Responsabilidade por Fornecedores e Parceiros Comerciais

4.

4. Responsabilidade
por Fornecedores e
Parceiros Comerciais

Relacionamento com fornecedores

Uma parceria na qual todos ganham. Esse é o objetivo da Raízen quando o assunto é o relacionamento com seus fornecedores, entendendo que uma relação benéfica para ambas as partes é crucial para obter bons resultados de forma sustentável.

Com a sustentabilidade como elemento intrínseco à sua estratégia, a companhia incorpora esse tema em sua extensa cadeia de valor através de iniciativas audaciosas e pioneiras, tidas como referência pelo mercado.

A empresa investe continuamente em programas, projetos e ações para construir uma relação sustentável e de longo prazo, em todas as cadeias que englobam a compra de materiais e a contratação de serviços nas linhas de negócios da companhia: Etanol, Açúcar e Bioenergia (EAB), Logística, Distribuição e Trading (LD&T) e Comercial.

Por meio dessas ações a Raízen está desenvolvendo a sustentabilidade como uma competência-chave e colaborando de maneira concreta com seus fornecedores para que eles se engajem na jornada da sustentabilidade.

Para garantir a ética e a integridade na relação com seus parceiros comerciais, a área de Suprimentos possui uma série de ações que vão desde cláusulas específicas de conduta nos contratos com seus fornecedores até a checagem de certidões, referências comerciais e questões relacionadas à reputação no processo de homologação. Mensalmente há uma checagem em toda a base de fornecedores de suprimentos para verificar certidões de CNPJ, Inscrição Estadual, FGTS e Certidão de Débito relativas a tributos federais e à dívida ativa da União. Caso qualquer tipo de inconformidade seja detectado, o fornecedor fica bloqueado para novos contratos e é solicitado um plano de ação para solucionar a questão. Os desdobramentos podem levar inclusive ao cancelamento de contratos porventura existentes com a Raízen. O Portal do Fornecedor da Raízen continua sendo o grande canal de contato com esse público. A plataforma, desenvolvida pela própria companhia, é benchmarking no mercado. A área de Suprimentos ainda possui uma newsletter bimestral para se comunicar com toda a base – cerca de 5 mil fornecedores de equipamentos, materiais e serviços.[G4-12]

Fornecedores de cana

Os fornecedores de cana são responsáveis pelo fornecimento de cerca de metade do volume de cana utilizado pela Raízen e, para engajá-los na jornada pela sustentabilidade, a empresa conta com o Programa ELO – iniciativa inédita na cadeia de cana no mundo, implantada no ano-safra 2014/2015 e que conta com a parceria da Fundação Solidaridad e Imaflora.[G4-12]

Caso seja um funcionário conectado à rede Raízen, assista ao vídeo clicando aqui.

Baseado em uma abordagem de melhoria contínua, o ELO visa à adoção de ações que incentivem e apoiem a promoção da sustentabilidade econômica, ambiental e social desses fornecedores. Já conta com mais de 1.300 fornecedores engajados (o equivalente a 30% da cana moída pela Raízen e 55% da cana de fornecedores) e, em 2016/2017, pelo menos 700 novos fornecedores ingressarão no Programa.

A safra 2015/2016 foi marcada pela primeira verificação externa do Programa ELO. Após os fornecedores responderem a uma autoavaliação sobre suas práticas de produção e gestão, 60 deles passaram por um processo de verificação externa, conduzida pelo Imaflora, em suas respectivas fazendas.

A visita mostrou que 40 fornecedores estavam abaixo do nível autodeclarado, 18 confirmaram o nível e 2 acabaram se desligando da Raízen, pois havia acabado o prazo de vigência de seus contratos. Os fornecedores que não estavam em conformidade receberam visitas da equipe técnica da Raízen para definir um plano de ação que endereçasse os pontos levantados em até 90 dias.

E o resultado foi positivo: 90% dos fornecedores conseguiram reverter o quadro concluindo o plano de ação. O grande desafio da safra 2016/2017 é atuar na melhoria contínua e no cumprimento das estratégias daqueles fornecedores que foram classificados como nível 1 através de visitas técnicas da equipe ELO.[EN33; LA15; HR11; SO10]

Até o ano-safra 2015/2016, o Programa ELO já havia engajado mais de 1.300 fornecedores.[EN33; LA15; HR11; SO10]

A equipe técnica da Raízen contará, a partir do próximo ano-safra, com uma nova ferramenta: um tablet para acessar o aplicativo do Programa ELO, que permitirá que o avaliador tenha na palma das mãos todas as informações do fornecedor no momento da visita. Esse aplicativo agrega diversas funções que visam aperfeiçoar o trabalho de campo, como: acessar as respostas da autoavaliação e o consequente plano de ação do fornecedor, realizar registros fotográficos de evidências e boas práticas, acessar arquivos de apoio e de orientação ao fornecedor.

