Primeiro relatório

pra quem não para de sonhar

Leia

Pela primeira vez, publicamos nosso Relatório de Atividades independente, seguindo o exemplo da nossa mantenedora, Raízen, que há 10 anos divulga anualmente o desempenho de suas operações (confira aqui) e sempre divulgou parte de nossas realizações em seu documento.

Esta publicação apresenta nossa estratégia de atuação, bem como as iniciativas e os resultados de nossos sete núcleos em Jaú, Piracicaba, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Ipaussu e Valparaíso, no Estado de São Paulo, e em Jataí, em Goiás.

Dúvidas referentes a esta publicação podem ser encaminhadas por e-mail (fale@raizen.com) ou telefone (0800 728 1616).

Boa leitura!

Mensagem da fundadora

A crença que me move

Leia

Ao longo de minha vida compreendi que gratidão é um ato que pode ser demonstrado de modo concreto por ações que impactam positivamente também a vida de outras pessoas. Foi assim que, há muitos anos, passei a me envolver em projetos sociais, aos quais pude dedicar mais do meu tempo e compartilhar experiências.

A partir dessas vivências, nasceu, em 2002, a Fundação Cosan – atual Fundação Raízen. A ideia inicial parecia modesta: cuidar de filhos dos trabalhadores das usinas, oferecendo cursos profissionalizantes. Mas o sonho sempre foi grande. E ficou ainda maior quando passamos a conhecer cada criança ou jovem que entrava em uma de nossas unidades e entendíamos que podíamos mudar sua perspectiva e abrir portas para um futuro cheio de possibilidades. O nome mudou, mas o nosso propósito não.

Já são 18 anos promovendo autonomia, protagonismo e cidadania entre milhares de crianças e adolescentes – a raiz do nosso futuro. Tenho certeza de que a Fundação ocupa espaço importante na jornada de cada um desses jovens e suas famílias. Sinto que cumprimos parte da nossa missão cada vez que recebo a notícia de uma jovem que ingressou na faculdade dos sonhos ou de um garoto que conquistou uma vaga de emprego. É esse tipo de notícia que aquece o meu coração.

Construir o futuro em um país melhor é responsabilidade de cada um de nós. E é esta crença que me move.

Com cuidado e afeto, pensando no futuro, ativamos o presente. Nosso sonho sempre foi grande. A ambição também. Chegamos a um modelo de programa escalável, com resultados mensuráveis e de impacto social positivo. Hoje estamos em sete unidades, atendendo anualmente cerca de 1.100 famílias. Nosso compromisso é contemplar todas as unidades operacionais da Raízen e, nos próximos três anos, multiplicar por pelo menos dez o número de pessoas impactadas. Queremos abrir portas para um futuro não imaginado porque somos assim desde o princípio: nunca paramos de sonhar.

Estou certa de que vamos além, em conjunto com uma rede de parceiros que, como nós, está disposta a ativar o futuro, impulsionar e desenvolver pessoas e vê-las protagonizar os próprios caminhos. A cada passo que damos, unimos avanços para nossos negócios com benefícios para a sociedade. Nosso desafio está dado: impulsionar e ampliar o impacto social dos nossos programas. Assim, usamos toda a nossa energia e inquietude para nos aperfeiçoar e entregar ainda mais valor, hoje e amanhã.

Mônica Maria Mellão Silveira Mello

 

QUEM SOMOS

Pelo futuro, ativamos o presente.

Leia

Energia que ativa o presente, para o futuro de todos. E por onde a nossa energia passar, haverá impacto positivo para todos.

Queremos mudar a perspectiva de crianças e jovens que deixam de sonhar diante das dificuldades da vida, e abrir portas para um futuro ainda não imaginado.

Somos a Fundação Raízen, e em conjunto com uma rede de parceiros impulsionamos o desenvolvimento de pessoas para vê-las protagonizando seus próprios caminhos.

Atuamos com afeto e cuidado em dois programas que oferecem educação de qualidade e estimulam habilidades socioemocionais: Ativa Infância e Ativa Juventude.

O Ativa Infância é voltado ao desenvolvimento pleno da primeira infância, com ensino regular integral e atividades complementares. O Ativa Juventude impulsiona jovens a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais, estimulando a permanência na escola e a aprendizagem ao longo da vida.

