Energia que mobiliza

|G4-3, G4-9|

Somos a Raízen, um dos grupos empresariais mais competitivos do setor sucroenergético global, com uma abrangente distribuição de combustíveis no Brasil , destaque em moagem de cana-de-açúcar e em produção de etanol e bioenergia e uma ampla operação global de comercialização de açúcar e etanol.

Nos destacamos pela energia de um time apaixonado por tudo o que faz.

Atuamos em um processo integrado: do cultivo da cana-de-açúcar à comercialização de combustíveis, o que inclui produção e venda de açúcar e etanol, cogeração de energia elétrica e distribuição de combustíveis. Com a licença de uso da marca Shell no Brasil, suprimos os postos de serviços com produtos e soluções diferenciadas e administramos a marca Select como bandeira das lojas de conveniência. |G4-4, G4-8|

Nossa energia mobiliza funcionários, parceiros, fornecedores, clientes e comunidades, que caminham conosco no desafio contínuo de conferir sustentabilidade aos nossos negócios. E essa energia vai além dos produtos que comercializamos: trata-se do propósito que baseia a nossa cultura e mantém as pessoas unidas nessa trajetória.

Composição Acionária

G4-7
composição acionária

Ciclo de negócios

Raízen em números

| G4-6, G4-8, G4-9|

 

Cerca de 29 mil funcionários comprometidos com a excelência operacional, a segurança no trabalho e a satisfação de clientes e parceiros.

 

Faturamento de R$ 79,2 bilhões
5o maior grupo privado do Brasil1.

Mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas atendidos pela Fundação Raízen em ações realizadas desde 2012.

 

26 unidades produtoras de etanol, açúcar e bioenergia.

Capacidade instalada de processamento de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano (incluído duas unidades recém-adquiridas)

 

1 unidade produtora de etanol de segunda geração.

16 unidades produtoras com certificação Bonsucro, o que evidencia as melhores práticas de sustentabilidade em nossos processos agroindustriais.2

 

67 terminais de distribuição de combustíveis (5 bilhões de litros por mês).

 

66 bases de abastecimento em aeroportos.

Mais de 6.000 postos de serviço Shell.

 

990 lojas de conveniência Shell Select.

4 escritórios administrativos no Brasil e 4 no exterior (Estados Unidos, Suíça, Singapura e Filipinas).

 

1Segundo o ranking das Melhores & Maiores 2017, da revista Exame. A classificação é feita de acordo com a receita líquida anual.

2Fonte: https://www.bonsucro.com/en/

 

Onde estamos

Nossa cultura

|G4-56|

No início da safra 2016/2017, fortalecemos os elementos de nossa cultura a fim de intensificar o engajamento de funcionários, parceiros e clientes ao nosso propósito e à nossa estratégia. No decorrer da safra, promovemos a aderência dessa cultura ao dia a dia das pessoas.

Atuação focada na sustentabilidade dos negócios

O conhecimento aprofundado dos setores em que atuamos, o compromisso com a qualidade e a excelência operacional e os constantes investimentos em inovação e tecnologia são diferenciais que sustentam a nossa estratégia.

Essa atuação está orientada por um conjunto de políticas que estabelecem os princípios que pautam nossa gestão e direcionam os funcionários e parceiros para a integração da sustentabilidade às operações.

Ética em todas as instâncias

|G4-DMA Combate à Corrupção, G4-DMA Concorrência Desleal, G4-DMA Conformidade, G4-DMA Mecanismos de Queixas e Reclamações Relativas a Impactos Ambientais, G4-DMA Mecanismos de Queixas e Reclamações Relativas a Práticas Trabalhistas, G4-DMA Mecanismos de Queixas e Reclamações Relativas a Direitos Humanos, G4-DMA Mecanismos de Queixas e Reclamações Relativas a Impactos na Sociedade|

Nosso Código de Conduta orienta funcionários e parceiros assegurando o comportamento ético em todas as atividades. Também mantemos uma Política de Compliance Concorrencial, para proteger a competição saudável do setor; e a Política de Combate a Suborno e Corrupção que, assim como o Manual Anticorrupção, orienta para a transparência nas relações comerciais e com os agentes da administração pública. |G4-56|

O tema ainda recebe atenção de representantes da alta direção das áreas de Auditoria Interna, Compliance, Jurídico, Controles Corporativos, Comunicação, Recursos Humanos, Centro de Serviços Compartilhados, Sustentabilidade e de Negócios, que integram o o Grupo de Compliance Raízen, responsável por propor e monitorar nosso Programa de Compliance, auditado pelo Comitê de Auditoria do Conselho de Administração. Em complemento, somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, do Instituto Ethos, e participamos – por meio do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) – do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco). |G4-15|

Sob o entendimento de que as pessoas são protagonistas na manutenção de nossa cultura ética, mantemos o Canal de Ética para a recepção de alegações e preocupações relacionadas a atitudes que potencialmente violam o Código de Conduta, nossas políticas e a legislação aplicável. Os contatos são registrados por empresa independente, apurados pela auditoria interna e encaminhados ao nosso Comitê de Ética, de forma a respeitar a confidencialidade do denunciante.

