Player global de etanol

26 parques de bioenergia4

Cerca de 1GWde geração de bioenergia4

4 Os valores não consideram as nove unidades da Biosev, que serão integradas ao longo da safra 2021/20222. Esses ativos também não estão contemplados nos indicadores deste relatório.

Estamos presentes na vida das pessoas, oferecendo a energia de que precisam – hoje e amanhã. Investindo em energia limpa e renovável, nos tornamos a maior produtora de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, comercializando diferentes tipos (como o hidratado em diferentes padrões, o anidro e o neutro) para vários mercados, tanto nacional quanto global.

A comercialização do produto como matéria-prima para pequenas e grandes indústrias é outra de nossas demandas. Mantemos entre os clientes as maiores empresas do País e do mundo nos segmentos de combustível, farmacêutico, químico, de cosméticos e bebidas, entre outros.

Na produção de etanol, temos conquistado excelentes resultados, garantindo a qualidade dos produtos de ponta a ponta. Com relação ao etanol neutro, por exemplo, empreendemos um trabalho na Unidade Bonfim para alavancar a qualidade sensorial desse produto, o que proporcionou a homologação de mais de dez novos clientes da indústria de bebidas e cosméticos, do mercado interno e externo.

Com olhar questionador, passamos a olhar para a palha e bagaço de cana-de-açúcar, antes resíduos, como matéria-prima para o nosso etanol de segunda geração (E2G), um biocombustível avançado que contém a mesma composição química do etanol comum, mas com reaproveitamento dos resíduos por meio de processos como pré-tratamento e hidrólise, que permitem o acesso aos açúcares ainda contidos nas fibras, ampliando em até 50% nossa capacidade de produção com a mesma área plantada.

Desde 2019, fornecemos nosso E2G para a formulação dos itens de perfumaria da linha Nativa SPA, de O Boticário, que foram os primeiros cosméticos no Brasil a trazerem em sua composição um etanol mais sustentável. Em 2021, essa parceria foi estendida à linha completa de perfumaria do Grupo Boticário.

Somos a única empresa do mundo que produz o E2G em escala comercial de forma contínua e ininterrupta, tendo já exportado mais de 80 milhões de litros para os Estados Unidos e a Europa, com planos sólidos para novas plantas nos curto e longo prazos.

Explorar todas as possibilidades da cana-de-açúcar é uma das nossas estratégias para seguirmos investindo em produtos renováveis. Atuamos em um sistema de economia circular, aproveitando todos os resíduos e insumos utilizados em nossos processos para a geração de novas formas de energia. Assim, contribuímos diretamente com o meio ambiente, gerando menos resíduos industriais e criando produtos sustentáveis que ajudam a limpar a matriz energética brasileira.

Na condição de uma das maiores produtoras de energia elétrica do mundo a partir do bagaço e da palha da cana, todos os nossos 23 parques de bioenergia em operação na safra 2020/2021 são autossuficientes no consumo de energia e 13 deles comercializam o excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em outubro de 2020, iniciamos as atividades da nossa planta de biogás em Guariba (SP). Trata-se de uma das maiores plantas de biogás do mundo, que, a partir dos resíduos de torta de filtro e vinhaça, produz biogás que pode ser convertido em energia elétrica ou gás biometano – substituto do gás natural e do diesel em veículos pesados.

Essa planta, que atualmente gera energia elétrica, tem capacidade instalada de 21 MW em 153.100 m² de área construída junto à usina Bonfim, cuja moagem, superior a 5 milhões de toneladas de cana por ano, gera elevado volume de vinhaça e torta de filtro para atender às necessidades de um projeto de biogás em escala comercial. A vinhaça será operada no período da safra, e a torta, ao longo de todo o ano. A expectativa é de que essa combinação alcance produção na ordem de 138 mil MWh, dos quais 96 mil MWh serão vendidos por meio de contrato acordado em leilão, vencido em 2016. Já o volume excedente de energia poderá ser negociado no mercado livre ou por meio de outros contratos. A operação e comercialização ficarão a cargo da Raízen Geo Biogás, joint venture firmada com a Geo Energética. Assumimos posição estratégica no mercado de energias renováveis com a planta de biogás. O projeto, que conta com um plano de expansão agressivo para os próximos 10 anos, representa uma revolução no tratamento dos resíduos agroindustriais, consolidando a prática de economia circular, adotada em nossos processos produtivos. Nosso compromisso é chegarmos a uma produção diária superior a 2 milhões de Nm3/dia de biometano, também considerado um biocombustível avançado.

