Quadro-resumo

Nossa moagem foi de 61,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar

Melhoria de 6% na produtividade agrícola em comparação com a safra 2019/2020

R$ 2,2 bilhões de EBITDA ajustado na frente de Renováveis

R$ 1,7 bilhão de EBITDA ajustado no negócio de Açúcar, aumento de 60% em relação à safra anterior

EBITDA consolidado ajustado de R$ 2,7 bilhões em Marketing & Serviços

R$6,6 bilhões de EBITDA combinado e consolidado ajustado.

O lucro líquido atribuível a acionistas controladores somou R$ 1,5 bilhão no período.

De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a Região Centro-Sul do Brasil concluiu a safra 2020/2021 com cerca de 606 milhões de toneladas processadas, volume 3% superior ao registrado no período anterior (590 milhões de toneladas). Ao mesmo tempo, nossa moagem foi de 61,5 milhões de toneladas, o que equivale a mais de 10% do total processado na região onde estão nossos parques de bioenergia e é 3% superior na comparação com o volume da safra anterior (59,6 milhões de toneladas). A expansão decorre do aumento da produtividade agrícola, resultado dos seguidos investimentos no canavial. A produção de açúcar equivalente totalizou 8,3 milhões de toneladas, aumento de 7% também em relação à safra anterior.

A produtividade agrícola alcançou 10,2 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por hectare de área cultivada, com melhoria de 6% na comparação com 2019/2020. Os investimentos do plano de melhorias operacionais impulsionaram tanto a disponibilidade de produtos quanto a captura de ganhos de eficiência, reduzindo em 3% o custo de caixa unitário (excluindo o efeito do CONSECANA) no período. Os recursos direcionados à operação agroindustrial de cana-de-açúcar somaram R$ 2,9 bilhões.

O EBITDA ajustado de R$ 2,2 bilhões na frente de Renováveis, 9% inferior ao registrado na safra anterior, foi pressionado pela menor contribuição dos resultados de revenda e trading de energia elétrica comparado à safra 2019/2020, parcialmente compensado pelo aumento de 5% no volume vendido de etanol próprio, com preços médios de venda superiores, totalizando receita líquida de R$ 12,4 bilhões. O volume de energia comercializada encolheu 31%, reflexo de preços menos atrativos no mercado spot. Assim, a receita líquida desse produto na safra totalizou R$ 2,1 bilhões.

Houve, entretanto, aumento de 60% no EBITDA ajustado de Açúcar (R$ 1,7 bilhão), decorrente do volume próprio 16% superior, com preços médios 30% melhores, e redução nos custos, demonstrando o equilíbrio e a resiliência de nosso portfólio. O volume de vendas de açúcar cresceu 88% na comparação com a safra anterior, efeito de maior volume produzido e expansão das operações de originação e revenda, em linha com nossa estratégia de ampliar ainda mais a atuação na cadeia de valor do produto. O preço médio de açúcar atingiu R$ 1.548,90 por tonelada, resultado da estratégia de hedge, enquanto a receita líquida totalizou R$ 11,4 bilhões, mais que o dobro do faturamento da safra 2019/2020.

Em Marketing & Serviços, que engloba uma plataforma única e sinérgica de valor, encerramos o último trimestre da safra com volumes fortes de combustíveis no Brasil e na Argentina, apesar da ainda pequena circulação das pessoas, e com margens saudáveis, impulsionadas pelos ganhos oriundos de nossa estratégia de suprimentos e comercialização. Os resultados no segmento, que melhoraram sequencialmente ao longo do ano-safra 2020/2021, confirmam a continuidade da recuperação da atividade econômica, refletida no aumento sequencial da demanda por combustíveis nos dois países. No entanto, o resultado consolidado foi abaixo do apresentado comparado à safra anterior.

O negócio alcançou EBITDA consolidado ajustado de R$ 2,7 bilhões, retração de 19% na comparação com a safra anterior, refletindo o impacto negativo do isolamento social no consumo de combustíveis, principalmente entre março e maio de 2020, que marcaram o início da pandemia.

A operação brasileira totalizou R$ 2,1 bilhões de EBITDA ajustado. Os volumes de venda de combustíveis reduziram em 10% devido aos impactos decorrentes da pandemia, sobretudo os de aviação (-73%) e ciclo Otto (-12%), parcialmente compensados pelo aumento nas vendas de diesel (+4%), sustentado pela maior demanda do agronegócio e por transportes. A rede Shell encerrou o ano-safra com 6.579 postos no País.

Em Proximidade, encerramos a safra com 1.187 lojas entre Shell Select e OXXO, com ritmo de crescimento alinhado ao plano de expansão do Grupo NÓS.

Na Argentina, o EBITDA ajustado ficou em US$ 124 milhões (R$ 662 milhões), redução de 26%, também fortemente impactado no primeiro semestre pelas medidas de isolamento social. As vendas de gasolina e diesel vêm crescendo, acompanhando o aumento do market share e da rede de postos Shell, que, no fim de março de 2021, contava com 785 unidades no país, representando participação de mercado de 23,2%, de acordo com dados da a Secretaria de Energia da Argentina, ente oficial do Governo Federal. Em reais, o resultado das operações no país vizinho ficou em linha com o do ano anterior, uma vez que a desvalorização cambial compensou a queda nos volumes.6

Nosso EBITDA combinado e consolidado ajustado encerrou o ano-safra em R$ 6,6 bilhões. O lucro líquido atribuível a acionistas controladores somou R$ 1,5 bilhão no período.

Para mais informações, acesse as nossas demonstrações financeiras, disponíveis aqui.

6 A moeda funcional da operação de downstream na Argentina é o Dólar Americano, por isso reportamos os resultados nessa moeda.

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