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CANAL DE ÉTICA
Somos comprometidos com a ética
em todos os nossos negócios e parcerias

Saiba quando você deve abrir uma denúncia
Situações que devem ser relatadas como denúncia:
- Qualquer tipo de assédio, seja moral ou sexual
- Favorecimento ou conflito de interesses
- Relacionamento íntimo ou parentesco com subordinação direta
- Uso indevido de recursos da empresa
- Vazamento ou uso indevido de informações
- Jornada excessiva ou com apontamento indevido
- Adulteração ou manipulação de dados/resultados
- Pagamento ou recebimento impróprio
- Roubo, furto ou desvio de materiais
- Violação de leis em geral (trabalhista, ambiental, contábil etc.)
- Entre outros casos que ferem o Código de Conduta da companhia

E quando você deve abrir uma reclamação
Situações que devem ser relatadas como reclamação:
- Problemas de infraestrutura (instalações, fretados, sanitários, limpeza, segurança, entre outros)
- Questões ligadas a parceiros, exceto transportadoras (revendedor, prestador, fornecedor e supridores de materiais)
- Questões sobre transportadoras (comportamento, jornada, documentação, salários, benefícios, prêmios, pagamentos, comportamento etc.)
- Reclamações e dúvidas de RH (salário, PPR, acordo sindical, benefícios, marcação de ponto, entre outros)
- Entre outros problemas relacionados a colaboradores, terceiros e parceiros de negócio
PERGUNTAS FREQUENTES
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Quem pode denunciar ou reclamar?
Colaboradores e colaboradoras, equipes terceirizadas, fornecedores, clientes e comunidade em geral.
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Quando fazer uma denúncia?
A denúncia pode ser feita sempre que você julgar necessário. No entanto, verifique se é possível conversar com seu gestor ou gestora ou com a supervisão responsável pela pessoa autora do incidente antes de realizar a denúncia.
Caso você não saiba quem é ou não se sinta confortável ou queira manter seu anonimato, reporte através do Canal de Ética.
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Quando fazer uma reclamação?
A reclamação pode ser feita sempre que você julgar necessário. No entanto, diferentemente da denúncia, ela não precisa ser um desvio ao Código de Conduta, e de forma mais simples e direta será respondida pela área responsável. Lembrando que as solicitações podem ser direcionadas diretamente à gestão e através da abertura de chamados.
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Quais são os meios em que posso fazer uma denúncia ou reclamação?
As denúncias e reclamações podem ser realizada pelo telefone gratuito de seu país conforme abaixo, pelo e-mail canaldeetica@raizen.com ou pelo site https://canalconfidencial.com.br/raizen/.
Brasil: 0800-772-4936
Argentina: 0800-345-1701
Estados Unidos: 1 (800) 509-4201
Paraguai: 009-800-120-004
Suíça: 0800-898-773Demais países podem utilizar o site ou a caixa de e-mail informada acima.
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Como faço uma denúncia?
É importante descrever de forma detalhada os fatos ocorridos e as pessoas envolvidas na situação. Recomendamos anexar documentos que facilitem o entendimento do relato e, antes de denunciar, colete o máximo de informações sobre a infração para ajudar no processo de investigação. Confira alguns exemplos:
● Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima) e matrícula
● Local do ocorrido (usina, terminal, escritório) e cidade/estado
● Testemunhas
● Datas
● Detalhamento dos fatos
● Empresas, departamentos ou áreas envolvidas
● Documentos ou contratos relativos à violação
● Qualquer informação adicional
Os itens acima não são obrigatórios para fazer uma denúncia, mas ajudam a agilizar o processo de apuração.
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Que tipos de anexos posso enviar em minha denúncia?
Você pode anexar ao seu relato arquivos de fotos, documentos, gravações de áudio ou vídeo ou outros arquivos que desejar.
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Devo relatar até mesmo situações que não me afetem diretamente?
Mesmo se você não for diretamente afetado ou afetada pela situação que descumpra o Código de Ética, não a ignore e relate para contribuir na construção e na manutenção de um ambiente mais ético.