Mensagem do presidente |GRI 102-14|

A safra 2018/2019, sem dúvida, foi uma das mais desafiadoras da nossa história. O fato se deve muito às conjunturas política e econômica, marcadas por lenta recuperação da economia em meio à incerteza própria de uma corrida eleitoral, entre outros fatores, sentidos não só por nós, mas pelos setores em que atuamos.

Em nossos negócios de distribuição de combustíveis, os maiores impactos foram os da greve dos caminhoneiros e da alta volatilidade dos preços internacionais. Para minimizá-los, destacamos nossos esforços na otimização da estratégia de suprimento e comercialização e a priorização do relacionamento sustentável com nossos revendedores parceiros.

Nos negócios de produção de etanol, açúcar e bioenergia, também sofremos um cenário adverso: passamos por contratempos climáticos nessa safra. Choveu no “tempo errado” – tivemos uma estiagem severa nos quatro primeiros meses da safra, que impactou nossa produtividade, e um período de fortes chuvas, acima da média histórica nos últimos meses, que ocasionou paradas industriais e postergou o término da safra.

Mas a busca por excelência em tudo o que fazemos reforçou a resiliência de nosso modelo de negócio mesmo nessa conjuntura, e continuamos entregando resultados consistentes. As vendas totais de etanol compensaram as retrações das comercializações de açúcar e gasolina. No consolidado, nosso Ebitda ajustado totalizou R$ 6.112,6 milhões e o lucro líquido foi de R$ 2.235 milhões.

Nossa plataforma de crescimento está baseada na experiência interna em logística, gestão de marca e agregação de valor, trading regional e internacional, eficiência e produtividade e na relação com nossos clientes e parceiros. Estamos atentos para endereçar de forma competitiva tendências mundiais, como a demanda crescente por energia limpa, a aceleração da revolução digital, os novos hábitos de consumidores conectados, a tecnologia dos carros elétricos e híbridos e a perspectiva da geração de energia distribuída.

Basicamente, estamos investindo recursos para suportar nossa liderança na distribuição de combustíveis, como player privado, e na produção de açúcar, etanol e bioenergia, para estender nosso protagonismo à agenda de transição energética com menor pegada de carbono, avançando em frentes como o etanol de segunda geração, o uso da biomassa na produção e trading de energia e a diversificação de fontes energéticas.

Buscaremos, assim, a máxima eficiência nas áreas agrícola e industrial de nossas 26 unidades de produção de etanol, açúcar e bioenergia, com tecnologia de ponta desde o plantio da cana até a colheita e moagem. E com o suporte da rede revendedora, investiremos cada vez mais na transformação digital no mercado de combustíveis, em que alteramos completamente a experiência de abastecimento, reformulando a experiência das lojas Shell Select e oferecendo o Shell Box como uma alternativa que vai além de um App de pagamento e que cria um ecossistema de relacionamento com nossos clientes.

Com esse conjunto de propósitos, apesar do cenário hostil do exercício, mantivemos o foco na obtenção de bons resultados, reflexo da força e integração de um time que trabalha para entregar hoje, já de olho no futuro e em nossas estratégias de longo prazo.

No último ano, inauguramos a pedra fundamental da planta de biogás na Unidade Bonfim, em Guariba (SP). Com a operação, prevista para iniciar na metade da safra 2020/2021, será possível aumentar em até 40% a geração de energia na unidade. Ainda em linha com nosso compromisso em colaborar para uma economia de baixo carbono, pretendemos iniciar, em maio de 2019, em Piracicaba (SP), a operação de uma planta-piloto de geração de energia fotovoltaica conectada diretamente à rede de distribuição. Nossa intenção, nos próximos anos, é crescer no mercado de Geração Distribuída (GD), ao passo em que diversificamos nossa atuação com fontes renováveis.

Como empresa integrada de energia, anunciamos ainda, no ano-safra, uma joint venture com a WX Energy para atuarmos na comercialização do recurso no mercado livre, o que incrementa nosso portfólio no segmento de energia elétrica.

Mantemos os olhos atentos ao futuro, mas também não perdemos de vista as demandas atuais para impulsionar agora nosso crescimento. Como uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, identificamos uma oportunidade de negócio na Argentina, onde adquirimos os ativos da Shell. Considerando somente essa operação, projetamos, conforme já divulgado anteriormente, alcançar Ebitda superior a U$ 200 milhões em 2019/2020.

As novas operações, no Brasil e no exterior, não desviaram nosso foco no que já é nossa expertise. Mantivemos a liderança na exportação global de açúcar, do qual somos a maior produtora mundial. Ainda em 2018/2019, trabalhamos na construção de seis armazéns de açúcar, com os quais aumentamos, em relação ao exercício anterior, 40% nossa capacidade de armazenamento para comercialização na entressafra, sobretudo em momentos de menor oferta no mercado e melhores preços.

Durante mais uma safra, não deixamos de compartilhar a mensagem de que a vida é o que importa. Seguimos focados na meta do Zero Acidente, e não há dúvida de que a nova Universidade Raízen, reestruturada em 2018/2019, vai aumentar segurança e somar ainda mais forças nessa empreitada.

Também evidenciamos a condução dos negócios de forma íntegra e socialmente responsável. Em 2018/2019, conquistamos a certificação Bonsucro para as Unidades Rafard e Barra – esta, inclusive, passou a ser a unidade produtora com maior volume do mundo a deter o selo, que sinaliza a conformidade com as melhores práticas relacionadas à sustentabilidade no setor sucroenergético. Somos hoje responsáveis pela maior área certificada no planeta, o que inclui 21 plantas.

Mantemos a expectativa de melhores resultados na próxima safra, mesmo em um contexto ainda mais competitivo, tendo em vista a maior produção de açúcar em países asiáticos, principalmente Índia, e os ingressantes internacionais no mercado de distribuição de combustíveis no Brasil. Nesse cenário, queremos competir com ética e responsabilidade social, reforçando o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas que caminham conosco nessa trajetória.

Boa leitura!

Luis Henrique Guimarães
Presidente

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.