Somos uma empresa integrada de energia que inova e pensa no futuro |GRI 103-2, 103-3|

Sabemos que os próximos dez anos serão extremamente diferentes dos últimos dez. A demanda crescente por energia limpa, a aceleração da revolução digital, os novos hábitos de consumidores conectados, a tecnologia dos carros elétricos e híbridos e a perspectiva da geração de energia distribuída são as megatendências que acompanhamos para nos posicionarmos sempre à frente!

Integramos startups, estabelecemos parcerias e preparamos nosso time para o futuro, sob o foco: acompanhar e protagonizar as constantes evoluções nos setores de agronegócio e combustíveis.

Como resultado dos nossos esforços, em outubro de 2018 figuramos entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com a revista Forbes. A publicação destacou a atuação do Pulse e a diversificação dos nossos negócios, sobretudo a pedra fundamental da planta de biogás, localizada em Guariba (SP).

Pulse

Comemoramos o primeiro aniversário do Pulse, uma importante engrenagem em nossa estrutura de inovação, que vem viabilizando a oxigenação de ideias e práticas que enriquecem o agronegócio brasileiro e demais frentes, como logística, indústria e varejo. Trata-se de um espaço de encontro e circulação de executivos do setor, representantes de grandes empresas e formadores de opinião. Em um ano de funcionamento, já colaboramos diretamente com o desenvolvimento de 23 startups, das quais 15 já têm projetos-pilotos sendo testados em nossas operações e cinco fecharam contrato conosco.

Em parceria com a Vivo, a Ericsson e a EsalqTec, selecionamos, no ano-safra, seis startups para participar do Agro IoT Lab, programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT). No âmbito da iniciativa, a Vivo levará sua rede móvel 4G para o campo; a Ericsson fornecerá apoio às empresas por meio de plataformas de software para IoT; a EsalqTec auxiliará na facilitação acadêmica das tecnologias; já nós ofereceremos ambiente, expertise e infraestrutura agrícola.

As startups selecionadas terão acesso ao espaço compartilhado do Pulse, bem como a mentoria, workshops, networking e treinamentos aplicados ao agronegócio, além de poderem participar do ecossistema da Wayra, hub de inovação aberta da Vivo.

Startups que participarão do Agro IoT Lab

Ativa | Soluções de IoT e Máquina a Máquina (M2M) para telemetria e gerenciamento remoto.

Seive | Proteção contra incêndio em autopropelidos.

IoTag | Sistema de telemetria em nuvem, que controla um dispositivo de mineração de dados embarcado em maquinário agrícola.

Trace Pack | Soluções de IoT para o agronegócio com completa gestão de estoque e oferta de maior segurança e eficiência logística para clientes.

Agriconnected | Gestão e monitoramento de maquinário agrícola em tempo real por meio de inteligência artificial e dispositivo instalado nas máquinas.

@Tech | Soluções inteligentes que ajudam a tomada de decisão assertiva para a agropecuária.

A safra no Pulse foi marcada ainda por vários eventos, como o Hackaton Raízen, em que jovens foram selecionados para solucionar problemas reais dos mercados em que atuamos; e o Workshop Tech Kids, realizado em parceria com a Happy Code, escola de tecnologia infantil. A iniciativa contou com a participação de 50 crianças e jovens, de 6 a 16 anos, entre filhos de funcionários e comunidade de Piracicaba (SP). Todos tiveram uma manhã cheia de atividades, com oficinas relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos e games 2D.

Para mais informações, acesse o site do Pulse: www.pulsehub.com.br.

Biogás

|GRI 102-10|

Aproveitar o máximo dos subprodutos do nosso processo produtivo é estratégia fundamental para ganhos de eficiência e produtividade. É o que fazemos, por exemplo, com as matérias orgânicas da torta de filtro e da vinhaça, que são convertidas em biogás e, posteriormente, em energia elétrica. Essa energia gerada por meio do biogás pode ser produzida durante o ano inteiro, o que oferece estabilidade energética para os usuários.

Em agosto de 2018, inauguramos, em parceria com a Geo Energética e Sebigás, a pedra fundamental da planta de biogás, na Unidade Bonfim, em Guariba (SP).

As operações, previstas para iniciarem no fim de 2020, aumentarão em até 40% a geração de energia elétrica na unidade. A meta é, em até três anos, atingir a capacidade de 21 MW.

Projeto Alavancar

Aprimoramos a forma como nossas unidades industriais se preparam durante a entressafra, quando não estamos moendo cana-de-açúcar. No âmbito do Projeto Alavancar, foram implementados 19 pacotes de trabalho para cobrir todas as etapas críticas, que visam garantir um início de safra mais seguro, sem falhas prematuras e com mais estabilidade nas operações.

