Desde a nossa constituição, em 2011, mantemos formalizado, em Acordo de Acionistas, a intenção de assegurar critérios sociais e ambientais na origem de nossa matéria-prima, constituída por aproximadamente 50% de cana própria, em terras arredadas, e 50% de cana de fornecedores que, por meio de contratos de duração média, respondem por todas as etapas de cultivo até a disposição para o processamento.
Nos 50% referentes à cana própria, mantemos publicamente o compromisso de adotar o padrão Bonsucro, certificação internacional e voluntária dedicada a elevar a sustentabilidade do setor sucroenergético. Trata-se de um rigoroso processo de auditorias externas de modo a garantir atendimento aos mais elevados critérios ambientais, sociais e econômicos para o cultivo e processamento de cana-de-açúcar e seus derivados. Fomos a primeira empresa do mundo a ser certificada no padrão Bonsucro, e, atualmente, 22 das nossas 23 usinas em operação estão certificadas, com a meta de continuar aumentando esse número até a safra 2021/2022. Para conhecer a lista completa de certificações de nossas operações, clique aqui. |GRI 102-12|
O trabalho nessas localidades inclui o monitoramento da área de plantio por meio de drones. Projetistas da equipe agrícola mapeiam os melhores locais para plantio, buscando a máxima conservação do solo e a sustentabilidade de nossas operações. Para garantir o crescimento saudável da muda, são usados fertilizantes minerais e orgânicos, além de recursos tecnológicos para controlar o crescimento, identificando possíveis problemas e mitigando eventuais danos. Aproximadamente um ano após o plantio, a cana está pronta para ser colhida e pode ir para o processamento. Como signatários do Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde e integrantes do Plano de Auxílio Mútuo Externo (PAME) – sistema de cooperativismo entre empresas nas ações de grandes emergências –, cerca de 99% da nossa colheita é realizada de forma mecanizada. O restante refere-se à colheita manual em terrenos em que o uso de máquinas é inviável. Não realizamos queima controlada. |GRI 102-12|
Além disso, desenvolvemos Planos de Gestão Ambiental (PGAs) para cada uma das nossas 22 unidades detentoras da certificação Bonsucro. Os PGAs definem ações mensuráveis com foco em minimizar os impactos ambientais das atividades. Cada PGA é constituído por dez temas: biodiversidade, serviços do ecossistema, ar, água, mudanças climáticas, queima de cana, resíduos, ruídos, solo e uso de químicos.
A fim de compartilhar conhecimento e boas práticas com os fornecedores responsáveis pelos outros 50% de nossa matéria-prima e cuja realidade ainda estava distante de cumprir as exigências do padrão Bonsucro, desenvolvemos o Programa ELO, inédito na cadeia produtiva global de cana-de-açúcar.
Criado na safra 2014/2015 – em parceria com a Solidaridad, organização especializada no desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) –, o ELO consiste em um programa pioneiro no setor que busca engajar os fornecedores na adoção progressiva de medidas que incentivem e apoiem a promoção da sustentabilidade econômica e o respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos e trabalhistas.
As práticas do ELO são pautadas pela evolução do desempenho dos fornecedores com base em critérios que contemplam os três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e econômico –, além de promover a melhoria contínua dos participantes, que são acompanhados por meio de visitas técnicas periódicas. A cada visita, nosso time envolvido no programa propõe recomendações e oferece apoio na priorização e no planejamento de ações e investimentos nas propriedades. Por meio de orientações técnicas relacionadas à produção, buscamos elevar os parceiros a um outro patamar de performance. O programa está em sua sétima safra e, nas últimas quatro, investimos cerca de R$ 20,5 milhões na iniciativa. Atualmente, os cerca de 2 mil fornecedores de cana atendidos pelo ELO, localizados nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, correspondem a 99% do volume adquirido de terceiros.
Com o objetivo de intensificar a geração de valor e integrar a cadeia produtiva de cana-de-açúcar, desenvolvemos também o Programa Cultivar. A iniciativa busca oferecer soluções aos nossos produtores parceiros em toda a jornada de negócios. Os mais de 300 produtores de cana que integram a plataforma de valor Cultivar representaram em 2020 cerca de 76% do volume de cana adquirido na safra 2020/2021. Em uma safra marcada pelo início da pandemia do novo coronavírus, o Cultivar se preparou para apoiar os produtores em aspectos essenciais para o negócio, garantindo iniciativas que permitissem os melhores tratos e investimento no canavial por meio das soluções em crédito e para redução de custos. As linhas de crédito já movimentaram mais R$ 450 milhões e mais de R$ 1 bilhão em insumos já foram faturados via pool de compras desde que essas ferramentas foram lançadas.
Outro importante aspecto abordado pelo programa no período foi o fomento de iniciativas que permitissem o aumento de produtividade dos fornecedores. Com soluções voltadas a manejos cada vez mais eficientes e difusão de conhecimento técnico nos principais manejos da cana, o Cultivar já realizou mais de 145 mil hectares de projetos agronômicos com as iniciativas voltadas para o aumento de produtividade. Além do incremento em produtividade, essa frente impacta diretamente na qualidade da cana que será produzida, uma vez que fomenta manejos eficientes de controles de pragas importantes, como a broca da cana.
Soluções de caixa, redução de custo e aumento de produtividade isoladas não são suficientes para garantir o sucesso dos negócios. A gestão eficiente dos recursos e operações é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios e esse foi importante aspecto abordado pelo Cultivar na safra 2020/2021. Com soluções que incluem softwares de gestão administrativa, maquinário e ferramentas de agricultura de precisão, o programa apoiou os produtores na otimização dos recursos e na gestão dos riscos.
