Saúde e Segurança

1.

1. Saúde e
Segurança

Segurança: um valor inegociável

O vídeo abaixo exemplifica como a Raízen busca influenciar o comportamento das pessoas para consolidar a percepção de que saúde e segurança são valores primordiais para a vida de todos, dentro ou fora da empresa.

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.

Nestes cinco anos de existência, a trajetória da Raízen em segurança foi marcada por investimentos em duas fases distintas. A primeira delas direcionou esforços na adequação da infraestrutura, por meio de um trabalho de adaptação de instalações e equipamentos. Depois disso, investiu-se na padronização de programas e processos operacionais, garantindo assim a máxima segurança possível.

Após grandes avanços e conquistas (veja gráfico de LTIF ), o momento é de focar o fator humano. A Raízen tem como objetivo alcançar o Zero Acidente, e para isso é preciso investir na conscientização individual e coletiva a respeito da importância de atitudes seguras.

A relevância do tema da segurança está refletida na estrutura de governança que trata do assunto. A Raízen possui envolvimento direto do board da companhia sobre o tema através da realização do (Corporate Social Responsibility Committee) CSR, além de outros comitês de segurança das linhas de negócio (veja mais detalhes no índice GRI). O objetivo dessa estrutura é suportar as iniciativas de segurança e fazer com que o tema esteja sempre presente no dia a dia das operações.[LA5]

Na safra 2015/2016, foram 27 acidentes com afastamento e 2 fatalidades de funcionários, números que a companhia ainda interpreta como inaceitáveis e que só poderão ser revertidos com a realização de ações contínuas que focam o comportamento das pessoas. [LA6]

Destaques da nossa história

Redução de 87,5% no índice LTIF e de 88,4% no número de acidentes com afastamento quando comparados ao primeiro ano de atuação da Raízen.[LA6]

Fortalecendo as ferramentas de SSMA

A Raízen entende que ao analisar e eliminar pequenos eventos inseguros é possível prevenir grandes acidentes. Estudos mostram que, para cada acidente, uma série de pequenos desvios foram cometidos e não solucionados. Por isso, a empresa está atenta a cada atividade para realizar as correções necessárias em processos, ferramentas, equipamentos e, principalmente, comportamentos. O SIGO e o Alerta são a base para esse processo, e suas diretrizes foram fortalecidas no último ano-safra. A segurança é também critério de elegibilidade para o principal programa de reconhecimento dos parceiros e dos revendedores da empresa, o Você Conquista (veja mais em "Responsabilidade pela cadeia de fornecedores").

Zero Acidente é possível

Assista abaixo ao vídeo apresentado no Dia da Segurança da Raízen, um dia em que todos os líderes estão reunidos com as suas equipes, em todas as unidades da empresa, para celebrar os resultados e refletir sobre a importância do Zero Acidente.

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.

Conforme apresentado no gráfico abaixo, cerca de 92% das instalações da companhia operaram sem nenhum acidente com afastamento nos últimos 12 meses1. No mesmo período, 11 das 23 unidades produtoras em operação não tiveram nenhum acidente com afastamento. Considerando que essas unidades produtoras têm maior exposição ao risco quando comparadas a outras operações da Raízen, esse resultado demonstra que a meta de Zero Acidente é possível.

Saúde ocupacional

A Raízen trabalha continuamente na saúde ocupacional para preservar o bem-estar de seus funcionários, terceiros e contratados. A companhia possui uma série de políticas e procedimentos que são adotados nesse sentido, como:

  • Programas de Higiene Ocupacional: ações que têm como objetivo identificar precocemente possíveis riscos à integridade e à saúde.
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): visa prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente possíveis agravos à saúde relacionados às atividades exercidas na rotina dos profissionais.
  • Política de Álcool e Drogas: atua na prevenção quanto ao uso abusivo e indevido de substâncias nocivas ao sistema nervoso central que possam comprometer a segurança e a saúde.
  • Medicina Assistencial: acompanha doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes, entre outras iniciativas.

Evolução constante

O índice de acidentes nas unidades produtoras de etanol, açúcar e bioenergia (EAB) continua diminuindo consideravelmente. Ainda assim, a Raízen segue investindo em prevenção e conscientização. O foco do trabalho em EAB vem sendo reforçar o uso dos procedimentos e, principalmente, conscientizar os profissionais sobre a importância da segurança e o valor à vida. As iniciativas sazonais, relacionadas ao ciclo da cana, continuam sendo realizadas com foco em intervenções e na redução de acidentes com veículos pesados. Na última safra, destaque-se o trabalho focado em não tolerar práticas inseguras: cada profissional tem a responsabilidade de garantir um ambiente seguro e o compromisso de intervir nas atitudes de seus colegas caso observe uma prática insegura.

Ações como educação do motorista, sinalização de equipamentos e traçado de rotas ocorrem periodicamente. No último ano-safra, houve 109.285 participações de funcionários em capacitações focadas em segurança. Algumas dessas ações, como o Programa de Reconhecimento de Motoristas, reconhecem funcionários que não tiveram relação com nenhum tipo de acidente, lesão ou infração. Os prêmios podem ser entregues na casa deles, para incentivar o engajamento de seus familiares no tema. Esse tipo de ação, somado a outros, trouxe resultados bastante positivos, como a queda no número de acidentes com veículo automotor (AVA) em 20%. Para mais detalhes quanto às estatísticas de acidentes, consulte nosso índice GRI.

