Somos uma empresa integrada de energia que não abre mão dos seus princípios e valores

Ética, segurança e sustentabilidade são os pilares que nos orientam a fazer agora, pensando no futuro. Nossos princípios pautam a forma como fazemos negócios, nos relacionamos com diferentes stakeholders e geramos valor para a sociedade.

Ética

|GRI 102-12, 102-16, 103-2, 103-3|

Entendemos que a nossa responsabilidade vai além do respeito à legislação, sendo a ética o ponto de partida para a realização de nossas atividades empresariais e um valor inegociável em todas as tomadas de decisão

Segundo um estudo de 2017 da Fundação Getulio Vargas (FGV), cerca de R$ 4,8 bilhões só de ICMS8 são sonegados anualmente no Brasil por empresas do setor de combustíveis, que, na grande maioria, não possuem ativos para honrar as dívidas acumuladas por longos períodos.

Esse comportamento prejudica o mercado e, principalmente, a sociedade. Nesse contexto, reforçamos a cada safra a importância de primarmos pela condução ética dos nossos negócios, pela transparência nos relacionamentos estabelecidos e pela competição justa nos mercados em que atuamos.

Os princípios que orientam essa atuação são comunicados por meio do Código de Conduta, que estabelece regras para atingirmos, com reputação íntegra, os objetivos de negócio, além do Manual Anticorrupção e da Política de Combate a Suborno e Corrupção, que visam garantir a transparência nas relações comerciais e com os agentes públicos.

Os documentos internos referentes ao tema ficam à disposição para consulta de todos os colaboradores em nossa intranet. O conteúdo desses materiais também é reforçado por meio de treinamentos periódicos, tanto para novos funcionários como para atualização do conhecimento de profissionais que já integram há tempo o nosso time.

Em 2018/2019, lançamos novas versões dos Treinamentos de Compliance Concorrencial e Anticorrupção, obrigatório para todo o quadro funcional, aplicado em módulos presenciais ou a distância (webinar) para funcionários com representação externa, além de módulo on-line para os demais.

Em complemento, somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos; estabelecemos parcerias com entidades setoriais para a competição justa; e endossamos – por meio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) – o Movimento Combustível Legal, iniciativa criada em 2016 pela Plural, que tem como objetivo promover intensa discussão com a sociedade e o poder público sobre as atividades ilícitas que assolam o setor de combustíveis.

Em 2018, esse movimento reforçou – por meio de diversas reportagens, entrevistas e vídeos, nos mais diversos canais digitais – a posição de combate ao comércio irregular, abordando temas como sonegação, inadimplência de tributos e fraudes de quantidade e qualidade nas bombas de postos revendedores – ações que prejudicam diretamente os consumidores e o mercado. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

Subscrevemos também iniciativas que visam à disseminação de boas práticas no entorno de nossas operações e com nossos parceiros. Exemplo é a adesão ao Programa na Mão Certa, por meio da assinatura do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Em 2018, fomos reconhecidos pela Childhood Brasil, entidade que conduz a iniciativa, em razão do apoio ao programa.

Como prática já consolidada, recebemos, pelo nosso Canal de Ética (por telefone gratuito 0800-772-4936 ou e-mail canaldeetica@raizen.com), denúncias de violação do Código de Conduta. Os contatos são registrados por empresa independente, o que garante anonimato do denunciante. Em 2018/2019, a divulgação do canal foi reforçada entre os funcionários por meio de campanhas internas. Assim, a ferramenta foi indicada também para registro de denúncias referentes a preconceito e discriminação de qualquer tipo. Esse canal passou por uma reformulação, que tornou a interface mais prática e intuitiva. Como resultado, houve aumento de 26% no número de registros em relação à safra anterior (555 contatos no total), dos quais 292 geraram alguma medida disciplinar ou melhoria de controles e, desses, 153 foram procedentes. Os encaminhamentos incluíram aplicação de medidas disciplinares, como advertências, suspensões e, até mesmo, desligamentos.

