Mensagem do presidente

 

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Caro leitor,

Neste relatório trazemos os destaques do ano-safra 16/17, período no qual alcançamos marcos importantes e resultados consistentes. Importante registrar, entretanto, também os desafios que se fizeram presentes.

Fomos colocados à prova em diversas frentes, desde um mercado doméstico retraído com queda no consumo de combustíveis, à mudança na política de preços adotada pela Petrobras, que trouxe uma nova dinâmica para o setor, passando ainda pela alta volatilidade do preço do açúcar no mercado internacional.

Com um time de primeira linha que soube gerenciar com agilidade e competência o novo contexto, fazendo da complexidade uma oportunidade para amplificar nossos diferenciais competitivos, maximizamos esforços para manter a excelência de nossas operações e minimizar o reflexo de fatores externos, como instabilidade política e econômica, efeitos climáticos e volatilidade das commodities.

Os resultados positivos que conquistamos refletem a alta performance de nossas pessoas e nosso foco permanente em resultados. Investimos em infraestrutura e logística para potencializar capacidade operacional e alavancar eficiência, e expandimos nossa rede para mais de 6.000 postos com a marca Shell, conforme apresentado neste relatório, suportando nossos revendedores por meio da diferenciação de produtos e serviços, como Shell V-Power, Shell Evolux e as lojas Select.

Investimos também em tecnologia e inovação, por serem essenciais em nossa estratégia. Lançamos o Shell Box – aplicativo que facilita a vida do consumidor permitindo o pagamento e participação em promoções nos postos – e aprimoramos nosso controle de operações logísticas. Na agroindústria, evoluímos em tecnologia de precisão e processamento de imagens, centralizando o controle de todas as nossas operações, industriais e agrícolas no Pentágono.

Atingimos nossa maior participação de mercado1 no setor de combustível, graças à expansão contínua da rede, à qualidade de nossa marca, aos programas de marketing que desenvolvemos e a qualidade da operação de nossos milhares de revendedores. Batemos recorde financeiro2 de geração de caixa e tivemos indicadores muito positivos em pesquisas sobre empresas desejáveis para se trabalhar3, ajudando a fortalecer nossa imagem e agregando valor à marca corporativa

Seguimos empenhados em fortalecer nossa cultura organizacional, fazendo do propósito que nos move, “Energia que mobiliza”, um norteador para transformar vidas, mobilizar pessoas a fazer mais e melhor, e encorajar novas crenças e comportamentos que nos permitam evoluir sempre.

A segurança é valor inegociável para nós, e hoje colhemos os resultados de todas as boas práticas que promovemos internamente. Nossos indicadores traduzem uma forte evolução, porém ainda registramos uma fatalidade no período. Os sistemas, processos e treinamentos estão devidamente implementados, o que falta agora para chegarmos a “Zero Acidente” é intensificar a conscientização para os comportamentos. Para isso, introduzimos o “Momento de Segurança”, em que todos os profissionais tratam diariamente do tema nas unidades produtivas e nos escritórios, e promovemos o “Dia da Segurança”, também para mobilizar funcionários diretos e terceiros em torno do assunto. Nessas iniciativas, aperfeiçoamos nossa mensagem de segurança e atuamos continuamente para buscar a redução de riscos e, consequentemente, acidentes e fatalidades.

No aspecto social, contamos com uma grande aliada, a Fundação Raízen, para apoiar nosso relacionamento com as comunidades vizinhas de nossas unidades produtoras e de nossos terminais de distribuição. Investimos em uma série de programas para oferecer, especialmente às crianças, educação complementar ligada à arte, música e tecnologia. Não apenas com as comunidades, mas também com nossos parceiros, o relacionamento é marcado pela confiança, transparência e objetividade em relação ao que esperamos, promovendo feedbacks constantes e incentivando resultados superiores. Desenvolvemos um trabalho de suporte relacionado à segurança, sustentabilidade e gestão financeira e mantemos métricas de desempenho, eficiência e produtividade para nossos parceiros, assim como fazemos com nosso time. É um relacionamento extremamente profissional, focado no trabalho em equipe para que possamos apresentar desempenho superior e gerar valor compartilhado.

Seguimos nos certificando no padrão Bonsucro e, para nossos fornecedores de cana, endereçamos o desafio da sustentabilidade por meio do “Programa ELO”, que aborda as boas práticas ambientais e sociais para o cultivo da cana. Queremos, assim, ajudar nossos parceiros a também se tornarem sustentáveis, pois seus produtos são nossa matéria-prima, a base de nossa cadeia. Nessa linha, investimos na sustentabilidade das transportadoras parceiras, e as orientamos quanto aos nossos rigorosos critérios ambientais, de segurança, direitos humanos e trabalhistas.

Como protagonistas em nossos segmentos de atuação, buscamos sempre atrair e desenvolver gente talentosa, ter disciplina na gestão de custos, alavancar a produtividade, antecipar cenários e apontar caminhos para o médio e longo prazo, tendo ética e integridade como condicionantes inegociáveis. Vamos a campo interagir com nossos clientes e parceiros, para estarmos sempre juntos e bem posicionados em nossa jornada, seguindo em frente cada vez mais fortalecidos.

Luis Henrique Guimarães

 

Tenha uma boa leitura!

Luis Henrique Guimarães
Presidente

 

1Fonte: Sindicom. Disponível em https://www.sindicom.com.br/sind_estatisticas/download/Participacao_Mercado_2016.pdf
2Fonte: Demonstrações Financeiras Raízen. Disponível em https://ri.raizen.com.br/
3Fonte: Pesquisa Linkedin. Disponível em https://pt.linkedin.com/pulse/linkedin-top-companies-2017-onde-os-brasileiros-sonham-guilherme-odri