Somos uma empresa integrada de energia que conta com um time que faz a diferença |GRI 103-2, 103-3|

O segredo da nossa energia está em cada um dos nossos 29 mil funcionários. Queremos atrair e conservar em nosso time pessoas comprometidas com a ética e o trabalho em equipe. Para esse público, desenvolvemos programas, campanhas e ações que visam ao alcance dos objetivos de negócio e ao desenvolvimento profissional. Em abril de 2019, fomos listados por mais um ano entre as 25 empresas onde os brasileiros sonham trabalhar e construir uma carreira, de acordo com o LinkedIn Top Companies 2019. Figuramos em sétimo lugar no ranking geral, sendo a única empresa do setor de energia nessa relação. O reconhecimento reflete nossas iniciativas voltadas à atração, capacitação, segurança e ao alcance dos objetivos de negócio. |GRI 102-7|

Mais informações sobre nosso time estão disponíveis aqui. |GRI 102-8, 401-1, 401-3, 404-1, 404-3, 405-1, 406-1|

Nossa RAIZ

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Foco no desenvolvimento de nossa gente, atitudes e boas práticas aplicadas e compartilhadas, que atendem às necessidades de curto e longo prazos, são nosso combustível para manter o crescimento. Nosso jeito de ser e de fazer se traduz em quatro comportamentos:

Atração

Colocamos no ar a nova Plataforma de Atração de Talentos. Com interface dinâmica e intuitiva, a ferramenta facilita nossos processos de recrutamento de talentos. Para as lideranças, a tecnologia torna o processo de seleção ainda mais transparente; para o time de atração e seleção, as melhorias agilizam as etapas; e, para os candidatos, fortalece a nossa imagem como marca empregadora ao passo em que estreita o relacionamento com retornos sobre o andamento dos processos – em um dashboard sob medida ao perfil do usuário.

O programa de Trainee + De Olho no Futuro, iniciado em janeiro de 2018, é umas das formas de ingresso em nosso time. A iniciativa tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos participantes. Somado ao Programa de Trainee, temos o Programa de Desenvolvimentos dos Talentos Internos. Atualmente, contamos com 41 talentos, que, até julho de 2019, passarão por treinamentos on-line e presencial, além de mentorias com nossos líderes. Os módulos presenciais somam 152 horas de treinamento e capacitação, abordando temas como inteligência e trabalho colaborativo, cultura da inovação e digitalização, protagonismo no trabalho e ferramentas de design thinking. Somente no ano-safra, tivemos 15% de movimentação dos participantes para posições estratégicas.

Outra porta de entrada é o Programa de Estágio, cuja finalidade é oferecer uma experiência única de aprendizagem em nossas diversas áreas e localidades. A trilha de desenvolvimento é sustentada por quatro pilares: comportamentos da Nossa RAIZ, ferramentas e metodologias, conhecimento do negócio e prática vivenciada na área de atuação. Dessa forma, é possível contribuir com a formação dos participantes, preparando-os para o futuro. Os módulos on-line tratam de temas relacionados à cultura e às habilidades no trabalho. Já as ações presenciais, iniciadas em outubro de 2018, já somam mais de 400 participações e 18 horas de treinamento.

Em dezembro de 2018, 220 estagiários de todo o País integraram o Creathon Raízen, uma maratona de projetos realizada em Piracicaba (SP). O foco do evento foi oferecer aporte conceitual e prático de ferramentas de criação de projetos e resolução de problemas, abordando inovação e protótipos de ideias conectados a megatendências, como a necessidade por energia limpa e a revolução digital. Foram apresentadas 20 ideias à liderança, das quais três destacaram-se e foram premiadas.

Diversidade

Atuamos, ao longo da safra 2018/2019, com foco em promover mais igualdade entre gêneros em nosso time. Para isso, contamos com as orientações do Comitê de Diversidade, que reúne executivos e colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos. Nesse sentido, discussões foram conduzidas a fim de entendermos como promover a atração de mulheres e, assim, equilibrarmos o quadro de colaboradores.

Como exemplos de práticas adotadas, implementamos a diretriz de envolver, nas etapas finais de contratação de um novo colaborador, a mesma proporção entre candidatos de ambos os gêneros. Também lançamos a licença-maternidade de 180 dias, como aprimoramento do benefício previsto em lei.

Fazendo hoje sem deixar de olhar para o amanhã, também realizamos o Career Week, ação direcionada a estudantes universitárias, durante a qual apresentamos nosso planejamento estratégico, nossas frentes de negócio e, principalmente, o Programa de Talentos, com vistas ao ingresso de mulheres em nosso time de trainees. Em 2018/2019, recebemos 11 jovens em nossas instalações.

Mantivemos ainda iniciativas para incluir Pessoas com Deficiência (PcD), o que consistiu em formar banco de currículos para que esse público seja procurado pela área de Recursos Humanos quando houver vagas.