A nossa atuação íntegra passa por mantermos comunicação transparente, objetiva e tempestiva com os investidores. Aderimos voluntariamente à Lei Sarbanes-Oxley, o que exige a adoção de mecanismos com vistas a relatórios financeiros facilmente verificáveis e com dados de origem rastreáveis. Adicionalmente, nossas demonstrações financeiras são auditadas externamente e seguem padrões internacionais de contabilidade. Em outubro, como reflexo desse trabalho, fomos reconhecidos com o Troféu Transparência, concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e a Serasa Experian. O prêmio reforça a qualidade das demonstrações financeiras que divulgamos ao mercado.

Mais informações sobre ética e integridade em nossas operações estão disponíveis aqui. |GRI 205-1, 205-2, 205-3, 206-1, 307-1, 419-1|

8 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Segurança

|GRI 103-2, 103-3|

Segurança é um valor fundamental e o principal vetor de definição sobre a forma como operamos.

Durante a safra, foram realizadas duas edições do Dia da Segurança, concomitantemente em todas as unidades, para reforçarmos a mensagem de que a vida é o que importa. A segunda edição do ano foi ainda mais especial: realizada em outubro, contou com o engajamento do público interno do começo ao fim. Aproveitando o clima de mês das crianças, a comunicação foi toda desenhada por filhos e filhas dos nossos funcionários, de forma a conscientizar sobre a necessidade de trabalharmos com segurança para, no fim do dia, voltarmos bem para quem nos ama e nos espera em casa.

Também promovemos duas edições da Semana Alerta, que engajaram funcionários e terceiros de todas as áreas de negócio no nosso Sistema Alerta!, que busca prevenir acidentes com base em ferramentas comportamentais. A liderança marcou presença ainda nos diálogos de segurança durante a semana. O evento incluiu diversas atividades sobre segurança ocupacional para a reflexão sobre o quanto o comportamento é a chave para atingirmos o Zero Acidente. Assim como na safra anterior, o Sistema Alerta! foi trabalhado de forma mais didática e simples, a partir de um paralelo com o ato de andar de bicicleta.

Em relação aos treinamentos, uma novidade veio da Universidade Raízen: os óculos de realidade virtual. O equipamento foi utilizado para simulação de cenários críticos, recriando a sensação de realidade. Dessa forma, os funcionários absorvem o conhecimento mais rapidamente, sem a necessidade de exposição a riscos.

Também seguimos comunicando as Cinco Regras Que Salvam Vidas nas nossas 26 unidades produtoras, de maneira a despertar a atenção dos funcionários para comportamentos em cinco principais grupos. Respeitando essas regras, cerca de 70% dos acidentes mais frequentes são evitados em nossa operação.

Na mesma linha, reforçamos os Cinco Hábitos da Direção Segura, dedicados especificamente a profissionais que conduzem carros da nossa frota ou trabalham no transporte de combustíveis, um produto inflamável.

Cinco Hábitos da Direção Segura

Mantenha a distância de seguimento entre o seu veículo e o da frente para que sempre haja tempo de reação.

Pratique a velocidade compatível a que permita o controle do veículo em diferentes condições.

Use sempre o cinto de segurança.

Mantenha o celular desligado enquanto estiver dirigindo.

Não dirija sob fadiga.

Ainda para aumentar a percepção de riscos e aprimorar os processos nas operações de distribuição de combustíveis, o Programa Dono da Área capacitou 52 supervisores para a gestão de segurança e multiplicação de boas práticas. A ideia é fazer com que o supervisor seja o agente de mudança da área em que trabalha, um exemplo para inspirar pessoas, solucionar problemas e prover inovações. Os destaques foram reconhecidos e premiados pela Alta Liderança.

Outra iniciativa de destaque foi o Desafio de Brigadas de Incêndio, realizada a fim de incentivar a integração de 63 equipes de resposta às emergências em nossos terminais e bases em aeroportos. No total, foram 227 profissionais que simularam operações de carregamento e descarga de combustível com caminhão-tanque em plataforma operacional, com emergências envolvendo derrame de produto, incêndio e resgate de vítima.

