Somos uma empresa integrada de energia que movimenta o dia a dia das pessoas

Oferecemos energias que mobilizam pessoas e potencializam negócios, hoje e amanhã.

Nossos negócios

|GRI 102-6, 102-7, 102-10, 103-2, 103-3|

Do café da manhã adoçado ao happy hour no fim do dia, a energia do nosso trabalho está no cotidiano dos brasileiros. Isso porque comercializamos produtos com indústrias dos mais variados setores da economia: alimentício, de bebidas, de cosméticos, de plásticos, farmacêutico, químico, entre outros.

Fabricamos também diferentes tipos de etanol para vários segmentos industriais, como aqueles utilizados na produção de plásticos biodegradáveis.

O etanol hidratado neutro, por exemplo, é bem versátil e está na fórmula de bebidas, cosméticos e produtos farmacêuticos.

Produzimos diversos tipos de açúcar, como sacarose e invertido líquidos, que são comercializados principalmente para empresas da indústria alimentícia.

Com a força da marca Shell, vendemos combustíveis em uma rede com mais de 7 mil postos de serviço.

É a mesma energia que movimenta aviões executivos e comerciais de Norte a Sul...

Na parada para abastecer, os clientes contam ainda com a experiência diferenciada da Shell Select, nossa bandeira para lojas de conveniência. Para tomar um café ou agendar uma reunião, o espaço passa a ser um ponto de apoio para o melhor atendimento.

A partir da biomassa de cana-de-açúcar, produzimos energia elétrica, que comercializamos para parceiros e distribuidoras.

Essa é a energia do nosso time que inova e faz a diferença, movimentando a sociedade de várias formas.

Integramos todas as etapas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Dessa matéria-prima, produzimos e comercializamos uma variedade de açúcares para utilização nos diversos segmentos das indústrias alimentícia e farmacêutica, entre outras. Somos hoje uma das maiores produtoras de açúcar no mundo, além de liderarmos a exportação da commodity no mercado internacional.

Destaques

860 mil hectares de área agrícola cultivada

4,2 milhões de toneladas de açúcar produzidas
em 2018/2019

2,3 milhões de toneladas exportadas no período

Em 2018, concentramos esforços na construção de seis armazéns de açúcar. O investimento, de aproximadamente R$ 170 milhões, aumenta em 40% nossa capacidade de armazenamento na comparação com o ano anterior. Localizadas no estado de São Paulo, as novas estruturas têm, juntas, capacidade de armazenar até 585 mil toneladas. As unidades de Ipaussu, Bonfim e Costa Pinto já começaram a operar na safra 2018/2019, no prazo programado.

Novos armazéns de açúcar - capacidade de armazenagem

Unidade Costa Pinto, em Piracicaba: 110 mil toneladas

Unidade Ipaussu, em Ipaussu: 125 mil toneladas

Unidade Bonfim, em Guariba: 110 mil toneladas

Unidade Gasa, em Andradina: 80 mil toneladas

Unidade Santa Cândida, em Bocaina: 80 mil toneladas

Unidade Barra, em Barra Bonita: 80 mil toneladas

Da mesma cana-de-açúcar, também extraímos diferentes tipos de etanol. O hidratado carburante abastece os motores dos veículos. Os hidratados, para uso doméstico e fabricação de éter, são produzidos em diferentes padrões para atender a requisitos nacionais e para exportação. Já o hidratado neutro é comercializado para a fabricação de bebidas, cosméticos e produtos farmacêuticos, enquanto os anidros carburante e industrial são destinados, respectivamente, para aplicação como aditivo na mistura com a gasolina e nas fórmulas de produtos de limpeza, tintas e vernizes.

Na safra, realizamos o primeiro carregamento de etanol fracionado (vendas em tambores de 250 litros cada) da planta integrada de E2G na Unidade Costa Pinto, em Piracicaba (SP). Na modalidade de vendas em tambores, passaremos a acessar clientes que antes não supríamos por restrição de espaço de recebimento, como as fábricas de cosméticos. Trata-se, portanto, do uso pioneiro de E2G para fins industriais.