Nossa atuação

7 núcleos em São Paulo e Goiás

Leia

7 núcleos em são paulo e goiás
(Clique na imagem para saber mais sobre cada núcleo)

NÚCLEO JAÚ
NÚCLEO PIRACICABA
NÚCLEO DOIS CÓRREGOS
NÚCLEO IGARAÇU DO TIETÊ
NÚCLEO IPAUSSU
NÚCLEO VALPARAÍSO
NÚCLEO JATAÍ

Nossos espaços

Entendemos o espaço como elemento fundamental da nossa metodologia. Em todos os núcleos, mantemos ambientes seguros, voltados a promover desenvolvimento das crianças e jovens, ao passo em que estimulam interações, facilitam atividades e potencializam o aprendizado.

Desde 2020, a maioria dos nossos núcleos passou a ser abastecida por energia solar.

Histórico

Antes da raiz, a semente.

Leia

A nossa história começou em 2002, como Fundação Cosan, na cidade de Piracicaba (SP), com a oferta de cursos para os filhos dos funcionários da Cosan. De lá para cá, conforme as necessidades nas comunidades foram sendo identificadas, projetos foram ampliados, assim como a nossa estrutura, que passou a manter núcleos em outras localidades.

Em 2012, um ano após a criação da Raízen, passamos a adotar o nome de nossa mantenedora, mantendo o propósito de ampliar cada vez mais as oportunidades para crianças e jovens no entorno das operações da empresa – posicionada para redefinir o futuro da energia e que tem entre seus objetivos potencializar impactos positivos, valorizando as vocações locais e o protagonismo das pessoas.

Em 2018, revisitamos nosso modelo de atuação e iniciamos uma turma-protótipo no núcleo de Piracicaba (SP). O projeto representa a semente do que hoje é o programa Ativa Juventude. No ano seguinte, a iniciativa foi estendida para outros cinco núcleos, ampliando o número de beneficiados.

Já em 2020 revisamos o nosso Planejamento Estratégico, com planos de ações e metas para os curto e médio prazos, bem como ambições para o longo prazo. A nossa intenção é garantir uma atuação cada vez mais conectada com megatendências e agendas globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo de fato para um amanhã com muito mais energia.

A Fundação Raízen me abriu as portas para o mundo profissional e me motivou na escolha da minha profissão, pois, por meio dela, descobri meus sonhos e como alcançá-los quando ainda era adolescente.

Gabriel Luca Galdino, ex-aluno da Fundação Raízen, advogado de uma empresa terceira que atende a Rumo.

Ingressar na Fundação Raízen sempre foi o nosso sonho (meu e da minha família). Nós sabíamos que nossos horizontes em relação ao futuro poderiam ser ampliados. E assim aconteceu. O futuro, que agora é meu presente, foi totalmente transformado por essa acolhida e investimento.

Ieda Monize Santana da Silva de Piracicaba (SP), ex-aluna da Fundação Raízen e Analista de Projetos Sociais na Raízen.

Participei da Fundação Raízen durante os anos de 2010 a 2015, um período de muito crescimento pessoal e profissional. As atividades na época me tornaram um ser humano ainda mais questionador. Ali aprendi sobre a importância da família, dos amigos e de uma rede de apoio na primeira infância.

Giulia Rafaela Contarini, ex-aluna da Fundação Raízen e advogada no jurídico da Cosan.

Propósito

impulsionar autonomia, protagonismo e cidadania

Leia

Desenvolvemos crianças e adolescentes, impulsionando autonomia, protagonismo e cidadania, por meio de uma rede de negócios comprometida com o futuro.

Nosso propósito está em linha com a Estratégia de Performance Social da Raízen, que almeja contribuir para o desenvolvimento sustentável dos entornos de suas operações, de forma segura, respeitosa, transparente e integrada às estratégias do negócio, potencializando as vocações locais e o protagonismo das pessoas.

Nós valorizamos a relação e a atuação conjunta com as escolas e famílias dos jovens para, juntos, promovermos o desenvolvimento integral e a formação no Ensino Médio com o objetivo de contribuir para diminuição da evasão escolar no Brasil.

Minha filha aprendeu muito na Fundação Raízen e segue focada em crescer na vida e ser independente, deixando no passado os anos em que não tinha sonhos para o futuro.

Vilma Silva – Mãe da Kayane Vitória da Silva, formada em 2019 no Núcleo de Piracicaba (SP).

