SOMOS ENERGIA QUE REÚNE TALENTOS...

Neste capítulo

Sermos cada vez mais admirados pelo mercado é resultado do trabalho de todo o nosso time.

Encerramos a safra de 2019/2020 com cerca de 29 mil talentos em nosso time 9 aos quais buscamos promover um ambiente de trabalho ético, inclusivo, seguro e inovador, propício ao desenvolvimento contínuo de habilidades comportamentais e profissionais. |GRI 102-7|

Reforçamos a cada safra nossa imagem como marca empregadora. Nesse sentido, figuramos como a única companhia do setor de energia entre as empresas onde os brasileiros mais desejam trabalhar – de acordo com o ranking Linkedin Top Companies 2019, em que ocupamos a sétima posição na lista divulgada pela rede social. O levantamento considera a atividade no último ano dos mais de 610 milhões de usuários da rede social para identificar as empresas em que eles mais gostariam de trabalhar, abordando interesse na companhia, interação com funcionários, demanda da vaga e retenção de funcionários. Com mais de 30 milhões de páginas corporativas cadastradas no LinkedIn, a análise é feita com uso da ferramenta LinkedIn Talent Insights.

Mais informações sobre nosso time estão detalhadas no Caderno de Indicadores, disponível aqui . |GRI 102-8, 401-1, 401-3, 404-1, 404-3, 405-1, 406-1|

9 Ainda não contabilizamos os funcionários na Argentina, devido à aquisição recente de operação.

... diversos...

Somos uma empresa brasileira e queremos refletir, em nosso time, toda a diversidade que enriquece a cultura nacional. Atuamos, para isso, orientados por nosso Comitê de Diversidade e Inclusão, que reúne líderes e funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos na elaboração de ações, políticas e procedimentos que ampliem a diversidade em nosso quadro funcional.

Nossos líderes são treinados para enfrentar vieses inconscientes nas tomadas de decisão. Em complemento, instituímos a diretriz de envolver, nas etapas finais de contratação, a mesma proporção entre candidatos de ambos os gêneros.

Também implementamos a licença-maternidade de 180 dias, como extensão do prazo previsto em lei (120 dias) e salas de amamentação para as funcionárias que retornam desse período. Em nossas práticas de remuneração, benefícios e treinamentos, buscamos a equidade entre os gêneros. Como reflexo, há presença feminina em todos os níveis hierárquicos, e estamos desempenhando esforço consciente para aumentar ainda mais essa participação.

Em 2019/2020, em parceria com a ImpulsoBeta, promovemos em Araraquara (SP) a segunda edição da Conferência Mulheres no Agro, evento que conecta talentos e permite o debate qualificado e inspirador entre mulheres que atuam no agronegócio. Clique aqui para saber mais.

Desenvolver o tema, para nós, é gerar valor, o que é reforçado pelo levantamento The future of women at work , realizado pela consultoria McKinsey com base em 700 empresas de capital aberto em seis países da América Latina (Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Panamá e Argentina). O estudo mostra que um avanço mediano na igualdade de gênero nos setores privado, público e social poderia adicionar US$ 12 trilhões à economia global até 2025.

Externamente, aderimos ainda ao Movimento Mulher 360, grupo com mais de 50 grandes empresas comprometidas com diversidade e ampliação da participação feminina no ambiente corporativo.

Já com vistas à promoção da diversidade étnico-racial em nosso time, firmamos, no exercício, parceria com a consultoria de recursos humanos EmpregueAfro, com objetivo de atrair profissionais para o Programa Talentos Raízen 2020 (saiba mais aqui ).

Mantemos ainda iniciativas para incluir Pessoas com Deficiência (PcD), abrindo constantemente novas vagas em nossas localidades e atualizando nosso banco de currículos de profissionais para acesso rápido quando surgem oportunidades.

... e que fazem a diferença

Nossa RAIZ |GRI 102-16|

Compartilhamos princípios ligados à Nossa RAIZ, uma cultura forte, focada em conectar e desenvolver pessoas diversas, que trabalham com ética, segurança, inovação e energia para fazer a diferença. Trata-se de um jeito de ser que nasce de dentro para fora e se revela em nossos comportamentos cotidianos:

Atração

Estamos sempre em busca de talentos com disposição para darem o melhor de si e que queiram fazer parte de um ambiente dinâmico e de aprendizado contínuo. As portas de entrada para o nosso time estão abertas a trainees , estagiários e aprendizes – recrutados e selecionados a partir do nosso Programa de Talentos, que incorpora quatro modalidades: Trainee, Estágio, Estágio de Verão e Aprendiz.

O programa de trainee , destinado a profissionais com até dois anos de formação na graduação de qualquer área do conhecimento, é traçado para impulsionar a carreira rumo ao topo, com desafios que visam expandir o potencial dos participantes em resolver problemas, construir relacionamentos e enxergar os nossos negócios de maneira estratégica. Em julho de 2019, formamos uma turma com mais de 15 talentos, que passaram por treinamentos on-line e presencial, além de mentorias com nossos líderes. Os módulos presenciais somaram 152 horas de treinamento e capacitação, abordando trabalho colaborativo, inovação e protagonismo, entre outros temas. Cerca de 60% desses egressos já ocupam posições de liderança em nosso time.

