AGENDA 2030: NOSSOS COMPROMISSOS PELO FUTURO

Nossa materialidade e estratégia de sustentabilidade nos conduzem a compromissos públicos relevantes e conectados com alguns dos maiores desafios da ONU

Desde a formação da Raízen, sustentabilidade é parte fundamental dos nossos negócios.

Com o desenvolvimento do Plano Estratégico de Sustentabilidade, na safra 18´19 e o lançamento dos nossos compromissos para 2030, tivemos um grande salto de maturidade, pois sabemos a jornada que precisamos percorrer e quais os impactos que queremos gerar.

Prezando por uma comunicação transparente, nos comprometemos publicamente com nossos stakeholders e com o desenvolvimento sustentável global. Clique aqui para saber mais.    

COMPROMISSOS LIGADOS À DESAFIOS GLOBAIS

Lançamos nossos compromissos para reforçar nossa responsabilidade com a agenda de sustentabilidade. Conforme estudo conduzido por auditoria, eles se conectam às metas de 14 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, avaliando o que é mais relevante na Década da Ação — época em que o prazo para o alcance dos compromissos globais da ONU se aproxima.

Sabendo do desafio associado a esses compromissos, lançamos em 2020 um edital para startups que nos auxiliassem a atingir nossas metas. Por meio do Pulse, nosso hub de inovação, identificamos 13 iniciativas e algumas já estão em fase de testes em nossas operações e prometendo acelerar nossa jornada.      

Mudanças climáticas e Transição energética
Mudanças climáticas e Transição energética

Mudanças climáticas e Transição energética

Reduzir a pegada de carbono de etanol e açúcar em 10%.

Nosso objetivo é impulsionar a transição energética global. Para isso, buscamos reduzir a pegada de carbono por meio de eficiência e inovação em todos os nossos processos, garantindo que os bioprodutos oferecidos pela companhia promovam altos índices de redução de emissão.

Avanço atual do compromisso
Reduzir a pegada de carbono do Etanol
Dados em processo de auditoria
0%
20'21

meta 10%

29'30

Reduzir a pegada de carbono do Açúcar
Dados em processo de auditoria
0%
20'21

meta 10%

29'30

Gestão Hídrica
Gestão Hídrica

Gestão Hídrica

Reduzir a captação* de água de fontes externas em 10%

A Raízen busca a excelência da sua gestão hídrica, visando aumentar a resiliência, uma vez que a água está diretamente ligada com nossas atividades. Por isso, utilizamos o recurso de forma consciente e responsável, sempre em busca de reduzir nossa captação externa, melhoria de processos e gestão e promovendo a circularidade.

Avanço atual do compromisso
Reduzir a captação* de água de fontes externa em 10%
0%
20'21

meta 10%

29'30

*Durante o período de moagem.
Uso da Terra
Uso da Terra

Uso da Terra

  • Aumentar o indicador GJ/ha em 15%;
  • Garantir a rastreabilidade de 100% do volume de cana moída.

Por fazermos parte do setor agro, é nosso dever executar uma excelente gestão deste recurso e aprimorar a eficiência nos nossos processos. A rastreabilidade da origem da cana é igualmente relevante: manter total conhecimento sobre nossa cadeia de fornecimento é fundamental para garantirmos nosso alto padrão de sustentabilidade.

Avanço atual do compromisso
Aumentar o indicador GJ/ha em 15%
12%
20'21

meta 15%

29'30

Garantir a rastreabilidade de 100% do volume de cana moída
100%
20'21

meta 100%

29'30

Cana-de-açucar sustentável
Cana-de-açucar sustentável

Cana-de-açucar sustentável

  • Garantir programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos para as fontes de cana-de-açúcar;
  • Manter todas as unidades em operação certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.

Para que nossa energia esteja presente no Brasil e no mundo, nós zelamos pela matéria prima dos nossos produtos: a cana-de-açúcar. Contamos com uma plataforma integrada de redução de riscos e geração de valor composta pela certificação Bonsucro e programa ELO. Esses programas promovem o desenvolvimento sustentável!

Avanço atual do compromisso
Garantir programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos para as fontes de cana-de-açúcar;
96%
20'21

meta 100%

29'30

Manter todas as unidades em operação certificadas por um padrão internacionalmente reconhecido.
96%
20'21

meta 100%

29'30

*Considerando todas as usinas ativas. **Considerando os fornecedores que prestam serviços a mais de um ano.
Direitos Humanos
Direitos Humanos

Direitos Humanos

Promover avanços na área de direitos humanos em nossas operações e em nossa cadeia de suprimentos.

