Como uma das maiores empresas do setor de energia do Brasil, reconhecemos nossa responsabilidade e atuamos de modo a preservar e minimizar impactos nas áreas em que estamos presentes. Cuidar do meio ambiente faz parte dos nossos valores.
Conheça as iniciativas que desenvolvemos:
-
Gestão da água
Nos preocupamos em utilizar a água de forma consciente. Para usar esse recurso com maior eficiência, investimos em mecanismos para reaproveitá-la no processo produtivo e gerenciamos o descarte dos efluentes de maneira adequada.
-
Eficiência energia
Procuramos diminuir o consumo de energia em todas as etapas produtivas através de investimento em tecnologia e melhoria de processos. Além disso, produzimos energia a partir da queima da palha e do bagaço da cana-de-açúcar em ambiente controlado, como parte de um processo chamado Cogeração. Assim, atendemos a necessidade energética das nossas unidades e comercializamos o excedente no mercado. Esta é uma fonte energética mais limpa, que utiliza fontes renováveis e evita a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera.
-
Controle biológico
Com o apoio de institutos de desenvolvimento e centros de pesquisa, cultivamos variedades de cana-de-açúcar com rendimento mais elevado e com maior tolerância a pragas e doenças. Associado como controle biológico, podemos reduzir o uso de pesticidas em até 35%.
-
Inovação
Apostamos na tecnologia do etanol de segunda geração, que utiliza resíduos da produção tradicional de açúcar e etanol. Esta inovação proporcionará um aumento significativo de produtividade com o uso da mesma área de cultivo. Assim, conseguimos assegurar a rentabilidade do negócio de forma sustentável.
-
Gestão de Resíduos
A gestão responsável dos materiais utilizados e dos resíduos gerados em seus diferentes processos produtivos faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento sustentável. Utilizando estatísticas anuais conseguimos identificar desvios e trabalhar para estabelecer metas e definir uma estratégia mais eficiente.
-
Biodiversidade
Algumas áreas possuem valores ambientais e sociais, como habitat para a vida silvestre, proteção de bacias hidrográficas ou presença de sítios arqueológicos. São áreas de Alto Valor de Conservação (HCV, do inglês High Conservation Value). Desde 2011, começamos a mapear tais áreas em nossas unidades para a criação de planos de proteção. Usamos os recursos naturais de forma eficiente, gerimos os impactos sobre o ecossistema e desenvolvemos estratégias que permitam mitigar impactos.
-
Emissões
Produzimos duas formas de energia renovável, o Etanol e a Bioenergia, ambos feitos a partir da cana-de- açúcar. Com isso, temos um importante papel nas reduções globais nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), uma vez que nossos produtos substituem fontes de energia mais emissoras, como a gasolina e a energia de gás natural.
Para gestão interna, um grande aliado é o inventário de emissões, que nos permite quantificar anualmente as emissões de GEE de nossas atividades, avaliar as principais fontes emissoras e planejar como podemos reduzir essa quantidade através do aprimoramento contínuo em nossas operações.
-
Colheita
A utilização das máquinas possibilita que a colheita da cana-de-açúcar seja realizada sem queimadas, oferecendo menor impacto ao processo. Entre as principais vantagens da mecanização da colheita da cana estão a preservação da fauna local e a menor exposição a riscos inerentes à atividade. Oferecemos a requalificação da mão-de-obra de cortadores de cana por meio de projetos profissionalizantes.