Nossa Raiz

Institucional
|GRI 102-2, 102-6, 102-7|

Somos um dos maiores grupos empresariais privados do Brasil e nos destacamos pela atuação integrada em toda a cadeia da cana-de-açúcar e da comercialização de combustíveis. O que nos diferencia é o nosso time com cerca de 30 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócio, sempre norteados pela ética, segurança e sustentabilidade.

ilustra-pg-institucional

Quem somos

Oferecemos diferentes formas de energia para mobilizar pessoas e potencializar negócios hoje e amanhã.

Energia é a capacidade de gerar ação. É o que mobiliza pessoas, potencializa negócios e transforma o mundo. Mais do que o foco do nosso negócio, energia é o propósito de tudo o que fazemos. Por isso a trazemos em nosso nome: raiz + energia = Raízen. |GRI 102-1|

Integramos todas as etapas da cadeia produtiva: cultivo da matéria-prima, produção e venda de açúcar e etanol, cogeração de energia elétrica e distribuição de combustíveis.

Por meio da licença da marca Shell, comercializamos combustíveis em postos, aeroportos e no mercado B2B (business to business). Nossas operações também incluem as lojas de conveniência Shell Select ao nosso portfólio nos postos, que oferecem uma experiência diferenciada aos consumidores.

Investimos ainda em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de alternativas energéticas de matrizes renováveis com vistas ao nosso principal objetivo: oferecer hoje a energia do futuro.

Para tudo isso, contamos com 30 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócio (produtores de cana, fornecedores, transportadores e revendedores), que trabalham para encontrarmos, juntos, soluções que geram valor ao longo do caminho. |GRI 102-7, 102-8|

Composição acionária |GRI 102-5|

composicao-acionaria

 

 

Atuação |GRI 102-2, 102-6|

Unimos tecnologia de ponta à matéria-prima renovável.

info-atuacao-fundo
infografico-b2binfografico-varejoinfografico-aviacaoinfografico-distribuicaoinfografico-acucarinfografico-bioenergiainfografico-ethanol

Grandes números |GRI 102-4, 102-6, 102-7|

Atuação em todos os estados brasileiros.

mapa-onde-estamosmapa-onde-estamos-legenda
destaque-01-area-agricola

860 mil

hectares de área agrícola cultivada.

26 unidades produtoras, 2

das quais adquiridas recentemente (Paraíso e Santa Cândida).
Capacidade instalada para moer

73 milhões

de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

1

planta de etanol de segunda geração (E2G) – o qual somos uma das primeiras empresas no mundo a fabricar.

20

unidades produtoras com Bonsucro –

3

conquistaram a certificação em 2017/2018.
destaque-02-bases

68

bases de abastecimento em aeroportos.
destaque-03-terminais

68

terminais de distribuição de combustível.
Estrutura para distribuir

5 bilhões

de litros de combustíveis por mês.

8

escritórios comerciais –

4

no Brasil e

4

no exterior (Estados Unidos, Suíça, Singapura e Filipinas).

6.329

postos de serviço com a marca Shell.

980

lojas de conveniência Shell Select.
destaque-04-clientes-b2bMais de

1.500

clientes no segmento B2B.

 

Produção (2017/2108)

cerca de

2,1 bilhões

de litros de etanol.

12 milhões

de litros de E2G.

4,3 milhões

de toneladas de açúcar.

940 MW

de capacidade total instalada.

 

Comercialização (2017/2018)

4,3 bilhões

de litros de etanol.

3,9 TWh

de energia elétrica
destaque-05-acucar

4,7 milhões

de toneladas de açúcar
destaque-06-faturamento

R$ 7,1 bilhões

de Ebitda ajustado em 2017/2018.

R$ 10,3 bilhões

em valor adicionado consolidado no período.

Cerca de 30 mil

funcionários distribuídos em todo território nacional.
destaque-07-parceiros

cerca de
15 mil

parceiros de negócio mobilizados em nosso time.

13 mil

alunos e

4 milhões

de pessoas atendidas pela Fundação Raízen desde 2012.

