A cadeia integrada, utilizada para os produtos renováveis, também potencializa nossa presença em outro mercado do qual participamos significativamente. Anualmente, produzimos milhões de toneladas de açúcar divididos em praticamente todos os tipos disponíveis no mercado: líquidos, refinados, e cristais, além do açúcar de polarização alta (VHP, na sigla em inglês), o tipo mais exportado pelo Brasil, que pode ser usado como matéria-prima para refino e diversas outras aplicações.

Trabalhamos para aprimorar continuamente nossos sistemas e otimizar operações logísticas. Por isso, personalizamos o atendimento aos clientes, sobretudo a fim de garantir a qualidade e integridade do produto durante o trajeto da usina à entrega. Além disso, estamos em conformidade com padrões internacionais de sustentabilidade. Fomos a primeira empresa do mundo a ser certificada no padrão Bonsucro, um reconhecimento internacional e voluntário dedicado a elevar a sustentabilidade do setor sucroenergético. O padrão consiste em um rigoroso processo de auditorias externas, de modo a garantir atendimento aos mais elevados critérios ambientais, sociais e econômicos para o cultivo e processamento de cana-de-açúcar e seus derivados. Atualmente, contamos com 22 parques de bioenergia certificados, e temos como meta estender o padrão a 100% dos ativos (para ver mais, clique aqui). Além disso, integramos o Members Council, que se trata de uma associação internacional que visa à redução de impactos socioambientais negativos (e à potencialização dos positivos) na produção de cana, por meio de um padrão reconhecido globalmente. Outras certificações detidas por nossas plantas também estão relacionadas à temática ESG: ISCC e ISCC Plus, que asseguram conformidade com parâmetros da União Europeia para a produção sustentável na Diretriz da Energia Renovável; Sedex Global, plataforma que permite armazenar, compartilhar e comunicar informações de produção e qualidade; e ISO 14001, que certifica o nosso sistema da gestão ambiental. Além disso, nossas unidades de açúcar branco contam com a certificação FSSC22000, que garante os padrões de Segurança de Alimentos para o nosso produto. De modo geral, ainda contamos com as certificações ISO9001 em todas as unidades, ISO45001 (Unidade Maracaí), ISO17025 (laboratório de solos – Unidade Bonfim), Kosher, Halal e ainda o Renovabio. |GRI 102-12, 102-13|

Todas essas certificações fazem parte do Programa Qualidade Como um Diferencial Competitivo Raízen. Esse trabalho conta com uma série de ações internas e externas que corroboram para a qualidade ser um diferencial para os nossos clientes e o mercado de modo geral. Trabalhamos fortemente na melhoria contínua e na redução de reclamações dos nossos clientes, além de estreitarmos ainda mais a relação com eles, por meio de visitas proativas, melhoria e transparência nas tratativas do dia a dia. Esse trabalho tem proporcionado fidelização, novos contratos e consistente satisfação.

Entre nossos clientes, destacam-se as maiores marcas do País em diversos segmentos, como alimentício, de bebidas e farmacêutico. Assim, estamos no dia a dia das pessoas, seja no açúcar do cafezinho pela manhã, seja no xarope para tosse das crianças ou na sobremesa para recompensar um dia vivido com muita energia.

Em 2020/2021, na comparação com a safra anterior, as vendas de açúcar quase triplicaram, refletindo a maior disponibilidade de produto próprio em razão da combinação do aumento na moagem com o maior ATR (Açúcar Total Recuperável – por tonelada de cana moída, em quilos) – combinado com um maior volume de originação de açúcar, em linha com o nosso plano de ampliação nessa frente e com a nossa estratégia comercial, capturando preços melhores (R$ 1.549 por tonelada) de vendas de açúcar.

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.