Destaques

26 unidades produtoras de açúcar, etanol e bioenergia

Capacidade instalada para moer cerca de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano

2,5 bilhões de litros de etanol e 16,5 milhões de litros de E2G produzidos no ano-safra

Ainda com a cana-de-açúcar, nos destacamos na produção de energia elétrica a partir do bagaço proveniente da moagem, o que supre a demanda por energia de nossas operações industriais, sendo o excedente comercializado.

Somos cada vez mais uma companhia integrada de energia. Criamos uma joint venture com a comercializadora WX Energy. Assim, além de gerar bioenergia, passamos a atuar de forma direta em comercialização de energia no mercado livre.

16,7 TWh comercializados em 2018/2019

Antenados à transição energética, também iniciamos a construção, em escala comercial, de uma planta para conversão de vinhaça e torta de filtro em biogás para geração de energia elétrica na Unidade Bonfim, em Guariba (SP); e estudamos outras formas de geração de energia limpa de fonte não biomassa, como a fotovoltaica, com a qual ingressaremos, a partir da próxima safra, no mercado de Geração Distribuída (GD).

Nas estradas e ruas, nosso combustível movimenta carros, ônibus e caminhões; no campo, tratores e máquinas agrícolas; e, no céu, aviões executivos e comerciais. É a qualidade diferenciada da marca Shell abastecendo a mobilidade de cargas e pessoas todos os dias em todo o mundo!

Somos uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, posição conquistada e mantida graças ao trabalho de mais de 4 mil motoristas das empresas prestadoras de serviços, que percorrem aproximadamente 230 milhões de quilômetros por ano, distância equivalente a 500 mil viagens do Rio de Janeiro a São Paulo.

mais de 7 mil postos de serviço com a marca Shell

Estrutura para distribuir mais de25 bilhões de litros de combustíveis por ano

65 terminais de distribuição de combustível

 

66 bases de abastecimento para aeronaves comerciais e executivas

Contamos com diferentes procedimentos a fim de garantir a excelência desse trabalho e evitar a contaminação do produto nas mais diversas operações (recebimento, armazenamento e expedição) – tudo em linha com o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), instituído pela ANP em 1998 e com o qual registramos 98,2% de conformidade na última aferição.

Essa conquista reflete as boas práticas adotadas, sobretudo no âmbito do projeto 100% Qualidade, que visa reforçar as diretrizes da Política de Qualidade Raízen. A iniciativa abrange, entre outras ações, o Dia da Qualidade, em que abrimos nossos terminais para os clientes, parceiros e autoridades para apresentar os nossos padrões de qualidade, conscientizando os envolvidos sobre a importância da entrega do melhor produto.

A jornada do cliente, na parada para abastecer, é qualificada com a marca de lojas de conveniência Shell Select. Desde a safra anterior, estamos desenvolvendo um novo padrão de lojas. Para tomar um café ou agendar uma reunião, o espaço passa a ser ponto de apoio para o melhor atendimento aos consumidores que buscam praticidade e serviços diversificados. No fim de 2018/2019, cerca de 148 lojas já tinham aderido ao novo modelo, as quais tiveram um aumento de aproximadamente 20% nas vendas.

cerca de 1000 lojas de conveniência Shell Select

Também ampliamos as fronteiras de nossa atuação com a aquisição de ativos da Shell na Argentina. Com exceção da refinaria integrada ao negócio, característica da operação de todas as distribuidoras argentinas, a estrutura é similar às nossas operações brasileiras de distribuição de combustíveis. Trata-se de uma oportunidade para buscarmos sinergias logísticas, mercadológicas e financeiras com vistas a gerar valor.

Atuação responsável

|GRI 103-2, 103-3|

Garantir a rastreabilidade de toda a cadeia faz parte da nossa estratégia. Do campo ao cliente, estabelecemos parcerias éticas e responsáveis que nos permitem acompanhar de perto a condução adequada das nossas operações.

Impulsionamos, continuamente, critérios ambientais, sociais e econômicos em nossas operações. Para isso, mantemos nossas unidades produtoras em conformidade com os mais rigorosos padrões internacionais de sustentabilidade, como Bonsucro, além de duas plantas em conformidade com o International Sustainability and Carbon Certification (ISCC). Em 2018/2019, conquistamos o selo Bonsucro nas unidades Rafard e Barra – a qual passou a ser a unidade com maior volume do mundo em conformidade com esse padrão. Totalizamos, assim, o maior escopo de área certificada no planeta, com 21 plantas. Para conhecer a lista completa de certificações de nossas operações, clique aqui.

