Gestão de Pessoas

2.

2. Gestão
de Pessoas

Somos Raízen

O que diferencia a Raízen de seus concorrentes? Quais são os pilares de cultura que sustentam a companhia? Qual é o perfil de seus mais de 30 mil profissionais? A resposta a essas e outras perguntas reflete na cultura Raízen, o que faz com que a empresa seja única em seu modo de agir e de fazer negócios.

Partindo da premissa de que a cultura de uma organização é o jeito de ser de uma empresa, orientando, a partir de uma visão estratégica de futuro, as ações e a postura de seus funcionários, a Raízen, através de suas atitudes (um dos elementos da sua cultura), define quais são os valores que devem ser colocados em prática pelos seus funcionários, direcionando suas formas de atuação no dia a dia (Veja quadro abaixo). [G4-56]

Para reforçar suas atitudes e garantir que todos os funcionários entendam e as pratiquem, durante a safra 2016/2017 o trabalho será focado na disseminação dos aspectos da cultura Raízen por toda a companhia, por meio do diálogo entre a liderança e suas equipes e através das ferramentas de comunicação interna. Além do público interno, a cultura Raízen refletirá nos processos seletivos da empresa. A Raízen preza pelo alinhamento entre os candidatos e os pilares da companhia, o que garante a afinidade entre os profissionais e a organização e, consequentemente, melhor satisfação e desempenho para os dois lados. [G4-56]

Incentivo a novas ideias

Em linha com o pilar “Inovação” e com o intuito de otimizar processos e gerar oportunidades de negócio, a Raízen criou o Módulo de Inteligência (MI), ferramenta virtual na qual ideias e soluções diferenciadas são submetidas e analisadas para uma eventual implementação.

O MI, originalmente aplicável às atividades de LD&T e disponível para os funcionários desse negócio, traduz o incentivo da companhia a novas soluções. Uma vez montado o portfólio de projetos, a ferramenta lista as propostas em função do investimento necessário e do retorno para a companhia, facilitando a tomada de decisão e garantindo que os investimentos terão o maior retorno possível.

O Módulo de Inteligência foi tão certeiro que está sendo expandido para toda a companhia na safra 2016/2017. A Raízen já lançou o Programa Inovar, com o objetivo único de incentivar todos os seus funcionários a pensar mais longe e identificar oportunidades inovadoras que gerem benefícios para os negócios da Raízen.

Foco em meritocracia

Na safra 2014/2015, iniciou-se o desenvolvimento de um sistema para execução e monitoramento do Ciclo de Gestão de Pessoas da Raízen, que reúne em uma ferramenta única os principais processos de gerenciamento de recursos humanos existentes na empresa. O lançamento ocorreu no primeiro trimestre de 2016 (assista abaixo ao vídeo divulgado aos funcionários) e, agora, as informações relacionadas a esses processos estão automatizadas no sistema Gestão de Pessoas Raízen (GPR), para todos os funcionários elegíveis.

A ferramenta traz o histórico organizado dos dados de cada profissional e contribui para o reconhecimento e a meritocracia de maneira mais consistente e clara.

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.

Em abril de 2016 iniciou-se o Ciclo de Gestão de Pessoas do ano 2016/2017, e todo o trabalho de cultura da Raízen norteará esse processo. Além disso, a primeira etapa do Ciclo começa com uma novidade. Agora, o desdobramento de metas ocorre de maneira estruturada, por meio do GPR, para os funcionários elegíveis à avaliação de desempenho individual, garantindo um alinhamento entre os objetivos de negócio da companhia.

Na safra 2015/2016, 100% dos funcionários das categorias funcionais coordenação/supervisão e acima receberam análise de desempenho individual. Para as categorias administrativo e operação, esses valores foram 62% e 88%, respectivamente (veja mais detalhes no índice GRI ).[LA11]

Atração e retenção de talentos

A Raízen manteve na safra 2015/2016 seus programas de atração, retenção e capacitação de talentos. A capacitação mais uma vez foi um dos focos do trabalho em gestão de pessoas: 204.051 participações de funcionários em treinamentos presenciais foram registradas, representando um total de 964.624 horas, com uma média de 28,05 horas por profissional.[LA9]

DNA Raízen: a iniciativa foi lançada no início da safra 2014/2015, com o objetivo de atrair jovens profissionais do mercado com potencial de crescimento, alinhados à cultura, e com dois a cinco anos de experiência em diversas áreas.

Dos aproximadamente 10.000 candidatos inscritos no último processo, 16 jovens foram selecionados no DNA Raízen.

