Energia que mobiliza

O estabelecimento de parcerias

Dos produtores de cana-de-açúcar aos empresários que revendem combustível, nossos parceiros são peças-chave na evolução dos negócios. Investimos em iniciativas que visam garantir a sustentabilidade do relacionamento com nossos parceiros em todos os elos da cadeia produtiva, o que compreende estender boas práticas e compartilhar nossos valores.

Produtores de cana

Cerca de metade do volume de cana que encaminhamos para a moagem é oriunda da produção de terceiros. Para aprimorar o relacionamento com esses produtores, capacitamos continuamente um time de pessoas por meio de programas como o ELO, cujo objetivo é engajar os fornecedores de cana na adoção progressiva de medidas que promovam a sustentabilidade econômica, a responsabilidade ambiental e o respeito aos direitos humanos e trabalhistas.

Para que o desenvolvimento sustentável seja conjunto e perene, a iniciativa identifica e auxilia os produtores a traçarem planos de ação em processo de melhoria contínua. Eles são desenvolvidos a partir de avaliação individual relacionada a 34 temas ambientais, sociais e econômicos. |G4-DMA Avaliação Ambiental de Fornecedores, G4-DMA Avaliação de Fornecedores em Práticas Trabalhistas, G4-DMA Avaliação de Fornecedores em Impactos na Sociedade, G4-DMA Avaliação de Fornecedores em Direitos Humanos|

A proposta do ELO está pautada em: relacionamento baseado em diálogo, transparência e confiança mútua; acesso a informação, conhecimento e ferramentas; identificação de oportunidades de melhoria e soluções customizadas; e assistência técnica contínua.

Atualmente, são mais de 2 mil participantes, o que representa 86% do total dos nossos parceiros. Isso reforça o fato de os produtores estarem cada vez mais engajados com a sustentabilidade.

A novidade na safra 2016/2017 foi o lançamento do Manual de Boas Práticas para Produção Sustentável de Cana, material inédito no setor sucroenergético que apresenta medidas a serem incorporadas de forma a atender à legislação, aumentar a produtividade, preservar o meio ambiente e melhorar as condições de trabalho dos parceiros.

Vamos juntos

Outro programa de relacionamento é o Cultivar, que, lançado em 2013/2014, está em constante evolução para melhor atender às necessidades dos nossos parceiros.

Na última safra, recapitulamos os fatos dos três anos anteriores para identificar lições aprendidas e aspectos a serem aprimorados.

Como resultado, reposicionamos o programa sob o conceito “Vamos Juntos”, que reforça o objetivo de estimular a cooperação na introdução de inovações que promovam o desenvolvimento de todos os que integram a Comunidade Cultivar.

O conceito está amparado por quatro frentes que permitem o desenvolvimento de planos de trabalho e ferramentas visando aos melhores resultados.

DESENVOLVIMENTO AGRONÔMICO

Frente dedicada à eficiência operacional e ao aumento da produtividade nos canaviais dos nossos parceiros. Entre as ações nesse âmbito estão:

Academia de produtividade | Tem como objetivo compartilhar práticas testadas e consolidadas para o aumento da produtividade nos canaviais. Ao longo da safra 2017/2018 serão abordados temas como pragas de solo, doenças, nutrição e complementação nitrogenada.

Suporte agronômico | Prestação de consultorias baseadas em informações oriundas de coletas e análises de solo. O produtor que adere ao serviço recebe recomendações para aperfeiçoar a redução de custos com insumos, tratar adequadamente a fertilidade do solo e escolher a melhor variedade de cana para atingir todo o potencial produtivo do ambiente.

Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) | Oferecemos tecnologia que processa dados e dispõe de informações para o controle de pragas. Também garante a comunicação integrada do time que a utiliza.

Desafio Cultivar | Iniciativa que visa aumentar a produtividade dos canaviais por meio da difusão de técnicas conhecidas em centros de referência internacional.

Geocana | Lançado em 2016, oferece aos parceiros soluções de agricultura de precisão já utilizadas em nossos canaviais. A partir de imagens aéreas, compartilhamos tecnologias que permitem a melhor conservação do solo, o aumento da produtividade e o maior rendimento das operações mecanizadas. Clique aqui para saber mais.

DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO

Oferece acesso a iniciativas destinadas à multiplicação de benefícios financeiros, gestão do negócio e desenvolvimento do agroempresário:

Gestão estratégica de fazendas | Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial de Fazendas Canavieiras, disponibilizado pelo Cultivar e ministrado em parceria com a Fundação Getulio Vargas. O curso aborda temas como sustentabilidade, legislação, questões econômicas, gestão e empreendedorismo.

