SOMOS ENERGIA...

Neste capítulo

Somos a Raízen, empresa brasileira comprometida com a oferta das mais diferentes formas de energia, hoje e amanhã.|GRI 102-1|

Iniciamos nossas atividades em 2011 e, desde então, evoluímos na integração de todas as etapas da cadeia produtiva de cana para a produção de açúcar, etanol e bioenergia.

Também desenvolvemos uma rede de distribuição e comercialização de combustíveis, potencializando negócios dos mais variados setores da economia e, por meio de licença da marca Shell, abastecendo postos de serviços e aeroportos em todo o País. Nossas operações incluem ainda as lojas de conveniência Shell Select, que têm como objetivo propiciar uma boa experiência para todos que se movimentam com a nossa energia.

Nosso movimento é de crescimento. Em 2019/2020, inauguramos a primeira unidade de energia solar, em Piracicaba (SP), e concluímos o primeiro ano de operação fora do território nacional após a aquisição, em 2018/2019, dos ativos da Shell na Argentina1. Além disso, firmamos parceria com a Femsa Comércio para impulsionar o negócio de conveniência e proximidade (ver os itens a seguir).

O que nos estimula é um time com cerca de 29 mil funcionários, além de cerca de 15 mil parceiros, entre produtores de cana, transportadoras e revendedores, mobilizados para fazer a diferença2. Juntos, celebramos mais uma safra de conquistas, apresentadas ao longo deste relatório, e figuramos entre as empresas mais admiradas do Brasil3. |GRI 102-7, 102-8|

Clique aqui e conheça mais a nossa energia.

1 Operações não contempladas nos indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) porque ainda estão sendo integradas à gestão.
2 Ainda não contabilizamos os funcionários e os parceiros na Argentina, devido ao pouco tempo de operação.
3 De acordo com o ranking LinkedIn Top Companies 2019

... que acelera o Brasil... |GRI 102-2, 102-4, 102-6, 102-7|

Nossa raiz é brasileira!

Mantemos 26 unidades produtoras de açúcar, etanol e bioenergia em São Paulo, Goiás e no Mato Grosso, que somam capacidade instalada para moer cerca de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Com essa estrutura, nossa energia está presente no dia a dia dos brasileiros, seja adoçando o café de manhã ou o chá no fim da noite, seja em nosso etanol na fórmula do frasco de perfume ou até mesmo na energia elétrica – que comercializamos para parceiros e distribuidoras!

Da cana-de-açúcar, produzimos e comercializamos diversos açúcares para diferentes finalidades – como aos segmentos farmacêutico e alimentício. Somos hoje um dos maiores produtores da commodity no mundo, atividade cuja eficiência deve aumentar nos próximos anos.

Cerca de 4,2 milhões de toneladas de açúcar produzidas em 2019/2020

 

Também produzimos uma grande variedade de tipos de etanol para uso doméstico, fabricação de éter, combustível para veículos (puro ou em mistura com a gasolina), nas fórmulas de produtos de limpeza, tintas e vernizes, e na fabricação de bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos.

Aprimoramos a cada safra a economia circular, inovando nas formas de produção para melhor aproveitamento da matéria-prima. Um dos destaques é o nosso etanol de segunda geração (E2G) – saiba mais sobre ele aqui –, que, na safra 2019/2020, passou a integrar a formulação dos itens de perfumaria de duas linhas de produtos de O Boticário e Quem disse, berenice? – já disponíveis em todo o Brasil. Os produtos trazem na embalagem um selo que sinaliza a presença de Ecoálcool – denominação adotada pelo Grupo Boticário para classificar nosso insumo. Essa parceria reforça o propósito de fornecer soluções inovadoras, integradas e responsáveis, que geram valor para os clientes de nossos clientes.

Cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol no ano-safra

 

Nos destacamos ainda na produção de bioenergia a partir do bagaço da cana – nossa produção supre a demanda por energia de nossas operações industriais, com o excedente sendo comercializado no mercado.

Comprometidos em contribuir para o aumento da participação das fontes renováveis na matriz energética, também investimos na diversificação do nosso portfólio de energia. Em 2019/2020, inauguramos nossa primeira unidade de energia solar e avançamos na construção da nossa planta de biogás em Guariba (SP), que deve ser concluída até o início de 2021 (ver mais aqui).

