A Raízen segue padrões de excelência operacional para ampliar os resultados com sustentabilidade e menor custo. Desse modo, aplicamos os valores de respeito ao próximo e ao meio ambiente enquanto buscamos soluções sustentáveis em energia. Conciliar um padrão de excelência com o desenvolvimento econômico da empresa é uma tarefa árdua que nos move e incentiva. Para gerar a energia do futuro, hoje, e expandir nossos negócios para o mundo, apostamos na inovação, na tecnologia e na eficiência dos nossos processos e funcionários. Conheça alguns mecanismos que nos ajudam a seguir neste caminho e são consequência da nossa performance sustentável:

Bonsucro

A Bonsucro é uma iniciativa global dedicada a elevar a sustentabilidade do setor sucroenergético, através da certificação de atividades agrícolas e industriais de modo a garantir atendimento aos mais relevados critérios ambientais, sociais e econômicos para a produção de cana-de-açúcar e seus derivados enquanto reconhece a necessidade da viabilidade econômica.

A partir da certificação Bonsucro, a Raízen confirma a sustentabilidade dos processos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar com base em parâmetros da União Europeia, considerando as dimensões econômicas, ambientais e sociais. Fomos a primeira empresa a certificar uma unidade de produção junto ao Bonsucro.

Em 2016, conquistamos a certificação nas unidades Benálcool, Mundial e Tarumã – totalizando 16 unidades produtoras com o selo, o que representa quase 30 milhões de toneladas da nossa cana-de-açúcar. Estimamos fechar a safra 2017/2018 com três novas unidades certificadas.

Veja no mapa quando unidades da Raízen obtiveram o primeiro certificado.

Unidades certificadas

  • MARACAÍ – Certificação em: 14/07/2011

  • COSTA PINTO - Certificação em: 12/12/2011

  • JATAÍ - Certificação em: 12/03/2012

  • BONFIM - Certificação em: 15/11/2012

  • UNIVALEM - Certificação em: 13/03/2013

  • GASA - Certificação em: 19/12/2012

  • DOIS CÓRREGOS - Certificação em: 21/10/2013

  • JUNQUEIRA - Certificação em: 08/11/2013

  • SERRA - Certificação em: 09/01/2014

  • DESTIVALE - Certificação em: 23/12/2014

  • DIAMANTE - Certificação em: 23/12/2014

  • ZANIN - Certificação em: 22/12/2015

  • PARAGUAÇU - Certificação em: 12/01/2016

  • COSTA PINTO E2G – Certificação em: 08/06/2015

  • TARUMÃ – Certificação em: 21/12/2016

  • MUNDIAL – Certificação em: 28/12/2016

  • BENÁLCOOL – Certificação em: 28/12/2016

Registro EPA e CARB

Seja em produtos, seja em serviços, a Raízen trabalha para alcançar a excelência em tudo o que oferece aos seus clientes. A companhia possui as principais certificações que garantem a rastreabilidade da produção e a qualidade dos produtos. A Raízen também investe em iniciativas para se antecipar às necessidades dos mercados em que está presente, atuando no âmbito nacional e internacional para se adequar às legislações e atender clientes cada vez mais exigentes.

É o caso da Agência de Proteção Ambiental – EPA, sigla em inglês – americana, cujo registro é exigido para qualquer empresa que deseja exportar etanol para os Estados Unidos. A certificação atesta o nosso etanol como um combustível avançado que cumpre com todos os requisitos ligados a redução de emissão de gases de efeito estufa.

A Raízen também atende aos requisitos estabelecidos pela Califórnia, nos Estados Unidos, que exige padrões ambientais mais rigorosos e registros específicos para cada usina que exporta etanol, atestando desde o cultivo da cana-de-açúcar até o transporte do etanol para o destino final, na Califórnia. Além disso, mais recentemente, o etanol de segunda geração da Raízen obteve a certificação internacional em sustentabilidade e carbono (ISCC), que assegura conformidade com os parâmetros da Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC) da União Europeia para produção sustentável.

Ao todo, 22 unidades da Raízen são registradas na EPA, 12 no CARB e a planta de etanol de segunda geração no ISCC.

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa 

Conscientes de que existem emissões de GEE associadas, direta ou indiretamente, a nossas operações, monitoramos seu comportamento através do Inventário Anual de Emissões de GEE. Este levantamento representa o primeiro passo de qualquer companhia no controle de suas emissões, uma vez que um diagnóstico preciso é a chave para a gestão de qualquer variável. É através do inventário que conseguimos avaliar as principais fontes emissoras e planejar como podemos mitiga-las através do aprimoramento contínuo em nossas operações.

Pelo sexto ano consecutivo, auditamos e publicamos nosso inventário de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol – braço local da principal referência internacional para quantificação de emissões corporativas. Dessa forma, mantemos nosso objetivo de monitorar as emissões e nosso compromisso com a qualidade e transparência desse resultado.

Política de qualidade e segurança de alimentos

Ética, valorização e aperfeiçoamento constante são alguns dos princípios que estão conectados a tudo o que somos e fazemos. Clique aqui e veja, na íntegra, a nossa política de qualidade e segurança de alimentos.

Certificações

  • ISO/IEC - 17025

    Acreditação de Laboratórios

  • ISCC

    Certificado de sustentabilidade no controle de gases GHG

  • OHSAS 18001

    Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

  • NBR ISO 14001

    Sistemas de Gestão Ambiental

  • NBR ISO 9001

    Sistemas de Gestão da Qualidade

  • KOSHER

    Certificado para os alimentos preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação

  • HALAL

    Certificação conferida pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

  • FSSC 22000

    Certificação relacionada ao sistema de gestão de segurança de alimentos

  • EPA

    Registro na Environmental Protection Agency (EUA)

  • CARB

    Registro no California Air Resources Board (EUA)

  • Bonsucro

    Certificado de sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar e derivados

Raízen nas redes sociais

X

Exportações Fraudulentas de Açúcar

A Raízen alerta seus clientes e público em geral sobre tentativa de terceiros não autorizados realizarem exportações fraudulentas de açúcar em seu nome. Reforçamos que o canal de comunicação com a empresa é o e-mail sugar.export@raizen.com e que não anunciamos açúcar no site alibaba.com.

Caso qualquer pessoa e/ou empresa faça contato por e-mail diverso informando que representa a Raízen, e/ou qualquer empresa do seu grupo econômico, para exportação de açúcar, não realize a transação e informe imediatamente para Auditoria.Interna@raizen.com.

X

Sugar Fraudulent Exports

Raízen warns your clients and the general public about the attempt by unauthorized third parties to perform sugar fraudulent exports on its behalf. We emphasize that the communication channel with company is the e-mail sugar.export@raizen.com and that we do not advertise sugar on web site alibaba.com.

If any person and/or company makes contact by other e-mail informing that he or she represents Raízen, and/or any company of Raízen’s economic group, concerning sugar exports, do not perform the transaction and immediately report to Auditoria.Interna@raizen.com.