Principais resultados do Projeto Alavancar

Redução de 16,3% das falhas prematuras

Aumento de 2,4% do tempo de atividade nos 30 primeiros dias da safra

Solar

|GRI 102-10|

Em 2018/2019, avançamos na construção da nossa primeira planta de geração de energia solar fotovoltaica, com 1,3 MWp de potência conectada diretamente à rede de distribuição na região de Piracicaba (SP). A planta marca nossa entrada no mercado de Geração Distribuída (GD), com o objetivo de oferecer energia limpa a todos os clientes em todas as faixas de consumo.

A GD consiste na instalação de sistemas de geração de energia nas instalações do consumidor ou conectados diretamente na rede de distribuição. Em linha com a necessidade de diversificação da matriz energética, o avanço tecnológico e a busca pela minimização de impactos ambientais, esse mercado vem se estabelecendo no mundo como uma das alternativas mais eficientes para suprir o aumento do consumo de eletricidade.

Pentágono 2.0

Inovamos cada vez mais em nossas frentes de trabalho com vistas a mais produtividade e eficiência em todas as áreas. Nesse sentido, conduzimos, desde 2015, o Pentágono, buscando padronizar o monitoramento e a programação das operações agrícolas, 24 horas por dia, por meio da Central de Integração Agroindustrial (CIA); além do monitoramento dos parâmetros críticos do processo industrial por meio do Pentágono Industrial.

Em 2018/2019, ampliamos o escopo da iniciativa: além das etapas de plantio, corte, carregamento e transporte de cana, passamos a incluí-la no preparo de solo e manutenção automotiva. Também iniciamos piloto nas atividades relacionadas à vinhaça, com foco na conservação do meio ambiente, e, com vistas a fazer frente ao crescimento do nosso potencial de cogeração de energia, passamos a monitorar o transporte de biomassa. Além dos ganhos com eficiência e produtividade, os controles buscam assegurar confiabilidade às informações – uma vez que registram, com exatidão, a realidade no campo e na indústria.

Projeto ONE

A fim de aumentar a produtividade e a segurança das nossas 35 transportadoras parceiras e reduzir custos logísticos, desenvolvemos, desde julho de 2017, o Projeto ONE, que consiste em realizar a gestão, em tempo real, de todo o trajeto da frota de caminhões de combustíveis por meio de uma central de monitoramento. Também ganhamos eficiência com o melhor planejamento dos estoques e o dimensionamento da frota.

Após pilotos em Ourinhos (SP) e Londrina (PR), estendemos o projeto para todas as nossas 68 bases espalhadas pelo Brasil. No total, são mais de 3.300 caminhões rastreados – toda uma frota segura e inteligente!

Pilares do Projeto ONE

Célula de Eficiência Logística (CEL) | Permite o planejamento de rotas e a avaliação do desenho operacional adotado.

Monitoramento | Realizado em tempo real para corrigir imediatamente eventuais problemas e subsidiar a CEL com informações para estudos estatísticos.

Tecnologia | Investimos no desenvolvimento de software capaz de integrar todas as etapas, do planejamento, da rota à parada no ponto final, com o monitoramento da forma de condução dos motoristas, o que inclui freadas bruscas e velocidade em chuva, a fim de garantir a segurança da operação.

CSfácil

Lançamos o aplicativo CSfácil, que tem o objetivo de mitigar as filas de caminhões7 no carregamento e alocação de combustível nos terminais. A ferramenta foi desenvolvida a partir de pesquisa que constatou que 70% das demandas desses condutores estavam relacionadas à alocação de combustível ou à alteração nos transportes. Isso porque, antes do CSfácil, o motorista carregava de acordo com a ordem em que os pedidos eram inseridos em um sistema e, quando precisava alterar o transporte, entrava em contato com nossa central de atendimento – processo que podia demorar cerca de 30 minutos.

Com o aplicativo, o motorista passou a verificar a carga a ser transportada e a fazer a alocação dos combustíveis antes mesmo de chegar ao terminal. Logo no início de 2018/2019, já havíamos registrado redução de 47% de ligações para a nossa central na comparação com o exercício anterior.

7 Free on board (FOB)

Principais funcionalidades do CSfácil

Chat Motorista: nossa central fica disponível 24 horas por dia para esclarecer dúvidas em tempo real.

Documentação: o motorista pode verificar, com antecedência, a documentação necessária para entrar no terminal.