Ainda na safra 2016/2017, a companhia distribuirá a seus fornecedores o Manual de Boas Práticas para Produção Sustentável de Cana – Raízen, com o objetivo de contribuir para a melhoria de gestão. A elaboração desse documento contou com a participação de 49 fornecedores e o feedback foi extremamente positivo, com 92% de aprovação.

Outra ferramenta de trabalho que visa contribuir e dar mais agilidade no campo é a instalação de uma impressora móvel no carro do profissional, a qual se conectará com o tablet via bluetooth. Essa ferramenta está sendo testada e, caso seja aprovada, será utilizada por todo o time de campo que atua no Programa ELO.

Questão central para o Programa, a abordagem de comunicação sobre o tema da sustentabilidade com os fornecedores de cana evoluiu significativamente. A companhia sente que esse público está cada vez mais engajado no aprimoramento de uma atuação mais sustentável.

Também voltado para os fornecedores de cana-de-açúcar, o Cultivar é um programa de relacionamento que tem como um de seus pilares o desenvolvimento desses fornecedores por meio do compartilhamento de conhecimentos técnicos, legais e de gestão em temas como sustentabilidade.

Pelo Cultivar há cerca de 280 produtores, que correspondem a 75% do volume de cana que a Raízen compra no mercado. [G4-12]

Outra novidade para os fornecedores de cana é o projeto Geocana (veja mais no vídeo abaixo, apresentado aos fornecedores). A Raízen foi pioneira no desenvolvimento de soluções em geotecnologia e, por meio desse projeto, compartilha sua expertise com os produtores.Os ganhos com o uso da geotecnologia são inúmeros: um VANT da unidade produtora faz um sobrevoo na propriedade. As imagens captadas pelo equipamento são incluídas em um sistema que calcula as linhas ideais de plantio visando ao melhor aproveitamento da área e, consequentemente, à otimização do custo da colheita mecanizada e à redução dos impactos da atividade. Esses parâmetros são inseridos em um pen drive e este é plugado na plantadora, que faz todo o trabalho automaticamente com base no mapa gerado.

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O Portal de Fornecedores de Cana e a Central de Atendimento continuam operando com força total. A área também criou mais um canal para ampliar as interações com esses parceiros. Agora, por meio de mensagens de texto de celular, os fornecedores recebem informações sobre suas operações: qualidade da cana, nível de impureza mineral e quantidade de açúcar na cana.

Capacitação no campo

Em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Raízen criou a primeira turma de pós-graduação em Gestão Empresarial de Fazendas Canavieiras. O curso é ministrado na unidade de Marília (SP), com 176 horas de duração, e aborda temas como sustentabilidade, legislação, questões econômicas, gestão e empreendedorismo. Cerca de 30 fornecedores do Cultivar já estão participando da iniciativa, que ajuda na profissionalização e na sustentabilidade dos negócios. O objetivo é dar um salto de qualidade na gestão das fazendas canavieiras.

Apoio financeiro

Em um ano no qual o cenário econômico do Brasil foi extremamente desafiador, com escassez de crédito, a Raízen manteve um convênio com o ItaúBBA para disponibilização de crédito rural que financia o plantio de cana dos produtores. Na safra 2015/2016, R$ 85 milhões foram captados para 70 fornecedores. Outras soluções de crédito que a companhia viabilizou com diferentes instituições financeiras totalizaram R$ 110 milhões. Os produtores têm até cinco anos para quitar as parcelas, e as taxas são mais baixas do que as aplicadas no mercado. Os contratos com a Raízen são utilizados como garantia para o pagamento dos empréstimos.

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Gestão aprovada no campo

Como retrato das boas práticas adotadas na gestão das áreas agrícolas que opera, a Raízen obteve um excelente desempenho em uma avaliação conduzida por uma de suas arrendadoras, a Radar, empresa do grupo Cosan que fornece parte de suas terras para a Raízen cultivar cana-de-açúcar. A Radar conduz um processo periódico de due dilligence em seus diversos parceiros arrendatários com o objetivo de identificar e promover o nível de aderência aos 5 Princípios para Investimento Responsável em Terras (Farmland Guidelines), que tratam da promoção da sustentabilidade ambiental, do respeito aos direitos humanos e trabalhistas, do respeito à propriedade da terra e seus recursos, do padrão de ética nos negócios e da transparência na operação.

Em 2015, a Raízen passou por esse processo de avaliação e obteve o melhor desempenho entre as empresas verificadas.

Para garantir transparência ao processo e credibilidade aos resultados, a condução do trabalho foi realizada por uma consultoria independente contratada pela Radar.

