Sobre o relatório

 

Divulgamos pela sexta vez o nosso Relatório Anual com informações sobre desempenhos e resultados, além de avanços e desafios na gestão da inovação e sustentabilidade do negócio. |G4-30|

Esta edição tem como base as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) – versão G4, opção “de acordo” Essencial – e refere-se às nossas operações1 no Brasil durante o ano-safra 2016/2017, ou seja, de 1° de abril de 2016 a 31 de março de 2017. |G4-17, G4-28, G4-32|

O conteúdo foi definido a partir da Matriz de Materialidade, elaborada na safra 2014/2015 e revisada na safra 2015/2016, com validação da Diretoria-Executiva.Este relatório foi assegurado pela PwC. |G4-18, G4-32, G4-33|

Clique aqui e conheça os limites e aspectos materiais deste relatório. |G4-19, G4-20, G4-21, G4-27|

Para mais informações, acesse o nosso site, escreva para fale@raizen.com ou ligue para 0800 728 1616. |G4-31|

 

1Referente a todas as empresas do Grupo Raízen, qual sejam, a Raízen Energia S.A., a Raízen Combustíveis S.A. e todas as suas subsidiárias integrais e controladas.

Relatório de asseguração limitada dos auditores independentes sobre as informações de sustentabilidade constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da Global Reporting Initiative (GRI)

Aos Srs. Administradores e Acionistas
Raízen Energia S.A.
São Paulo– SP

Introdução

Fomos contratados pela Raízen Energia S.A. (“Raízen” ou “Companhia”) para apresentar nosso relatório de asseguração limitada sobre a compilação das informações relacionadas com sustentabilidade constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI da Companhia, relativas ao período de 1º de abril de 2016 a 31 de março de 2017.

Responsabilidades da administração da Companhia

A administração do Companhia é responsável pela elaboração e adequada apresentação das informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI da Companhia, de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI-G4) e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração dessas informações livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes

Nossa responsabilidade é expressar conclusão sobre as informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI, com base no trabalho de asseguração limitada conduzido de acordo com o Comunicado Técnico CTO 01 – “Emissão de Relatório de Asseguração Relacionado com Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, emitido pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, com base na NBC TO 3000 - Trabalhos de Asseguração Diferente de Auditoria e Revisão, também emitida pelo CFC, que é equivalente à norma internacional ISAE 3000 - Assurance engagements other than audits or reviews of historical financial information, emitida pelo IAASB - International Auditing and Assurance Standards Board. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas, incluindo requisitos de independência, e que o trabalho seja executado com o objetivo de obter segurança limitada de que as informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI, tomadas em conjunto, estão livres de distorções relevantes.

Um trabalho de asseguração limitada conduzido de acordo com a NBC TO 3000 e a ISAE 3000 consiste, principalmente, em indagações à administração e a outros profissionais da Companhia que estão envolvidos na elaboração das informações, assim como na aplicação de procedimentos analíticos para obter evidência que possibilite concluir na forma de asseguração limitada sobre as informações tomadas em conjunto. Um trabalho de asseguração limitada requer, também, a execução de procedimentos adicionais, quando o auditor independente toma conhecimento de assuntos que o leve a acreditar que as informações, tomadas em conjunto, podem apresentar distorções relevantes.

Os procedimentos selecionados basearam-se na nossa compreensão dos aspectos relativos à compilação e apresentação das informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI, de outras circunstâncias do trabalho e da nossa consideração sobre áreas em que distorções relevantes poderiam existir. Os procedimentos compreenderam:

(a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância, o volume de informações quantitativas e qualitativas e os sistemas operacionais e de controles internos que serviram de base para a elaboração das informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI da Companhia;

(b) o entendimento da metodologia de cálculos e dos procedimentos para a compilação dos indicadores mediante entrevistas com os gestores responsáveis pela elaboração das informações;

(c) aplicação de procedimentos analíticos sobre as informações quantitativas e indagações sobre as informações qualitativas e sua correlação com os indicadores divulgados nas informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI; e

(d) confronto dos indicadores de natureza financeira com as demonstrações financeiras e/ou os registros contábeis.

Os trabalhos de asseguração limitada compreenderam, também, a aplicação de procedimentos quanto à aderência às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI-G4) aplicáveis na compilação das informações de sustentabilidade constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI.

Acreditamos que a evidência obtida em nosso trabalho é suficiente e apropriada para fundamentar nossa conclusão na forma limitada.

Alcance e limitações

Os procedimentos aplicados em um trabalho de asseguração limitada são substancialmente menos extensos do que aqueles aplicados em um trabalho de asseguração razoável, que tem por objetivo emitir uma opinião sobre as informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI. Consequentemente, não nos possibilitam obter segurança razoável de que tomamos conhecimento de todos os assuntos que seriam identificados em um trabalho de asseguração que tem por objetivo emitir uma opinião. Caso tivéssemos executado um trabalho com o objetivo de emitir uma opinião, poderíamos ter identificado outros assuntos e eventuais distorções que podem existir nas informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI. Dessa forma, não expressamos uma opinião sobre essas informações.

Os dados não financeiros estão sujeitos a mais limitações inerentes do que os dados financeiros, dada a natureza e a diversidade dos métodos utilizados para determinar, calcular ou estimar esses dados. Interpretações qualitativas de materialidade, relevância e precisão dos dados estão sujeitos a pressupostos individuais e a julgamentos. Além disso, não realizamos nenhum trabalho em dados informados para os períodos anteriores, nem em relação a projeções futuras e metas.

Conclusão

Com base nos procedimentos realizados, descritos neste relatório, nada chegou ao nosso conhecimento que nos leve a acreditar que as informações constantes no Relatório Anual 2016/2017 e no seu anexo de Indicadores da GRI da Raízen Energia S.A. não foram compiladas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI-G4).

São Paulo, 25 de setembro de 2017

PricewaterhouseCoopers
Contadores Públicos Ltda.
CRC 2SP023173/O-4

Edmilson Monutti
Contador CRC 1SP 258388/O-0