Com a WX Energy, firmamos uma joint venture que nos posiciona no mercado livre de comercialização de energia elétrica, com um modelo que permite a criação de soluções integradas e customizadas para os diferentes perfis de clientes no setor, acelerando a curva de crescimento e contribuindo para a competitividade de um mercado em ascensão.

Prestamos ainda consultoria a grandes empresas consumidoras de energia e/ou que demandem energia incentivada. O trabalho é feito por time interno e tem como objetivo orientar os clientes sobre como otimizar seus gastos em energia a partir de diagnóstico e revisão do preço e do tipo de energia utilizada.

Cerca de 2,1 TWh de energia elétrica gerada a partir da biomassa em 2019/2020

 

Já no setor de distribuição e comercialização de combustíveis, nossa energia potencializa indústrias de diferentes setores. Além disso, sob a licença da marca Shell, movimentamos carros, ônibus, caminhões e aviões – executivos e comerciais.

Contamos com uma rede de revendedores (donos de postos de combustíveis), terminais e bases em aeroportos distribuída por todos os estados do Brasil, estrutura que nos consolida, ano a ano, como uma das principais distribuidoras de combustíveis do País.

Mais de 6.500 postos de serviço com a marca Shell

67 terminais de distribuição de combustível

67 bases de abastecimento para aeronaves comerciais e executivas

Estrutura para
distribuir cerca de 5 bilhões de litros de combustíveis por mês

A cada ano-safra, avançamos no aprimoramento da jornada dos consumidores na parada para abastecer. Sob a marca Shell, sempre trabalhamos para obter o mais alto avanço tecnológico, serviços de ponta e qualidade em produtos de abastecimento – elementos que compõem a nossa mais importante inovação: a Humanologia. Contamos também com a rede de lojas de conveniência Shell Select, configuradas como opção ideal para apoiar o dia a dia de quem busca por produtos e serviços diversificados ou deseja apenas dar uma pausa para recarregar a energia (ver mais aqui).

Nos últimos anos, foram investidos R$ 50 milhões que, entre outras ações, proporcionou a nova geração de lojas. O modelo proporciona simplicidade à operação, uma experiência diferenciada ao consumidor e rentabilidade ao franqueado (veja mais aqui). Seguimos aumentando a penetração da nova geração – no ano-safra, chegamos a 30% do total de lojas aderentes a esse modelo.

Mais de 1 mil lojas de conveniência Shell Select

 

As franquias, sob a marca Shell Select, são parte central da estratégia de crescimento no segmento de conveniência e nossa atuação será ainda mais incrementada, a partir dos próximos anos, graças à parceria que estamos firmando com a Femsa Comércio, proprietária de 50% das ações da nossa joint venture, a Raízen Conveniências – avaliada, na transação, em R$ 1,122 bilhão, livre de dívidas ou caixa.

A Femsa Comércio opera a marca OXXO, com mais de 18 mil lojas no México, Chile, Colômbia e Peru; uma divisão de saúde, que inclui farmácias e atividades relacionadas; e o segmento de combustíveis, com rede de postos sob a marca OXXO Gas, de combustíveis para transporte..

O objetivo é fortalecer ainda mais o relacionamento com os revendedores, aproveitando a comprovada experiência operacional do novo parceiro com oferta diferenciada, maior apoio de consultores às lojas e adoção de melhores práticas. Assim, buscaremos a expansão da rede de lojas de conveniência em postos de combustíveis com a marca Shell Select e o desenvolvimento do negócio de lojas de proximidade fora de postos com a marca OXXO. A meta é abrir até 500 lojas com as duas assinaturas nos próximos três anos.

Do campo aos postos, em todos os elos da nossa cadeia, geramos e compartilhamos valor. Somente em 2019/2020 geramos mais de 10 mil empregos na indústria e em parceria com a nossa rede de franqueados. Nos próximos três anos, vamos investir mais de R$ 200 milhões na expansão da rede, o que deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos.

