiliar o produtor em vários aspectos: técnico, jurídico, gestão, etc.
Atualmente, o Programa ELO conta com a participação de 2.000 produtores, o que representa 89% do total de fornecedores e 99% do volume de cana de terceiros*. No entanto, o público impactado é ainda maior quando considerada a população regional que é indiretamente beneficiada, já que a produção gera oportunidades de emprego e é responsável por contribuir com o desenvolvimento econômico e social das cidades.
* Os dados não incluem cana spot.
Desde o lançamento, em 2014/2015, foram identificados resultados significativos quanto à adoção das melhores práticas, como adequação de processos relacionados aos trabalhadores, armazenagem e descarte de produtos químicos e embalagens, e uso e manuseio de agroquímicos.
A sinergia entre as equipes do Programa ELO e as iniciativas das associações de produtores de cana potencializa os resultados ao tratar de assuntos de interesse comum. Destacam-se, nesse sentido, ações promovidas com duas associações filiadas à Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana):
Projeto Top Cana | Em parceria com a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), no Estado de São Paulo, foram realizadas visitas a 120 produtores associados, sendo que cerca de 50 deles também participam do Programa ELO.
Projeto-piloto Muda Cana | A Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista (AFCOP) oferece suporte aos seus associados, a maioria fornecedores de cana para as nossas unidades. Iniciado em modo piloto em 2017, já ofereceu vários treinamentos de Saúde e Segurança, entre outros temas.
Transportadores
Operação segura
Somos uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, posição conquistada e mantida graças ao trabalho de parceiros engajados, com os quais estabelecemos padrões de performance e desenvolvemos iniciativas para preservar a segurança dos profissionais envolvidos nessas operações.
Cerca de 4 mil motoristas das empresas prestadoras de serviços conduzem 3,3 mil caminhões em estradas e vias de todo o País. Essa frota percorre aproximadamente 250 milhões de quilômetros por ano, distância equivalente a 500 mil viagens do Rio de Janeiro a São Paulo.
Antes de começar a prestar serviços, a transportadora passa por rigoroso processo de homologação. Inicialmente, apresentamos o Manual de Transportes Raízen (MTR), com regras e diretrizes que suportam nosso modelo de gestão. A transportadora tem um tempo para se familiarizar com o material e fazer uma autoinspeção, submetida à nossa apreciação. |GRI 103-2|
Assim, observamos o nível de serviço potencial e realizamos nossa própria avaliação, na qual mapeamos gaps e definimos planos de ação. Ao longo de um período predeterminado – em média de 6 meses a 1 ano –, acompanhamos a evolução da empresa que, quando alcança o nível desejável, tem a contratação concluída.
O zelo por esse público abrange o monitoramento remoto dos motoristas por meio de sistema de telemetria, que levanta informações como distâncias percorridas, velocidade em pista, tempo de acionamento da embreagem, freadas e acelerações bruscas, tempo do veículo parado, nível de combustível e temperatura e rotações do motor, entre outras.
A partir da safra 2018/2019, apenas caminhões-tanques equipados com câmeras e rotograma falado poderão operar no transporte de combustíveis. Cada veículo será equipado com quatro câmeras, a fim de garantir o cumprimento dos procedimentos para a direção segura e esclarecer casos de roubos e acidentes.
Já o rotograma falado consiste em uma tecnologia que funciona por meio de GPS e tablets para transmitir ao motorista mensagens de alerta sobre velocidade, pontos críticos, rotatórias, escolas, etc. Dessa forma, é possível ajustar o modo de dirigir e a velocidade, uma vez que a ferramenta indica com precisão os riscos na estrada.
Para a segurança desse público, realizamos inspeções anuais nas transportadoras contratadas com foco em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). Somente transportadoras com desempenho superior a 85% podem operar. Em decorrências das inspeções, são gerados planos de ação, monitorados por nossa equipe de assessores e revisados, de forma gerencial, pelo Comitê de SSMA da Diretoria de Logística.
