Energia que mobiliza

O engajamento de pessoas

Time Raízen

Concluímos a safra 2016/2017 com cerca de 29 mil funcionários, aos quais são desenvolvidas iniciativas de capacitação e desenvolvimento que, além de formar e manter um time de alta qualidade, têm o objetivo promover a cultura de segurança ocupacional, inovação e sinergia de propósitos.

Clique aqui para mais informações sobre os funcionários. |G4-10, G4-EC5, G4-LA1, G4-LA12, G4-LA13|

Atração e retenção de talentos

|G4-DMA Emprego|

Para assegurar a contratação de pessoas alinhadas à nossa Cultura, evoluímos ainda mais em uma de nossas principais portas de entrada e reforçamos essa abordagem com o Programa Talentos.

Em 2016/2017 recebemos a inscrição de 17.073 candidatos a estágio e 10.585 de recém-formados – o que resultou na contratação de 33 recém-formados e de 350 estagiários.

Vem crescer com a gente

Para a safra 2017/2018, a novidade do Programa Talentos será a primeira edição do Programa de Trainee. Serão ofertadas 170 vagas (150 para estágio e 20 para trainee)1 em 33 cidades do Brasil para atuação em diversas áreas: Marketing, Logística, Administrativa, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Jurídica, Agrícola, Comercial, Financeira e Operações.

Trata-se de uma iniciativa que facilita o acesso ao mercado de trabalho e permite o aprendizado em um dos maiores grupos empresariais do Brasil – para quem está iniciando a jornada profissional ou ainda está cursando a graduação.

Clique aqui e saiba mais.

1Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/maior-produtora-de-acucar-e-etanol-do-pais-abre-170-vagas-para-estagio-e-trainee-3mpbkhrnrsqrs1f1t78bxafd9

Gestão da diversidade e inclusão

|G4-DMA Diversidade e Igualdade de Oportunidades, G4-DMA Igualdade de Remuneração entre Mulheres e Homens|

Acreditamos que um ambiente diverso resulta em benefícios para os negócios. Por isso, mantemos o Plano de Diversidade, que em 2016/2017 focou em três frentes: Pessoas com Deficiência (PcD), Gênero e Aprendizes.

Em relação às PcD, mantivemos nosso compromisso de ofertar qualificação profissional e promover a inclusão. Desde a safra 2014/2015, foram oferecidas 1.530 vagas de capacitação em diversos cursos, como assistente administrativo, alimentador de linha de produção, auxiliar de logística e almoxarifado. A todos os alunos formados foi feita oferta de trabalho e mais da metade passou a integrar nosso time.

Para compor um banco de profissionais, também promovemos duas grandes ações de coleta de currículos em shoppings nas cidades de Piracicaba e Araraquara. Cerca de 300 pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de conhecer nossas operações e encaminhar seus currículos.

Para promover a igualdade de gêneros, realizamos pesquisa com nossos funcionários para identificar desafios e oportunidades. Criamos ainda um grupo de apoiadores do tema com representantes de todos os negócios. Essa equipe ajudará a estabelecer um plano de ação e acompanhará sua adoção.

A expectativa é garantir a presença e evolução das mulheres que desenvolvem suas carreiras conosco. Entre as iniciativas destaca-se o Espaço Nova Vida, uma sala inaugurada nos escritórios de Piracicaba e São Paulo e na unidade Costa Pinto para que mulheres que retornam da licença-maternidade possam extrair e armazenar o leite com mais conforto.

Já para os Aprendizes desenvolvemos um Programa de Aprendizagem com base nas dificuldades enfrentadas por jovens em situação de vulnerabilidade social para ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa fomenta a aprendizagem profissional para as áreas administrativas e técnicas. A intenção é realizar pilotos ao longo da safra 2017/2018 para testar o modelo e ampliá-lo com qualidade para todas as unidades.

Ciclo de gestão de pessoas

|G4-DMA Treinamento e Educação|

O alto desempenho dos funcionários é incentivado pela meritocracia, transparência nas metas e atitudes desejadas. Nossa energia está focada na promoção do trabalho em equipe para o alcance de objetivos comuns. Acreditamos que todo resultado é obtido com planejamento, definição clara de metas e acompanhamento disciplinado do progresso das ações. O Ciclo de Gestão de Pessoas sistematiza todos os processos de recursos humanos, geridos de forma integrada por meio da plataforma on-line Gestão de Pessoas Raízen (GPR). A ferramenta também dá suporte aos gestores no acompanhamento do desenvolvimento de suas equipes, com feedbacks e monitoramento constante.