Em 2020, a Raízen assumiu o compromisso público de contemplar 100% dos seus entornos até 2030 com nosso programa Ativa Juventude. O programa será levado para localidades que tenham capacidade de recepção.

Colocamos toda a nossa energia para criar a base para um amanhã melhor para toda a sociedade.

A minha formatura foi no ano passado e tenho muita saudade da Fundação Raízen, que nunca me deixou de lado. Eu recomendo para todo mundo essa experiência. Aprendi a entender o que eu quero e como chegar lá. Isso é incrível!

Raiany Kétlen dos Santos Pirota, formada em 2020 no núcleo de Valparaíso (SP).

Marcos Antônio da Silva Costa, formado em 2018 no núcleo Valparaíso, iniciou sua trajetória vendendo roupas, usando uma carriola como meio de transporte, para carregar seus produtos na cidade. Hoje o jovem conquistou seu propósito, adquirindo sua própria loja física. Ele também utiliza as redes sociais para fazer divulgação dos seus produtos, inclusive a venda tem a possibilidade de ser feita em sua cidade local e em todo Brasil.

Na Fundação Raízen descobri um mundo de possibilidades e aprendi que é possível sonhar, principalmente porque estive rodeada de pessoas que acreditaram em mim.

Adriele Rodrigues Pereira de Jataí (GO), ex-aluna da Fundação Raízen e Assistente de Projetos Sociais no núcleo de Jataí.

Governança e gestão

Ética e transparência na raiz

Leia

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, mantida pela Raízen, joint venture entre a Shell e a Cosan, que herda de seus acionistas mais de um século de aprendizado em fluxos, práticas e estruturas de governança corporativa.

A nossa atuação é orientada pelo nosso Conselho de Administração, que tem entre suas atribuições o compromisso de zelar por nossos valores e propósitos institucionais – voltados a garantir os direitos de crianças e jovens em regiões menos favorecidas, possibilitando inserção social, formação educacional e cultural, protagonismo, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os membros são indicados por nossa mantenedora para mandatos de três anos, sendo permitida a reeleição. Na instância destaca-se a presença de dois membros independentes, como conselheiros consultivos, aportando conhecimento adicional, em linha com as melhores práticas.

Composição do Conselho de Administração*
João Alberto Fernandez De AbreuPresidente do Conselho de Administração
José Leonardo Martin De PontesVice-Presidente do Conselho de Administração
Mônica Maria Mellão Silveira MelloConselheira de Administração
Alvaro Luis CruzMembro independente
Sofia EstevesMembro independente

* Eleição em maio de 2021.

A supervisão da condução cotidiana das atividades é de responsabilidade da nossa Diretoria, responsável por aprovar planos de ações, bem como assegurar o cumprimento de metas de curto e médio prazos e o alcance das ambições no longo prazo. O time é composto por quatro membros, escolhidos pelo Conselho de Administração para mandatos de três anos, com permissão para reeleição.

Composição da Diretoria*
Paula Carvalho BenevidesPresidente
Antonio Ferreira MartinsDiretor Jurídico
Marcos Guilherme Tiburcio FernandesDiretor Financeiro
Fernanda Pompêo de Camargo FerrazDiretora Administrativa
Marcelo Rebelo BesteiroDiretor Executivo

* Eleição em maio de 2021.

Compartilhamos com nossa mantenedora dos mesmos princípios de integridade, segurança, respeito pelas pessoas e sustentabilidade – compartilhados no Código de Conduta da Raízen e por amplo programa de compliance. As nossas atividades são empreendidas em conformidade com a legislação brasileira e as mesmas políticas corporativas da Raízen.

Também divulgamos o Canal de Ética, acessível por telefone no Brasil (0800-772-4936) e na Argentina (0800-345-4327) ou ainda utilizando o link canalconfidencial.com.br/raizen. Em linha com as melhores práticas, os contatos são registrados por empresa independente, o que garante o anonimato do denunciante. Mais informações estão disponíveis aqui.

Impacto

Energia que ativa o presente

Leia

Ativa Infância

A energia dos primeiros passos.

Leia

Incentivar uma infância ativa por meio de afeto, cuidado e socialização é o primeiro passo para formar um indivíduo saudável e feliz, expandindo todo o seu potencial.