Já o programa de estágio seleciona alunos de todos os cursos de graduação, com previsão de concluir a formação em até dois anos (ou três, no caso de cursos com cinco anos de duração). A trilha de desenvolvimento contempla ações presenciais e módulos on-line , que tratam de temas relacionados aos comportamentos da Nossa RAIZ e às habilidades técnicas no trabalho. Além disso, nossos estagiários são responsáveis por gerir a Liga Raiz, iniciativa inspirada no modelo de Empresa Jr. cujo objetivo é fortalecer as ações de relacionamento com alunos de faculdades de todo o Brasil.

Para estudantes que têm bastante energia e não querem ficar parados, ofertamos ainda o estágio de verão, com duração de dois meses. Trata-se da opção ideal para quem estuda em localidades mais afastadas de nossos escritórios e, mesmo assim, gostaria de incrementar a formação acadêmica com um período de vivência em nosso time. Cerca de 314 estagiários passaram por nossos negócios no decorrer do último ano-safra, dos quais 207 foram efetivados após a conclusão da iniciativa.

Nosso Programa de Talentos impulsiona ainda o desenvolvimento social e profissional de jovens entre 16 e 22 anos 10 e matriculados no Ensino Médio e/ou em cursos de formação técnica ofertados pelas instituições formadoras parceiras. Trata-se do programa de aprendizes, desenvolvido por nós com base na Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). A estratégia inclui o estabelecimento de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e demais Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL) 12 para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, sobretudo nas regiões em que mantemos operação e carecem da atuação de instituições formadoras.

Destaca-se, assim, a formulação – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – do curso técnico Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados, que passou a ser ofertado em 2019 nas instalações da Unidade Guariba. A formação capacita os jovens para a manutenção preventiva e corretiva em veículos pesados, como tratores e colhedeiras, além de máquinas e sistemas agrícolas mecanizados. Também integra atividades extracurriculares, ministradas por supervisores do nosso time, sobre práticas de segurança ocupacional, manutenção hidráulica e pneumática, entre outros temas. No total, 32 jovens já frequentam as aulas, que serão concluídas em dois anos, sendo que os aprovados receberão certificados e poderão ser efetivados em nosso time.

Em 2019/2020, o processo seletivo do Programa de Talentos dispôs de mais de 500 vagas para nossos escritórios, terminais de distribuição, bases em aeroportos e usinas em diversas áreas, como produção de etanol, açúcar e bioenergia, logística, distribuição de combustíveis, recursos humanos, jurídico, finanças e tecnologia da informação.

A novidade no período foi a 1ª Feira de Talentos, que realizamos no LinkedIn. Logo no início da safra, nossos profissionais abordaram temas variados sobre suas atividades e o setor sucroenergético em videopalestras, publicados ao longo das primeiras semanas de abril de 2019 na rede social. Posteriormente, todo o material foi disponibilizado em nossas páginas no LinkedIn ( aqui ) e no YouTube aqui ).

A fim de selecionar para as demais oportunidades em nosso time, contamos com a Plataforma de Atração de Talentos, ferramenta que torna o processo de seleção ainda mais transparente, uma vez que media o relacionamento entre os candidatos e os recrutadores em todas as etapas.

10 Para a contratação em terminais de distribuição, bases em aeroportos e indústria, é exigida idade mínima de 18 anos. Alguns cursos oferecidos pelas instituições formadoras parceiras também exigem a maioridade do aprendiz.
12 Órgãos administradores de contrato de Aprendiz.

Capacitação e desenvolvimento

Realizamos, em 2019, a 1ª edição do Raízen Week, iniciativa criada para a difusão de conhecimento no ambiente corporativo. Foram 22 palestras sobre temas como inovação, sustentabilidade, gestão de projetos, mídias digitais e ética.

A abordagem buscou estimular discussões sobre assuntos da atualidade, capacitar o time para diferentes técnicas de gestão e fortalecer o diálogo entre funcionários e executivos da Alta Liderança, que compartilharam suas experiências profissionais.

O evento contou com mais de 600 inscrições para participação presencial, nos escritórios corporativos de São Paulo (SP) e Piracicaba (SP), além de mais de 6.400 acessos via streaming pela internet de outras localidades do Brasil (unidades produtoras, terminais de distribuição e demais escritórios).

A Raízen Week foi realizada pela Universidade Raízen, braço que integra todas as nossas ações de aprendizagem, com vistas a potencializar os resultados dos negócios por meio do desenvolvimento de pessoas que integram nosso time.

A Universidade Raízen está organizada em seis academias, que se dividem em escolas para o aprofundamento de temas a serem tratados de acordo com a trilha de desenvolvimento de cada funcionário. Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), Ética, Sustentabilidade e Nossa RAIZ, entretanto, são pré-requisitos para todos!

A estrutura conta ainda com o Centro de Educação Continuada, que oferta oportunidades para o aprimoramento contínuo do time, como habilidades comportamentais, competências técnicas e ferramentais voltadas para metodologias e projetos, informática, bolsa de estudos para idiomas e incentivo acadêmico. Além disso, o Centro de Disseminadores do Conhecimento fomenta a gestão e o compartilhamento de conhecimento por meio de multiplicadores internos. Atualmente, cerca de 50% das ações de desenvolvimento são ministradas por público interno.

Mais informações sobre capacitação profissional estão detalhadas no Caderno de Indicadores, disponível aqui . |GRI 205-2, 404-1, 404-3|

Download dos indicadores GRI

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.