Capacitação e desenvolvimento

Temos como premissa o desenvolvimento profissional interno, o que é determinante para o crescimento sustentável e o melhor resultado do negócio.

Na safra 2016/2017, realizamos as últimas edições da Academia de Liderança e do Ciclo de Habilidades, com 381 e 257 participantes, respectivamente. A partir da próxima safra, unificaremos as iniciativas em um programa de educação corporativa.

Acreditamos no desenvolvimento cotidiano, por meio de ações formais, participações em projetos, times multidisciplinares e experiências entre negócios.

Na vice-presidência de agronegócio, promovemos ações específicas que atingiram 163 mil participações em todos os níveis. O principal objetivo foi o desenvolvimento profissional atrelado à estratégia do negócio. Destacaram-se na safra 2016/2017 os programas:

Cultura Agrícola | Curso de extensão dedicado a executivos que conta com apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP). Aborda as principais técnicas agrícolas com vistas ao melhor embasamento para tomadas de decisão. Foram treinados 21 executivos entre diretores e gerentes. Na safra 2017/2018, a iniciativa será mantida.

Gestão e Resultados para a Liderança | Um total de 259 gerentes e supervisores das áreas industrial e agrícola participaram do Desenvolvimento de Gestão e Resultados para alinhar objetivos e desenvolver sinergia de propósitos.

Capacitação técnica de supervisores industriais | Visa resgatar as principais teorias e técnicas relacionadas a processos cotidianos, ao aumento da qualidade operacional e à eficiência operacional. Mais de 120 profissionais foram treinados na entressafra sobre estratégia, produção industrial e manutenção e qualidade integrada.

Geração Raízen | Programa que prepara profissionais para assumirem posições estratégicas na empresa e os desafia a desenvolverem projetos com análise de viabilidade e retorno financeiro e conta com mentores de diversas áreas que são líderes internos e promovem conversas de desenvolvimento e carreira. Na safra 2016/2017, selecionamos 49 talentos internos, que foram responsáveis por duas iniciativas alinhadas à nossa estratégia: um projeto de Diversidade e uma ação que promovesse a inovação e excelência no setor.

De Olho no Futuro | Programa que desenvolve jovens talentos de todas as áreas de negócio com potencial para posições de liderança. Promove a reflexão sobre diferentes modelos, ferramentas e formas de impactar e transformar o futuro, contribuindo para a formação de líderes visionários. Assim como no Geração Raízen, conta com mentores internos. Na safra 2016/2017, foram 21 participantes, que desenvolvendoram quatro projetos com temas de impacto para os nossos negócios.

Desenvolve Negócios Agrícolas | Criada em 2016 para garantir clareza de competências necessárias para atuar na área de Negócios Agrícolas. O programa envolve 77 funcionários em ações com parceiros internos e externos.

Ciclo de Desenvolvimento Alfa | Em 2016/2017, cerca de 1.200 gestores de operações e processos das áreas agrícola e industrial passaram por avaliação de competências técnica e de liderança. O objetivo é traçar um plano de desenvolvimento de gestores a partir da identificação de oportunidades de aprimoramento e captar informações para o reconhecimento pela meritocracia. Em complemento, todos os gestores estão envolvidos em ações de desenvolvimento nos temas de Gestão de Pessoas e Processos, Relações Trabalhistas e Sindicais, Respeito à Vida, Diversidade e Processos de Recursos Humanos.

Ciclo de Desenvolvimento Central de Integração Agroindustrial (CIA) | Treinamento oferecido a mais de 110 funcionários a fim de aprimorar sua atuação na operação logística, contribuindo para a visão sistêmica dos processos. Também teve como objetivo o planejamento estratégico para mais eficiência operacional na safra 2017/2018.

Capacitação Técnica da Operação Agrícola e Industrial | Com foco no aperfeiçoamento de técnicas e processos operacionais e na busca por mais eficiência, segurança e excelência operacionais, aproximadamente mais de 20 mil profissionais foram envolvidos em programas de capacitação técnica das operações de corte, carregamento, transporte e manutenção industrial, entre outros temas.