Compra de insumos e equipamentos | Ferramenta de compra dedicada a unir nosso volume de insumos e equipamentos aos de nossos parceiros a fim de garantir melhores condições comerciais de aquisição.

Crédito | Apoio para o financiamento de investimentos na produção, com taxas mais atrativas do que as de mercado.

CSC Cultivar | Centro de Serviços Compartilhados com time focado no atendimento das demandas dos parceiros, como inclusão, alteração e consulta dos pedidos referentes ao planejamento de compras – serviços que visam à busca contínua do benefício financeiro.

Barter | Gerenciamos a ferramenta por meio da qual os produtores podem trocar cana por insumos ou equipamentos.

Lubrifica+ | Programa que promove a lubrificação dos equipamentos agrícolas com a oferta de produtos adequados a preços competitivos, análises preventivas e coleta do óleo do filtro para o descarte adequado. O objetivo é reduzir o custo do produtor e apoiar a eficiência ambiental da cadeia produtiva.

SISTEMA DE CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVO

Frente que promove reuniões periódicas com os fornecedores sobre temas relacionados ao Cultivar a fim de identificarmos oportunidades de melhorias e outros tópicos relevantes no momento.

Também contempla a criação de comitês regionais, que fortalecem a participação dos membros da Comunidade Cultivar e permitem ainda a perenidade do relacionamento com esse público.

RECONHECIMENTO E RECOMPENSA

Frente que garante a meritocracia mediante indicadores de desempenho por meio das seguintes ações:

Encontro Anual do Cultivar | Evento no qual são reconhecidos os melhores produtores com base em critérios predefinidos.

Você Conquista | Prêmio para os melhores produtores, anunciados no Encontro Anual Cultivar, desfrutarem experiência internacional. Clique aqui para saber mais.

Cultivar Cultural | Procura levar os melhores parceiros a eventos culturais como peças de teatro e atividades sociais e esportivas.

Plataforma de incentivo | Programa de recompensa aos produtores de cana que atingem os melhores resultados conforme indicadores estabelecidos.

Transportadoras

|G4-DMA Transporte|

Somos uma das principais distribuidoras de combustível do País, com o transporte de produtos por diversos modais logísticos. No escopo rodoviário, 100% do volume de combustíveis é transportado por empresas parceiras que seguem nossos rigorosos padrões de excelência em saúde, segurança e meio ambiente (SSMA).

Por meio de um rígido processo de homologação das transportadoras, verificamos mais de 200 itens referentes a aspectos legais, ambientais, de segurança, direitos humanos e trabalhistas. Também realizamos inspeções anuais e aleatórias para garantir a conformidade dos parceiros aos nossos critérios. Em virtude dessa gestão, concentramos nossa logística em um número restrito de parceiros. |G4-DMA Avaliação Ambiental de Fornecedores, G4-DMA Avaliação de Fornecedores em Práticas Trabalhistas, G4-DMA Avaliação de Fornecedores em Impactos na Sociedade, G4-DMA Avaliação de Fornecedores em Direitos Humanos|

O amadurecimento constante das nossas operações e das transportadoras parceiras se traduz no aumento contínuo do volume transportado, com redução do número de acidentes.

Para reconhecer o desempenho dos melhores motoristas e transportadoras, realizamos na safra o 6° Rodeio de Caminhões, com extensão de dez para 50 finalistas. A participação está vinculada ao preenchimento de requisitos relacionados à saúde e segurança. Clique aqui para saber mais.

Rede de postos de serviços Shell

Já são mais de 6.000 postos com a marca Shell em todo o Brasil, que comercializam nosso portfólio diferenciado. Saiba mais sobre os produtos Shell ofertados aos nossos clientes clicando aqui.

Antes do embandeiramento de um posto, realizamos uma série de estudos, tanto de viabilidade comercial como de conformidade com aspectos ambientais. Os revendedores aprovados recebem um manual de operação de postos, que detalha procedimentos e recomendações. Também passam a ter acesso a serviços de consultorias e treinamentos para a obtenção de benefícios financeiros, execução das iniciativas de marketing, segurança dos trabalhadores e responsabilidade ambiental.

Soluções diferenciadas para os revendedores

A principal iniciativa para mobilização desse público é a Oferta Integrada, um pacote de benefícios por meio do qual compartilhamos planejamento de marketing e ações promocionais. O programa, cuja adesão é opcional, já conta com a participação de cerca de 80% dos revendedores e tem contribuído para os ótimos resultados nos postos participantes, tanto em termos de volume geral de vendas quanto nas vendas de produtos da família V-Power. Para conhecer mais sobre nossos produtos, clique aqui.

