relatorio_sustentabilidade_2012_2013 - page 50

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Desempenho Social
A Fundação visa ser reconhecida como uma
Organização da Sociedade Civil de Interesse
Público (OSCIP). Por isso, reestruturou sua
gestão e consolidou uma governança ba-
seada nos seguintes órgãos: Conselho de
Administração, Diretoria e Conselho Fiscal.
Dessa maneira, com um escopo de atuação
cada vez mais ligado à estratégia da Empre-
sa, a Fundação Raízen busca ser reconhecida
como uma instituição relevante para apoiar as
iniciativas que promovam a geração de valor
sustentável aos negócios.
Outra contribuição da empresa para o desen-
volvimento socioeconômico das comunidades
se dá por meio da contratação de fornecedo-
res locais e do recrutamento de profissionais
nas comunidades.
A empresa conta em seu processo de recruta-
mento com um banco de currículos recebidos
por meio de seu
website
, o que permite filtrar
candidatos de acordo com as regiões para
as quais há vagas abertas. Outra forma de
estimular a contratação de profissionais nas
comunidades locais ou próximas às unidades
da companhia é por meio de parcerias com
instituições de ensino locais e divulgação das
vagas em grupos regionais específicos, além
de feiras de estágio. No entanto, a Raízen não
possui uma política específica para contra-
tação em cada localidade de membros para
cargos superiores a gerentes.
GRI EC7
Instituto Ayrton Senna
GRI SO1
A Raízen e o Instituto Ayrton Senna (IAS), criado em 1994 para desenvolver projetos de melhoria
da educação pública no Brasil, firmaram uma parceria para que parte do valor de cada litro
vendido da família de combustíveis Shell V-Power fosse destinada às iniciativas promovidas
pela organização não governamental. A campanha, cujo tema foi “Abasteça com Shell V-Power
e Ajude a Educação do Brasil”, durou de 15 de maio a 15 de junho de 2013 e envolveu 2,7
mil postos participantes da Oferta Integrada 2013/2014 (
saiba mais detalhes sobre a Oferta
Integrada no capítulo Desempenho Econômico
).
A campanha foi pioneira no sentido de ser a primeira vez que uma empresa do segmento
de distribuição de combustíveis reuniu clientes e revendedores em torno de uma ação
de responsabilidade social. O projeto, alinhado aos valores da Raízen de promoção do
desenvolvimento social, também agrega valor à marca Shell e aproxima os clientes da bandeira.
Ao todo, a campanha beneficiou 185 mil crianças. Anualmente, o instituto capacita 75 mil
educadores e oferece programas que beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em
mais de 1,3 mil municípios. Em 2004, o IAS recebeu a chancela da Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por ser uma referência mundial
como centro de reflexão, de pesquisa e de produção de conhecimento.
Proporção de gastos com fornecedores locais*
em unidades operacionais
GRI EC6
Gênero
2011/2012 2012/2013
Suprimentos
80,10% 77,41%
EAB
87,25% 84,15%
Comercial, Logística, Distribuição e
Trading
47,95% 47,17%
*A Raízen considera como “local” as unidades de negócios e municípios localizados no
mesmo Estado/Região.
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