Plataforma de Desenvolvimento e Capacitação | Os funcionários têm acesso a conteúdo on-line de viés comportamental, técnico e de segurança ocupacional. No último ano, participaram cerca de 4.000 profissionais de diversas áreas.

Clique aqui e veja mais informações sobre capacitação e desenvolvimento de talentos. |G4-LA9, G4-LA11, G4-SO4|

Campeões em inovação

Na última safra, concluímos a primeira edição do programa Inovar, que estimulou a cultura da inovação entre nosso time ao longo de dez meses e resultou na inscrição de mais de 900 ideias para aperfeiçoamento e melhoria da eficiência operacional.

Em maio de 2017 foram anunciados os 20 funcionários responsáveis pelos nove projetos finalistas. O grande campeão foi o Shell Box Wireless, cujo objetivo é reduzir a infraestrutura necessária nos postos para o pagamento pelo Shell Box – o que diminui riscos de acidentes no processo de instalação.

Entre outros finalistas, destacam-se:

Projeto Otimizador Supply Chain | Otimizador adaptado ao novo cenário de preços de combustíveis com mudanças diárias, o que permite simular um modelo Brasil da venda dos nossos combustíveis em apenas alguns minutos. Assim, ganhamos eficiência nos fluxos de importação, abastecimento de terminais e vendas internas.

Projeto Call Option de Biomassa | Novo formato para aquisição de biomassa para complementar nosso potencial de cogeração e Etanol de Segunda Geração (E2G).

Projeto Cantareira | Propõe revisão e padronização dos volumes de lastro dos tanques dos terminais.

Camisa Montada | Permite a fabricação de moendas mais resistentes e com mais facilidade de manutenção.

Projeto Sacarias com Sling | Inclusão de slings (alças) nos pacotes de açúcar com 50 kg, o que reduz riscos com movimentação.

Orçamento de Projetos | Proposta de novo processo para mais assertividade na definição de orçamentos para grandes projetos, com redução de riscos financeiros.

Minha Raízen App | Aplicativo que auxilia produtores de cana na gestão do negócio agrícola.

Decantação da Vinhaça | Purificação da vinhaça, a fim de eliminar resíduos e evitar a contaminação do solo.

Saúde e segurança ocupacional

|G4-DMA Saúde e Segurança no Trabalho|

A segurança dos profissionais envolvidos em todos os elos da nossa cadeia de produção é um valor inegociável. O tema permeia todas as instâncias internas e recebe atenção dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria-Executiva, assessorados por comitês de Responsabilidade Social e de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Na safra 2016/2017, foram registrados 16 acidentes com afastamento e uma fatalidade com contratados – números inferiores aos da safra anterior, mas ainda interpretados como inaceitáveis. Continuamos nossa busca por Zero Acidente e entendemos que, para alcançá-lo, devemos manter nossas ações focadas no comportamento das pessoas. |G4-LA6|

Todos os acidentes são reportados e investigados, e os que demandam afastamento, restrição funcional ou tratamento médico são prontamente informados à liderança da empresa (dentro de 24h do ocorrido). As lições aprendidas são divulgadas e discutidas ao término das investigações.

Após revisar instalações, equipamentos e procedimentos, há a promoção de conscientização individual e coletiva sobre a importância da atitude segura, atenta aos detalhes de cada procedimento e intervindo em situações inseguras. O SIGO e o Alerta!2 são as principais ferramentas para fortalecer esse comportamento.

2Sistema de gestão integrado com base em ferramentas comportamentais Loss Prevention SystemTM (LPSTM).

Índice LTIF3 de acidentes com afastamento do trabalho

|G4-LA6|

 

3 LTIF (Lost Time Injury Frequency) – Índice de acidentes com afastamento do trabalho. Os dados reportados fazem referência a funcionários próprios e terceiros de toda a companhia.

No último ano, 95% das nossas instalações operaram sem quaisquer acidentes com afastamento, o que evidencia avanços significativos e o êxito das iniciativas empreendidas. Acreditamos que operações sem acidente são mais eficientes e refletem a qualidade de gestão das unidades.

