Mensagem do presidente |GRI 102-14|

Em um mundo em constante transformação, mantemos a resiliência e o foco na eficiência e consistência necessárias para prover a energia essencial à sociedade e ao nosso País.

Na safra 2019/2020 não foi diferente: transformamos processos e nos reinventamos a cada dia para continuar entregando resultados consistentes. Juntos, celebramos a inauguração da primeira planta de painéis fotovoltaicos. Localizada em Piracicaba (SP), a unidade marca nosso ingresso no mercado de Geração Distribuída. E de forma grandiosa, uma vez que ocupa a maior área destinada à energia solar no Estado de São Paulo.

Avançamos também na construção da nossa unidade de biogás em Guariba (SP), que deverá ser concluída no início de 2021; firmamos a compra de 81,5% da Cosan Biomassa, que produz e comercializa pellets de bagaço e palha de cana-de-açúcar, atendendo clientes no exterior que utilizam nossos produtos; e celebramos a vitória em um dos leilões de energia nova (A-6) com um projeto que visa à geração de ainda mais bioenergia; entre outras realizações que diversificam nosso portfólio integrado de energia.

Na produção de açúcar, etanol e bioenergia, o melhor desempenho foi resultado da eficiente estratégia de comercialização, capturando melhores preços dos produtos vendidos. Já na distribuição de combustíveis, o que sintetiza o exercício é consistência: crescemos principalmente em decorrência da assertividade na estratégia de suprimentos e comercialização e expansão da base de revendedores e clientes. O forte crescimento das vendas de etanol evidencia a importância do biocombustível na transição para uma economia de baixo carbono, e o Brasil conta com uma matriz pronta para isso! Na Argentina, completamos um ano de consolidação da operação com resultados robustos, mesmo diante do período eleitoral e dos demais desafios econômicos enfrentados no país vizinho.

O exercício foi ainda marcado pela parceria que firmamos com a Femsa Comércio para a criação da Raízen Conveniências, joint venture cujo objetivo é impulsionar nossa participação no negócio de lojas de conveniência nos postos de serviços, com a marca Shell Select; e de proximidade, com a marca OXXO, já bastante presente em países como México, Chile, Colômbia e Peru, agora no Brasil. A meta é inaugurar até 500 lojas com as duas assinaturas nos próximos três anos.

No consolidado, nosso EBITDA ajustado totalizou R$ 6,8 bilhões, com crescimento em todas as linhas de negócio; e o lucro líquido foi de R$ 2,4 bilhões, impulsionado principalmente pelo melhor resultado operacional. Os números demonstram a nossa capacidade de enfrentar desafios, mesmo nas condições mais adversas.

Assumi a posição de Diretor-Presidente, oficialmente, em abril de 2020, mas –por vir liderando a vice-presidência executiva de Logística, Distribuição e Trading nos últimos anos – conheço muito bem as operações e o time. Por isso, não tenho dúvidas de que vamos superar, juntos, a nova realidade resultante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no fim da safra, em 11 de março de 2020.

Diante dessa situação, reforçamos nosso compromisso com a saúde e segurança de funcionários, terceiros e parceiros, bem como de seus familiares. Por serem nossa verdadeira prioridade, suspendemos as projeções financeiras e operacionais para a próxima safra. Também adotamos um plano de contingência, visando garantir a preservação da integridade e segurança do time e a continuidade das nossas operações, essenciais para ajudar o País a continuar se movendo em um momento tão difícil. Além disso, buscamos manter o contato próximo com autoridades, fornecedores, clientes e demais stakeholders. Por meio das marcas Raízen e Shell, nos unimos a diversos parceiros e promovemos diferentes ações para contribuir com a superação do desafio atual.

Esse contexto coincide com o momento em que apresentamos, pela primeira vez, os trabalhos que estamos conduzindo para a construção do nosso Plano Estratégico de Sustentabilidade, que vem sendo elaborado a partir de um estruturado estudo que buscou diálogo com especialistas em investimentos nos setores sucroenergético e de combustíveis. Esse trabalho, de que tive o prazer de participar, contou com o envolvimento de 12 diretorias e 18 gerências. Como resultado, priorizaremos temas, que serão estudados em profundidade e para os quais serão definidas ambições, a serem perseguidas por ações e metas a partir das próximas safras.

Tais movimentos reforçam a convicção de que mantemos governança, processos e portfólio estrategicamente estruturados e de que, portanto, estamos preparados para capturar as oportunidades que se configuram nos setores em que atuamos.

Entusiasmados com o que ainda está por vir, seguiremos confiantes de que a nossa energia só cresce frente aos desafios. Afinal, fazemos hoje, olhando para o futuro, e é assim que continuaremos essa história.

Vamos juntos!

Ricardo Mussa
CEO da Raízen

Download dos indicadores GRI

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.