Faz parte de uma atuação responsável utilizar com eficiência os recursos naturais em nossas operações. Por meio do programa ReduSa, por exemplo, a diminuição da captação de água de fontes externas e o engajamento de todas as unidades produtoras têm sido fundamentais para conquistarmos resultados positivos. A iniciativa foi reconhecida, durante a Bonsucro Global Week 2019, evento anual que visa compartilhar práticas sustentáveis no setor sucroenergético no mundo. A menor captação de água, por exemplo, gera benefícios para a sociedade do entorno das instalações e reforça nossa estratégia rumo a uma economia circular, com alta resiliência a fatores externos, como eventuais cenários de escassez hídrica.

O uso responsável do solo é mais um dos nossos cuidados com o meio ambiente. Por meio de imagens de satélite realizamos o monitoramento das regiões em que cultivamos cana, de forma a preservar a biodiversidade do entorno, assegurando que a vegetação nativa não foi convertida. Além disso, com o canavial visto de cima, é possível melhor planejar o plantio, antever falhas e garantir a qualidade da safra. Cerca de 98% da colheita é mecanizada, sendo os 2% restantes referentes à colheita manual em terrenos em que o uso de máquinas é inviável.

Nossa energia também percorre as comunidades no entorno das operações, gerando oportunidades que transformam a vida de crianças, jovens, adultos e idosos. Temos como princípio fazer bom uso das verbas de leis de incentivo, destinando-as a projetos que geram transformação social e trazem valor às comunidades do nosso entorno. Tendo em vista a complexidade e a grande variedade de projetos submetidos, elaboramos uma robusta governança interna, que conta com softwares para avaliação e priorização de projetos, bem como comitês multidisciplinares para análise, seleção e aprovação das iniciativas alinhadas aos nossos valores.

Transformando conhecimento em qualificação profissional, uma das frentes da atuação socialmente responsável consiste em qualificarmos as comunidades do entorno para o mercado de trabalho e identificarmos talentos para o nosso time. Em 2018/2019, foram 18 cursos realizados e 290 pessoas formadas em 11 localidades. A novidade foi o curso profissionalizante de Operador de Trator para mulheres, realizado em Igaraçu do Tietê (SP). A ação inédita contou com a participação de 14 alunas interessadas em aprender técnicas específicas do manuseio do equipamento.

Impulsionando jovens em vulnerabilidade social para que se descubram profissionalmente e protagonizem seus próprios caminhos, a Fundação Raízen reformulou seu modelo pedagógico. Nos seus núcleos de Piracicaba, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Ipaussu e Valparaíso, no Estado de São Paulo, e Jataí, em Goiás, cerca de 800 jovens com idade entre 14 e 16 anos foram selecionados para um programa de 18 meses e 540 horas de formação, que acontece no contraturno escolar.

Eles passarão, ao longo do próximo ano-safra, por três módulos que abordam autoconhecimento, protagonismo, comunicação plena e cidadania. No fim desse período, terão desenvolvido um plano de desenvolvimento individual, serão acompanhados pelos próximos cinco anos, e poderão compartilhar suas experiências como mentores dos novos jovens que entrarão a cada ciclo.

De forma complementar, as atividades culturais apoiadas também fazem parte da nossa frente de relacionamento com as comunidades. Unindo cultura à educação, investimos no projeto Histórias que Ganham o Mundo, por meio do qual capacitamos professores e multiplicadores, bem como promovemos um concurso que selecionou as melhores histórias em quadrinhos produzidas por alunos de oito a 12 anos. As produções foram publicadas no livro “Histórias que Ganham o Mundo”, distribuído gratuitamente às secretarias de educação participantes. A iniciativa beneficiou mais de 16 mil pessoas diretamente e foi realizada nas seguintes cidades do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Barueri, Maracaí, Paraguaçu Paulista, Tarumã, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Mais informações sobre aspectos socioambientais estão disponíveis aqui. |GRI 202-1, 203-1, 303-1, 304-1, 304-2, 306-3, 411-1, 413-1, 413-2|

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.