Como resultado, em 2018/2019, completamos cinco anos sem acidente com afastamento nas operações dos terminais de distribuição de combustíveis – marca histórica que conquistamos graças ao trabalho conjunto de todo o time. No entanto, nas unidades produtoras, infelizmente a taxa de acidentes com afastamento (LTIF/TF) foi de 0,12 e registramos uma fatalidade, o que demonstra que a atenção com o tema deve ser constante. Esses números foram reportados em até 24 horas aos líderes das equipes e todas as ocorrências foram ou estão sendo investigadas. As lições aprendidas são compartilhadas para evitar reincidências. Conselheiros e diretores dedicam atenção ao tema, acompanhando indicadores e participando de reuniões periódicas do Comitê de Responsabilidade Social. Seguimos, todos juntos, em nossa busca incessante por Zero Acidente. |GRI 403-2|

Mais informações sobre saúde e segurança ocupacional estão disponíveis aqui. |GRI 403-1, 403-2, 403-4|

Sustentabilidade nas relações

|GRI 103-2, 103-3|

Ouvimos e trocamos entre nós, nossos clientes e parceiros para crescermos e chegarmos às melhores soluções.

Garantir a sustentabilidade de nossas operações passa por inspirar boas práticas em todas as etapas da cadeia produtiva e assegurar a satisfação dos clientes. Para isso, desde o início de nossas atividades, estabelecemos parcerias e desenvolvemos ações de relacionamento e valorização, que visam assegurar a excelência de tudo o que priorizamos em nossa estratégia.

 

Crescer junto com os nossos parceiros
|GRI 102-9, 103-2, 103-3|

Produtores de cana

Os programas ELO e Cultivar compõem uma plataforma de valor para os quase 2 mil fornecedores de cana, responsáveis por mais de metade do nosso volume de moagem. As iniciativas visam promover, aos produtores, sustentabilidade por meio de produtos e serviços que os ajudam no uso eficiente de recursos e na adoção de boas práticas agronômicas, ambientais e sociais.

Para melhor avaliar a evolução dos nossos fornecedores, elaboramos, na última safra, o estabelecimento dos indicadores do ELO. O trabalho – que contou com o apoio das ONGs parceiras (Imaflora e Solidaridad) e de professores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', da Universidade de São Paulo (USP) – marca uma nova fase do programa, agora voltada a abranger também os terceiros dos fornecedores. Entre os resultados, constatou-se que, dos 99,5% do volume de cana contemplado no programa, 28% apresentaram evolução entre 2017/2018 e 2018/2019. Essa taxa traduz o esforço de 299 fornecedores para a adoção de melhores práticas sociais e ambientais.

Outro destaque do ELO ao longo da safra foram as cerca de 25 palestras conduzidas por nossos profissionais da área Jurídica em associações de produtores de cana, visando orientar sobre a legislação trabalhista no campo e fomentar a adoção de boas práticas. Para reforçar a mensagem, elaboramos cartilhas disponibilizadas aos participantes e nas associações.

Já o Cultivar consolidou-se, por mais uma safra, como uma importante plataforma de criação de valor para os produtores, sobretudo em um período com menores margens no setor. Nesse sentido, o programa esteve focado em apoiar os produtores de cana no aumento de produtividade, redução de custos e geração de caixa, por meio da difusão de novas técnicas de manejo agronômico e da oferta de condições comerciais diferenciadas na compra de insumos e de financiamentos com taxas mais atrativas, promovendo o crescimento sustentável da cadeia produtora.

Com a proposta de estreitar nosso relacionamento com esse público, promovemos anualmente o evento Cultivar, em que reconhecemos as melhores práticas, além de estimular negócios e gerar conhecimento. Em maio de 2018, a quinta edição teve como tema Cultivando Raízes para o Futuro e foi marcada pela Arena de Inovação, com apresentação sobre o Pulse e startups apoiadas; e pela Arena de Negócios, com um painel que tratou sobre economia e cenário político, bem como suas implicações nos negócios. Na ocasião, também foram premiados 30 fornecedores do programa, que se destacaram pelos melhores resultados na safra anterior. Os ganhadores foram contemplados com uma viagem para Londres, na Inglaterra.