Clique aqui para acessar as informações sobre os registros apurados na safra 2016/2017. |G4-EN34, G4-LA16, G4-HR12, G4-SO3, G4-SO11|

Estrutura de governança

|G4-34|

Alinhada aos princípios dos acionistas, nossa estrutura de governança corporativa favorece a integração dos negócios e a agilidade na tomada de decisão.

Acionistas

Clique aqui para mais informações sobre acionistas, direitos de voto e convocações de assembleias.

Conselho de Administração

Diretoria-Executiva

Mais informações sobre atribuições e composição do Conselho de Administração e da Diretoria-Executiva estão disponíveis aqui e detalhadas no Estatuto Social.

Todas as atividades são conduzidas com base no Manual de Autoridades Raízen, que destaca as aprovações necessárias para as principais operações do negócio. A estrutura também contempla Auditoria Independente, Programa e Políticas de Compliance, Política de Dividendos e Políticas de Tesouraria e Trading.

Clique aqui para mais informações.

3Sendo dois membros não estatutários.

Atentos aos riscos

Monitoramos aspectos políticos, sociais, ambientais, concorrenciais e econômicos sobre os quais não temos controle com o objetivo de antever cenários capazes de impactar nossos resultados ou nossa estratégia. Também mapeamos os aspectos sob nossa gestão, como segurança dos funcionários, disponibilidade de ativos e viabilidade de projetos. Com base nesses mapeamentos, montamos as matrizes de riscos de cada operação que leva em conta as especificidades de cada uma. Essa prática preventiva permite a correta adequação do planejamento estratégico e o aperfeiçoamento de processos internos para a longevidade do negócio. |G4-14|

Clique aqui para acessar os fatores de risco detalhados no Formulário de Referência.

Aspectos relacionados a mudanças climáticas

|G4-EC2|

Nossas atividades podem ser diretamente afetadas por riscos associados a eventos externos, como mudanças climáticas, dinâmica de captação e uso da água e taxações de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Qualquer política pública que envolva emissões de GEE representa riscos ou oportunidades às empresas. Por isso, o conhecimento aprofundado sobre nossas emissões é essencial. Contamos com um robusto mecanismo de quantificação e monitoramento de emissões, o que configura vantagem competitiva. Além disso, a existência de um mandato de incentivo aos biocombustíveis como forma de alcançar a Contribuição Nacionalmente Determinada no Acordo de Paris (INDC na sigla em inglês) também revela um cenário promissor para o mercado de etanol.

As variações climáticas afetam diretamente a dinâmica de disponibilidade hídrica – variável importante no cultivo da cana-de-açúcar, especialmente considerando que, em 22 das nossas unidades, o canavial não é irrigado.

Por outro lado, entre as oportunidades destacam-se o acesso a mercados que valorizam produtos com pequena pegada de carbono, o surgimento de eventuais mandatos que incentivem a produção e o comércio de biocombustíveis e a diversificação da matriz energética brasileira para o uso de energia de biomassa.

Os riscos e oportunidades são de diversas naturezas: físicos, regulatórios e de mercado. Já os impactos são, na maioria, financeiros, na medida em que interferem na produtividade do canavial, demanda por produtos e reputação da marca.

Durante o período de elaboração deste relatório, iniciamos estudo de Riscos e Oportunidades Climáticos para mapear essas variáveis em relação à probabilidade de ocorrência e magnitude do impacto financeiro. Quando concluída, a análise servirá de base para a definição de uma matriz de riscos que norteará a condução dos negócios em relação ao tema.

Reconhecimento do mercado

LinkedIn Top Attractors | Por dois anos consecutivos, fomos referenciados pelo LinkedIn como uma das empresas mais desejadas para trabalhar. Saltamos da 14ª para a 9ª posição em apenas um ano – o que revela a visibilidade de nossa marca no mercado. Esse resultado reflete especialmente a oportunidade de os candidatos participarem da construção de uma organização focada em produtividade e tecnologia, com vistas a aprendizado e desenvolvimento contínuos. Clique aqui para saber mais sobre a premiação.

