79
            
            
              Relatório de
            
            
              Sustentabilidade
            
            
              2013/2014
            
            
              A Raízen possui uma usina no Mato Grosso do Sul na cidade de Caarapó. Nessa unidade a companhia conta apenas com área industrial, comprando cana-
            
            
              de-açúcar de fornecedores. Entre eles está a empresa Nova América Agrícola, que possui terras próprias no local, além de arrendar terras de terceiros.
            
            
              Parte de uma das fazendas arrendadas foi declarada como terra indígena pertencente à comunidade Guarani-Kaiowá pelo Decreto nº 3.219/2009
            
            
              do Ministério da Justiça. A área em questão possui aproximadamente 11,4 mil hectares, sendo 2,3 mil hectares referentes a um fornecedor na
            
            
              cadeia de suprimentos da Nova América. O próximo passo seria a homologação do presidente da República.
            
            
              O dono da fazenda contestou essa decisão e iniciou um processo no Judiciário. Existem, portanto, processos judiciais em trâmite que questionam
            
            
              a validade do processo administrativo de demarcação da área.
            
            
              A Raízen entende que a questão é extremamente complexa, envolvendo diversas partes e ainda está sob discussão judicial. Considerando o seu
            
            
              papel de influência na cadeia de valor, desde o início, a empresa tem acompanhado de perto o caso para garantir tanto os direitos legítimos da
            
            
              população indígena quanto os das entidades jurídicas com as quais a empresa tem relações comerciais e contratuais. Cabe ressaltar que os con-
            
            
              tratos firmados entre a Raízen e a Nova América apresentam cláusulas que tratam dos direitos e das normas aplicáveis aos povos, às comunida-
            
            
              des e aos territórios tradicionais e também das condições de trabalho de seus contratados.
            
            
              Dessa forma, em 2011 a empresa iniciou negociação com todos os envolvidos: o dono da fazenda, a FUNAI, o Ministério da Justiça, as associações rurais
            
            
              locais, o Ministério Público, a Advocacia Geral da União (AGU), a Universidade Dom Bosco e a Nova América. Em agosto de 2011 ocorreu um encontro entre
            
            
              FUNAI e Raízen, marcado pelo Ministério da Justiça. Nesse encontro as partes demonstraram interesse em assinar um acordo de cooperação.
            
            
              Em 20 de abril de 2012 a Raízen firmou um Termo de Compromisso de Cooperação com a FUNAI para a proteção de comunidades indígenas que
            
            
              se localizam em territórios ocupados por fornecedores da companhia, na cidade de Caarapó (MS). A partir do acordo, a empresa se compromete
            
            
              a não adquirir mais cana-de-açúcar cultivada em áreas declaradas pertencentes aos indígenas pelo Ministério da Justiça, passando a exigir tal
            
            
              compromisso também em seus contratos com terceiros.
            
            
              REPARAÇÃO
            
            
              ES HR11
            
            
              Número de queixas
            
            
              relacionadas a direitos humanos
            
            
              protocoladas, tratadas e
            
            
              resolvidas por meio de
            
            
              mecanismo formal de queixas
            
            
              Integral
            
            
              Jurídico
            
            
              Trabalhista
            
            
              Canal de Ética
            
            
              Número total de queixas relacionadas aos direitos humanos
            
            
              (protocoladas por meio de mecanismos organizacionais formais de queixas)
            
            
              6
            
            
              72
            
            
              Número total de queixas relacionadas aos direitos humanos tratadas
            
            
              6
            
            
              72
            
            
              Número total de queixas relacionadas aos direitos humanos resolvidas
            
            
              6
            
            
              72
            
            
              Número total de queixas relacionadas aos direitos humanos tratadas e resolvidas durante o
            
            
              período coberto pelo relatório que foram protocoladas antes do período coberto pelo relatório
            
            
              6
            
            
              3
            
            
              SOCIEDADE
            
            
              FORMA DE GESTÃO
            
            
              COMUNIDADE
            
            
              REPORTE PÁGINA/RESPOSTA
            
            
              ES SO1
            
            
              Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e
            
            
              práticas para avaliar e gerir os impactos das operações
            
            
              nas comunidades, incluindo entrada, operação e saída
            
            
              Parcial
            
            
              46, 48 e 49
            
            
              A Raízen vem trabalhando de forma descentralizada, pontual, com avaliação individual a cada caso no atendimento às demandas originárias das
            
