SOMOS ENERGIA QUE INOVA E NÃO PARA...

A cada safra incrementamos procedimentos e tecnologias que promovem significativas evoluções nos processos agrícolas e industriais, os quais se traduzem na rentabilidade de nossos negócios.

O Pulse, nosso hub de inovação aberta, completou dois anos, ao longo dos quais contabilizamos cerca de 8 mil visitantes e mais de 100 eventos (presenciais e on-line ) realizados, criando uma rede com mais de 280 instituições.

Firmamos parcerias com importantes players do mercado para desenvolver projetos de inovação, como a CNH Industrial e os parceiros do projeto Agro IoT Lab, programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT), Vivo, Ericsson e EsalqTec – a incubadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Em 2019/2020, foram adicionadas três startups residentes ao portfólio – o qual passou a contar com 28, das quais 21 já têm projetos testados, totalizando mais de 50 pilotos em nossas operações. A Agricef atua com soluções destinadas à otimização de processos de plantio, desenvolvimento de maquinários e equipamentos agrícolas e prestação de serviços operacionais; a Taranis produz imagens aéreas de alta resolução para o monitoramento do campo, diagnósticos automatizados de alta precisão e inteligência artificial para reconhecer e tratar ameaças e culturas; e a Arpac presta serviços com drones – liberação de biológicos, detecção de anomalias por imagens, entre outros.

No exercício também foi celebrada parceria com a Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., cujo objetivo é buscar soluções e tecnologias que possam beneficiar seus negócios, além de abrir portas para startups e demais parceiros do nosso hub . Dessa forma, o Pulse reforça o posicionamento de que sua atuação vai além do agronegócio, fomentando cada vez mais soluções inovadoras.

A partir da safra 2020/2021, o hub também ampliará sua atuação no ambiente de inovação por meio do conceito de startups associadas. Assim, empresas que tenham interesse em desenvolver projetos-pilotos conosco poderão acessar o ecossistema do Pulse, bem como a sua network , sem necessariamente manter residência física no hub , o que amplia a nossa atuação digital.

Outro grande marco na Jornada de transformação digital é o lançamento do Lace (Lean Agile Center of Excelence) em sincronia com a estratégia do Pulse de acelerar a cultura de inovação e disseminação de metodologias e mindset ágil em nosso time.

Transformação digital

A tecnologia tem influenciado as operações cotidianas e a maneira com que as pessoas trabalham e se relacionam. Esse é o contexto da transformação digital, pela qual empresas vêm passando para melhorar desempenho e resultados. Em nosso time, não é diferente. Temos o objetivo de suportar os desafios impostos por um mundo em constante transformação, aplicando as melhores práticas de Design-Lean-Agile na elaboração de produtos e serviços de sucesso, de maneira alinhada com nossos objetivos de negócio e de entrega de valor para os clientes.

Em linha com essa transformação, temos o Shell Box como o nosso principal produto digital, que serve de laboratório para exercer na prática os valores e propósitos dessa grande jornada.

Para isso contamos com um time e um conjunto de ferramentas e artefatos em conjunto com o Lean Agile Center of Excellence (LACE) para garantir entrega de valor para o nosso cliente e uma melhoria contínua do produto, servindo de referência para diferentes produtos digitais.

Na safra 2019/2020, decidimos unificar os esforços em Advanced Analytics no Centro de Analytics Raízen, dentro do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que passou a liderar as principais iniciativas de projetos com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning. Com a nova estrutura, as principais decisões serão tomadas a partir de dados muito bem analisados, fazendo a diferença em toda a cadeia de valor, desde soluções analíticas para a frente agroindustrial, passando por logística, distribuição, trading, e até influenciando as políticas de pricing, otimização e personalização das relações com revendedores e clientes.

