A partir de um modelo de atuação irreplicável, mantemos o propósito de prover a energia de que a sociedade precisa hoje e desenvolver novas formas de energia para o futuro, sempre com vistas para uma transição energética gradual e sustentável, colaborando para uma economia de baixo carbono.

O ponto de partida é a nossa matéria-prima, a cana-de-açúcar, da qual produzimos açúcar, etanol e bioeletricidade. Também investimos continuamente em soluções com base em fontes renováveis, como solar e biomassa, e distribuímos e comercializamos combustíveis sob a licença da marca Shell, suprindo rede de postos de serviços, bases em aeroportos e clientes B2B no Brasil e na Argentina. As operações incluem ainda as lojas de conveniência Shell Select e os mercados de proximidade OXXO do Grupo Nós. |GRI 102-2|

Nossa atuação está ancorada em três pilares, que garantem a sinergia de todos os negócios:

Com receita operacional líquida de R$ 114,6 bilhões em 2020/2021, contamos com mais de 30 mil funcionários e funcionárias no Brasil e na Argentina, além de parcerias com produtores de cana, transportadoras e revendedores, gerando renda e dinamizando a economia. Também entendemos a performance social como parte da estratégia e, por meio da Fundação Raízen, impulsionamos crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social a protagonizarem os próprios caminhos. Ao lado desses públicos, superamos desafios e adquirimos muito aprendizado, sobretudo durante a pandemia da Covid-19, que alterou as prioridades de governos, empresas e pessoas, ao passo em que evidenciou a necessidade de nos reinventarmos. |GRI 102-7, 102-8|

Criação de valor para acionistas, funcionários e funcionárias, fornecedores e clientes, estabelecendo sólidas parcerias GRI 102-4, 102-6

 

10 anos: uma história GRI 102-4, 102-6

Safra 2011/2012

Iniciamos nossas atividades a partir da integração de negócios da Shell e Cosan, tendo como um dos principais objetivos o de fazer com que o etanol brasileiro de cana-de-açúcar fosse reconhecido como uma alternativa renovável de combustível em todo o mundo. Em busca disso, nos tornamos a primeira empresa do mundo a ter uma unidade de produção certificada pela Bonsucro. Outros destaques foram os registros Environmental Protection Agency (EPA) e California Air Resources Board (CARB) para as unidades produtoras de etanol e a formação do negócio de trading. Também ampliamos a infraestrutura de distribuição, com novos terminais e mais estrutura logística para levar combustíveis para todo o Brasil.

Safra 2012/2013

Certificamos mais três unidades com o selo Bonsucro e lançamos o Programa Cultivar, com o objetivo de proporcionar benefícios para nossos fornecedores de cana, tais como conhecimento técnico, facilidade de crédito e redução nos custos de insumos. Também foram feitos fortes investimentos em logística, refletidos sobretudo na inauguração do primeiro etanolduto, para transporte exclusivo de etanol. Consolidamos ainda a Fundação Raízen, por meio da qual passamos a investir em programas culturais, sociais, educativos e profissionais, dirigidos às comunidades no entorno de nossas operações.

Safra 2013/2014

Alcançamos a marca de 5 mil postos de combustível Shell, iniciamos as atividades do terminal Porto Nacional e realizamos emissão histórica de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Safra 2014/2015

Iniciamos as atividades da primeira planta de etanol de segunda geração (E2G). Fomos uma das primeiras empresas do mundo a colocar em operação a produção desse novo biocombustível. Também lançamos o Programa ELO em parceria com a ONG Solidaridad e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). A inciativa teve o objetivo de compartilhar boas práticas de sustentabilidade com os fornecedores de cana. No período, ainda inauguramos os terminais de Porto Nacional (TO) e de Rondonópolis (MT).

Safra 2015/2016

A unidade de produção de E2G, localizada em Piracicaba (SP), obteve o selo Bonsucro. Também realizamos, pela primeira vez, a comercialização de açúcar VHP (Very High Polarization) com essa certificação. A safra foi ainda marcada pela primeira verificação externa do Programa ELO, conduzida pelo Imaflora, nas fazendas dos fornecedores de cana. Nosso market share em combustíveis alcançou marca histórica de 27,4%. Também implantamos a nossa Ferramenta de Criticidade, que avalia os riscos e as oportunidades de investimento social e engajamento com partes interessadas em cada localidade.

Safra 2016/2017

Realizamos nossa primeira emissão de bonds no mercado internacional e investimos em infraestrutura e logística para potencializar capacidade operacional e alavancar eficiência, com destaque para o início das atividades do terminal de Marabá (PA). Alcançamos a marca de mais de 6 mil postos de combustível Shell e lançamos o Shell Box, facilitando a vida dos consumidores com uma forma de pagamento 100% digital e segura, além do acesso a promoções exclusivas. Na agroindústria, evoluímos em tecnologia de precisão e processamento de imagens, centralizando o controle de todas as nossas operações, industriais e agrícolas. Já com foco na performance social, adquirimos um sistema para aprimorar o monitoramento e a efetividade dos projetos de patrocínio e investimento social.

Safra 2017/2018

Lançamos no Brasil uma nova geração da gasolina aditivada Shell V-Power, com a exclusiva tecnologia Shell, que melhora a performance e o rendimento dos veículos. Também criamos o Pulse, nosso hub de inovação para potencializar oportunidades em nossas operações em parceria com startups.

Safra 2018/2019

Anunciamos nossa joint venture com a WX Energy, ingressando na comercialização de energia no mercado livre. Também rompemos fronteiras, adquirindo os ativos da Shell na Argentina. Internamente, reformulamos a Universidade Raízen, com foco em incrementar a capacitação de todo o time, da operação à liderança; e estruturamos o nosso programa de Voluntários em Ação Raízen (VOAR).

Safra 2019/2020

Inauguramos a primeira planta de painéis fotovoltaicos, em Piracicaba (SP), marcando o nosso ingresso no mercado de Geração Distribuída. Celebramos também a vitória em um dos leilões de energia nova (A-6) com um projeto que visa à geração de ainda mais bioenergia, entre outras realizações que diversificam nosso portfólio integrado de energia. Com a Femsa Comércio, criamos o Grupo Nós, com o objetivo de impulsionar nossa participação no negócio de lojas de conveniência nos postos de serviços, com a marca Shell Select; e de proximidade, com a marca OXXO.

Safra 2020/2021

Iniciamos as operações da nossa unidade de biogás em Guariba (SP) com 21 MW de capacidade instalada e integramos os ativos da Biosev em transação que seguiu à risca os nossos princípios de disciplina de capital. Nesse contexto, consolidamos a nossa posição como plataforma única, irreplicável e integrada de negócios, que seguem redefinindo o futuro da energia.

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.