No Núcleo Jaú, desenvolvemos um programa reconhecido pelo Ministério da Educação e voltado à infância, que respeita o direito de aprender brincando, pensado para que crianças de 0 a 5 anos tenham acesso a uma escola integral e, crianças de 6 a 10 anos, no contraturno escolar, atividades complementares.

Oferecemos um espaço seguro, lúdico e com oportunidade para irem muito além de um conhecimento passivo, prontas para protagonizarem seus primeiros passos.

Desde março de 2020, o Núcleo Jaú precisou se adaptar ao contexto da pandemia da Covid-19. O caminho foi a aproximação com os familiares das 214 crianças atendidas. Mais de 130 atividades pedagógicas (equivalente a 200 dias letivos) foram enviadas e acompanhadas remotamente pela nossa equipe. Também seguimos comprometidos com a alimentação saudável dos nossos pequenos. No período, cerca de 23 toneladas de alimentos da nossa merenda foram destinadas na forma de 2.150 cestas básicas, doadas mensalmente aos beneficiados do programa. Os alimentos foram retirados pelas famílias, nos respectivos núcleos, junto com os materiais escolares para realização das atividades pedagógicas.

Também foram iniciados outros projetos e capacitação de educadores com vistas a nos fortalecer como referência em Educação Infantil na região. Como parte desse processo evoluímos nossa forma de atuar.

Trata-se de uma abordagem viva e inovadora, que tem entre seus elementos a escuta, o pensamento crítico, a arte, a livre expressão, desenvolvendo um fluxo contínuo de compreensão. A metodologia leva como fundamento a parceria entre famílias e comunidade escolar, uma vez que acreditamos que ativar a criança significa ativar também o seu entorno. Todos os espaços estão sendo adequados inspirados pela pedagogia Reggiana, desenvolvida pelo educador Loris Malaguzzi no norte da Itália, na cidade de Reggio Emilia. Um dos nossos objetivos é influenciar a rede municipal para a replicação do modelo.

 

 

Ativa Juventude

A energia não pode parar.

Leia

Sonhos, metas, cobranças, ideias, possibilidades, futuro... Os jovens não param. E não devem parar mesmo.

A adolescência é uma fase repleta de dúvidas e inquietudes, em que muitos deixam de sonhar. Para transformar esse contexto, desenvolvemos uma metodologia que estimula competências socioemocionais em jovens na transição para o Ensino Médio.

Por meio de vivências no contraturno escolar, os jovens têm a oportunidade de evoluir habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, protagonismo, comunicação e cidadania.

Ao passarem por um processo pessoal e imersivo, os participantes do programa percorrem diferentes trilhas profissionais, cheias de possibilidades para criar um plano de futuro. Ao longo dessa trajetória, estimulamos a atuação conjunta entre jovens, escolas e famílias. Acreditamos na potência do desenvolvimento integral do indivíduo e da sua comunidade. No fim da jornada, conscientes de seus papéis no mundo, os jovens se movimentam rumo aos seus sonhos.

Modelo do programa

Realizado nos núcleos Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Ipaussu, Jataí, Piracicaba e Valparaíso, com cerca de 120 alunos em cada.

Módulo 1 | Quem sou eu?

O módulo incentiva o autoconhecimento dos jovens. As atividades permitem que os participantes identifiquem e reconheçam emoções, sentimentos, gostos, preferências, fortalezas, pontos a desenvolver, entre outros elementos que constituem suas personalidades. Também aborda princípios básicos de Direitos Humanos e visa mostrar que uma história pode ter várias versões, levando os alunos a reconhecerem suas próprias histórias de vida.

Módulo 2 | Qual é o meu sonho?

O módulo apresenta possibilidades de trilhas profissionais aos jovens, incentivando autonomia e protagonismo. As atividades ajudam os participantes a identificar habilidades e competências, estudar e pesquisar sobre as diferentes trilhas (ensino superior, ensino técnico e empreendedorismo), conhecer profissões e refletir sobre oportunidades. Nessa etapa, o aluno compreende seu sonho e o relaciona a uma carreira profissional.

Módulo 3 | Como eu faço para chegar lá?

O módulo desperta nos jovens o interesse de transformar o sonho em realidade, promovendo reflexões sobre a importância do planejamento e incentivando a conclusão do Ensino Médio. As atividades permitem que os jovens escolham a trilha que pretendem seguir, tracem objetivos e metas, troquem experiências por meio da Mentoria Social, elaborem seu Plano de Ação e protagonizem os próprios caminhos.

