Incentivamos o olhar questionador

Inovação

Queremos elaborar respostas criativas para os desafios dos nossos setores. Nos destacamos na produção de energia elétrica a partir da biomassa e de etanol de segunda geração (E2G), entre outros projetos que visam nos posicionar na vanguarda.

Raízen Ventures |GRI 103-2|

Desde 2011, quando iniciamos nossas atividades, buscamos desenvolver projetos com potencial de nos proporcionar na vanguarda.

Para fortalecer essa atuação, em 2017/2018 criamos a Raízen Ventures, com foco em inovação para o negócio, baseada em dois pilares: atender às necessidades atuais e futuras, transformando ideias em modelos de negócios com agilidade; e desenvolver e promover a cultura da inovação entre nosso time.

Com a Raízen Ventures, seguimos preparados para o futuro, uma vez que a estrutura nos permite aprimorar o alinhamento entre nossos projetos e nossa estratégia, assim como incrementar a sinergia entre as demais iniciativas que desenvolvemos.

 

Pulse

Inauguramos, em agosto, um hub de inovação para hospedar startups direcionadas a soluções disruptivas que poderão impulsionar nosso negócio. No Pulse, em Piracicaba (SP), estimularemos a circulação de estudos, informações, projetos e eventos, de forma a desenvolver ideias.

Com o apoio da SP Ventures e da Nxtp.Labs, além de outras parcerias, oferecemos oportunidades para startups que buscam expansão de mercado e/ou aceleração. Para conferir o suporte necessário ao desenvolvimento dessas inovações, estamos desenvolvendo testes-pilotos em nossas unidades produtoras.

O foco do primeiro ciclo é o agronegócio, com a ampliação futura para outras áreas que envolvem nossos negócios. Para isso, selecionamos empresas que atuam nas áreas de soluções digitais para operações financeiras, aplicação de insumo aéreo, tecnologia em análises de solo, inteligência artificial e solução diferenciada para o controle de pragas.

Mais de 400 startups se inscreveram, sendo que aproximadamente 70 foram selecionadas para uma apresentação mais detalhada e, enfim, 12 foram escolhidas para um pitch Day, em que os representantes de cada uma tiveram cinco minutos para apresentar suas propostas e convencer a banca avaliadora do potencial de seus projetos.

Entre os critérios considerados para selecionar as empresas estavam capacidade dos empreendedores, maturidade do projeto e potencial de escalabilidade no mercado.

Saiba mais sobre as empresas selecionadas em www.pulsehub.com.br.

Pentágono

O Pentágono – iniciativa desenvolvida em 2015 para unificar o monitoramento das nossas operações por meio da Central de Integração Agroindustrial (CIA) – teve seu escopo de atuação ampliado no fim de 2017/2018, assumindo o desafio de atuar nas áreas de manutenção e preparo do solo.

Nessa nova etapa, a CIA mantém o papel de apoiar as operações na padronização de processos, atuando em comunicação direta, ininterrupta (sete dias por semana, 24 horas por dia) e em tempo real com todas as unidades.

Etanol de segunda geração (E2G) |GRI 103-2|

Nos destacamos na produção de etanol de segunda geração (E2G), tecnologia fundamental para a evolução da matriz energética e para a economia global de baixo carbono, em linha com as metas estabelecidas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP21).

Isso porque as operações para a produção de E2G – já integradas à nossa unidade Costa Pinto – resultam em menos emissões em comparação aos processos tradicionais.

Além disso, o novo biocombustível tem potencial para elevar em até 50% nossa capacidade de produção de etanol com a mesma área plantada. Atualmente, conseguimos transformar uma tonelada de biomassa seca em cerca de 211 litros de etanol, com um objetivo de alcançar uma produtividade de 290 litros.

Biogás |GRI 103-2|

Desde abril de 2016, quando vencemos o 23º Leilão de Energia Nova da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desenvolvemos projeto para produção de biogás a partir de resíduos industriais (torta de filtro e vinhaça) para geração de energia.

A iniciativa está em desenvolvimento na unidade Bonfim, em Guariba, região de Araraquara (SP). Quando estiver concluída, a planta terá 21 MW de capacidade instalada e a capacidade de produção será de 62 milhões de Nm³.

Biogás a partir da Vinhaça

info-cana-processo

Programa Inovar 2.0

A segunda edição do programa Inovar desafiou funcionários a buscarem soluções criativas e inovadoras para aprimorar nossos processos ou criar negócios. Os gestores dos participantes foram convidados a se juntarem aos times para aprimorar os projetos.

314

inscrições.

10

finalistas.

As ideias visaram ao aumento de eficiência dos nossos processos, à melhoria da qualidade, à redução de custos e, até mesmo, ao desenvolvimento de novos negócios. A edição promoveu ainda a diversidade na composição dos times, o que aumentou significativamente a qualidade das ideias finalistas. Os benefícios transcenderam as atividades de nossas áreas de negócio (agrícola, industrial e comercial), contemplando processos administrativos.

Alguns projetos proporcionam retornos qualitativos, enquanto outros podem resultar em ganhos de até R$ 70 milhões em cinco anos.

Conheça, abaixo, as iniciativas premiadas do Programa Inovar 2.0:

1º LUGAR – PROJETO ATENA | Empoderamento do consumidor no processo de combate ao combustível ilegal.

2º LUGAR – MAX POWER | Uso de inteligência artificial com foco no aumento de eficiência em nosso processo industrial, alinhado com os conceitos da Indústria 4.0.

3º LUGAR – SMART GRID | Gestão inteligente, preditiva e proativa dos estoques dos nossos revendedores.