Entre os mecanismos de reconhecimento está o Rodeio de Caminhões, evento em que 50 motoristas, com a torcida de suas famílias, têm de mostrar habilidades à frente de um caminhão-tanque. O condutor deve realizar uma rotina de cinco testes de precisão de manobras em um tempo máximo de sete minutos. A participação está vinculada ao atendimento de requisitos relacionados à saúde e segurança ao longo de todo o ano.
A iniciativa integra a campanha “Zero Acidente”, com foco na meritocracia – a cada trimestre, são sorteados 12 vouchers de R$ 1 mil apenas para os motoristas que registraram zero acidente e zero violação no período.
Definimos treinamentos específicos que os motoristas das transportadoras devem fazer, entre os quais estão Direção Defensiva, Treinamento de Indução de Motoristas (TIM), para capacitar o motorista que irá operar com produtos perigosos, e Descida de Serra, que destaca os cuidados ao dirigir um caminhão-tanque nessas condições.
Benefícios mútuos
Com objetivo de promover economia aos nossos parceiros, desenvolvemos o Projeto One, uma importante ferramenta de suporte logístico para os parceiros. Também iniciamos, em 2017/2018, um programa com forte potencial de estreitar o nosso relacionamento com as transportadoras, o Clube de Compras. A iniciativa foi estruturada com o objetivo de melhorar a gestão da frota de caminhões dessas empresas. Consiste em uma parceria com montadoras para renovação da frota, de forma coletiva, com a garantia de melhores condições comerciais tanto para compra de veículos quanto para suporte e manutenção.
Para nós, garantimos o uso de uma frota nova, mais segura e mais eficiente. Para nossos parceiros, preservamos a saúde financeira de seus negócios e os auxiliamos com vistas à perenidade de uma operação de qualidade. Esperamos que, até o fim da safra 2018/2019, pelo menos 15% da frota sob nosso serviço já seja oriunda desse projeto.
Mantemos ainda o Clube Irmão Caminhoneiro Shell, programa pioneiro de relacionamento que traz benefícios para quem leva a vida na estrada e é fundamental para as operações de distribuição e logística.
Rede de postos
Para os revendedores, a principal iniciativa de proposta de valor é a Oferta Integrada, por meio da qual oferecemos diversos benefícios e desenvolvemos um planejamento completo de marketing, com calendário de ações promocionais. Com adesão opcional, o programa já conta com 3.691 participantes – 81% dos postos elegíveis ao programa.
Em nossa frente de experiência do consumidor, desenvolvemos um jeito único de fazer negócios. Oferecemos, aos nossos revendedores, uma série de treinamentos e ferramentas com o objetivo de capacitar os mais de 31 mil atendentes de pista de combustível e loja de conveniência para que todos busquem oferecer o melhor atendimento aos consumidores da marca Shell, tornando o conceito de Humanologia Shell real a cada interação, em todos os postos, todos os dias.
Temos, em nosso portfólio, a marca Shell Select como bandeira das lojas de conveniência, que oferece aos revendedores uma vantagem competitiva com forte potencial de captação e fidelização de clientes.
Em 2017/2018, apresentamos um novo formato de lojas, com o que há de mais tecnológico no mercado. O espaço foi totalmente remodelado para tornar a operação mais simples e a experiência do consumidor mais intuitiva. O objetivo é gerar valor ao negócio e economia significativa ao franqueado. Os produtos e promoções são comunicados por plataformas digitais, desenvolvidas de acordo com o perfil da nossa rede e em alinhamento às principais datas do nosso calendário, de forma a atrair o consumidor.
A primeira loja de acordo com o novo conceito foi inaugurada no Jardim Marajoara, na zona sul da cidade de São Paulo (SP). Para tomar um café ou agendar uma reunião, o espaço passa a ser ponto de apoio para o melhor atendimento do consumidor que busca praticidade e serviços diversificados.
Também investimos em melhorias logísticas para simplificar a operação, de forma cada vez mais segura, ágil e com custo mais competitivo. Com novas opções de produtos e atendimento personalizado, o franqueado da rede de lojas tem à sua disposição o Portal de Compras Shell Select, que permite centralizar pedidos, prazos e valores em um só lugar. Além disso, estamos implementando uma frota de caminhões de entrega exclusiva para a rede Shell Select, com monitoramento por GPS e em tempo real.