Total: 12 meses

Em 2020, reinventamos a nossa forma de atuar diante da pandemia da Covid-19, engajando os 1.187 jovens de forma 100% on-line, via WhatsApp. Entre os resultados, estão: mais de 200 salas de encontros virtuais, 1.098 sessões de mentoria realizadas e 447 jovens formados. Cerca de 720 alunos da rede pública ingressam no programa a cada ano. Atualmente, mais de 600 jovens seguem em curso com formatura prevista para 2021.

Em uma das atividades on-line, o jovem Pedro Henrique Piras, do Núcleo Igaraçu do Tietê, contou sobre seu sonho de ser piloto. O vídeo chamou a atenção da liderança da nossa mantenedora, que proporcionou uma experiência muito especial para ele e mais três colegas, Ismael Ribeiro, Thifany Bianca Cocianji de Lasari e Luis Henrique Cano, em parceria com os pilotos Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Djalma Pivetta.

A formatura 2020 também foi totalmente on-line. Reunimos em uma plataforma virtual cerca de 800 pessoas, entre os 447 jovens formados, seus familiares, mentores e funcionários da Raízen e do grupo Cosan. Os jovens formandos receberam em suas casas um kit com brindes e um chip de celular com dados móveis para acompanhar o evento. O evento foi conduzido pela Rita Batista, radialista, jornalista e apresentadora, e contou com participação de alguns artistas e influenciadores digitais, além do rapper e compositor brasileiro Fabio Brazza. A celebração foi encerrada pelo DJ Cleber, que proporcionou um momento de descontração para todos os convidados. Mesmo à distância, foi um momento muito especial, em que apresentamos os resultados do ano e reconhecemos o engajamento dos jovens durante suas jornadas.

Outro destaque do período foi o trabalho de reaproximação dos ex-alunos que haviam se formado em 2019, a primeira turma formada em projeto-piloto no núcleo de Piracicaba (SP) em 2018. Desse grupo, nove jovens são, atualmente, aprendizes na Raízen. Há ainda histórias de quem sonhou empreender e chegou lá, como a Sthefany Furlan, que já acumula mais de 10 mil seguidores em sua rede social, influenciando pessoas e abordando assuntos relacionados à beleza. O fruto disso é uma loja on-line para vendas de produtos de maquiagem.

A Fundação me trouxe experiências e aprendizados, desenvolvendo em mim muitas habilidades para enxergar novos caminhos. Hoje, como jovem aprendiz da Raízen, posso dizer que cada conceito aprendido me ajudou muito para chegar até aqui.

Mariele Olaia, formada em 2019 no núcleo de Piracicaba (SP) e aprendiz na Raízen

.

A Fundação Raízen trouxe muito conhecimento e, acima de tudo, muita experiência. Eu tenho um plano para o meu futuro: quero terminar o Ensino Médio e cursar Pedagogia na faculdade.

Helen de Souza - formada em 2019 no núcleo de Piracicaba (SP) e Aprendiz na Raízen.

Fui aluna da Fundação Raízen entre 2005 e 2010, período em que vivenciei experiências incríveis .Logo após essa trajetória, em 2011, passei a integrar o Departamento Jurídico da Cosan como Menor Aprendiz e, de lá pra cá, venho aprendendo cada vez mais!”

Fernanda Re, ex-aluna da Fundação Raízen, advogada no jurídico da Cosan.

A energia não pode parar!

O aprendizado e os bons resultados obtidos permitiram o desenvolvimento, para os próximos anos, de uma nova modalidade do mesmo programa: híbrida, com duração de quatro meses.

Para mim, um dos benefícios do modelo remoto foi adquirir autodisciplina e habilidade de gerenciamento de tempo

Maria Eduarda, formada em 2020 no núcleo de Valparaíso (SP).

Nos desafiamos em um modelo de trabalho ágil para desenvolver essa nova iniciativa. Um time de 20 voluntários, profissionais de diversas áreas do nosso time e da Raízen, se reuniu diariamente durante três meses, utilizando ferramentas de design thinking. O resultado desse projeto é um modelo de negócio que prevê o engajamento de novos investidores e parceiros sociais, ampliando impacto social positivo por todo o Brasil.

