Energia

Energia

Geramos energia elétrica para consumo próprio e comercialização para redes de distribuição. Atuamos em um sistema de economia circular, aproveitando todos os resíduos e insumos utilizados em nossos processos na geração de novos formas de energia, contribuindo diretamente com o meio ambiente, gerando menos resíduos industriais e criando produtos sustentáveis que ajudam a limpar a matriz energética brasileira.

Para impulsionar o futuro do nosso setor com novas ideias e soluções, contamos com um portfólio de energia verde, proveniente de fontes renováveis como a biomassa, a palha da cana-de-açúcar, o biogás e o Sol.

Vídeo

Bioenergia

Somos a maior produtora de energia gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar, com capacidade atual para abastecer uma cidade como a do Rio de Janeiro por um ano, por meio de uma fonte constante e previsível, que tem seu pico de produção justamente no período mais seco do ano, quando a matriz hídrica fica mais pressionada.

Biogás

O biogás é resultado de um complexo processo produtivo, em que biodigestores convertem a matéria orgânica proveniente dos processamentos da cana-de-açúcar, como a torta de filtro (resíduos restantes da purificação do caldo da cana) e a vinhaça (água restante do processo de destilação), em metano e CO2, o chamado biogás. Quando em motogeradores, esse biogás é transformado em energia elétrica limpa e é por isso que temos nossa planta de biogás em Guariba, em São Paulo, com 21 MW de capacidade instalada.
Vídeo

Biomassa

A energia de biomassa, que já responde por 6% da matriz energética nacional, é obtida pela queima de materiais orgânicos, como bagaço de cana, casca de arroz e cavaco de madeira. Em comparação com os combustíveis fósseis, esses resíduos geram menos emissões de gases causadores do efeito estufa.