Na produção

Além dos programas sazonais relacionados ao ciclo da cana-de-açúcar, intensificamos a conscientização sobre o tema com o lançamento das CINCO REGRAS QUE SALVAM VIDAS. Desenvolvidas por equipe multifuncional e em conjunto com a liderança, elas orientam ações capazes de eliminar as causas dos acidentes mais frequentes nas unidades.

 

CINCO REGRAS QUE SALVAM VIDAS

Respeitando estas regras, 70% dos acidentes mais frequentes são eliminados em nossa operação:

Permissão de serviço e Procedimentos

- Os serviços rotineiros devem ter seus riscos identificados e controlados por procedimentos.

- As tarefas não rotineiras precisam ser controladas por permissões de serviços específicas.

- Cumpra rigorosamente as recomendações definidas nas permissões de serviço e procedimentos.

Movimentação de máquinas e interface homem-máquina

- Antes de içar uma carga faça uma inspeção prévia dos equipamentos e acessórios;

- Jamais fique embaixo ou próximo de cargas suspensas.

- Sempre isole a área e não permita o acesso de pessoas não autorizadas.

- Nunca realize manutenção ou limpeza em equipamentos em movimento.

- Respeite a distância segura de máquinas em operação como colhedoras, tratores, entre outras.

Trabalho em altura

- Utilize cinto de segurança paraquedista com talabarte duplo ou trava-quedas devidamente ancorados.

- O uso de escadas marinheiros também exige a utilização do cinto de segurança.

- Garanta que andaimes sejam montados de forma nivelada, com intertravamento e que o piso de trabalho seja fixo e sem vãos.

- Antes de utilizar escadas portáteis faça uma inspeção prévia.

Direção segura

- Respeite todas as regras de trânsito.

- Dirija em velocidade compatível.

- Sempre utilize o cinto de segurança, inclusive os passageiros.

- Nunca manuseie o celular enquanto estiver dirigindo.

- Em hipótese alguma realize conversões proibidas.

Organização, limpeza e uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs)

- Use os EPIs compatíveis com a tarefa que você está executando;

- Faça as manutenções para manter o ambiente de trabalho seguro;

- Elimine os vazamentos e isole as superfícies aquecidas;

- Ao término do trabalho recolha as ferramentas e sobras de materiais;

- Guarde os equipamentos reservas fora da área de operação;

- Mantenha as áreas de circulação livres de obstáculos.

Também foi estendido a todas as unidades produtoras o Programa Maratona de Segurança, que pontua os funcionários de acordo com diretrizes estipuladas internamente. Aqueles com melhor avaliação são premiados com itens para uso em família.

Em 2016/2017, ainda adotamos o Safety Tour, ferramenta de gestão visual que possibilita à liderança monitorar as práticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) nas instalações. O objetivo é esclarecer o papel de cada um na construção de um ambiente com zero acidente.

Nos terminais de distribuição

Mantivemos o elevado desempenho na segurança de funcionários e terceiros, graças a iniciativas como a campanha Construindo um Ambiente Seguro, que reforçou três pilares:

Definidos após análise do histórico de não conformidades capturadas com o Alerta!, esses temas foram tratados com operadores, motoristas e empreiteiros que atuam diariamente nos processos operacionais.

Nossos terminais mantêm tecnologia de ponta para operar com segurança, como sistema de monitoramento eletrônico do nível e da temperatura do combustível armazenado no tanque. Buscamos, sempre que possível, automatizar as operações de carregamento de veículos e utilizar turbinas de medição para controle de perda da carga.

Em complemento, os funcionários recebem treinamentos regulares. Também são realizadas ações de conscientização para a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de segurança adequado.

Nas estradas

No transporte de combustíveis, intensificamos o monitoramento remoto dos motoristas para combater violações e excessos de velocidade. Essa prática se dá por meio de sistema de telemetria, no qual é possível obter informações como distância percorrida, velocidade em pista seca ou molhada, tempo de acionamento da embreagem, freadas e acelerações bruscas, tempo do veículo parado, nível de combustível e temperatura e rotações do motor, entre outras (veja no quadro as principais ferramentas aplicadas nos veículos de carga).

Inovação e segurança nas estradas

Na cabine: Cercas eletrônicas, que indicam os trechos de maior risco nas estradas; computador de bordo; bafômetro próximo ao painel; e câmeras que auxiliam na prevenção e no tratamento de ocorrências como acidentes e violações e na garantia da qualidade e quantidade das cargas transportadas.