Por meio de fóruns digitais e eventos virtuais, o Cultivar manteve o relacionamento próximo com os parceiros produtores durante o período de distanciamento social, levando informação de qualidade, tendências e projeções para os mercados de insumos, açúcar, etanol e financeiro, apoiando os fornecedores na tomada de decisões estratégicas para os seus negócios.
O preparo e a capacitação das futuras gerações foram abordados pelo programa por meio de cursos e discussões on-line para abordar um aspecto fundamental para a continuidade dos negócios dos produtores parceiros.
Anualmente o Cultivar reúne os importantes elos da cadeia de negócios da cana: produtores, empresas do setor, lideranças do nosso time e demais parceiros de negócios para compartilharem novas tecnologias, soluções, tendências, perspectivas e divulgar o posicionamento do programa para a safra. Em 2020/2021, o encontro foi realizado em formato digital.
Na busca pela excelência operacional no transporte, pautamos o relacionamento com motoristas de caminhão de cana e de combustíveis em princípios de segurança. A frota é monitorada remotamente 24 horas por dia, de modo a verificar distâncias percorridas, velocidade dos veículos, freadas e acelerações bruscas, entre outros aspectos.
Especificamente na operação do transporte canavieiro, os mais de 2,5 mil motoristas concorrem no Programa Conduzir, que os avalia com base em indicadores de direção segura e direção econômica. Mensalmente, os 15 melhores são premiados e reconhecidos no fim de cada ano-safra.
Já na frente de distribuição de combustíveis destaca-se o Rodeio de Caminhões, evento que já faz parte do nosso calendário corporativo. O objetivo é incentivar as melhores práticas de segurança viária entre os motoristas que circulam por todo o País. A 10ª edição do evento, iniciada em novembro de 2020, precisou ser adaptada ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, as provas foram realizadas em unidades do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) próximas às filiais das transportadoras participantes, respeitando as regras de higienização, acesso e monitoramento e com aprovações dos órgãos públicos de saúde. As provas práticas regionais foram realizadas em simuladores com um modelo único de circuito parametrizado com as nossas diretrizes de direção segura. As provas teóricas foram realizadas em lives no fim de cada etapa. A grande final será realizada na próxima safra.
Em 2020/2021, passamos a treinar os motoristas da frente de distribuição de combustíveis por meio de realidade virtual e gamificação. Por meio de jogo on-line, cerca de 500 terceirizados passaram por experiências imersivas, executando funções que já desempenham no dia a dia, como carregar o caminhão, pegar a estrada e entregar o combustível ao cliente com segurança. A plataforma, desenvolvida pela startup catarinense Sábios, mapeia gaps em cultura, comportamento e habilidades, orientando o time para a melhor performance sem abrir mão da segurança.
Outra iniciativa de destaque que empreendemos para esse público é o Clube de Compras, cujos principais objetivos são identificar oportunidades de cooperação na cadeia de transportes, avaliar a possibilidade de redução de custos por meio de compras conjuntas e priorizar a aplicação dessas oportunidades em nossa operação. Atualmente consolidamos as negociações de todos os transportadores de combustíveis para as categorias cavalo mecânico (caminhão), implementos para tanque, manutenção do caminhão, seguros de carga, pneus e sensores de fadiga. Nos últimos três anos, o Clube de Compras movimentou de mais de R$ 580 mil. A intenção é expandir a iniciativa com novas categorias, além da consolidação das atuais, sempre garantindo as melhores condições de compra.
A nossa frente de distribuição de combustíveis envolve mais de 4 mil motoristas de empresas prestadoras de serviços responsáveis pelo transporte de combustíveis que percorrem, aproximadamente, 250 milhões de quilômetros por ano, o equivalente a 500 mil viagens Rio-São Paulo.
Ainda no relacionamento com motoristas de caminhão, tanto de cana quanto de combustíveis, são empreendidas ações no âmbito da iniciativa Laço Amarelo, campanha do Observatório Nacional de Segurança Viária da qual somos patrocinadores; e do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil que reúne diversas empresas em torno da adesão ao Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras – que subscrevemos. |GRI 102-12|
Anualmente, realizamos inspeções nas transportadoras contratadas com foco em segurança, saúde e meio ambiente (SSMA). Somente aquelas com boa performance podem operar em nosso time. Com base nessas avaliações, são elaborados planos de ação, monitorados por nossa equipe de assessores e revisados de forma gerencial no Comitê de SSMA da Diretoria de Logística. Adicionalmente, são realizadas periodicamente visitas às filiais das transportadoras para acompanhar a evolução na gestão dos temas SSMA, Nível de Serviço e Produtividade.
Antes de ostentarem a marca Shell, os mais de 7 mil postos no Brasil e na Argentina passam por seleção criteriosa, que contempla estudos de viabilidade comercial e conformidade com aspectos ambientais. Os aprovados recebem nosso Manual de Operação de Postos, que detalha os procedimentos a serem seguidos nas atividades cotidianas.
Buscamos o desenvolvimento desse público com consultorias e treinamentos no âmbito do programa Oferta Integrada. A adesão é voluntária e cresce a cada safra em razão dos incrementos empreendidos continuamente em nossa proposta de valor, como o novo conceito de lojas Shell Select (veja mais aqui) e o Shell Box (veja mais aqui).
Também tomamos medidas em benefício da sustentabilidade nos postos Shell. A Shell Lubrificantes mantém uma parceria com o Instituto Jogue Limpo, que visa garantir o cuidado no descarte das embalagens, por meio de logística reversa que permite a recompra e a destinação adequada. Os resíduos dos postos recebem ainda o devido tratamento por empresas licenciadas, a fim de garantir o transporte e descarte adequados. |GRI 102-12, 103-13|
Mais informações sobre parcerias com fornecedores e prestadores de serviços podem ser acessadas aqui.