Sustentabilidade na estratégia |GRI 103-2|
Pensando lá na frente.
Os desafios e as transformações que movimentam a sociedade são, para nós, os catalizadores das inovações que pretendemos impulsionar em nosso setor. Nesse contexto, a sustentabilidade assume protagonismo em todas as operações.
Aprimoramos, a cada safra, um modelo de negócio circular, com máximo aproveitamento da matéria-prima por hectare plantado. Resultado é o nosso pioneirismo na produção de Etanol de Segunda Geração (E2G), que consiste no biocombustível feito a partir do uso do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. O E2G pode elevar em até 50% a produção de etanol com a mesma área plantada, o que é um marco na busca pelo uso eficiente da terra. Além disso, favorece as futuras gerações, já que a emissão do ciclo de vida do E2G é 35% e 93% menor do que o etanol padrão e gasolina, respectivamente. Já atingimos a marca de produzir 211 litros de etanol com uma tonelada de biomassa – no último ano-safra foram 12 milhões de litros de E2G produzidos.
Investimos em outras frentes de energia, mas o biocombustível é uma das mais significativas porque acreditamos em seu enorme impacto para a sociedade. A evolução da demanda energética global e das práticas agrícolas faz do etanol um produto com espaço reservado na agenda do futuro, especialmente se considerado o avanço tecnológico no uso desse biocombustível.
Paridade do etanol com a gasolina
Recentemente, o estudo Análise Estatística de Desempenho e Performance de Combustíveis, desenvolvido pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), revelou que o desempenho médio do etanol em relação à gasolina3 nos veículos testados, variou, em consumo, de 70,7% a 75,4%. Os resultados mostram que a viabilidade econômica do etanol pode ir além da relação mais habitual de 70%, apurada no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), já que existem outras características do funcionamento dos motores que devem ser consideradas.
3 O estudo comparou etanol comum e gasolina comercializada no Brasil, que contém 27% de etanol anidro.
Em outra frente de atuação, a mesma biomassa viabiliza a geração de energia elétrica limpa – operação que permite a autossuficiência no consumo das nossas 26 unidades produtoras, das quais 13 já comercializam a bioeletricidade excedente.
Com papel fundamental para estimular nossa atuação nesse segmento, o biogás assume outra ponta na cadeia produtiva sustentável. O projeto de produção para a geração de energia está em desenvolvimento na unidade Bonfim, no município de Guariba, região de Araraquara (SP).
O açúcar – mais um produto oriundo da nossa matéria-prima –, se consumido com equilíbrio e moderação, é fonte de energia e carboidrato necessários à dieta humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 5% de calorias diárias provenientes do açúcar, o que equivale a 25 gramas em uma dieta de 2 mil kcal/dia. O setor sucroenergético é bastante engajado em toda essa questão e, por meio da Unica, apoiamos a Campanha Doce Equilíbrio, que busca conscientizar a opinião pública sobre a importância do açúcar, em parceria com especialistas em saúde. Clique aqui para saber mais.
Aprimorar o portfólio passa ainda por promover a melhor jornada aos nossos consumidores. Nesse sentido, investimos para que nossos consumidores sintam que podem contar com a Shell como ponto de apoio – seja pela excelência e qualidade de seus produtos e serviços, seja pelo atendimento mais humano em todos os postos.
Com vistas à perenidade dos negócios, elaboramos um estudo a fim de identificar riscos e oportunidades decorrentes das alterações climáticas para nossos negócios e instalações, englobando aspectos reputacionais, operacionais, regulatórios e de mercado. Na pesquisa, utilizamos modelos climáticos de longo prazo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e contamos com grande envolvimento da liderança estratégica.
Os resultados que obtivemos reforçam que estamos no caminho certo, e que nossos negócios podem aproveitar muitas oportunidades, especialmente em relação a aspectos regulatórios e de mercado. O estudo será utilizado internamente no planejamento estratégico de longo prazo da liderança.
Estamos atentos para nos manter à frente das mudanças de mercado e garantir a oferta das melhores soluções, capazes de conquistar a fidelidade de clientes e parceiros, gerar alto retorno aos acionistas e manter, nos funcionários, o orgulho de pertencer ao nosso time.
Nesse sentido, vislumbramos para os próximos anos:
- Busca por novos mercados e geografias.
- Negócio estratégico em todo o nosso portfólio.
- Companhia integrada de energia.
- Abordagem em produtos e soluções.
- Parceiros estratégico para clientes B2B.
- Experiência do consumidor.
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