Outra solução, também integrada ao nosso Centro de Analytics, é a predição da produtividade de tonelada de cana por hectare, a partir do processamento de redes neurais para interpretação de imagens de satélites e diversas outras variáveis do sistema, do plantio ao corte da cana-de-açúcar. A identificação de falhas no plantio das linhas do canavial e da presença de plantas daninhas que concorrem com o crescimento da cana também é realizada por meio de algoritmos.

Pensando em nossos Revendedores, o Centro de Analytics está apoiando ainda a área de Vendas a identificar oportunidades de geração de volume ou rentabilidade, analisando cada posto Shell e seu histórico de dados. Dessa maneira, será possível direcionar os esforços da força de vendas para extrair os melhores resultados.

Todas essas iniciativas são conduzidas em parceria com cada área de Negócio, de modo a garantir que o potencial identificado seja de fato capturado, gerando ainda mais rentabilidade e satisfação para todos stakeholders: acionistas, revendedores, parceiros e clientes.

Inovações no campo

Atualmente, conduzimos diversos projetos de inovação tecnológica no campo. As iniciativas visam garantir a excelência agronômica, bem como dar sequência aos investimentos dispendidos nas atualizações das operações. Além disso, permitem a utilização dos recursos de maneira mais inteligente, em linha com os avanços tecnológicos existentes no mercado, mantendo o nosso protagonismo em soluções inovadoras nos setores em atuamos.

Projeto Kronos

Trata-se de um implemento agrícola, acoplado ao trator, que otimiza quatro operações de tratos culturais: escarificação do solo e adubação da soqueira (cultivo); aplicação de inseticidas/nematicidas (combate de pragas); e aplicação de herbicidas (controle de ervas daninhas). Essas atividades são realizadas anualmente durante a fase de tratos culturais a partir da colheita da cana no segundo corte, proporcionando as condições necessárias para que a matéria-prima atinja o mais alto potencial.

Dessa forma, o projeto possibilita a otimização de tempo e mão-de-obra, além de aumentar a eficiência, pois conta com uma tecnologia de automação que administra a quantidade necessária de cada insumo para cada área.

Somos pioneiros na adoção dessa tecnologia no setor canavieiro e a Agricef, startup residente do Pulse, é responsável pelo seu desenvolvimento. Estima-se que, com a iniciativa, será possível promover uma redução de até 30% nos custos com essas operações de tratos culturais.

Projeto Kairós

O setor sucroenergético é conhecido por ainda não utilizar plantadoras com precisão absoluta, diferentemente dos equipamentos utilizados na cultura de grãos, por exemplo. Com vistas a essa oportunidade, encomendamos, também à Agricef, o desenvolvimento de um protótipo para que seja possível um replantio mais assertivo das falhas encontradas nos canaviais após a operação de colheita.

O equipamento que vem sendo desenvolvido utiliza as falhas identificadas principalmente pelas imagens captadas por Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs). O próprio equipamento realiza o plantio nas áreas identificadas de forma mais assertiva, utilizando a quantidade exata de mudas para realizar a correção da falha detectada.

Controle biológico

Estamos trabalhando desde 2019 com duas empresas parceiras – a Geocom e a SarDrones – em um projeto-piloto para o controle biológico de pragas nos canaviais por meio da dispersão de predadores naturais. Já operamos a liberação de um parasitoide da broca da cana, o Trichogramma galloi . Na próxima safra, 2020/2021, iremos operar em 50% de nossa área tratada (cerca de 150 mil hectares) com Cotesia flavipes , dispersada em invólucros biodegradáveis por meio de drones .

Trata-se de um grande desafio que envolve a produção do parasitoide e o acondicionamento no laboratório, bem como a conciliação dessa operação com as demais atividades comuns no campo, como aplicação aérea de maturadores, inibidores de florescimento, complementação nutricional, controle de pragas ou plantas daninhas, entre outras.

Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs)

As tecnologias embarcadas em VANTs permitem grandes avanços nas operações agrícolas, além de exercerem um papel fundamental que possibilitam o desenvolvimento de novas iniciativas. Os equipamentos permitem os seguintes ganhos operacionais:

  • Aferição de volumetria de bagaço de cana em campo
  • Medição de falhas no plantio
  • Mensuração da quantidade de plantas invasoras em canaviais
  • Mapeamento dos tratos culturais

Sobrevoamos, por ano, cerca de 500 mil hectares. Todos os equipamentos utilizados são do modelo “asa fixa”, sendo que os de menor porte têm capacidade para voar a até 60 km/h e autonomia de 40 minutos, e os maiores a 80 km/h por até 2,5 horas de voo. Somos a primeira empresa do setor a utilizar essa tecnologia em larga escala.

Em outubro de 2019, formamos o primeiro piloto apto a operar o equipamento e outros 13 profissionais seguem em fase de formação. A capacitação é aplicada em conformidade com os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por legislar e fiscalizar a utilização de VANTs no País.

Inovações na indústria

A confiabilidade é fator preponderante na apuração do açúcar total recuperável (ATR), medida pela qual os produtores são remunerados. Outro ponto de relevância é a agilidade no processo de amostragem de forma a não impactar no ritmo de moagem da Unidade Industrial, tendo, no entanto, a máxima representatividade possível, pois, além de remunerar os produtores de cana, refere-se à base para a apuração da eficiência industrial.

A primeira Unidade do Projeto Laboratórios do Futuro, implantada na Unidade Paraíso, em Brotas (SP) concluiu etapa piloto em 2019/2020 e segue oficialmente na mensuração da remuneração e da eficiência industrial. Nos últimos meses da safra, foi possível consolidar a curva de aprendizado de modo que a tecnologia promovesse a menor interferência humana possível e reduzisse em mais de 90% o tempo total de análise. Os próximos passos consistem na implantação do modelo em outras unidades produtoras.

LABORATÓRIO DO FUTURO (PASSO A PASSO)

Outro exemplo de inovação nos processos industriais é a adoção de tecnologias para coleta, análise e otimização de variáveis de processo em nossos sistemas de cogeração de energia, visando o melhor balanço energético e consequentemente aumento na eficiência e na produtividade das cogerações, por apontar com exatidão o parâmetro mais adequado para aquela situação momentânea de processo.

360º

Em 2019/2020, lançamos o 360°, a plataforma da nossa frente comercial que integra a nossa estratégia digital. O 360° veio para melhorar o nosso relacionamento com nossos clientes e para trazer mais simplicidade para o dia a dia dos nossos times de vendas.

Nosso desafio no exercício foi difundir a nova plataforma de relacionamento no time de Varejo e evoluir, em parceria com a área de Analytics, no que chamamos de Missões: analytics a favor de melhores decisões de negócios. Transformamos dados e performances comparativas em oportunidades de negócios e as convertemos em missões periódicas direcionadas, para que nossa força de vendas foque naquilo que realmente fará a diferença.

Em 2020/2021, nosso desafio será expandir o 360° para todo o nosso time de Vendas Comercial, trazendo a bordo os times de Vendas B2B. Na outra frente de expansão, vamos aumentar a nossa atuação por meio do Missões e seguiremos em busca da simplificação de processos e interfaces de atendimento com nossa Central de Serviços Compartilhados.

Impulso Raízen

Em parceria com a Endeavor, realizamos na Argentina a primeira edição do Impulso Raízen, um programa de inovação aberta destinado a startups e empreendedores. O concurso esteve voltado para empresas com desenvolvimentos recentes para as áreas de logística, relacionamento com clientes e energia. Participaram mais de 150 startups e muitas delas começaram a se vincular em diferentes projetos e parcerias conosco. Esse foi o nosso primeiro contato com o ecossistema empreendedor daquele país. A startup ganhadora foi a SolarLatam, especializada na instalação de sistemas de painéis de energia solar.

Download dos indicadores GRI

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.