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              Relatório de
            
            
              Sustentabilidade
            
            
              2013/2014
            
            
              ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS
            
            
              REPORTE PÁGINA/RESPOSTA
            
            
              ES PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços
            
            
              exigida por procedimentos de rotulagem
            
            
              Integral
            
            
              A Raízen S.A. segue as legislações vigentes para Rotula-
            
            
              gem, Embalagens e Materiais de Contato com Alimentos:
            
            
              Resolução ANVS/RDC n° 360, de 23/12/2003; Resolução
            
            
              ANVS/RDC n° 359, de 23/12/2003; Resolução ANVS/
            
            
              RDC nº51, de 26/11/2010; Resolução ANVS/RDC nº52, de
            
            
              26/11/2010; Resolução ANVISA/RDC nº 56, de 16/11/2012;
            
            
              Resolução ANVS nº 105, de 19/05/1999; Resolução SVS
            
            
              nº 177, de 04/03/1999; Resolução ANVS/RDC nº 271,
            
            
              de 22/09/2005; Resolução SVS nº 28, de 18/03/1996;
            
            
              Resolução SVS nº 29, de 18/03/1996; Resolução ANVS/
            
            
              RDC nº 17, de 17/03/2008; Resolução ANVS/RDC nº 20, de
            
            
              22/03/2007; Resolução ANVS/RDC nº 91, de 11/05/2001;
            
            
              Resolução ANVS/RDC nº 123, de 19/06/2001.
            
            
              A companhia não registrou na safra 2013/2014 não confor-
            
            
              midades apuradas pelos órgãos competentes responsáveis,
            
            
              considerando o mercado industrial. Para Etanol, a empresa
            
            
              segue legislações para produto granel de acordo com a
            
            
              ANP e as legislações de transporte de produtos perigosos.
            
            
              Combustíveis: por serem vendidos a granel por meio das
            
            
              bombas de abastecimento nos postos de serviço, esses
            
            
              produtos (gasolina, etanol, diesel) não contêm rótulos. Para
            
            
              combustíveis aditivados, os postos de gasolina exibem
            
            
              próximos a essas bombas os benefícios relacionados a
            
            
              esses combustíveis. Além disso, na intranet e internet, a
            
            
              Raízen Combustíveis disponibiliza para seus consumido-
            
            
              res os dados de cada produto, com suas características.
            
            
              ARLA 32: todo produto envasilhado comercializado pela
            
            
              Raízen Combustíveis apresenta em sua rotulação todas as
            
            
              informações exigidas pelo órgão regulamentador (Inmetro)
            
            
              conforme a portaria Inmetro no 139/2011 e normas de
            
            
              qualidade ISO 22.241 partes 1, 2 e 3. Além disso, a Raízen
            
            
              disponibiliza na intranet e internet a FISPQ do produto de
            
            
              forma que os usuários finais tenham acesso a ela.
            
            
              Assim, 100% dos produtos fabricados e comercializados
            
            
              pela Raízen disponibilizam informações acerca de suas
            
            
              características e conformidades.
            
            
              AD PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente,
            
            
              incluindo resultados de pesquisas
            
            
              Integral
            
            
              35 e 36
            
            
              A Raízen realiza anualmente pesquisas de satisfação com
            
            
              seus clientes. Em EAB, essa pesquisa é conduzida de
            
            
              forma distinta para clientes do mercado interno e clientes
            
            
              do mercado externo de Açúcar. Com base nos resultados
            
            
              obtidos, os quais consideram também o desempenho dos
            
            
              concorrentes, são definidas ações, quando aplicáveis. A
            
            
              Raízen também conta com um monitoramento de recla-
            
            
              mações e o atendimento a demandas e solicitações dos
            
            
              clientes. São ainda realizadas visitas técnicas periódicas,
            
            
              estreitando e mantendo um alto nível de relacionamento.
            
            
              Na safra 2013/2014, para a avaliação da percepção de
            
            
              clientes para o segmento Mercado Externo (Açúcar), a média
            
            
              para esse segmento ficou em 9,1 para açúcar branco e 8,9
            
            
              para açúcar VHP (
            
            
              Very High Polarization
            
            
              ). Já na avaliação
            
            
              da percepção de clientes para o segmento Mercado Interno
            
            
              (Açúcar), a média global (Resultados Consolidados) foi de
            
            
              8,5. As pesquisas são monitoradas por meio de questionários
            
            
              enviados aos clientes. Em relação a reclamações e ocorrên-
            
            
              cias, a safra 2013/2014 registrou o melhor resultado histórico
            
            
              em número total de reclamações, com 25% de redução em
            
            
              relação a safra 2012/2013 e 17% abaixo da meta.
            
            
              A Raízen realiza também a Index5, pesquisa responsável
            
            
              por medir o nível de satisfação de nossos clientes dos
            
            
              segmentos de Aviação, Varejo e B2B com relação aos
            
            
              serviços prestados por diversas áreas, incluindo a satisfa-
            
            
              ção da Raízen como fornecedora. É enviada mensalmente
            
            
              para aproximadamente 400 clientes, com o objetivo de
            
            
              agregar valor ao relacionamento com eles e identificar
            
            
              oportunidades de melhoria em nossos processos. Para a
            
            
              safra 2013/2014, encerramos com o percentual de 94%
            
            
              de satisfação, para os clientes de Varejo e B2B, para a
            
            
              questão da Raízen como fornecedora.