A Raízen disponibiliza as políticas e procedimentos que devem ser conhecidas e aplicadas por terceiros. O objetivo é orientar nossos parceiros e futuros parceiros sobre o que é esperado quanto à ética e transparência na condução das atividades, firmando uma parceria sólida que preza pela legitimidade dos negócios.

 

 

Política de Propriedade Intelectual

A Política de Propriedade Intelectual (PI) da Raízen traz normas gerais sobre PI e visa instruir seus colaboradores para a gestão do tema quando envolvidos em projetos, produtos, pesquisas e outras ações que resultem em criações passíveis de proteção e registro.

A companhia dispõe de critérios institucionais pré-estabelecidos sobre o processo de obtenção de PI, o qual pode ocorrer antes, durante e após a realização das pesquisas e desenvolvimentos, conforme aplicável. Além disso, a Política dispõe sobre as normas de proteção dos resultados, bem como sobre a gestão e transferência dos direitos sobre a criação intelectual.

 

pdf | 74,6 KB

Política de Compliance Concorrencial

A Política de Compliance Concorrencial permite a identificação dos riscos aos quais a companhia está exposta em decorrência de suas atividades comerciais, bem como a determinação das melhores práticas a serem adotadas no âmbito concorrencial.

A evolução das fiscalizações proporciona segurança jurídica na concepção de práticas comerciais, e favorece a competitividade saudável para o mercado e o consumidor. Tal Política visa assegurar que a Raízen pautará suas atividades em plena conformidade com os princípios gerais concorrenciais (antitruste), bem como de acordo com as regras que se depreendem da Lei do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

 

pdf | 74,6 KB

Política de Combate a Suborno e Corrupção

A Raízen atua na prevenção de atos contrários à legislação e regras de conduta interna. Neste contexto, a política de combate a suborno e corrupção visa orientar funcionários da Raízen, fornecedores de serviços e produtos, bem como parceiros comerciais a atuarem em conformidade com valores fundamentais de honestidade, integridade e em estrita observância às leis vigentes.

 

pdf | 74,6 KB

Manual Anticorrupção

O manual anticorrupção é documento que tem por finalidade orientar de maneira prática os funcionários Raízen, fornecedores de serviços e produtos, bem como parceiros comerciais, garantindo que todos atuem preventivamente no combate a suborno e corrupção.

pdf | 504.44 KB

Política de Interlocução com a Administração Pública/Agentes Públicos

A Raízen é comprometida em manter o mais alto padrão de Conduta Ética, com o cumprimento das leis vigentes em cada um dos mercados em que atua. Com base nestes termos, a Política de Interlocução com a Administração Pública/Agentes Públicos possui o propósito de suplementar o Código de Conduta e estabelecer diretrizes compatíveis com os princípios de conformidade que devem guiar a conduta ética dos Colaboradores no relacionamento com o Poder Público e com Agentes Públicos, brasileiros ou estrangeiros.

pdf | 334 KB

Política de Gestão de Treinamentos de Compliance

A Política de Gestão de Treinamentos de Compliance estabelece procedimentos a serem observados pelos colaboradores de todas as empresas Raízen, englobando a definição de treinamentos obrigatórios e não obrigatórios, o público alvo, a periodicidade, as plataformas de aplicação, o controle dos treinamentos, e os responsáveis por aplicá-los, o que possibilita implementar uma cultura organizacional com maior transparência. A conscientização dos temas de compliance é construída por meio de treinamentos contínuos, para evitar violações ou qualquer desvio de conduta frente aos valores, princípios e diretrizes da companhia, por isso, a Raízen é engajada na constante atualização e acompanhamento dos resultados do programa de compliance.

pdf | 376 KB

 

 

Raízen nas redes sociais

X

Exportações Fraudulentas de Açúcar

A Raízen alerta seus clientes e público em geral sobre tentativa de terceiros não autorizados realizarem exportações fraudulentas de açúcar em seu nome. Reforçamos que o canal de comunicação com a empresa é o e-mail sugar.export@raizen.com e que não anunciamos açúcar no site alibaba.com.

Caso qualquer pessoa e/ou empresa faça contato por e-mail diverso informando que representa a Raízen, e/ou qualquer empresa do seu grupo econômico, para exportação de açúcar, não realize a transação e informe imediatamente para Auditoria.Interna@raizen.com.

X

Sugar Fraudulent Exports

Raízen warns your clients and the general public about the attempt by unauthorized third parties to perform sugar fraudulent exports on its behalf. We emphasize that the communication channel with company is the e-mail sugar.export@raizen.com and that we do not advertise sugar on web site alibaba.com.

If any person and/or company makes contact by other e-mail informing that he or she represents Raízen, and/or any company of Raízen’s economic group, concerning sugar exports, do not perform the transaction and immediately report to Auditoria.Interna@raizen.com.