EAB ainda iniciou, na safra passada, um trabalho de segurança de processos que visava analisar todas as atividades do negócio e identificar os riscos associados. No próximo período, a empresa apresentará planos de ação para mitigar cada um desses pontos. Em termos de estrutura, também houve avanços: a área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) para EAB foi centralizada. Antes, engenheiros e técnicos de segurança ficavam no campo reportando-se à unidade produtora. Agora há uma equipe corporativa que gerencia todos os profissionais e as informações, garantindo mais alinhamento ao tema.

Foco no alto desempenho

A área de Logística, Distribuição e Trading (LD&T) mantém uma atuação consistente na busca pelo alto desempenho na segurança de seus funcionários, terceiros e contratados. O grande destaque da área foi o fechamento do ano-safra 2015/2016 sem nenhum afastamento nos terminais, em um total de 7,9 milhões de homens-hora trabalhadas.

O programa Zero Acidente é o eixo central desse trabalho. Por meio dele, funcionários e contratados são reconhecidos pelo seu desempenho em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), desde que cumpram com os requisitos do SIGO. A Raízen conta com um forte trabalho de monitoramento de violações por parte dos motoristas, analisando aspectos como excesso de velocidade e jornada de trabalho. Esse acompanhamento é realizado por um sistema de telemetria, que atualmente está presente em 100% da frota pesada, o qual durante a safra 2015/2016 rodou cerca de 212 milhões de quilômetros. O objetivo é atuar previamente nessas violações por meio de investigações em intercorrências para que não se transformem em acidentes. Além disso, os melhores profissionais são reconhecidos anualmente por meio do Rodeio de Caminhões, que tem a segurança como principal critério de elegibilidade (veja mais sobre esse tema em "Responsabilidade pela cadeia de fornecedores").

Uma das evidências do excelente resultado obtido pela Raízen nas atividades de distribuição de combustível é a redução no número de acidentes mesmo com o constante aumento na distância percorrida pelos caminhões. O gráfico abaixo evidencia esse comportamento desde o ano de formação da companhia:

A Raízen identificou que, nos últimos acidentes ocorridos na companhia e no mercado de logística brasileiro, a fadiga e a distração estão entre as principais causas de intercorrências. Com isso, a empresa iniciou na safra passada um intenso trabalho com as transportadoras visando garantir que os motoristas estejam dispostos e alertas para a execução de seu trabalho.

Qualidade de vida para os motoristas

Na última safra, 90% dos nossos motoristas passaram pelo programa de medicina do sono, elaborado em parceria com a Raízen. Através de questionários específicos, garantimos que o trabalhador está realizando sua jornada no turno adequado ao seu perfil: quem tem mais disposição pela manhã não trabalha à noite e vice-versa. Recebemos vários feedbacks de motoristas e seus familiares dizendo que não só a vida do motorista mudou, mas a de toda a família. Uma pessoa que tem problemas para dormir desenvolve vários outras questões secundárias que afetam quem está à sua volta, como depressão, hipertensão, diabetes, impotência e obesidade. Sérgio Pedrosa, fundador da Transpedrosa

Sob a orientação de um médico especialista, o programa avalia os hábitos e as necessidades de repouso e alimentação dos motoristas, detectando eventuais distúrbios do sono, que serão tratados. A família do motorista também é convocada a participar da iniciativa, com o objetivo de ajudar o profissional nesse processo. Entre as melhorias obtidas com o envolvimento dos familiares estão o respeito às horas de sono e a alimentação balanceada. Esse programa inclui a realização de um exame médico específico – a polissonografia – para identificar eventuais problemas respiratórios que afetem a qualidade do sono.

Na safra atual, o programa já foi estendido para sete fornecedores e, até o final da safra, a Raízen pretende atuar com 100% da frota. Foi realizado ainda um trabalho focado na redução de derrames no carregamento e no descarregamento de combustíveis, o que gerou um resultado expressivo, de apenas 2 casos na safra passada e 11 meses sem acidentes com derrames nas plataformas dos terminais.[EN24]

Resultados consistentes

Pelo segundo ano consecutivo, as operações de comercialização de combustíveis encerraram a safra sem fatalidade nem acidente com afastamento. Nesse período, além das iniciativas que já fazem parte da rotina dessas equipes, foi implementado um sistema de telemetria em 290 veículos leves utilizados pelo time comercial da Raízen. A ferramenta monitora importantes indicadores para melhoria de performance de segurança, como: velocidade máxima, aceleração e freadas bruscas. Bimestralmente, o Comitê de Frota se reúne para analisar todas as informações obtidas e definir as estratégias e os planos de ação. Esses dados também são levados em consideração na análise de competência e performance dos funcionários e são utilizados como base para a investigação de eventuais acidentes.

Capítulos
  • 1Saúde e Segurança
  • 2Gestão de Pessoas
  • 3Ética e Integridade
  • 4Responsabilidade por Fornecedores e Parceiros Comerciais
  • 5Responsabilidade pelo Produto
  • 6Desenvolvimento Socioeconômico do Entorno e Relações com a Comunidade
  • 7Impactos Ambientais e Biodiversidade
  • 8Energia e Emissões
  • 9Inovação
  • 10Desempenho Econômico