No exercício, também destinamos R$ 8,7 milhões em projetos educativos, de inclusão social e profissional, culturais e esportivos, e registramos lucro líquido consolidado de R$ 2,2 milhões – números que confirmam nossa contribuição para movimentar cada vez mais o Brasil.

COVID-19: Nos mobilizamos para ajudar a sociedade

O crescente número de contágios da doença respiratória causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) ao redor do mundo levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar uma pandemia em 11 de março de 2020. De repente, o mundo teve que se adaptar a uma realidade completamente nova.

Diante disso, temos adotado um plano de contingência, visando garantir a preservação da saúde e integridade do time, bem como a segurança e a continuidade de operações essenciais, mantendo contato próximo com autoridades, fornecedores, clientes e demais stakeholders. Esse plano vem sendo avaliado e atualizado periodicamente. Seguimos atentos aos desdobramentos e impactos dessa pandemia na economia, adequando os negócios em função dos cenários que se apresentam.

Em primeiro lugar, devemos nos cuidar. A saúde de nossos funcionários e de seus familiares é prioridade absoluta! Optamos, então, por suspender as projeções financeiras e operacionais para a próxima safra.

Assumimos publicamente o compromisso de não reduzir o quadro de pessoal, aderimos ao trabalho home office para atividades em que essa modalidade é possível, adequamos instalações e processos para garantir a saúde dos profissionais que precisam estar em campo e todos os funcionários que integram os grupos de risco para a COVID-194 foram orientados a adotar medidas específicas de isolamento, cuidados e monitoramento.

4. Indivíduos com idade acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, entre outras).

Em nosso time:

  • Abrimos um canal de comunicação sobre COVID-19, disponível – 24 horas por dia via telefone ou WhatsApp – para funcionários, terceirizados e seus familiares.
  • Suspendemos todos os voos, nacionais e internacionais, possíveis.
  • Evitamos ao máximo as viagens terrestres, mantendo as medidas preventivas na impossibilidade de cancelamento.
  • Conscientizamos todo o time sobre a importância de evitar contato físico.
  • Reuniões externas passaram a ser feitas por meio de canais de comunicação remota.
  • Reuniões internas, quando não remotas, passaram a ser feitas desde que restringindo para até 10 participantes e respeitado o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre eles.
  • Antecipamos a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para nossos funcionários.

Além disso, sempre fomos fiéis ao nosso propósito de mobilizar pessoas e negócios e, neste momento, não seria diferente. Lançamos rapidamente um pacote de medidas para apoiar nossos revendedores e franqueados nesse momento de crise, além de termos renegociado nossos principais contratos de fornecimento para adequá-los à nova realidade. Além disso, por meio das marcas Raízen e Shell, nos unimos a diversos parceiros para ajudar a sociedade a superar o desafio atual. Acreditamos no futuro e por isso contribuímos para que ele seja construído com muita energia.

No Brasil:

  • Doação de mais de 1,1 milhão litros de álcool 70% para mais de 98 hospitais, contemplando 76 cidades em sete estados brasileiros. A ação, realizada em entregas de tambores de 250 litros, incluiu também doação de lotes para a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), forças policiais do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, uma penitenciária e prefeituras paulistas.
  • Em São Paulo e no Rio de Janeiro, Estados com maior número de pessoas infectadas, efetivamos doações a hospitais de campanha para atendimento de pacientes. No Rio de Janeiro, destinamos recursos para a montagem de hospitais temporários. Em São Paulo, os hospitais provisórios do Pacaembu e do Anhembi receberam álcool 70%. Para a estrutura montada no estádio de futebol da capital paulista, também foram destinados 2 mil litros por dia de diesel, destinados aos geradores de energia.
  • Parceria com a Natura e a Ypê para o envase de álcool 70% e distribuição em postos de combustíveis nas estradas e nos pontos de distribuição definidos pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A ação busca distribuir o produto para caminhoneiros, profissionais essenciais para o abastecimento do País. Serão, inicialmente, 245 mil litros de álcool 70% distribuídos nas estradas e pontos de pedágio em cerca de 130 localidades, uma logística que conta com parceira da CCR. Os caminhoneiros também terão à disposição vacinação contra a gripe H1N1, medição de temperatura e orientação sobre os cuidados essenciais contra da COVID-19.
  • Parceria com a rede Raia Drogasil, que fará o envase e venda de álcool 70%. Todo o lucro da comercialização está sendo destinado a iniciativas de combate ao Coronavírus e à compra de equipamentos de proteção individual para hospitais.
  • Revendedores dos postos Shell nas regiões mais afetadas também receberam doação de álcool gel e álcool 70% para a higiene de seus colaboradores e clientes.
  • As lojas de conveniência Shell Select passaram a oferecer produtos não-perecíveis e itens de higiene pessoal e limpeza, como álcool gel com a marca Shell Select, tornando-se uma opção segura para a compra de itens essenciais com preço justo e em locais mais próximos dos clientes.
  • Também distribuímos crédito de combustível para mais de 60 mil profissionais da saúde por meio de crédito no Shell Box e disponibilizamos mais de 180 mil máscaras faciais para funcionários da rede de postos.