O relacionamento com os produtores foi ainda destaque na edição 2018 do Guia Exame de Sustentabilidade, a principal publicação sobre o tema na esfera corporativa nacional. Também nos rendeu o prêmio MasterCana Centro Sul 2018, que reconhece, há 30 anos, o mérito de profissionais e empresas que atuam para o desenvolvimento sustentável da indústria sucroenergética.

Transportadores de cana

Persistindo na busca pela excelência operacional no transporte canavieiro, conduzimos o Programa Transmov, que reconhece bimestralmente as transportadoras pelo melhor desempenho com base em critérios como segurança, gestão e eficiência operacional. O troféu é itinerante, passando de transportadora a transportadora, conforme o fechamento das avaliações em cada período.

Já o reconhecimento individual dos motoristas canavieiros é promovido pelo Programa Conduzir, por meio do qual os veículos são monitorados 24 horas por dia por uma central de controle de telemetria, que levanta informações como velocidade em pista, tempo de acionamento da embreagem, freadas e acelerações bruscas, temperatura e rotações do motor, entre outras. Assim, o público é pontuado pelo perfil de condução segura, com incentivos mensais e no fim de cada safra.

Distribuição de combustíveis

Pelo quinto ano consecutivo, em 2018, fomos eleitos a Melhor Distribuidora de Combustíveis do Brasil durante a 33ª Convenção Nacional Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR), incluindo Melhor Distribuidora do Brasil no quesito Operações. Nesse critério, foram considerados tempo de carregamento, limpeza e organização do terminal e segurança ocupacional.

O zelo por esse público abrange o monitoramento remoto por sistema de telemetria. A partir de 2018/2019, todos os caminhões-tanques da nossa frota passaram a ser equipados com quatro câmeras, a fim de garantir o cumprimento dos procedimentos para a direção segura e esclarecer casos de roubos e acidentes. Também foram instalados rotograma falado, que funciona por meio de GPS e tablets, para transmitir ao motorista mensagens de alerta sobre velocidade, pontos críticos, rotatórias, escolas, etc.

Seguimos também realizando anualmente o Rodeio de Caminhões, evento em que 50 motoristas que atenderam requisitos de saúde e segurança ao longo de 12 meses competem em testes de precisão de manobras.

O relacionamento com esse público é endossado pelo programa Clube Irmão Caminhoneiro Shell, que completou três décadas em 2018. Para celebrar, lançamos o concurso cultural 30 Anos de Estrada ao seu Lado, que convidou caminhoneiros e caminhoneiras a compartilharem suas histórias com a marca Shell. No ano-safra, o programa nos rendeu ainda mais um motivo para comemorar: foi premiado pelo Licensee Mission Hero Awards, que reconhece as iniciativas dos mercados licenciados Shell em linha com a missão global de melhorar as jornadas das pessoas. Nosso trabalho foi reconhecido pela estratégia no Facebook, focada no protagonismo dos caminhoneiros, somado aos excelentes resultados que tivemos no primeiro ano da página na rede social. No fim de 2018, o Clube Irmão Caminhoneiro Shell contava com mais de 350 mil associados, que desfrutam benefícios exclusivos e informações relevantes às atividades.

Revendedores

Buscamos oferecer uma proposta de valor diferenciada aos revendedores de combustíveis, que contam com diversos benefícios incluídos no programa Oferta Integrada. A iniciativa coloca à disposição do público toda a nossa experiência em planejamento de marketing e de ações promocionais. Mesmo com adesão opcional, já contamos com 3.691 participantes – 81% dos postos elegíveis ao programa.

Para atratividade dos postos de nossos parceiros, ofertamos ainda a marca Shell Select como bandeira das lojas de conveniência. Desde a safra anterior, desenvolvemos um novo padrão de lojas, com o que há de mais tecnológico no mercado. O intuito da franquia foi desenvolver um modelo focado no aumento da rentabilidade por meio de uma operação simplificada, custos operacionais menores e uma experiência mais intuitiva para o consumidor dentro da loja. São diversas inovações, como novo layout, comunicação visual mais moderna, móveis modulares e otimização de equipamentos. Além disso, ampliamos o mix de produtos e trouxemos a nova oferta de food service, com salgados finalizados na hora e produtos como pizzas, bolos, doces e sucos naturais sem adição de açúcares e conservantes.