Programa de Estágio: criado em 2012, tem como objetivo a identificação de jovens talentos e seu desenvolvimento, alinhados à cultura e aos objetivos estratégicos da companhia. Com duração de até dois anos, o Programa abrange estudantes dos níveis técnico e superior de todas as áreas e negócios. O processo de seleção é realizado duas vezes ao ano, com etapas de testes on-line, dinâmica de grupo e entrevistas.

300 jovens no Programa de Estágio e 40% de efetivação.

Geração Raízen: o programa tem como objetivo desenvolver profissionais com potencial de crescimento alinhado às atitudes e à cultura Raízen, e foi criado para preparar um banco de talentos para futuras posições gerenciais em EAB.

143 alunos e 100 projetos foram desenvolvidos nas duas edições do Geração Raízen. Na terceira edição, a proposta é formar 50 profissionais.

Ciclo de Habilidades: o programa é voltado para funcionários administrativos e reúne treinamentos destinados a desenvolver as competências e as atitudes valorizadas pela companhia em temas que a Raízen considera essenciais para o sucesso do negócio.

413 funcionários participantes do Ciclo de Habilidades.

Academia de Liderança: conjunto de programas de capacitação dirigido a funcionários com potencial de liderança e a profissionais em diversos níveis de gestão.

179 profissionais capacitados via Academia de Liderança.

Capacitação no campo

Alinhado ao trabalho de definição da cultura da Raízen, foi desenvolvido pela área de Recursos Humanos o Projeto Alpha para as unidades EAB. A ação, que tem como objetivo capacitar profissionais que antes desempenhavam funções somente operacionais, começou na identificação dos melhores líderes e fiscais de campo que poderiam dar um salto em suas carreiras. Ao todo, 950 profissionais foram escolhidos e passaram por workshops e capacitações para que pudessem conhecer as oportunidades. Esses funcionários estão sendo acompanhados para verificar sua aderência à nova realidade e aos conceitos aprendidos.

Capacitação na operação industrial

No total, 6.965 profissionais da operação industrial foram capacitados para contribuir com as metas do programa RIT-91. Esses treinamentos levaram conhecimento sobre as perdas industriais, o que fazer para evitá-las e sobre planejamento de manutenção. Com foco em aperfeiçoamento das técnicas e dos processos operacionais, o programa busca atingir maior performance, segurança, gestão e excelência operacional.

Outra iniciativa da Raízen, o programa Nossa Raiz visa engajar os funcionários da área agrícola na busca da excelência operacional no cultivo da cana-de-açúcar, como forma de gerar aumento na produtividade e na longevidade do canavial. Na safra 2015/2016, foram capacitadas 6.839 pessoas das equipes operacionais na busca da excelência na preservação do canavial (veja mais no capítulo “Responsabilidade pelo produto).

Consolidando a reputação

A Raízen também trabalhou sua imagem diante do público externo. Na safra 2015/2016, a companhia participou de diversos eventos, feiras de carreiras e ações em universidades para expor seu jeito de ser, sua cultura e suas atitudes e, assim, atrair profissionais que se identifiquem com os valores da empresa. Para o próximo período, a companhia pretende intensificar esse trabalho, inclusive com ações de comunicação mais segmentadas, com a presença dos líderes da empresa para apresentar seus negócios e inspirar as pessoas.

Diversidade

A diversidade de ideias, gêneros, culturas e experiências sempre foi valorizada na companhia. Porém, na safra 2015/2016, foi aprovado o Plano de Diversidade, inspirado pelo trabalho de cultura da Raízen e que será aplicado na Safra 2016/2017.

Ainda em linha com a ampliação da diversidade internamente, a Raízen mantém seu compromisso de inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) em seu quadro de funcionários. Diante das dificuldades encontradas para preencher a cota legal, a companhia disponibilizou, desde a safra 2014/2015 até março de 2016, 1.500 vagas¹ para qualificação profissional de pessoas com deficiência em 18 municípios onde possui operações. Além disso, foi criado um comitê interno para tratar do tema, de contratações externas e ações de identificação e enquadramento de funcionários com deficiência.

Capítulos
  • 1Saúde e Segurança
  • 2Gestão de Pessoas
  • 3Ética e Integridade
  • 4Responsabilidade por Fornecedores e Parceiros Comerciais
  • 5Responsabilidade pelo Produto
  • 6Desenvolvimento Socioeconômico do Entorno e Relações com a Comunidade
  • 7Impactos Ambientais e Biodiversidade
  • 8Energia e Emissões
  • 9Inovação
  • 10Desempenho Econômico