Políticas e Procedimentos Para Terceiros

Políticas e Procedimentos para Terceiros

Estas são as políticas e procedimentos que devem ser conhecidas e aplicadas por nossos parceiros e futuros parceiros. Estes documentos mostram o que é esperado quanto à ética e à transparência na condução das atividades, firmando uma parceria sólida que preza pela legitimidade dos negócios.

Política de Propriedade Intelectual

A Política de Propriedade Intelectual (PI) da Raízen traz normas gerais sobre PI e visa instruir seus colaboradores para a gestão do tema quando envolvidos em projetos, produtos, pesquisas e outras ações que resultem em criações passíveis de proteção e registro. A companhia dispõe de critérios institucionais pré-estabelecidos sobre o processo de obtenção de PI, o qual pode ocorrer antes, durante e após a realização das pesquisas e desenvolvimentos, conforme aplicável. Além disso, a Política dispõe sobre as normas de proteção dos resultados, bem como sobre a gestão e transferência dos direitos sobre a criação intelectual.

Política de Saúde Ocupacional - Álcool e Drogas

O objetivo da Política de Saúde Ocupacional - Álcool e Drogas é garantir um ambiente seguro, produtivo e saudável para todos ao engajar os funcionários, prestadores de serviço, fornecedores de produtos e parceiros de negócios quanto à prevenção do uso abusivo do álcool e de drogas, sem prescrição médica, reconhecendo que o uso destas substâncias interfere na atenção e habilidade, podendo alterar o comportamento das pessoas, ocasionando atos inseguros e risco à vida.

Política de Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação é uma declaração formal da Raízen acerca de seu compromisso com a proteção das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, devendo ser cumprida por todos os seus funcionários, prestadores de serviço, fornecedores de produtos e parceiros de negócios. 

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA)

A Política de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) está incorporada na maneira como conduzimos nossos negócios. Faz parte da nossa cultura de respeito à vida operarmos de forma ética, segura e ambientalmente sustentável e, por esse motivo, também esperamos que cada pessoa dentro da organização demonstre comprometimento pessoal em assumir um comportamento compatível com o ambiente seguro.

Manual do Fornecedor

Consideramos que os nossos fornecedores são peças fundamentais para o nosso crescimento e sucesso. Com o intuito de criarmos um relacionamento de parceria e diante de um mercado cada vez mais exigente, torna-se necessário que nossos parceiros tenham procedimentos e políticas claras que se encontram no Manual do Fornecedor, visando a uma relação comercial transparente, com objetivo de construirmos juntos ações e resultados mensuráveis.

Termo de Cláusulas de Condições Gerais para Fornecimento de Bens e de Serviços (TCG)

A fim de garantir o uso adequado das informações da Raízen e prevenir acidentes ou condições inadequadas de trabalho que possam causar danos ao meio ambiente, a propriedades ou que possam ser prejudiciais tanto ao pessoal da companhia quanto ao público em geral e fornecedores, todos e quaisquer fornecimentos de bens e/ou de serviços contratados entre contratante e contratada estarão sujeitos as cláusulas e condições a dispostas neste arquivo.

Guia de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) para Contratados

O Guida de SSMA para Contratados apresenta as exigências obrigatórias para prevenção de acidentes que se aplicam para empresas contratadas que fornecem serviços para a Raízen, dentro de instalações da Companhia ou sob responsabilidade dela. Os requisitos aqui estabelecidos se aplicam conforme nível de risco da atividade a ser executada, e devem ser seguidos em adição às regras e regulamentos estabelecidos na legislação.

Guia de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) para Empresas de Transporte de Carga

Para atender as operações de transporte de carga para as usinas, a Raízen mantém contrato com empresas fornecedoras de transporte, as quais que devem estabelecer políticas, fixar as expectativas e fornecer os recursos para o êxito das operações de transporte de carga detalhadas neste Guia de SSMA para Empresas de Transporte de Carga. A garantia da integridade das operações exige liderança e comprometimento visível da gerência da empresa fornecedora do serviço, além de responsabilidade a todos os níveis (ex.: motoristas).

Políticas de Qualidade

Existem princípios que estão conectados a tudo o que fazemos, seja nas ações da qualidade, na segurança de alimentos ou na confiabilidade dos dados analíticos. A materialização do que acreditamos é construída nas atitudes no dia a dia. Esse é o nosso maior cartão de visitas.

Política de Integridade

Atuamos na prevenção de atos contrários à legislação e as regras de conduta interna. Neste contexto, a Política de Integridade visa orientar funcionários da Raízen, fornecedores e outros parceiros comerciais a atuarem em conformidade com valores fundamentais de honestidade, integridade, transparência e em estrita observância às leis vigentes. Além disso, a Raízen é comprometida em manter os mais elevados padrões de governança, com base nestes termos, a Política de Integridade possui o propósito de suplementar o Código de Conduta e estabelecer diretrizes compatíveis com os princípios de conformidade, sobretudo no que tange ao seu relacionamento com a Administração Pública e Agentes Públicos.

Política de Sustentabilidade

Para a Raízen sustentabilidade é a integração e equilíbrio dos aspectos ambiental, econômico e social na gestão dos negócios, com foco em assegurar a competitividade e a perenidade da companhia, bem como fomentar valor compartilhado na cadeia. A presente política visa estabelecer os temas que norteiam a estratégia em sustentabilidade da companhia, comunicar os públicos de interesse e incentivar que sua cadeia de valor, em especial parceiros comerciais, atue conforme as diretrizes apresentadas.

Política de Performance Social

A Política de Performance Social da Raízen apresenta os princípios e diretrizes que direcionam à geração de valor nas diversas interações sociais entre a companhia e as comunidades dos entornos das operações e em relação à gestão de riscos sociais e oportunidades de desenvolvimento das localidades onde estamos presentes.

Checklist para caminhões

Uma ação simples, mas muito importante para prevenir acidentes é a realização de checklists nos veículos. Aqui você encontra o modelo de checklist para caminhões.