Mais informações sobre diversidade no quadro funcional estão disponíveis aqui. |GRI 405-1|

Capacitação e desenvolvimento

No decorrer da safra, criamos a Universidade Raízen, iniciativa que vai integrar as ações de aprendizagem e desenvolvimento de todas as áreas. Assim, a estrutura passou a contemplar seis academias, conectadas estrategicamente aos desafios dos mercados em que atuamos.

Em cada academia, há escolas que aprofundam temas de acordo com a trilha de desenvolvimento individual. Entretanto, alguns são pré-requisitos para todos: Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA); Nossa RAIZ; e Ética e Sustentabilidade. Há ainda o Centro de Educação Continuada, que estimula o autodesenvolvimento contínuo do nosso time. Por meio de capacitações e experiências, vamos promover a troca e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Universidade Raízen

Um dos destaques na safra foi o lançamento do Programa Ampliando Nossa Liderança, cujo objetivo é dar continuidade à construção da nossa liderança com uma iniciativa embasada nos elementos da Nossa RAIZ. Foram três módulos, que contaram com o engajamento da Alta Liderança e de gerentes, coordenadores e supervisores de todas as áreas. Entre os assuntos abordados, destacaram-se: Visão integrada das organizações; Diagnóstico e Planos de Ação; e Fases da Vida e da Liderança. Além disso, foi realizada rodada de talk show com alguns líderes para promover a troca de experiências e deixar o encontro ainda mais interativo.

Também celebramos o encerramento da terceira edição do Geração Raízen, nosso programa de aceleração de carreira. Ao longo de 18 meses, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver a visão sistêmica dos processos produtivos, além de temas relacionados a gestão de pessoas, custos e investimentos e módulos comportamentais, entre outros. No fim do período, foram apresentados projetos técnicos aplicáveis ao negócio e com foco em eficiência, segurança, melhoria nos processos e redução de custos.

Para investir no futuro dos funcionários da melhor idade, lançamos ainda o piloto do programa + Energia Para o Futuro. A iniciativa contou com 20 funcionários com mais de 50 anos, que foram orientados sobre como construir planos de carreira e de vida. A primeira fase foi composta por workshops e dinâmicas para estimular o autoconhecimento e a reflexão sobre escolhas e tomadas de decisão, e a segunda consistiu em oficinas on-line sobre planejamento financeiro, cuidados com a saúde e alternativas de carreira.

Mais informações sobre capacitação profissional estão disponíveis aqui. |GRI 205-2, 404-1, 404-3|

Valorização e engajamento

Em agosto de 2018, por meio de iniciativas como o Brasileirão e a Jornada de Negócios Agrícolas, levamos para a Alemanha 17 gerentes e supervisores que revelaram os melhores desempenhos no ano-safra anterior. Já para 2018/2019, a competição recebeu novo nome e formato – Copa EAB – e, pela primeira vez, reuniu as áreas de Segurança, Negócios Agrícolas, Agrícola e Indústria. Cada equipe competiu entre si e, mensalmente, foram reconhecidas as melhores. No fim, os funcionários de destaque tiveram a oportunidade de assistir à grande final da Champions League.

Para integrar o público interno e a rede de postos parceiros, realizamos duas edições do Shell V-Power Day, que levaram os funcionários a vivenciar um dia diferente em um posto Shell. A ação foi realizada em 147 postos de combustíveis de 96 cidades espalhadas por todo o Brasil.

Resultados
Shell V-Power Day*

Evolução de 39,4% para 46,4% nas vendas de Shell V-Power.

 

Aumento de 413 para 532 nas transações pelo Shell Box.

*Resultados em comparação com o dia anterior à ação, realizada em 24/08/2018.

Voluntariado

Estimulamos nosso time a dar o seu melhor também para as comunidades no entorno das operações, por meio de diversas campanhas realizadas anualmente:

Amigo Leal | Incentiva os funcionários a contribuírem com projetos sociais cadastrados no Fundo da Infância e Adolescência (FIA), por meio de recursos do Imposto de Renda. Em 2018, batemos recorde de arrecadações, com mais de R$ 140 mil. Desde 2012, já foram direcionados mais de R$ 600 mil pelo nosso time.

Campanha do Agasalho | Arrecadamos mais de 31 mil peças, entre roupas, sapatos, agasalhos e cobertores para aquecer o inverno de pessoas atendidas por instituições parceiras. Desde 2011, quando iniciamos a campanha, já foram destinadas mais de 200 mil peças.

Seja o Papai Noel de Alguém | Com a participação de colaboradores de 24 unidades, 19 terminais, três escritórios e três aeroportos, contabilizamos mais de 6 mil crianças beneficiadas em 49 cidades, somando-se às mais de 30 mil cartinhas atendidas desde 2011.

Higiene infantil | Arrecadação de mais de 3.200 produtos de higiene infantil, destinados para casas de acolhimentos, em nove localidades onde atuamos.

Brinquedos usados | Arrecadação de aproximadamente 1.000 brinquedos para compor brinquedotecas de instituições de seis cidades em que atuamos.

Além das campanhas, na safra 2018/2019 tivemos mais de 400 funcionários que se engajaram em 26 ações voluntárias diretamente em instituições parcerias, beneficiando cerca de 15.000 pessoas.

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