Com novas opções de produtos e atendimento personalizado, o franqueado da rede de lojas tem à sua disposição o Portal de Compras Shell Select, que permite centralizar pedidos, prazos e valores em um só lugar. Junto com isso estamos implementando uma frota de caminhões de entrega exclusiva para a rede Shell Select, com monitoramento por GPS e em tempo real.

Entre outros benefícios oferecidos estão treinamentos para os profissionais dos postos, encontros para esclarecimento de dúvidas e ações de reconhecimento, como o evento anual do Programa O CARA, que, em 2018/2019, promoveu diversas ações de engajamento, a exemplo do desafio Shell V-Power, um circuito que simulou os benefícios do produto: limpeza, proteção, performance e rendimento. O evento contou ainda com a apresentação do técnico campeão mundial de futebol, Carlos Alberto Parreira, de quem os participantes receberam o troféu Bola de Ouro.

Também buscando reconhecer nossos revendedores, em Londres, em Londres celebramos o Você Conquista, evento que reconhece anualmente os parceiros que se destacam na rede de revenda Shell. A edição de 2018 ressaltou a contribuição desse público para a consolidação dos nossos principais indicadores, com foco em venda de Shell V-Power, abertura de postos, renovações de contratos, expansão da rede de lojas Shell Select e, principalmente, atendimento ao cliente.

Mais informações sobre práticas de compra e relacionamento com fornecedores e parceiros de negócio estão disponíveis aqui. |GRI 102-9, 204-1, 308-1, 308-2, 407-1, 408-1, 409-1, 414-1, 414-2|

Apoiar a jornada dos clientes

A Humanologia – conceito da marca Shell, por meio do qual valorizamos as relações humanas nos negócios e priorizamos as pessoas – foi reforçada em 2018/2019. Esse conceito orientou a nova campanha de Shell V-Power, que destacou as vantagens de usar frequentemente o combustível no abastecimento dos veículos. A comunicação foi definida com base em pesquisas que mostraram haver ainda muitas dúvidas sobre o uso do combustível premium – uma parcela significativa de consumidores, mesmo admirando e reconhecendo o produto, o utiliza apenas ocasionalmente.

Caso esteja acessando este relatório na rede Raízen, Clique aqui para ver o vídeo

Já o Shell Box, depois de passar pela maior mudança desde o seu lançamento, ficou ainda mais prático e intuitivo, incluindo funcionalidade para pagamento diretamente pelo aplicativo. O lançamento da nova interface foi acompanhado pela promoção Pague e Ganhe, em que o consumidor, ao pagar a conta pelo Shell Box, ganha pontos a serem trocados por milhas e descontos no combustível.

Em agosto, também apresentamos novidades no Programa Valoriza, de fidelidade com clientes B2B e de varejo, que acumulam pontos com base em critérios estabelecidos. Agora, os participantes podem resgatar benefícios de empresas como Smiles, Dell, Getnet, Alliance-Mercedez e IdealWork.

Na aviação, fortalecemos nossa relação com pilotos e mecânicos de aeronaves por meio do programa de fidelidade Shell Aeroclass, realizado em parceria com a Netpoints. São mais de 30 mil opções de prêmios que podem ser trocados pelos pontos acumulados. Pelo aplicativo, é possível agendar abastecimento, saber quais aeroportos contam com combustíveis Shell Aviação e consultar informações meteorológicas para orientar o planejamento de voo. Para saber mais, clique aqui.

Devido a todos esses esforços, o nosso trabalho foi um dos destaques da 16ª edição do prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, concedido anualmente após estudo realizado pela revista Consumidor Moderno. O objetivo é identificar as empresas que mais respeitam o consumidor com base na experiência efetiva dos clientes. Conquistamos o primeiro lugar na categoria Postos de Gasolina.

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.