Logo Fundação Raízen
Logo Fundação Raízen
Relatório
de atividades
2021
1.

Quem
Somos

Somos a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A nossa energia ativa o presente para o futuro de todos, por meio de programas que oferecem educação e estimulam habilidades socioemocionais para que cada vez mais pessoas tenham condições de sonhar e realizar, protagonizando seus próprios caminhos.

2.

Destaques
do ano

100%

colaboradores e colaboradoras treinados em temas como saúde, segurança e metodologia dos programas

1.856

crianças e jovens
beneficiados

+de
10mil

pessoas beneficiadas
direta e indiretamente

3.

Onde
estamos

Não paramos de sonhar...
e de realizar

Já passamos por

25

municípios
de diferentes regiões do País

4.

Mensagens
da Liderança

Mônica Maria Mellão Silveira Mello Fundadora

Estou feliz e grata ao ver a trajetória da Fundação Raízen em 2021, marcada por conquistas que consolidam a revisão de seu modelo de atuação em 2018.”

Queremos seguir mudando a perspectiva de crianças e jovens e, para isso, contamos com o apoio de toda a rede de parceiros que vem somando passos a nossa trajetória e pela qual sou grata pelos resultados apresentados neste relatório.”

Paula Carvalho Benevides Diretora Presidente

5.

Programas

5.1
Programa voltado ao desenvolvimento pleno da primeira infância, com ensino regular integral e atividades complementares.
Mais de 220 crianças atendidas por ano em Jaú (SP).
Espaços reestruturados, em linha com a nova abordagem pedagógica, permitindo experimentos e explorações.
A interação com a natureza também é um dos pilares da metodologia adotada. Com a nossa horta, por exemplo, proporcionamos a conexão com a natureza ao passo em que estimulamos um hábito alimentar mais saudável.
Sempre com foco na excelência, aplicamos uma metodologia de autoavaliação escolar em sete pilares e que envolveu diferentes stakeholders.
Caminhamos em linha com a ambição de ser referência em Educação Infantil. Nesse sentido, já compartilhamos nossa metodologia por meio de workshops com as secretarias municipais de educação de Morro Agudo, Brotas, Barra Bonita e Jaú.
5.2
Impulsionamos jovens a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais, estimulando a permanência na escola e a aprendizagem ao longo da vida.
Com os aprendizados durante a pandemia de Covid-19, os Núcleos físicos passaram a ofertar também o programa na modalidade híbrida, a qual é replicada para fora de nossos espaços próprios por meio de parcerias estratégicas em escolas da rede pública.
Em 2021, além dos nossos seis Núcleos que conduzem a iniciativa, foram alcançadas mais 18 localidades, sendo nove novos territórios onde a Raízen opera, e formados 1.459 jovens de 79 escolas públicas do Brasil.
Reforçamos, com isso, a vocação do Ativa Juventude como um programa escalável, com resultados mensuráveis e impacto social positivo, que, com o apoio de parceiros e uma rede de negócios comprometida com o futuro, pode se tornar realidade para cada vez mais pessoas.
A nossa expectativa é que mais de 2 mil jovens concluam o programa em 2022 e 20 novos municípios sejam beneficiados. Seguimos, assim, com o objetivo de transformar ao menos 10 mil vidas até 2024.
Fiquei sabendo sobre o Ativa Juventude quando eu cursava o 9º ano do Ensino Fundamental no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber (CEAS) e, desde o início, fiquei bastante curiosa com o nome do programa e como ele poderia me ajudar a planejar o meu futuro. Participei das atividades na modalidade híbrida, com parte das atividades sendo realizadas remotamente, e achei muito interessante que, apesar de estarmos longe, eu me sentia muito perto das outras pessoas. Foi sem dúvida uma experiência divertida e inesquecível! Levarei para sempre comigo o aprendizado de que não podemos desistir dos nossos sonhos e dos nossos objetivos.
Sabrina Santos Nascimento de Lima
aluna de São Francisco do Conde – BA
O Ativa Juventude foi apresentado pela diretora da minha escola, na época em que eu estava retornando para as aulas presenciais. Conforme fui conhecendo o modelo do programa, minhas expectativas foram elevadas. Mesmo nas atividades remotas, a educadora foi muito atenciosa com toda a minha turma, o que fez com que eu me sentisse acolhido por ela. Com essa experiência, aprendi que, no futuro, eu preciso ter foco. Antes do programa eu não tinha muito apego ao estudo e hoje vejo que preciso estudar para realizar o meu sonho de ser médico – cardiologista ou neurologista.”

Carlos Matheus Guimarães
aluno de Santarém – PA
6.

Leia
mais

Reafirmamos o nosso compromisso com a transparência ao publicar, pelo segundo ano consecutivo, os avanços de nossos programas conduzidos ao longo de 2021.
Voltar
ao topo