Geração de valor com as Lojas Select

Como licenciados da marca Shell no Brasil, também administramos a marca Select como bandeira das lojas de conveniência, cujo papel é complementar a jornada dos nossos consumidores finais com segurança, comodidade e ampla variedade de serviços e produtos. Para os revendedores, a rede de lojas representa uma vantagem competitiva com forte potencial de captação e fidelização por meio de uma marca reconhecida e de uma operação rentável e replicável.

O revendedor que opta por uma Shell Select em seu posto tem todas as ferramentas para inaugurar sua loja em até 120 dias, com suporte de abertura, padronização visual e assessoria operacional (veja no quadro a nossa proposta de valor).

Proposta de valor

Suporte de abertura | Orientação durante as etapas de abertura da loja e suporte nos orçamentos com os fornecedores, cadastro nas indústrias e no operador logístico, bem como acompanhamento dos pedidos de produtos e comodatos dos equipamentos.

Layout da loja | Otimização do espaço para facilitar a circulação dos consumidores e as operações.

Treinamentos | Mais de 60 treinamentos nas modalidades on-line e presencial sobre gestão do negócio, sistemas, operação de loja, gestão de estoque, inventários e atendimento, entre outros temas.

Food service | Garantia de qualidade dos produtos, fornecidos para a Shell Select por parceiros homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Calendário promocional | Mecânicas negociadas e fechadas exclusivamente para a equipe Shell Select, além de sinergia com a comunicação da marca Shell.

Campanhas de incentivo | Desenvolvidas para estimular o aumento do ticket médio e do faturamento.

Sistemas | Para gestão operacional e das vendas, o que facilita o dia a dia do revendedor.

Logística | Pedidos centralizados em portal de compras e central de fornecedores, e operadores logísticos certificados com as melhores práticas do mercado.

Consultorias | Desenvolvidas para a necessidade de cada loja, visam ao aprimoramento dos resultados e da rentabilidade.

Inovação | Pesquisas e desenvolvimento de soluções para o aprimoramento constante da rede Shell Select.

Em 2016/2017, mantivemos o ritmo de crescimento das lojas Shell Select – 5% em relação à safra anterior – com faturamento 12% maior. Esses números suportam nossa liderança em faturamento médio por loja e ticket médio por transação.1 Essa plataforma continua recebendo investimentos para aumentarmos a oferta de produtos e a eficiência logística com redução do custo médio.

1Fonte: Anuários Sindicom 2016 e 2017.

Destaques Shell Select2

990 lojas

Transações: 94,42 milhões/ano
Ticket médio por transação: R$ 13,88

 

2,57 milhões de cafezinhos/ano

2 milhões de quilos de food service/ano

 

Faturamento: R$ 1,3 bi

200 promoções realizadas, com mais de 1.000 produtos e faturamento de R$ 75 milhões

2Fonte: Raízen Conveniência 2016, Sindicom 2016, Ranking Varejo Franquias, Associação Brasileira Franchising (ABF).

Valorização pelo mérito

O Você Conquista é um programa por meio do qual reconhecemos revendedores que se destacam em relação a desempenho operacional, segurança dos trabalhadores e cuidados com o meio ambiente, entre outros aspectos.

Na safra 2016/2017 foram premiados cerca de 450 revendedores. Os vencedores viajaram a Los Angeles, nos Estados Unidos, para uma cerimônia de entrega de troféus com direito a tapete vermelho e presença de artistas brasileiros consagrados no cinema e na televisão.

Gestão de suprimentos

O contato de nosso time de suprimentos com os mais de 5 mil fornecedores de equipamentos, materiais e serviços é estabelecido principalmente por meio do Portal dos Fornecedores.

Os processos de compras e o estabelecimento de contratos são orientados pelo Termo de Cláusulas e Condições Gerais, que visa garantir a aderência dos fornecedores ao Código de Conduta e às exigências para prevenção de acidentes, preservação ambiental e condições dignas de trabalho, entre outras.

Os fornecedores são submetidos a checagens mensais de documentação e, em situação de irregularidade, há bloqueio para novos contratos até que a questão seja solucionada. A reincidência pode levar, inclusive, ao cancelamento de contratos vigentes.

Durante a safra 2016/2017, intensificamos nosso foco na busca por mais entendimento dos custos na cadeia de suprimentos por meio de processos de decisão de aquisição de materiais e serviços que consideram não somente os custos iniciais de contratação mas todos aqueles incorridos no ciclo de vida – sempre com vistas à redução de custo total.

Também treinamos nosso time de usuários nas unidades produtoras e nos terminais sobre a importância da abertura de registros de não conformidade. O objetivo é garantir que irregularidades dos fornecedores sejam identificadas e planos de ações formais sejam acordados entre as partes.

Guias e políticas específicas podem ser consultadas no Portal dos Fornecedores.

Clique aqui para mais informações sobre nosso relacionamento com fornecedores. |G4-12, G4-EC9|