Conduta ética |GRI 102-16, 103-2|

Fazendo o certo e inspirando pelo exemplo.

Promovemos a ética no ambiente de trabalho por meio de nosso Programa de Compliance. A iniciativa é conduzida por representantes das áreas de Auditoria Interna, Compliance, Jurídico, Controles Corporativos, Comunicação, Recursos Humanos, Centro de Serviços Compartilhados, Sustentabilidade e de Negócios – integrantes do Grupo de Compliance Raízen – e monitorada pelo Comitê de Auditoria.

Nosso Código de Conduta é a principal ferramenta para orientar funcionários e parceiros sobre o jeito certo de ser Raízen, que contempla valores de integridade, transparência e respeito à vida. O documento estabelece regras, normas e comportamentos necessários para atingirmos, juntos, os objetivos de negócio.

Também compartilhamos o Manual Anticorrupção, elaborado com base na nossa Política de Combate a Suborno e Corrupção, que busca garantir a transparência nas relações comerciais e com os agentes da administração pública. Contribuímos ainda para o desenvolvimento saudável do setor por meio da concorrência legal – posicionamento assegurado por nossa Política de Compliance Concorrencial. Em complemento, são oferecidos treinamentos para o esclarecimento das questões abrangidas nas iniciativas institucionais.

Qualquer violação ao Código de Conduta, às políticas internas e à legislação pode ser encaminhada pelo Canal de Ética, acessado pelo telefone gratuito 0800-772-4936 ou por e-mail canaldeetica@raizen.com. Os contatos são recebidos por empresa independente – de forma a proteger a confidencialidade do denunciante –, avaliados pela Auditoria Interna e direcionados ao nosso Comitê de Ética.

Clique aqui para saber mais e aqui para mais informações sobre ética e integridade em nossas operações. |GRI 205-1, 205-2, 205-3, 206-1, 307-1, 419-1|

Estrutura de governança |GRI 102-18, 103-2|

Contamos com uma sólida estrutura de governança corporativa, com práticas instituídas e aprimoradas desde a nossa criação.

Acionistas

  • Royal Dutch Shell e Cosan: aprovam a estratégia dos negócios, decidem sobre a destinação de lucro e distribuição de dividendos, elegem os membros do Conselho de Administração e definem a remuneração de Conselheiros e Diretores, entre outras atribuições.

Mais informações sobre acionistas, direitos de voto e convocações de assembleias estão detalhadas em nosso Estatuto Social.

Conselho de Administração

  • Órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas gerais de negócios e da estratégia de longo prazo.
  • Assessorado pelos Comitês de Finanças, de Auditoria, de Remuneração e Desenvolvimento e de Responsabilidade Social Corporativa.

Diretoria-Executiva

  • Responsável pela condução direta dos negócios, o que inclui aplicar políticas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração.
  • Composto de no mínimo quatro e no máximo oito membros, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor de Operações, um Diretor Financeiro, um Diretor Executivo e os demais sem designação específica.
  • Os diretores são indicados pelos conselheiros para mandatos de três anos – com exceção do Diretor-Presidente, que tem mandato de dois anos –, permitida a reeleição.

Mais informações sobre o Conselho de Administração e a Diretoria-Executiva estão disponíveis aqui e no Formulário de Referências.

Nossa cultura |GRI 102-16|

O que nos une ficou ainda mais forte.

Seguimos em evolução, entregando resultados cada vez mais expressivos, criando oportunidades de negócios e trabalhando de maneira única e integrada. Em 2017/2018, fortalecemos nossa cultura com elementos que nos preparam para o futuro e traduzem o nosso jeito de gerar energia para mobilizar pessoas e potencializar negócios.

Com esse objetivo, organizamos nossas crenças em quatro comportamentos simples, diretos e que respeitam nossa história: nossa RAIZ. Trata-se de uma evolução que manifesta nossa capacidade de olhar para o longo prazo, desenvolver pessoas, identificar desafios e oportunidades e gerar valor ao longo do caminho – entre nós e junto com todos os que trilham nossa trajetória.

diagrama-raiz