Na carga: GPS permite o acompanhamento em tempo real do caminhão, o que auxilia a localização em casos de furto ou roubo.

Nos pneus: Sensores são instalados para transmitir dados de pressão e temperatura.

Em 2016/2017, o Alerta! foi bastante utilizado nas operações logísticas devido ao aumento da prática de Observação para Prevenção de Incidentes (OPI), ferramenta que tem o propósito de prevenir acidentes de trabalho.

Para mobilizar os mais de 3.500 motoristas contratados, reconhecemos anualmente os melhores no Rodeio de Caminhões, baseado nos resultados de indicadores de desempenho em segurança. A edição da safra foi a maior premiação já realizada, com 50 finalistas premiados.

Outra forma de estimular o comportamento adequado para a segurança ocupacional é o Programa de Reconhecimento de Motoristas, com sorteios mensais de prêmios (TVs, celulares e tablets) aos que não se envolvem em acidentes e adotam a direção segura no período da safra.

Investimos em tecnologia também na frota agrícola, com instalação do chamado de alarme de maneco em todos os veículos. A ferramenta alerta os motoristas para o acionamento do freio estacionário na abertura da porta para desembarque. Também acrescentamos lâmpadas de LED na parte traseira e nas laterais desses veículos, o que facilita a visibilidade na estrada.

Nos veículos da frota leve também adotamos a telemetria para monitorar os condutores e estimular o comportamento seguro. Em complemento, os condutores participaram de cursos sobre direção defensiva, que visam evitar as atitudes mapeadas em acidentes de alto potencial, registrados historicamente. Como resultado, não houve acidentes de alto risco potencial classificáveis, além de ter sido reduzida em 75% a ocorrência de violações por velocidade.

Nos rios do Brasil

Parte das operações de transporte no Norte do Brasil utiliza o modal fluvial. Por isso, intensificamos a gestão dessas operações a partir de 2016/2017. O transporte fluvial segue hoje o mesmo processo de gestão operacional de nossas demais atividades, com rigorosa homologação de fornecedores e inspeções anuais em 100% das balsas. Destaca-se ainda:

 

Na rede de postos

O programa Você Conquista estimula os revendedores a adotar iniciativas efetivas de segurança por meio de reconhecimentos no decorrer da safra e premiação final. O incentivo começa nos pré-requisitos da premiação, já que um revendedor só é elegível se tiver pelo menos quatro funcionários por semestre participando de nossos treinamentos on-line e duas iniciativas eficientes e sustentáveis, além de atingir 75% de desempenho mínimo nas visitas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).

As visitas, realizadas duas vezes ao ano em 100% dos postos participantes da Oferta Integrada, são conduzidas por empresa especializada, o que garante a independência do processo. Os postos são avaliados em quatro pilares: Segurança no Abastecimento, Meio Ambiente, Plano de Emergência e Sustentabilidade. Esses pilares representam, respectivamente, nossos compromissos de responsabilidade: Pessoas, Planeta, Reputação e Continuidade.

Em 2016/2017, o processo de avaliação foi revisado para manter o engajamento a esses programas. Novos critérios passaram a ser considerados durante as visitas aos postos, como: a exigência de que o cliente saia do veículo no abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV); a correta manutenção da caixa separadora de óleo e água; e a realização de simulados do plano de emergência.

O relacionamento com as empreiteiras é estabelecido no âmbito do Mestre de Segurança, espaço virtual que contribui para reforçar nossa cultura de segurança entre os parceiros e elevar a percepção de risco desse público.

Prevenção é o primeiro passo

O consumo de álcool e drogas medicinais ou ilícitas, mesmo em casos em que não há dependência, pode colocar os funcionários e parceiros em situações de risco. Assim, reforçamos nossa Política para Álcool e Drogas no último ano.

Intensificamos as avaliações toxicológicas dos profissionais envolvidos em atividades de risco e, em complemento, realizamos ações que esclarecem sobre malefícios dessas substâncias, assim como indicações de tratamento para reabilitação.

Clique aqui para mais informações sobre saúde e segurança ocupacional. |G4-LA5, G4-LA6|