Entendemos o tamanho das nossas operações e a complexidade dos setores em que atuamos. Por isso, buscamos avançar no tema de direitos humanos, não somente nas nossas operações, mas também incentivando nossa cadeia.

Ética e Compliance
Ética e Compliance

Ética e Compliance

Influenciar de maneira ativa nossos parceiros estratégicos a eliminarem os riscos de violação de valores de Ética & Compliance da Raízen.

A Raízen entende a relevância do assunto e possui a ética como um de seus valores inegociáveis, orientando sua atuação em todas as frentes de negócio, tal como registrando e disseminando a conduta esperada de funcionários e parceiros.

Sentindo a necessidade de se posicionar como verdadeiros protagonistas da causa, a companhia lançou um compromisso público de ética e compliance com o objetivo de não só garantir as melhores práticas internamente, mas também junto a um setor de grande valia: o quadro de parceiros estratégicos.

Relacionamento com o entorno
Relacionamento com o entorno

Relacionamento com o entorno

Garantir que 100% dos entornos sejam contemplados pela fundação Raízen*.

Realizamos um estudo robusto identificando macrotendências, benefícios e vários benchmarkings para entender os impactos de performance social da Raízen em seus entornos. A partir desse estudo, traçamos um novo posicionamento de longo prazo: o lançamento do compromisso de relacionamento com o entorno. Confirmando nosso ponto de redefinir o futuro da sociedade por meio da nossa energia.

Avanço atual do compromisso
Garantir que 100% dos entornos sejam contemplados pela fundação Raízen.*
6.6%
20'21

meta 100%

29'30

*Com capacidade de recepção do modelo.
Diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão

Alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.

Desde nosso surgimento, promovemos o respeito e a valorização da diversidade em um cenário em que cada ponto de vista conta. Por isso, criamos o compromisso de mulheres em cargos de alta liderança pois acreditamos que podemos gerar representatividade e acelerar o atingimentos de pensamentos diversos, que trazem resultados diferenciados.

Avanço atual do compromisso
Alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025
18%
20'21

meta 30%

24'25

** O denominador da fórmula de cálculo sofreu alteração em 20´21
*Alinhamento dos ODS aos compromissos de Diversidade & Inclusão e Relacionamento com entornos, feitos após estudo com auditoria independente.
Mudanças climáticas e Transição energética

Mudanças climáticas e Transição energética

Mudanças climáticas e Transição energética Mudanças climáticas e Transição energética
Ano base safra 18'19

Etanol 19,59 gCO2/MJ

Açucar 0,293 kgCO2/kg Açúcar

Resultados Etanol 20'21

Dados em processo de auditoria

Resultados Açúcar 20'21

Dados em processo de auditoria

Nossos destaques

  • Contamos com maior envolvimento da liderança no tema por meio do reporte no Comitê de Responsabilidade Social;
  • Garantimos a verificação por terceira parte dos resultados da pegada de carbono anualmente;
  • Incluímos a pegada de carbono dos produtos como parte da remuneração variável dos funcionários;
  • Aderimos ao CDP Supply Chain para evoluir junto aos nossos fornecedores na jornada de gestão de emissão e riscos de mudanças climáticas;
  • Seguiremos atuando sobre as principais avenidas para redução da pegada de carbono do nosso Etanol e Açúcar: (i) diminuição do uso de fertilizantes sintéticos; (ii) redução do consumo de combustível fóssil em operações agrícolas; (iii) aumento do TCH (tonelada de cana por hectare) do canavial; (iv) projetos de inovação na área agrícola, como agricultura de precisão, que tendem a gerar economia no uso de insumos e aumento de produtividade;
  • Incluímos os riscos climáticos na matriz de riscos dos negócios;
  • Em 2020, atingimos o grau A- (nível de liderança) no CDP, demonstrando uma gestão e estratégia robusta no tema.
Gestão Hídrica

Gestão Hídrica

Gestão Hídrica Gestão Hídrica
Ano base safra 18'19

0,84 m³/TC

Resultados 20'21

0,84 m³/TC.