Periodicamente, são promovidos encontros – Conversando com o Revendedor (CCR) – para esclarecimento de dúvidas, identificação de demandas e definição de planos de ação. Em 2017/2018, foram feitos encontros no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Campinas (SP). Entre os principais temas abordados estão medidas que impactaram na dinâmica do mercado da revenda, como o aumento do PIS/COFINS na gasolina e diesel e a nova política de precificação da Petrobras nas refinarias, combate às fraudes, formas de pagamento, lojas de conveniência e campanhas promocionais, entre outros.
O conceito da Humanologia também orienta o relacionamento com os revendedores. Os melhores são premiados anualmente, no âmbito do programa Você Conquista, com uma experiência inesquecível. Em 2017/2018, eles viajaram para Lisboa, em Portugal, onde foi realizada a cerimônia de premiação comandada por atores famosos da televisão. Na ocasião, foram 18 destaques nas categorias Postos de Cidade, Postos de Rodovia, Loja de Conveniência, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e Aviação. Produtores de cana que participam do Programa Cultivar também foram condecorados. Na próxima safra, o evento já tem destino definido: Londres, na Inglaterra.
Mais de 30 revendedores embarcaram ainda na Viagem do Conhecimento. Foram quatro dias na Flórida (EUA) visitando postos e empresas de diferentes segmentos de negócios. O público teve a oportunidade de conhecer boas práticas de empresas globais que podem gerar inovação e novas oportunidades para seus negócios.
Cadeia de suprimentos
Mantemos contratos com mais de 6 mil fornecedores de equipamentos, materiais e serviços. A principal ferramenta de relacionamento com esse público é o nosso Portal dos Fornecedores. Por meio do canal, aqueles que desejam integrar nosso time de suprimentos podem se cadastrar, conforme o passo a passo detalhado aqui.|GRI 103-2|
Contamos com guias e políticas que sumarizam as exigências para prevenção de acidentes e condições inadequadas de trabalho que possam causar danos ao meio ambiente, às nossas propriedades ou aos nossos funcionários e terceiros. Além disso, todos os fornecedores aderem ao nosso Código de Conduta e se comprometem com nosso Termo de Cláusulas e Condições Gerais.
Mensalmente, nossa equipe de suprimentos realiza checagens de documentação das empresas contratadas e, em caso de irregularidade, há bloqueio para novos contratos até que a questão seja solucionada. A reincidência pode levar, inclusive, ao cancelamento de contratos vigentes.
Avaliamos as Certidões Negativas de Débitos (CNDs) dos fornecedores que apresentam alto risco ao nosso processo produtivo e constam na lista de trabalho escravo, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também são avaliados aspectos relacionados à qualidade e à pontualidade de entrega. Com aqueles que não apresentam bom desempenho, são realizadas reuniões para registro de plano de ação formal.
Em conformidade com nossas práticas anticorrupção, verificamos mensalmente o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS). O fornecedor que constar em alguma dessas listas tem o cadastro impedido. São verificados ainda os fornecedores com piores índices, sobretudo em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) – com os quais são estabelecidas medidas e ações para correção e prevenção dos problemas apontados.
Os times das unidades produtoras e dos terminais também são treinados para que comuniquem casos de não conformidade, o que facilita o desenvolvimento de planos de ação entre as partes.
Para assegurar melhor governança e minimizar riscos de rupturas nos fornecimentos, iniciamos, em 2017/2018, um processo para monitoramento de fornecedores estratégicos a partir da análise contínua do comportamento financeiro de nossos fornecedores no mercado em que atuam.
Além disso, foi estabelecido procedimento de identificação trimestral de parceiros que se encontram em processos de recuperação judicial, além de empresas com o envolvimento em casos de corrupção. Os registros são encaminhados para análise da área de negócio responsável. Não havendo um plano estruturado para mitigação do risco, seguimos com o bloqueio do fornecedor em nosso cadastro.
Para mais informações sobre fornecedores e parceiros de negócio, clique aqui. |GRI 204-1, 308-1, 308-2, 407-1, 408-1, 409-1, 414-1, 414-2|