relatorio_sustentabilidade_2012_2013 - page 55

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A Raízen entende que seus negócios podem
ser influenciados por aspectos econômicos e
sociais, novas regulamentações e mudanças
na legislação decorrentes de demandas da
sociedade. Por isso, sua gestão conta com
uma estrutura dedicada a acompanhar e in-
fluenciar discussões estratégicas para os se-
tores em que atua, junto com instituições da
sociedade civil, entidades de classe e órgãos
governamentais das esferas federal, estadual
e municipal.
GRI SO5
Esse relacionamento, baseado nos princípios
de ética e transparência que norteiam a atuação
da empresa, leva em consideração dois as-
pectos fundamentais: a representatividade da
Raízen, que emprega mais de 40 mil pessoas
e está entre as cinco maiores empresas em
faturamento do Brasil, e sua reputação. O grá-
fico abaixo ilustra como ocorre essa atuação.
Por conta desse posicionamento, a Raízen
participou, de maneira conjunta com entidades
que representam o setor sucroenergético –
como a Confederação Nacional das Indústrias
(CNI) e a Unica –, dos debates que possibilita-
ram o aumento da porcentagem de etanol na
gasolina para 25%, por exemplo. Outros temas
relevantes para o segmento, tais como a apli-
cação do novo Código Florestal e a regulamen-
tação do licenciamento ambiental para novos
empreendimentos também têm sido acompa-
nhados com proximidade pela empresa.
GRI 4.13
Um dos diferenciais da Raízen, devido ao mo-
delo de gestão implantado, é a capacidade
de avaliar, por meio de uma agenda crítica, o
andamento e o impacto que mudanças nas
legislações podem ter tanto sobre seus ne-
gócios, quanto sobre os trabalhadores e as
comunidades. Por isso, a empresa também
atua em parceria com os governos, fornecen-
do informações e abrindo canais de diálogo
que permitam às autoridades conhecerem
com maior profundidade a realidade merca-
dológica das organizações que compõem as
cadeias produtivas.
Dessa maneira, auxilia na elaboração de polí-
ticas públicas estratégicas para o desenvolvi-
mento da economia e da sociedade do país.
Exemplos práticos que podem ser citados são
a ampliação da oferta de fontes renováveis
na matriz energética nacional, o aumento da
competitividade do etanol de cana no merca-
do externo e o apoio ao desenvolvimento de
mecanismos que melhorem as condições de
trabalho no campo.
Governo e entidades civis
GRI 4.14 / 4.15 / 4.16 / 4.17
Relações
externas e
governamentais
Sociedade civil
Reputação e Representatividade
Influência e Defesa de Interesse
Formadores de opinião
Academia
Empresas
Sindicatos
Entidades de classe
ONGs
Organismos internacionais
Administração pública
Tomadores de decisão
Executivo
Legislativo
Grupos de interesse
Relações governamentais
Defesa de interesse
Engajamento
Construção de coalizão
Municipal
Estadual
Federal
Global
1...,45,46,47,48,49,50,51,52,53,54 56,57,58,59,60,61,62,63,64,65,...106
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