Raízen 5 anos

O ano de 2016 é marcante para a Raízen. A companhia completa cinco anos de existência com diversos avanços, conquistas e desafios para o futuro.

Neste ano a Raízen comemora a conquista de ter se constituído como uma empresa sólida e empreendedora com valores fortes e com uma enorme capacidade de entregar resultados diferenciados.

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.

A Raízen foi criada como uma joint venture independente com controle compartilhado entre a brasileira Cosan e a anglo-holandesa Shell. A empresa já nasceu grande, atuando como uma das mais competitivas do mundo no setor energético e figurando entre as maiores companhias do Brasil. A empresa é composta da Raízen Energia S.A. e da Raízen Combustíveis S.A. e suas subsidiárias, que juntas abrangem três negócios: Etanol, Açúcar e Bioenergia (EAB), Logística, Distribuição e Trading (LD&T) e a área Comercial. [G4-3; G4-4; G4-7; G4-9]

A energia da Raízen vem do talento e da inovação gerada pelos aproximadamente 30 mil funcionários que atuam em todo o território brasileiro e também nos escritórios internacionais. No total, são 24 unidades de produção de etanol, açúcar e bioenergia, 67 terminais de distribuição de combustíveis e 63 bases de abastecimento em aeroportos, sendo que 1 terminal e 2 aeroportos iniciaram as operações na safra 2016/2017. A sede fica em São Paulo, em um dos quatro escritórios administrativos que a empresa mantém no Brasil. No exterior, há escritórios nos Estados Unidos, na Suíça, em Singapura e nas Filipinas. [G4-5; G4-6; G4-8; G4-9]

Anualmente, a Raízen Energia produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol e 4,2 milhões de toneladas de açúcar. No Brasil, é a maior produtora de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Além de suprir toda a necessidade operacional, a energia excedente do processo de cogeração é comercializada, chegando a 2,9 milhões de megawatts-hora (MWh). [G4-4; G4-9]

O total de energia comercializada tem potencial suficiente para suprir uma cidade de 5 milhões de habitantes.

No mercado de açúcar, no ano-safra 2015/2016, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a formação de uma nova joint venture entre a Raízen e a Wilmar Sugar Pte, do Grupo Wilmar. O empreendimento em conjunto das duas empresas vai atuar na originação de açúcar VHP no Brasil e na comercialização no mercado internacional. Esse açúcar de alta polarização (very high polarization) é usado como matéria-prima para o açúcar refinado e para vários outros tipos de açúcar voltados para o consumo. [G4-13]

Na Raízen Combustíveis, o volume anual de combustíveis comercializados é de 25,2 bilhões de litros para setores como transporte de carga e passageiros, indústrias, agronegócio, mineração, varejo e aviação. O etanol, a gasolina e o diesel são vendidos sob a marca Shell, com destaque para os produtos diferenciados: Shell V-Power Racing, Shell V-Power Nitro+, Shell V-Power Etanol, Shell Evolux Diesel e Shell Evolux Arla 32. Aos clientes da aviação se destina o Shell Aerojet. Como licenciada da marca Shell no Brasil, a Raízen conta ainda com 5.809 postos de combustíveis e 954 lojas de conveniência Shell Select, capacitadas para atender milhões de consumidores nos postos de varejo, todos os dias. [G4-4; G4-8; G4-9]

Cultura Raízen [G4-56]

A fim de nortear sua estratégia de negócios e orientar a visão de mundo da Raízen, a companhia iniciou o ano-safra 2016/2017 atual com a redefinição de seu propósito.

A Raízen se define como uma empresa de energia que vem mobilizando pessoas, parceiros e clientes a atingir seus objetivos de vida, de negócio e de resultado. Para a Raízen, energia é sinônimo de progresso, realização e sucesso.

O processo de definição de seu propósito e consequente construção dos componentes de sua cultura teve início quando a primeira pesquisa de engajamento foi aplicada para uma parcela representativa de funcionários da companhia e apontou a necessidade de tornar mais clara a identidade da Raízen.

Diante desse diagnóstico, teve início o projeto de cultura que contou com a análise de materiais internos e a criação de grupos de trabalho com funcionários de diversas áreas, que realizaram dinâmicas e reflexões sobre os cinco anos de história da companhia.

Após seis meses de trabalho, o resultado das discussões dos grupos foi consolidado e resultou nos elementos componentes da cultura da Raízen: propósito, manifesto, pilares, atitudes(veja infográfico abaixo):

Entre os componentes, o manifesto tem um papel importante de unir a companhia e ser a inspiração e a motivação para a Raízen continuar avançando em relação ao seu sonho. É por meio do manifesto que a companhia explica os seus principais valores e explicita as suas intenções.

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.

Os pilares da Raízen definem como a companhia deseja atuar, mantendo sua continuidade, orientando sobre os desafios atuais e garantindo uma entrega de performance superior no dia a dia. Os elementos que a companhia considera fundamentais para sua competitividade e perenidade são: Inovação, Excelência, Meritocracia e Respeito à Vida.

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.