Relacionamento com parceiros comerciais

Homologação das transportadoras

O processo de homologação das transportadoras continua bem rígido em LD&T e, por meio dele, cada empresa passa por um criterioso checklist de mais de 200 itens para garantir aspectos como segurança, requisitos legais (que incluem o respeito aos direitos humanos e práticas de trabalho decente) e critérios ambientais em suas operações. Além disso, inspeções periódicas e aleatórias são realizadas nos parceiros de modo a assegurar a conformidade dos seus processos com os critérios estabelecidos pela companhia. No período 2015/2016, todos os transportadores de LD&T foram selecionados com base em critérios socioambientais.[EN32; LA14; HR10; SO9]

A grande novidade da última safra é a inclusão dos transportadores de açúcar nos mesmos parâmetros de gestão aplicados para o transporte de combustíveis.

O processo está ocorrendo de forma gradativa e quatro workshops foram realizados para capacitar esses profissionais. O Manual de Transporte foi implementado como norma de conduta para esses parceiros, em conjunto as mudanças no padrão de subcontratação, tornando o processo mais rigoroso. Atualmente, 13 transportadoras já estão operando sob essa nova ótica operacional, trazendo muito mais segurança para as operações rodoviárias, atingindo 100% dos fornecedores contratados para o transporte de açúcar branco. Uma consultoria externa foi utilizada a fim de acelerar esse trabalho. [G4-12; EN33; LA15; HR11; SO10]

As iniciativas de reconhecimento Rodeio de Caminhões-Tanque e Clube Irmão Caminhoneiro Shell continuaram com força total na safra 2015/2016.

Parceria que gera valor

Na safra 2015/2016, a Raízen teve foco contínuo na expansão da rede de postos, o que foi possível graças ao forte trabalho da equipe Comercial com os revendedores para que essa relação seja sempre uma parceria duradoura.

Antes de cada embandeiramento, a Raízen faz um estudo minucioso para checar aspectos como o perfil do revendedor, a localização do posto e o potencial do ponto de loja. Tudo é verificado para que aquela operação seja reconhecidamente sustentável. Quando o contrato é assinado, o revendedor recebe um conjunto de ferramentas para apoiá-lo: consultorias de operação, capacitações, padrões de saúde, segurança e meio ambiente e ambientação do posto.

O grande guarda-chuva que contempla esse trabalho é a Oferta Integrada. Por meio desse programa, a empresa disponibiliza aos revendedores um plano de marketing com um calendário de ações planejadas para o consumidor e divulgação de metas e programas de reconhecimento (veja mais abaixo). A adesão ao pacote é voluntária, e cerca de 75% dos revendedores da Raízen participam do programa.[G4-12]

Entre as novidades da safra 2015/2016 está a parceria com a Getnet, que possibilitará um serviço superior de aquisição e oferta mais competitiva para a revenda. A companhia ainda lançou um portal para centralizar a gestão de itens das lojas Shell Select. Agora, em um único canal, o revendedor faz as compras da categoria foods de suas lojas de conveniência e acompanha seus pedidos, obtendo ganhos em gestão de estoque, perda e redução de custos logísticos.

Também como destaque a Raízen fechou uma parceria exclusiva de 5 anos com a Smiles para ampliar a proposta de valor a seus consumidores; as milhas serão distribuídas para consumidores Shell através de uma robusta plataforma de relacionamento e promoção. Os 12 milhões de clientes Smiles também terão ofertas exclusivas na Shell.

Reconhecendo os melhores

O Você Conquista é um programa de reconhecimento do trabalho realizado pela rede de postos. Os locais são avaliados em três pilares: segurança no abastecimento, meio ambiente e plano de combate a situações de emergência. Outros critérios analisados são a realização de treinamentos de segurança e a implantação de iniciativas eficientes que fomentem a preservação de recursos, como energia elétrica e água, além de programas que beneficiem a comunidade do entorno. Os postos são visitados e orientados por uma equipe especializada. Na safra passada, foram mais de 11.600 visitas. [PR1]

Na última edição, o programa Você Conquista reconheceu 900 revendedores, e estes foram premiados com viagens para Barcelona, na Espanha. A iniciativa O Cara premia os melhores frentistas e gerentes de postos de combustíveis. O primeiro público recebe uma gratificação em dinheiro; o segundo, uma viagem. Na safra 2015/2016, 320 pessoas foram premiadas na ação.

Capítulos
  • 1Saúde e Segurança
  • 2Gestão de Pessoas
  • 3Ética e Integridade
  • 4Responsabilidade por Fornecedores e Parceiros Comerciais
  • 5Responsabilidade pelo Produto
  • 6Desenvolvimento Socioeconômico do Entorno e Relações com a Comunidade
  • 7Impactos Ambientais e Biodiversidade
  • 8Energia e Emissões
  • 9Inovação
  • 10Desempenho Econômico