            
              comunidades onde está inserida. Pontos focais dialogam diretamente com as partes interessadas, na busca pela compreensão e solvência das
            
            
              suas preocupações. Na safra 2013/2014, a Raízen deu mais um passo no desenvolvimento das suas relações com as partes interessadas, a
            
            
              gestão dos seus
            
            
              stakeholders
            
            
              . O tema “comunidades” passou a ter uma pessoa dedicada ao assunto, sob o cargo de Relações Institucionais,
            
            
              no departamento de Comunicação Corporativa, com o objetivo de elevar a qualidade dos relacionamentos da companhia. Dessa maneira, a
            
            
              companhia consolida seu posicionamento de ir além do cumprimento legal ou das ações motivadas por pressão para aliviar problemas, com
            
            
              benefícios localizados, para uma condição de transparência e compromisso que partam do engajamento sistemático, do gerenciamento dos riscos
            
            
              e que possa gerar aprendizagem. Nesse mesmo período, foi definido um plano de trabalho que envolveu a contratação de uma consultoria, que
            
            
              diagnosticou a Raízen com relação ao tema sob vários aspectos, tais como: governança, estratégia, sistema de gestão e canais de comunicação
            
            
              e relacionamento. Também está prevista a consolidação de um plano estratégico de gestão das partes interessadas, a partir do resultado obtido
            
            
              com o diagnóstico. Além desse trabalho, a companhia adquiriu um sistema de gestão de
            
            
              stakeholders
            
            
              (
            
            
              Stakeholder Relationship Management
            
            
              –
            
            
              SRM) e já deu inicio à sua implantação, para auxiliá-la na gestão dos seus relacionamentos de formas sistemática e compartilhada.
            
            
              No ano-safra, a empresa realizou ações externas com a comunidade em 25% das unidades de produção, somando 6 das 24 ( considerando Igaraçu do
            
            
              Tietê como comunidade da unidade Barra). As unidades atendidas foram Jataí, Valparaíso, Jaú, Barra Bonita, Dois Córregos e Costa Pinto. Já as ações
            
            
              profissionalizantes foram realizadas em 38% das unidades de produção (9 de 24 unidades), sendo Jataí, Valparaíso, Tarumã, Jaú, Dois Córregos, Barra
            
            
              Bonita, Costa Pinto e 2 unidades de Araraquara, e as ações de teatro aconteceram em 92% das comunidades, no entorno de 22 das 24 unidades de
            
            
              produção da Raízen. Foram elas: Araraquara, Barra, Bonfim, Benalcool, Bom Retiro, Costa Pinto, Destivale, Diamante, Dois Córregos, Gaza, Igarapava,
            
            
              Ipaussu, Maracaí, Mundial, Paraguaçu Paulista, Rafard, Santa Helena, São Francisco, Serra, Tamoio, Tarumã e Univalem.
            
            
              ES SO9 Operações com impactos negativos significativos
            
            
              potenciais ou reais nas comunidades locais
            
            
              Integral
            
            
              46
            
            
              Em seu terceiro ano de operações, a Raízen deu início a um
            
            
              amplo processo de mapeamento e engajamento de
            
            
              stakehol-
            
            
              ders
            
            
              . Com base na consulta às principais partes interessadas
            
            
              sobre os temas que mais preocupam as comunidades, o novo
            
            
              sistema SRM (
            
            
              Stakeholder Relationship Management
            
            
              ) está em
            
            
              fase de implantação e permitirá uma visualização mais organiza-
            
            
              da e estratégica das operações, seus impactos e oportunidades
            
            
              de gerar aprendizados aos envolvidos de formas estruturada e
            
            
              perene. Para a safra 2014/2015, estão previstas outras etapas
            
            
              desse processo que incluem a consulta aos pontos focais
            
            
              das unidades produtoras e dos terminais de combustíveis da
            
            
              Raízen, para levantar as principais questões e preocupações
            
            
              das partes interessadas envolvidas.