Trata-se, portanto, de um programa escalável, com resultados mensuráveis e de impacto social positivo, que com o apoio de parceiros e uma rede de negócios comprometida com o futuro, pode se tornar realidade para mais pessoas – nossa meta é transformar ao menos 10 mil vidas até 2024.

Assim como as crianças e jovens, a nossa energia não pode parar. Por isso ampliamos nossa perspectiva de impacto de longo prazo por meio dos compromissos públicos assumidos por nossa mantenedora.

Em 2020 a Raízen firmou compromisso público de levar a Fundação Raízen para seus entornos até 2030.

Impulsionar jovens com a mente cheia de imaginação e energia para fazer diferente é a nossa motivação. Queremos construir um futuro em que cada vez mais famílias tenham suas vidas ativadas pela educação.

Resultados

A gente chega lá!

Leia

Mensuramos os nossos resultados a partir de indicadores, tanto quantitativos quanto qualitativos, que medem o impacto que as nossas atividades têm gerado sobre os jovens atendidos e o impacto social positivo para a nossa mantenedora, além de possibilitar a identificação de oportunidades de melhoria e necessidades de adaptações.

Nossos resultados

IndicadorTipoObjetivoAmbiçãoResultado (em 2020)
AtratividadeQuantitativoMensurar a conversão de jovens abordados nas escolas e interessados pelo programa.Superior a 45%Média de 52,8%.
Horas de treinamento da EquipeQuantitativoManter os educadores capacitados é parte do nosso objetivo, por isso oferecemos capacitações para o time, além de espaço na rotina para reflexão e aprimoramento, pois também acreditamos no modelo de aprendizagem on the job.Pelo menos 1 treinamento no período de planejamento anualAtiva Juventude: 40 horas e 30 minutos Ativa Infância: 62 horas
Número de jovens atendidosQuantitativoAcompanhar o número de jovens formados no modelo Ativa Juventude10.000 jovens até 202476 jovens formados em 2019 447 jovens formados em 2020 Total acumulado = 523 jovens formados
Índice de engajamentoQualitativoAcompanhar a qualidade da presença do aluno, com base na participação e presença. A participação é medida pelo resultado dos jovens nas atividades estruturantes do modelo pedagógico; e a frequência.70% da turma com engajamento acima de 0,5A média foi de 71,1% da turma com engajamento acima de 0,5. Durante a pandemia, alcançamos 95% via grupos de WhatsApp e 78% acompanharam ativamente os conteúdos enviados, os 5% que não alcançamos foi devido a limitações de recursos dos jovens, como acesso à internet.
SatisfaçãoQuantitativo e qualitativoUtilizando a metodologia Net Promoter Score (NPS), o objetivo é capturar a satisfação do jovem. O quantitativo calculado é a partir das respostas a uma pergunta simples: -Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a Fundação Raízen para um amigo?-. O NPS é a diferença entre a porcentagem de notas 9 e 10 menos a porcentagem de notas de 0 a 6, podendo variar entre -100 e 100.NPS superior a 70 - zona de excelênciaAtiva Juventude: Alcançamos NPS de 89,5. Cerca de 99,2% declarou satisfação com o programa e 82,2% avaliou as atividades remotas com -Excelente- ou -Muito Bom-. (o resultado refere-se aos alunos em curso em 2020 (formandos 2020 + 2021) Ativa Infância: Alcançamos NPS de 97,5. 100% declarou satisfação com o programa e 89,4% avaliou as atividades remotas como -Excelente- ou -Muito Bom-. (o resultado refere-se aos alunos em curso em 2020)
Evolução das competências socioemocionaisQualitativoMedir a evolução dos jovens em competências socioemocionais: autoconhecimento, protagonismo, comunicação plena e cidadania. A cada mês, os educadores avaliam os comportamentos dos jovens de acordo com as propostas apresentadas em uma escala de 1 a 5 (1 -não demonstrou-, 2 -demonstrou-, 3 -demonstrou em alguns momentos-, 4 -demonstrou com frequência- e 5 -é referência-), sendo que, no fim dos 12 meses, comparamos a média do último módulo com o primeiro. Além disso, cada jovem que está se formando responde a uma autoavaliação, refletindo sobre sua evolução ao longo do programa.Evolução superior a 50%Identificamos uma evolução média de 56,7% dos jovens formados em competências socioemocionais. Apesar de estar em linha com a nossa ambição, acreditamos num potencial de entrega maior da nossa metodologia. Entendemos que somos parte da comunidade educativa mundial que, ao longo de 2020, buscou aprimorar seus métodos de observação e avaliação considerando a transição forçada para um modelo remoto. Levando em conta apenas a autoavaliação dos jovens, a média do indicador sobe para 80%, ou seja, os jovens percebem o impacto do modelo em suas vidas. Para mais informações sobre a autoavaliação dos jovens, clique aqui.
Número de pessoas beneficiadasQuantitativoAcompanhar o número de pessoas que são impactadas por todas as nossas ações direta e indiretamente, incluindo as famílias das crianças e jovens e as comunidades em que estão inseridos.
Safra 15'16Safra 16'17Safra 17'18Safra 18'19Safra 19'20Safra 20'21*
333.936308.549192.66126.36612.9356.170
* A diminuição no número de beneficiados reflete a mudança da nossa estratégia de atuação, que redirecionou ações voltadas para a comunidade e passou a concentrar esforços na qualidade da relação com as crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de entornos da Raízen atendidosQuantitativoAcompanhar o percentual de entornos da Raízen atendidos por nós, conforme compromisso público divulgado em 2020.100%* até 2030. *com capacidade de recepção do modelo6,6% Estamos em 7 entornos de 106*. * Para bases em aeroportos, não consideramos operações terceiras

