Políticas e Procedimentos Para Terceiros

Políticas e Procedimentos para Terceiros

Estas são as políticas e procedimentos que devem ser conhecidas e aplicadas por nossos parceiros e futuros parceiros. Estes documentos mostram o que é esperado quanto à ética e à transparência na condução das atividades, firmando uma parceria sólida que preza pela legitimidade dos negócios.

Política de Propriedade Intelectual

A Política de Propriedade Intelectual (PI) da Raízen traz normas gerais sobre PI e visa instruir seus colaboradores para a gestão do tema quando envolvidos em projetos, produtos, pesquisas e outras ações que resultem em criações passíveis de proteção e registro. A companhia dispõe de critérios institucionais pré-estabelecidos sobre o processo de obtenção de PI, o qual pode ocorrer antes, durante e após a realização das pesquisas e desenvolvimentos, conforme aplicável. Além disso, a Política dispõe sobre as normas de proteção dos resultados, bem como sobre a gestão e transferência dos direitos sobre a criação intelectual.

Política de Compliance Concorrencial

A Política de Compliance Concorrencial permite a identificação dos riscos aos quais a companhia está exposta em decorrência de suas atividades comerciais, bem como a determinação das melhores práticas a serem adotadas no âmbito concorrencial.

A evolução das fiscalizações proporciona segurança jurídica na concepção de práticas comerciais, e favorece a competitividade saudável para o mercado e o consumidor. Tal Política visa assegurar que a Raízen pautará suas atividades em plena conformidade com os princípios gerais concorrenciais (antitruste), bem como de acordo com as regras que se depreendem da Lei do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

Manual Anticorrupção

O manual anticorrupção é documento que tem por finalidade orientar de maneira prática os funcionários Raízen, fornecedores de serviços e produtos, bem como parceiros comerciais, garantindo que todos atuem preventivamente no combate a suborno e corrupção.

Política de Saúde Ocupacional - Álcool e Drogas

O objetivo da Política de Saúde Ocupacional - Álcool e Drogas é garantir um ambiente seguro, produtivo e saudável para todos ao engajar os funcionários, prestadores de serviço, fornecedores de produtos e parceiros de negócios quanto à prevenção do uso abusivo do álcool e de drogas, sem prescrição médica, reconhecendo que o uso destas substâncias interfere na atenção e habilidade, podendo alterar o comportamento das pessoas, ocasionando atos inseguros e risco à vida.

Política de Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação é uma declaração formal da Raízen acerca de seu compromisso com a proteção das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, devendo ser cumprida por todos os seus funcionários, prestadores de serviço, fornecedores de produtos e parceiros de negócios. 

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA)

A Política de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) está incorporada na maneira como conduzimos nossos negócios. Faz parte da nossa cultura de respeito à vida operarmos de forma ética, segura e ambientalmente sustentável e, por esse motivo, também esperamos que cada pessoa dentro da organização demonstre comprometimento pessoal em assumir um comportamento compatível com o ambiente seguro.

Manual do Fornecedor

Consideramos que os nossos fornecedores são peças fundamentais para o nosso crescimento e sucesso. Com o intuito de criarmos um relacionamento de parceria e diante de um mercado cada vez mais exigente, torna-se necessário que nossos parceiros tenham procedimentos e políticas claras que se encontram no Manual do Fornecedor, visando a uma relação comercial transparente, com objetivo de construirmos juntos ações e resultados mensuráveis.

Código de Conduta

O Código de Conduta estabelece regras, normas e comportamentos necessários para atingir os nosso objetivos de negócio. Ele estipula requisitos e orientações expressos de forma clara, concisa e consistente em um único documento. Ele é direcionado para todos os nossos prestadores de serviços, fornecedores de produtos, parceiros de negócios e funcionários.

Termo de Cláusulas de Condições Gerais para Fornecimento de Bens e de Serviços (TCG)

A fim de garantir o uso adequado das informações da Raízen e prevenir acidentes ou condições inadequadas de trabalho que possam causar danos ao meio ambiente, a propriedades ou que possam ser prejudiciais tanto ao pessoal da companhia quanto ao público em geral e fornecedores, todos e quaisquer fornecimentos de bens e/ou de serviços contratados entre contratante e contratada estarão sujeitos as cláusulas e condições a dispostas neste arquivo.

Guia de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) para Contratados

O Guida de SSMA para Contratados apresenta as exigências obrigatórias para prevenção de acidentes que se aplicam para empresas contratadas que fornecem serviços para a Raízen, dentro de instalações da Companhia ou sob responsabilidade dela. Os requisitos aqui estabelecidos se aplicam conforme nível de risco da atividade a ser executada, e devem ser seguidos em adição às regras e regulamentos estabelecidos na legislação.

Guia de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) para Empresas de Transporte de Carga

Para atender as operações de transporte de carga para as usinas, a Raízen mantém contrato com empresas fornecedoras de transporte, as quais que devem estabelecer políticas, fixar as expectativas e fornecer os recursos para o êxito das operações de transporte de carga detalhadas neste Guia de SSMA para Empresas de Transporte de Carga. A garantia da integridade das operações exige liderança e comprometimento visível da gerência da empresa fornecedora do serviço, além de responsabilidade a todos os níveis (ex.: motoristas).

Políticas de Qualidade

Existem princípios que estão conectados a tudo o que fazemos, seja nas ações da qualidade, na segurança de alimentos ou na confiabilidade dos dados analíticos. A materialização do que acreditamos é construída nas atitudes no dia a dia. Esse é o nosso maior cartão de visitas.

Política de Integridade

Atuamos na prevenção de atos contrários à legislação e as regras de conduta interna. Neste contexto, a Política de Integridade visa orientar funcionários da Raízen, fornecedores e outros parceiros comerciais a atuarem em conformidade com valores fundamentais de honestidade, integridade, transparência e em estrita observância às leis vigentes. Além disso, a Raízen é comprometida em manter os mais elevados padrões de governança, com base nestes termos, a Política de Integridade possui o propósito de suplementar o Código de Conduta e estabelecer diretrizes compatíveis com os princípios de conformidade, sobretudo no que tange ao seu relacionamento com a Administração Pública e Agentes Públicos.

Política de Sustentabilidade

Para a Raízen sustentabilidade é a integração e equilíbrio dos aspectos ambiental, econômico e social na gestão dos negócios, com foco em assegurar a competitividade e a perenidade da companhia, bem como fomentar valor compartilhado na cadeia. A presente política visa estabelecer os temas que norteiam a estratégia em sustentabilidade da companhia, comunicar os públicos de interesse e incentivar que sua cadeia de valor, em especial parceiros comerciais, atue conforme as diretrizes apresentadas.

Política de Performance Social

A Política de Performance Social da Raízen apresenta os princípios e diretrizes que direcionam à geração de valor nas diversas interações sociais entre a companhia e as comunidades dos entornos das operações e em relação à gestão de riscos sociais e oportunidades de desenvolvimento das localidades onde estamos presentes.