Nossos destaques

  • A safra 20’21 foi desafiadora, com destaque para o longo período de estiagem, que impactou na qualidade da cana-de-açúcar, em especial com valores sem precedentes históricos de quantidade elevada de ATR, o que foi bastante positivo;
  • Por outro lado, como a Raízen utiliza água que vem da própria cana-de-açúcar, esta veio em menor quantidade, também sem precedentes históricos;
  • Graças ao Programa Reduza, foi possível fechar a captação de águas de fontes externas durante o período de moagem no mesmo patamar das safras anteriores, mesmo diante da estiagem;
  • Temos melhorado o sistema de captação, bem como alguns investimentos em reuso de águas ao longo do processo e fechamento de determinados circuitos abertos. Com isso, esperamos ter resultados ainda melhores.
Uso da Terra

Uso da Terra

Uso da Terra Uso da Terra
Ano base safra 18'19

157,2 GJ/ha

Resultados 20'21

175,4 GJ/ha

Nossos destaques

  • Plano de expansão de energias renováveis e investimentos contínuos para aumentar a produtividade agrícola são nossas propostas para melhoria do indicador (GJ/ha). Um exemplo da nossa evolução é a inauguração, em 2020, da nossa primeira planta de Biogás a partir da vinhaça e da torta com 21 MW de capacidade instalada;
  • A cana de açúcar é a cultura com maior rendimento em energia por área ocupada e este indicador representa a eficiência da Raízen no uso da terra, em base energética. Ou seja, o quanto a companhia consegue extrair de conteúdo energético da cana-de-açúcar e seus subprodutos na mesma área de cultivo;
  • Desde a safra de 18’19, mantemos 100% de rastreabilidade geográfica da cana moída e empenhamos um esforço contínuo em garantir esse elevado padrão, mesmo em um setor de alto dinamismo;
  • Uma premissa do nosso modelo de negócios é a rastreabilidade da origem da nossa matéria-prima, mesmo quando se trata de cana-de-açúcar de fornecedores terceirizados;
  • A rastreabilidade de nossa matéria prima nos permite atuar de forma ativa na cadeia, como é o caso do Programa ELO que alcançou importantes evoluções em 20/21.
Cana-de-açucar sustentável

Cana-de-açucar sustentável

Cana-de-açucar sustentável Cana-de-açucar sustentável
Ano base safra 18'19

94% das nossas fontes de cana-de-açúcar são contempladas em programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos;

20/23 das nossas usinas em operação são certificadas por um padrão internacionalmente reconhecidos.

Resultados 20'21

96% das nossas fontes de cana-de-açúcar são contempladas em programas de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos;

Resultados 20'21

22/23 das nossas usinas em operação são certificadas por um padrão internacionalmente reconhecidos.

Nossos destaques

Acompanhamento técnico dos produtores:

  • Fizemos + 3.700 visitas para engajar e acompanhar tecnicamente os produtores de cana e compartilhar valor, estimulando a adoção de boas práticas;
  • Distribuímos diversos materiais orientativos, com capacitação e atualização do time ELO;
  • Capacitamos e atualizamos constantemente o time ELO;
  • Criamos um novo aplicativo, desenvolvido em parceria com a Solidaridad para apoiar o time ELO na gestão das ações de melhorias;
  • Em 2019, certificamos com Bonsucro 20 unidades e conquistamos a Certificação na unidade Santa Cândida, localizada na região de Bocaina-SP;
  • Em 2020, atingimos 21 unidades certificadas Bonsucro e a conquista da Certificação na unidade Paraíso, localizada na região de Brotas-SP.

Engajamento dos produtores, por meio da proposta de valor do Programa ELO:

  • Realizamos 12 fóruns jurídicos trabalhistas em parceria com associações de produtores e com a participação de 318 fornecedores de cana;
  • Na safra 18´19 firmamos uma parceria com SENAR e outras instituições para a realização de treinamentos para os funcionários de fornecedores, totalizando 60 turmas;
  • Na safra 18´19 promovemos 6 coletas itinerantes de embalagens de agroquímicos em locais distantes de postos de coleta autorizados;
  • Na safra 20´21 lançamos o 1º Relatório Anual do Programa ELO, trazendo os principais impactos do programa no campo;
  • Buscamos continuamente parcerias com o objetivo de aumentar o alcance do Programa e levar boas práticas para outros produtores do setor.