Troféu Transparência 2016 | Concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Vencemos na categoria Companhias com Receita Líquida acima de R$ 5 bilhões. A escolha das demonstrações financeiras mais transparentes do Brasil foi referendada pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Serasa Experian. Clique aqui para saber mais.

As Melhores da Dinheiro Rural | Anuário publicado pela revista Dinheiro Rural, que analisa informações referentes a gestão financeira, recursos humanos, qualidade, governança corporativa, responsabilidade socioambiental e atuação na cadeia produtiva. Na edição 2016, fomos o primeiro colocado na modalidade Conglomerado. Clique aqui para saber mais.

Prêmio Operacional Nacional TRR | Pelo quinto ano consecutivo, fomos reconhecidos como a melhor Distribuidora no Atendimento Operacional das Bases no Brasil, para o segmento transportador-revendedor-retalhista (TRR) de combustíveis. A premiação avalia itens como o tempo de carregamento, a limpeza e arrumação do terminal, além da segurança e dos treinamentos aos motoristas para abastecimento e ação em casos de emergência.

12ª edição do prêmio de Conservação e Reúso de Água | Realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), visa homenagear e divulgar as boas práticas em gestão hídrica adotadas pelas indústrias. Fomos reconhecidos pelo projeto ReduSa (REDução do USo da Água). Saiba mais aqui.

Portas abertas para o diálogo

|G4-24, G4-25, G4-26|

Monitoramos assuntos críticos e pontuais que orientam a definição dos públicos com os quais devemos estreitar relacionamento. Entre os canais utilizados, estão o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Ouvidoria, e-mail, mídias sociais digitais e o nosso site. A área de Comunicação Corporativa atua em conjunto com cada linha de negócio no desenvolvimento de planos de ações. O objetivo é compreender as demandas de cada público, alinhar expectativas e mobilizar pessoas em torno do nosso propósito. Entre nossos públicos de relacionamento estão:

Funcionários | Nossos resultados refletem o trabalho de um time comprometido com a qualidade e a excelência das operações. Com esse público estabelecemos relacionamento que visa à promoção de ambiente de trabalho seguro, inclusivo, íntegro e inovador. Nossos princípios são compartilhados por meio do Código de Conduta e de comunicação interna. Clique aqui para saber mais.

Clientes B2B e revendedores | Nossas frentes comerciais priorizam o diálogo constante e o estabelecimento de parcerias de qualidade de forma a estimular a busca por soluções de forma conjunta. Também são realizadas campanhas publicitárias e promocionais para evidenciar a excelência dos nossos serviços e produtos.

Acionistas | Relacionamento constante, que preza a integridade das informações referentes aos resultados financeiros e operacionais conquistados. Para esse público, colocamos à disposição o site de Relações com Investidores (RI), no qual são publicados fatos relevantes, comunicados ao mercado, resultados trimestrais e anuais, entre outras informações.

Parceiros | Relacionamento constante por meio de programas, materiais de comunicação dirigida e de portais específicos. O objetivo é gerar valor compartilhado, em linha com nossos padrões de integridade. Por isso, também divulgamos o Código de Conduta e empreendemos iniciativas de capacitação e engajamento, como o Rodeio de Caminhões e os Programas ELO e Cultivar. Clique aqui para saber mais.

Governo e associações de classe | Relacionamento baseado em processo que contempla o monitoramento de ações nas esferas do Executivo e Legislativo, com análises dos temas mais críticos e o consequente engajamento com públicos previamente identificados. Esse processo pode ser efetuado isoladamente ou em coalizões com associações, sindicatos de classe, institutos e demais entidades setoriais das quais fazemos parte. |G4-DMA Políticas Públicas, G4-16|

Em 2016/2017, foram monitorados cerca de 550 temas e avaliados 50 itens críticos. Também elaboramos a Política de Relacionamento com o Governo, que passou a vigorar em 2017.

Comunidades e ONGs | Relacionamento orientado pela Política de Performance Social para promover o diálogo com as comunidades no entorno de nossas instalações. Clique aqui para saber mais.

Imprensa | Relacionamento constante conduzido por uma equipe de assessoria de imprensa para garantir a veiculação correta do nosso posicionamento para o público.

Universidades | Relacionamento constante por meio de parcerias estabelecidas para fomentar o desenvolvimento de profissionais e a divulgação de informações referentes a pesquisas acadêmicas.