Comunicados: o aplicativo emite alertas, como horário de funcionamento dos terminais, que antes eram enviados apenas ao revendedor e, muitas vezes, não chegavam ao motorista.

Projeto Berlim

A espera dos fornecedores de cana nas unidades produtoras também será reduzida, a partir da safra 2019/2020, após a implantação do Projeto Berlim. A iniciativa integra os procedimentos referentes à cana própria e de terceiros, de modo a unificar a gestão sob os mesmos indicadores operacionais, reduzindo o tempo médio de espera no pátio externo, ampliando a produtividade na indústria e garantindo o conforto e a satisfação dos parceiros.

A tecnologia consiste em um recurso de chat automatizado (chatbot) no aplicativo Telegram, por meio do qual os motoristas farão check-in ao entrarem no perímetro do pátio externo e o qual organizará a chamada para descarregamento – de modo automático. O desenvolvimento do recurso promoveu uma verdadeira transformação cultural no time, que passou a ser disposto em equipes multidisciplinares (squads) operando em modelo ágil.

Além de a comunicação com os fornecedores ficar ainda mais ágil, gerando vantagem competitiva na atração dos parceiros, os ganhos incluem eficiência na operação, uma vez que a linearidade no recebimento da cana na unidade evita alterações de rotação da moenda.

Laboratório do Futuro

As análises das amostragens de cana própria e de terceiros serão incrementadas, logo no início da safra 2019/2020, com o novo laboratório da Unidade Produtora de Paraíso, em Brotas (SP). Trata-se do projeto-piloto Laboratório do Futuro, no qual os processos serão 100% automatizados. A tecnologia, disruptiva no setor sucroenergético, visa assegurar, a nós e aos nossos parceiros, a rentabilidade da matéria-prima.

Além disso, com menos interferência humana, seremos capazes de garantir mais produtividade. Isso porque, apoiada por recursos de inteligência artificial, a inovação reduz em cerca de 92,5% o tempo de análise, que passará de 40 para apenas três minutos.

O projeto possibilitará, em futuro próximo, que os fornecedores acessem uma plataforma on-line com informações referentes aos resultados, de modo a auxiliá-los nas tomadas de decisões no campo – é a nossa energia a favor de parcerias mais eficientes, em que todos ganham.

Revenda 360º

Em 2019/2020, pretendemos lançar o Revenda 360º, a nova plataforma digital da nossa Frente Comercial. A inovação faz parte da nossa jornada de digitalização da força de vendas e da relação com nossos revendedores, reflexo do amadurecimento da Diretoria de Planejamento Rede, que nos dois últimos anos empreendeu um amplo diagnóstico a fim de nos colocar à frente de tendências do mercado, o que exige mais entendimento sobre o que vem acontecendo em outras indústrias e que podem ser aplicados em nossos relacionamentos comerciais.

Com o Revenda 360º, o time terá acesso facilitado às informações da rede de revendedores e, com isso, direcionará sua energia para as atividades mais importantes, considerando as prioridades de cada posto. A ferramenta também oferece mais agilidade em todo nosso processo de planejamento que suporta o nosso crescimento e a expansão da Rede Shell.

Projeto Águia

Em julho de 2018, concluímos a implantação do Projeto Águia nas áreas de corte, carregamento e transporte das unidades produtoras. A iniciativa dedica foco no registro adequado das rotinas e dos resultados esperados, buscando aumento da eficiência de nossas operações.

No âmbito da iniciativa, os gestores de operações passaram a contar com um mapeamento completo das atividades no campo para melhor acompanhamento das equipes. Além disso, todos os procedimentos foram documentados para aumentar os controles internos e difundir boas práticas na operação.

Adicionalmente, foi desenvolvido um aplicativo para que, por meio de smartphones, esses gestores registrem as atividades de campo – o que antes era feito manualmente. A tecnologia reforça a inteligência da área Agrícola, pois permite uma visão sistêmica de todas as frentes operacionais. Também configura uma eficiente ferramenta de comunicação com colaboradores que atuam remotamente, longe de escritórios e notebooks.

Inovar 2.0

No fim da safra anterior, havíamos anunciado os vencedores do Inovar 2.0, programa de reconhecimento dos funcionários que apresentaram ideias que ajudaram a ampliar a eficiência, reduzir custos ou melhorar o relacionamento com os clientes. Foram 314 ideias inscritas e dez equipes finalistas.

Em novembro de 2018, os membros da equipe premiada pelo programa viajaram a Lisboa, em Portugal, onde participaram da Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo. O evento contou com a participação de mais de 1.800 startups, mais de 1.200 palestrantes e um público superior a 70 mil pessoas.

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.