A energia de biomassa, que já responde por 8,3% da matriz energética nacional, também é obtida por nós pela queima de materiais orgânicos. Em comparação com os combustíveis fósseis, esses resíduos geram menos emissões de gases causadores do efeito estufa. Nossas unidades têm capacidade instalada de cerca de 1 GW para geração de energia e produzimos anualmente 2,4 TWh de energia elétrica a partir da biomassa. Em conjunto com a comercializadora de energia WX Energy, além de comercializarmos energia no mercado livre, proporcionarmos soluções integradas e sob medida para diferentes perfis de clientes, o que gera fluxo de contratos ao passo em que diversificamos a oferta de produtos e serviços em nosso portfólio.

Por meio da joint venture com a Sumitomo, da qual detemos 81,5%, assumimos posição estratégica no mercado de produção e comercialização de pellets de biomassa (bagaço e palha de cana-de-açúcar). Nossa solução, fundamental para substituição do carvão nas termoelétricas para geração de energia, tem capacidade de 100 mil toneladas/ano na Unidade Diamante. Nosso produto conta com atributos únicos de sustentabilidade quando comparados aos pellets de madeira, sendo exportado na última safra para grandes geradores na Holanda e no Reino Unido. Em função do cenário econômico internacional, tomamos a decisão de hibernar a planta enquanto acompanhamos o reaquecimento do mercado.

Em mais um passo para o futuro, temos a nossa planta fotovoltaica em uma área de 40 mil metros quadrados, próxima à unidade Costa Pinto, denominada como mini-GD, com uma potência instalada de 1.3 MWp, suficiente para abastecer um bairro de Piracicaba (SP) anualmente. Desde a inauguração dessa planta, em 2019, expandimos nossos negócios nesse segmento e aumentamos em 30 vezes nossa capacidade de geração, alcançando um volume total de 51.567 MWh/ano, capaz de atender uma cidade de 50 mil habitantes anualmente. Essa expansão inclui a ampliação da operação da planta fotovoltaica, além de seis novas plantas já operando e conectadas ao grid: Capitão Enéas e Salinas (MG), Guararapes (SP), Amontada (CE), Petrolina (PE) e Tangará da Serra (MT). Assim, passamos a ser a maior empresa de Geração Distribuída em múltiplos estados, operando simultaneamente em cinco unidades federativas do País.

Transição energética |GRI 103-2, 103-3 Mudanças climáticas e transição energética|

A demanda da sociedade por energia limpa ganha cada vez mais força, impulsionada por tendências globais que colocam a Sustentabilidade no centro dos negócios. No Brasil, mais da metade da matriz energética é baseada em fontes renováveis, como hídrica, eólica e biomassa. Entretanto, na maioria dos outros países, a realidade é muito diferente, com predomínio de fontes fósseis. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a participação do petróleo é superior a 30% do consumo energético global, permanecendo como a principal fonte energética mundial nos próximos 15 anos. Além disso, combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, ainda representam mais segurança para a matriz energética por serem despacháveis, ou seja, podem ser acionadas sempre que necessárias, diferentemente de alternativas intermitentes, como eólica e solar. Mas isso está mudando e o nosso compromisso é o de liderar a transformação da matriz energética, olhando para o futuro sem deixar de atender as demandas da atualidade. A verdade é que, independentemente da fonte que venha a prevalecer, ofereceremos a energia necessária para locomover as pessoas e potencializar os negócios.

Assim, ao passo em que ampliamos o nosso portfólio de produtos e serviços em energias renováveis, atuamos na distribuição de combustíveis, com infraestrutura que proporciona eficiência e capilaridade logística, além de parceria com revendedores em mais de 6 mil postos estrategicamente localizados no Brasil e na Argentina.

O nosso protagonismo na agenda de transição energética é também evidenciado pela qualidade do etanol brasileiro, referência como fonte de menor impacto ambiental. A mistura de até 27% de etanol na gasolina (E27) proporciona uma redução de 15% das emissões de CO2eq por quilômetro rodado em relação à gasolina pura – e de até 35% se for considerado veículo híbrido.

Na condição de maior produtora global de etanol de primeira e segunda gerações, promovendo a descarbonização em grande escala de nossos clientes e os ajudando a posicioná-los na vanguarda de uma economia de baixo carbono, mensuramos as emissões de gases de efeito estufa evitadas a partir do consumo dos nossos produtos – 5,2 milhões de toneladas por ano, o que representaria cerca de 2,5 milhões de carros a menos nas ruas.

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.