Autoavaliação dos jovens formados em 2020

Depois que entrei na Fundação Raízen, fui perdendo a timidez de falar em público, aprendi a falar e ouvir, respeitar diferentes pontos de vista e opiniões, desenvolvi a empatia e aprendi sobre como é importante estar com pessoas que querem que a gente evolua.

Jamile de Jesus Meira, formada em 2020 no núcleo de Dois Córregos (SP).

Depois de ter passado pela Fundação Raízen, mudei bastante o meu jeito de pensar sobre meus sonhos e habilidades. O convívio com meus familiares e amigos melhorou também. Sou muito grato por todos os educadores que foram os maiores esclarecedores de dúvidas durante minha passagem pelo programa.

Vitor Hugo de Oliveira Brito, formado em 2020 no Núcleo em Jataí (GO).

Agora eu estudo bem mais do que estudava antigamente e minha forma de falar com as pessoas também melhorou. Hoje eu sou uma pessoa mais decidida.

Elaine Teixeira Miranda, formada em 2020 no núcleo de Igaraçu do Tietê (SP).

Agradecimentos

Quem nos ajuda nessa jornada

Leia

Nenhuma realização seria possível sem o apoio de tantos parceiros que estão conosco nessa rede impacto social positivo. Em 2020, muitas pessoas e empresas colaboraram com a transformação das crianças e jovens beneficiados por nossos programas, com agradecimento especial para:

Marcas Com Sal

TV1

Cosan

Paulo Silvestre (Jornalista e Palestrante)

Paula Aybu (Diretora do Centro de Convivência Movimento)

CEDUC

CMEI Hilarinho Sanzovo

Instituto Crescer

Instituto Ayrton Senna

São Francisco Odonto e Saúde

GRSA - GR Serviços e Alimentação Ltda.

Comercial João Afonso

Herah (Saúde Comportamental)

Barracred

Village

Fabio Brazza (Cantor)

Luiz Quinderê (Brownie do Luiz)

Moisés Egert (Técnico do XV de Piracicaba)

Sophia Valverde (Atriz)

Átila Abreu (Piloto da Stock Car)

Ricardo Zonta (Piloto da Stock Car)

Gaetano Di Mauro (Piloto da Stock Car)

Pequena Lo (Psicóloga e Influenciadora Digital)

Rita Batista (Jornalista e Apresentadora de Televisão)

Acervo Otavio Roth

Usual Brinquedos

VOAR - Voluntários Raízen

Expediente

Quem construiu esse relato

Leia

COORDENAÇÃO GERAL

Raízen

REDAÇÃO

KMZ Conteúdo

DIREÇÃO DE ARTE E DESENVOLVIMENTO WEB

Report Sustentabilidade

TRADUÇÃO

Gotcha! Idiomas

DOWNLOAD do PDF

PDF

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

PDF