Diversas ações foram implementadas para a manutenção das nossas certificações, tais como:

  • PGA (Plano de Gestão Ambiental) com ações voltadas para a diminuição dos possíveis impactos e gestão dos recursos naturais;
  • Disponibilização e divulgação extensiva de um canal de comunicação (SAC) aberto para dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, pois entendemos a importância do envolvimento das pessoas para a boa execução de atividades;
  • Iniciativas que possibilitaram demonstrar o atendimento aos indicadores estabelecidos pelo Bonsucro e também a preocupação com a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
Direitos Humanos

Direitos Humanos

Direitos Humanos Direitos Humanos

Nossos destaques

  • Desde 2018, somos signatários do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos;
  • Em 2019 e 2020, implementamos ações internas e externas de conscientização no tema e engajamento da cadeia de valor referentes ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da adesão ao Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos;
  • Temos como diretriz manter a proteção aos direitos das comunidades indígenas e seguimos rigorosamente a conduta de não adquirir cana-de-açúcar de fornecedores de áreas declaradas indígenas;
  • Através do Prêmio Parceiro Raíz, motivamos e reconhecemos as boas práticas relacionadas ao tema, em nossa cadeia de fornecimento;
  • Avaliamos todas as nossas categorias de compras (que contemplam + de 4 000 fornecedores) com base em critérios socioambientais, e as classificamos em uma matriz de criticidade. Melhoramos, assim, nossa gestão de riscos e oportunidades;
  • Implementamos a Política Sustentável de Suprimentos, que tem direitos humanos entre suas diretrizes. E avançaremos mais nas próximas safras, trazendo diretrizes específicas para cada categoria de compra;
  • Criamos o Programa de Assistência ao Empregado, que conta com assistência psicológica, orientação jurídica, consultoria financeira, serviço social, lives com especialistas em saúde mental e financeira;
  • Preocupados com o bem-estar e segurança dos nossos colaboradores no cenário de pandemia, implementamos medidas como inclusão de cobertura específica de seguro de vida e doação de cestas básicas.
Ética e Compliance

Ética e Compliance

Ética e Compliance Ética e Compliance

Nossos destaques

  • Realizamos um mapeamento dos riscos de Compliance de toda a companhia em conjunto com uma consultoria independente;
  • Revisamos a política de Integridade Raízen e, com o objetivo de influenciar nossa cadeira, divulgamos aos nossos fornecedores de suprimentos;
  • Desenvolvemos e implementamos uma auditoria de Integridade para prestadores de serviço.
Relacionamento com o entorno

Relacionamento com o entorno

Relacionamento com o entorno Relacionamento com o entorno
Ano base safra 18'19

7/104 entornos* contemplados pela fundação.

Resultado 20'21

7/106 entornos* contemplados pela fundação.

Nossos destaques

  • Em 2018, a Fundação Raízen revisitou seu modelo de atuação e iniciou a turma piloto de uma nova abordagem pedagógica que estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais e a permanência na escola. O programa é direcionado para jovens do 9º ano do Ensino Fundamental e possui duração de 12 meses. Essa mudança possibilitou aumentar o número de jovens atendidos;
  • Em 2019, ampliamos o programa para 5 núcleos da Fundação Raízen;
  • Na safra 19´20, alcançamos o maior número de jovens atendidos desde que a Fundação Raízen revisitou seu modelo de atuação e iniciou a turma piloto de uma nova abordagem pedagógica que estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais e a permanência na escola;
  • Em 2020, durante a pandemia, adaptamos a metodologia para o modelo remoto. Os bons resultados obtidos permitiram o desenvolvimento de um programa com os mesmos princípios em modelo híbrido. Essa mudança possibilitou a ambição de um maior número de localidades atingidas;
  • Também em 2020, a Fundação Raízen revisitou seu programa destinado à infância;
  • Em 2021, em linha com a estratégia da Fundação Raízen, que envolve a relação afetiva com crianças e jovens, a família e a escola, a contribuição para diminuição da evasão escolar no Brasil, nos comprometemos a estar em 100% dos entornos* de nossas operações até 2030, ampliando nossos vínculos com a comunidade e gerando impacto social positivo.

*entornos = não são consideradas operações terceiras em Pontos de Abastecimento em Aeroportos.

Diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão Diversidade e inclusão
Ano base safra 18'19

14% de mulheres em cargos de liderança*

Resultado 20'21

18% de mulheres em cargos de liderança*

Nossos destaques

  • Entendendo a importância de diálogos abertos, criamos momentos de escuta, com rodas de mulheres;
  • Consolidamos uma cadeira de gênero/mulheres no Comitê de Diversidade e Inclusão e vinculamos grupos orgânicos que atuavam com a proposta dentro da empresa;
  • Impulsionamos nossos funis de contratação para que tenham ao menos 30% de mulheres nos processos de recrutamento e seleção;
  • Formalizamos a assinatura com ONU Mulheres e capacitamos a organização em parceria com o Movimento Mulheres 360º.

* Considerar liderança a partir de cargos Coordenador a cima