Aumenta o tamanho das fontes

Renováveis

Renováveis
Maior produtora de derivados da cana-de-açúcar, somos referência global em energias renováveis a partir do bagaço da cana. Reconhecemos os atributos da cana, para além da produção de etanol e açúcar, como uma matéria-prima versátil, capaz de produzir inúmeros outros produtos renováveis e contribuir para uma matriz energética mais limpa e renovável.
Em nossos parques de bioenergia extraímos o máximo da nossa biomassa. Neles, produzimos energias renováveis como: etanol, etanol de 2ª geração, bioeletricidade, biogás e bioprodutos. Também investimos em energia solar. Juntas, são a energia do futuro.
Etanol
A cana-de-açúcar é uma das matérias-primas para a geração de energia mais completa, apresentando o dobro da taxa de conversão de energia solar em biomassa. Por isso, ela é nossa fonte principal para a produção de etanol, biomassa e açúcar.
O etanol produzido por meio da cana-de-açúcar apresenta, em média, 80% a menos de emissão de gases de efeito estufa (GEE), se comparado à gasolina brasileira. Além de ter fins mais versáteis, já que da mesma cana podemos extrair diferentes tipos de etanol, para diferentes fins: do combustível (etanol anidro) ao etanol hidratado e neutro, utilizado na produção de remédios.
Em nossos parques de bioenergia produzimos cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano (número referência da safra 19´20).


Etanol de 2ª Geração (E2G)
Por meio do investimento em tecnologias avançadas, a Raízen é a unica empresa no mundo a produzir esse biocombustível em escala comercial a partir do reaproveitamento de subprodutos do processo produtivo.
O E2G se diferencia por utilizar o bagaço proveniente da produção do açúcar e etanol comum (E1G) para a produção de mais etanol. Esse reaproveitamento proporciona um aumento em até 50% na produção sem aumento de área plantada. Ainda, esse biocombustível avançado apresenta um índice de 30% menor de emissão de gases do efeito estufa, se comparado ao etanol (E1G).
Além disso, nosso E2G possui certificação pelos rigorosos padrões de sustentabilidade de Bonsucro e ISCC.
Para onde vai nosso etanol?

Combustível
Nos motores dos veículos por todo o Brasil.

Farmacêutica
Como matéria-prima para a fabricação de xaropes e remédios.

Química
Na produção de plástico verde e produtos químicos, de limpeza, ou tintas e vernizes .

Cosméticos
Na fabricação de maquiagem, cremes, perfumes, entre outros.

Bebidas
Como ingrediente das bebidas alcóolicas variadas, permitido graças à pureza no refino do etanol.

Exportação
Em negócios variados por todo o mundo com destaque para Japão e Coreia do Sul.
Biogás
Em outubro de 2020 inauguramos nossa primeira planta de biogás, onde usamos subprodutos do processo industrial (a vinhaça e a torta de filtro) para a geração de biogás.
O biogás pode ser convertido tanto em eletricidade quanto em gás biometano, e colabora para uma matriz energética mais limpa.
Essa é nossa aposta desde o início: investir em tecnologias que podem nos proporcionar um futuro mais sustentável. E continuaremos investindo nesse amanhã.


Eletricidade - Cogeração de Energia
Somos a maior produtora de energia gerada a partir da biomassa. Isso significa geração de energia a partir de matérias orgânicas, que em comparação com os combustíveis fósseis, geram menos emissões de gases causadores do efeito estufa.
Além disso, é uma fonte previsível e perene de energia, que tem seu pico de produção justamente no período mais seco do ano, quando a matriz hídrica fica mais pressionada.
Comercialização de energia
Estamos 100% presentes no dia a dia das pessoas, com soluções em energia para atender a demanda de um país inteiro.


A Geração Distribuída é uma solução sustentável e mais econômica para empresas.