Na Argentina:

  • Fomos a primeira empresa do setor de combustíveis a implementar protocolos de mitigação de risco em postos de serviço, incluindo o uso de elementos de proteção pessoal, modificação de rotinas de trabalho e adoção de protocolos rígidos de limpeza.
  • Mesmo antes de o governo local exigir, implementamos protocolos de gerenciamento de distanciamento social, minimizando os riscos de contágio e garantindo a continuidade das operações de maneira segura.
  • Promovemos uma campanha de doação de alimentos e produtos de limpeza para as famílias das comunidades em situação de vulnerabilidade no entorno de nossas principais operações.
  • Colaboramos com a compra de suprimentos essenciais para os principais centros de saúde na região em que mantemos operação.
  • Mantivemos canais de comunicação aberta com todos nossos stakeholders: funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, governo e jornalistas, realizando ações de relacionamento específicas para cada um deles, trabalhando sempre na importância da responsabilidade no cuidado coletivo.

Por ser um cenário de alterações constantes, além das ações mencionadas, outras vêm sendo tomadas para endereçar os desafios que surgem a cada dia. Utilizamos o nosso blog para comunicar nossas iniciativas, clique aqui para acessar o canal.

Reconhecemos o empenho de cada profissional do nosso time – funcionários, terceiros e parceiros. Sabemos que muitas famílias dependem do nosso trabalho, principalmente nesse momento tão difícil. Que a nossa força seja a força do Brasil. Somos invisíveis muitas vezes, mas fundamentais sempre. Juntos, vamos além!

e rompe fronteiras...

Na Argentina:

Uma refinaria

Uma Planta de lubrificantes

Quatro terminais terrestres
(incluindo o terminal da refinaria)

Cerca de 730 postos com licença
da marca Shell

Na safra 2018/2019, identificamos uma oportunidade de negócio similar às nossas operações brasileiras de distribuição de combustíveis, com possibilidade de sinergias operacionais, financeiras e de marketing – além do horizonte de expansão dos negócios de conveniência e trading. A exceção, no entanto, é uma refinaria integrada ao negócio, característica da operação de todas as distribuidoras no país vizinho.

O movimento reforça que, mesmo olhando para o futuro – cuja tendência é de aumento da participação das fontes renováveis na matriz energética –, estamos atentos às demandas atuais (ver aqui). Por isso, demos os primeiros passos em nossa trajetória fora do Brasil e concluímos a aquisição de ativos da Shell na Argentina.

Durante os primeiros meses de atividade, enfrentamos desafios decorrentes da instabilidade político-econômica, com forte desvalorização do peso argentino frente ao dólar norte-americano e as consequências na taxa de juros e na inflação. Adicionalmente, nossa rede de postos foi incrementada com a adição de 60 postos no exercício.

O movimento reforça nossa convicção em um mercado estruturado no longo prazo, na qualidade dos ativos adquiridos, no conhecimento do time local e na força da marca Shell na Argentina – fatores que nos levaram a consolidar a transação, que envolveu mais de USD 900 milhões.

Clique aqui e saiba mais sobre os nossos negócios.

Download dos indicadores GRI

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.