MENSAGEM DO PRESIDENTE |GRI 102-14|

A safra 2017/2018 foi marcada por desafios diversos e, acima de tudo, pela superação constante de um time que realiza e faz a diferença. Alcançamos resultados recordes frente ao cenário que enfrentamos, com menor disponibilidade de cana, baixa nos preços do açúcar e ajustes diários da política de precificação da Petrobras. Registramos recordes em vários indicadores, fazendo desta uma safra histórica para a Raízen e refletindo a essência da nossa cultura, que integra pessoas, amplia talentos, engaja parceiros e clientes, constrói o futuro e zela por relações produtivas com objetivo de zero acidente.

Segurança

Não poupamos esforços para mobilizar funcionários e parceiros sobre segurança no trabalho, premissa inegociável de nossa gestão. Na safra, reduzimos o número de acidentes com afastamento e não registramos fatalidades. Todo o nosso time, do campo ao posto, foi treinado e participou de iniciativas desenvolvidas em respeito à vida.

Resultados

Encerramos a safra com moagem total de 61,2 milhões de toneladas de cana. Após a conclusão dos processos de aquisição das unidades Santa Cândida (Bocaina – SP) e Paraíso (Brotas – SP), passamos a operar com capacidade total de moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Destaco a redução de custos dos nossos processos, as oportunidades em trading e o recorde de produção de energia elétrica, já em linha com o plano de aumentar nossa participação nesse mercado. Em Combustíveis, continuamos expandindo nossa participação de mercado, graças à nossa estratégia integrada de pricing, suprimentos e trading, aliada à nossa infraestrutura, à qualidade de nossos parceiros, à nossa marca, à excelência de nossos produtos e serviços, ao atendimento mais humano em nossos postos e, sobretudo, à busca permanente por manter a melhor equipe.

Para incremento da nossa logística, continuamos investindo em novas tecnologias e na otimização de ativos, próprios e de terceiros; inauguramos terminal de distribuição de combustíveis em Marabá (PA), com capacidade de movimentar até 500 milhões de litros por ano; e ampliamos e aprimoramos os tanques de armazenamento de gasolina, diesel e etanol do Porto de Santarém (PA), entre outros projetos iniciados no período. No consolidado, nosso EBITDA ajustado totalizou R$ 7.107,6 milhões e o lucro líquido foi de R$ 2.311 milhões.

Nossa RAIZ

Fortalecemos, em nossa cultura, os elementos que nos proporcionaram chegar onde estamos e com os quais continuaremos traçando nossa história. Organizamos nossas crenças em quatro comportamentos que conduzem a narrativa deste Relatório Anual e traduzem nossa capacidade de antecipar cenários, desenvolver pessoas, criar oportunidades de negócio e integrar cada vez mais as etapas da nossa cadeia de valor.

Sustentabilidade

Zelar por relações produtivas e com foco no longo prazo posiciona a sustentabilidade como essencial em nossa estratégia. Estamos aprimorando continuamente um modelo de negócio circular, com o máximo aproveitamento da nossa matéria-prima. Como exemplo, destaco com orgulho nossos avanços na produção de etanol de segunda geração (E2G), operação já integrada à unidade Costa Pinto, em Piracicaba (SP). Na safra, conseguimos produzir 12 milhões de litros, o que equivale a 211 litros de E2G por tonelada de cana-de-açúcar em base seca – a meta é 290 litros. Chegaremos lá!

Outro projeto importante é a produção de biogás a partir de resíduos industriais para a geração de energia. Avançamos no desenvolvimento da iniciativa na unidade Bonfim, em Guariba, região de Araraquara (SP). Quando estiver pronta, a planta terá 21 MW de capacidade instalada.

Inovação

A fim de identificar novas possibilidades de crescimento no médio e longo prazos, criamos a Raízen Ventures, um agente promotor da inovação, que identificará ideias que possam ser transformadas em oportunidades de negócio.

Criamos ainda o Pulse, uma aceleradora de startups, para potencializar oportunidades em nossas operações no curto prazo, em parceria com os melhores recursos do mercado. Também tivemos mais uma edição do Programa Inovar, desafiando nossos colaboradores na busca por soluções criativas para aprimorar processos e gerar valor – foram 314 ideias inscritas e 10 equipes finalistas, com sugestões já em desenvolvimento.

Humanologia

O empenho em tudo o que fazemos resulta na excelência das operações e do atendimento, bem como na qualidade dos produtos e serviços que ofertamos. Aperfeiçoar constantemente nosso portfólio passa por consolidar a parceria com nossos revendedores e promover a melhor experiência aos consumidores. Para eles, oferecemos o melhor em tecnologia associado ao melhor atendimento humano. O objetivo é fazer com que nossos consumidores tenham a sensação de sair de nossos postos e lojas melhores do que entraram, ao tornarmos aquele breve momento o mais agradável possível – isso é a nossa “humanologia”!

Em 2017/2018, lançamos a nova geração da gasolina aditivada Shell V-Power nos mais de 6 mil postos da nossa rede em todo o Brasil, em concomitância com mais 26 países. Trata-se da melhor Shell V-Power de todos os tempos, pois conta com a exclusiva tecnologia Shell, que melhora a performance e o rendimento de veículo.

Também reformulamos as lojas Shell Select, de forma a tornar a experiência do consumidor mais simples, prazerosa e intuitiva. Além disso, a ação visa gerar valor ao negócio e aumentar a produtividade aos revendedores franqueados.

Futuro

Nossos resultados acompanham os sinais de retomada gradual da economia brasileira, o que nos mantém otimistas a continuar investindo. Já no início da safra 2018/2019, anunciamos a nossa entrada no segmento de comercialização e trading de energia, por meio de uma joint venture com a WX Energy. Comunicamos também a compra de ativos da Shell na Argentina, o que nos proporcionará um volume de vendas adicional de aproximadamente 6 milhões de litros por ano. Com passos firmes e decididos, seguiremos crescendo e zelando por todos que caminham conosco. A todos, somos gratos por mais esta safra.

Muito obrigado e boa leitura.

Luis Henrique Guimarães
Presidente