A Raízen é uma empresa de energia que trabalha desde o cultivo da cana-de-açúcar, a produção e comercialização de etanol, açúcar e bioenergia, até a distribuição de combustíveis, através dos postos Shell em todo o Brasil. Somos uma joint venture entre a Shell e a Cosan, uma união que cresce impulsionada por seus talentos e sua tecnologia. Acreditamos que a cultura, o esporte e a educação são a energia que move a sociedade, contribuindo para a geração de um futuro melhor.

Comprometida com o fomento às atividades culturais, sociais, e esportivas, a Raízen apoia diversos projetos todos os anos, utilizando as marcas Raízen e Shell (que é licenciada para a Raízen no Brasil).

Através da marca Raízen, incentivamos projetos sociais e educacionais, além de espetáculos teatrais e musicais. Já com a marca Shell, estamos presentes em diversas categorias do automobilismo brasileiro, projetos relacionados com o mercado de combustíveis, e outros. 

A presente diretriz busca informar e esclarecer os parâmetros utilizados pela Raízen na análise de solicitações de patrocínios e investimento social.

O QUE BUSCAMOS?

A Raízen busca projetos que estejam alinhados com a missão, visão e pilares da empresa, assim como com os objetivos do negócio. O material completo pode ser encontrado no link. Alguns exemplos:

  • Reforçar a proposta de valor alinhada com os pilares corporativos;
  • Intensificar o reconhecimento e agregar valor à marca;
  • Aproximar a marca das comunidades locais e público qualificado;
  • Fortalecer a associação da marca Shell com o automobilismo brasileiro;
  • Estreitar o relacionamento com clientes e funcionários, e construir novos relacionamentos;
  • Fomentar o desenvolvimento social das comunidades nas quais atuamos, através de projetos sociais, culturais e esportivos.
  • Atuar nos temas de Educação e Inclusão Social como chaves para a geração de transformações sociais positivas.
  • Contribuir para a geração de um futuro melhor.

FOCOS DE INVESTIMENTO

Considerando os nossos objetivos de negócio e de posicionamento, nossos principais focos de atuação são:

CULTURA

  • Projetos teatrais e musicais de grande visibilidade, realizados em locais com boa estrutura e localização, preferencialmente com apresentações em mais de uma localidade.
  • Projetos culturais com temas relacionados à área de atuação da empresa. (Etanol, Açúcar, Energia, Combustíveis, etc).
  • Projetos sociais / educacionais desenvolvidos em cidades onde há instalações físicas da Raízen.

ESPORTE

  • Projetos de Automobilismo.
  • Projetos de grande visibilidade, realizados em locais com boa estrutura e localização.
  • Projetos sociais / educacionais desenvolvidos em cidades onde há instalações físicas da Raízen. 

INVESTIMENTO SOCIAL

  • Projetos voltados à educação (infantil, complementar, profissionalizante, ambiental e autoconhecimento) e à inclusão social de Pessoas com Deficiência e em tratamento Oncológico nas cidades onde há instalações físicas da Raízen.

FORMAS DE APOIO:

A Raízen realiza investimentos através de recurso próprio ou incentivado. Os mecanismos de incentivo fiscal utilizados pela Raízen são:

Lei de incentivo a cultura (Lei Rouanet)  - Art.18
Lei de Incentivo ao Esporte
Fundo Municipal do Idoso (FMI)
Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON)
Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS)
Fundo Municipal dos Direitos da criança e do adolescente (FUMCAD)
Programa de Ação Cultural (PROAC) / SP
Programa de Incentivo ao Esporte (PIE)/ SP
Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/RJ
Lei Estadual de Incentivo a Cultura/MG
Lei de Incentivo a Cultura (LIC)/RS

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROJETOS

Todas as solicitações de apoio são feitas através do preenchimento do formulário online disponível no site da Raízen.

Os projetos serão analisados, e aqueles que estiverem mais aderentes à diretriz estratégica de investimento, serão submetidos à aprovação do Comitê Interno.

Todas as solicitações serão respondidas dentro de um prazo de 30 dias úteis a contar da data de envio do projeto.

Raízen nas redes sociais

X

Exportações Fraudulentas de Açúcar

A Raízen alerta seus clientes e público em geral sobre tentativa de terceiros não autorizados realizarem exportações fraudulentas de açúcar em seu nome. Reforçamos que o canal de comunicação com a empresa é o e-mail sugar.export@raizen.com e que não anunciamos açúcar no site alibaba.com.

Caso qualquer pessoa e/ou empresa faça contato por e-mail diverso informando que representa a Raízen, e/ou qualquer empresa do seu grupo econômico, para exportação de açúcar, não realize a transação e informe imediatamente para Auditoria.Interna@raizen.com.

X

Sugar Fraudulent Exports

Raízen warns your clients and the general public about the attempt by unauthorized third parties to perform sugar fraudulent exports on its behalf. We emphasize that the communication channel with company is the e-mail sugar.export@raizen.com and that we do not advertise sugar on web site alibaba.com.

If any person and/or company makes contact by other e-mail informing that he or she represents Raízen, and/or any company of Raízen’s economic group, concerning sugar exports, do not perform the transaction and immediately report to Auditoria.Interna@raizen.com.