Sobre este relatório

SOBRE ESTE RELATÓRIO

Pelo oitavo ano consecutivo, reafirmamos nosso compromisso com a transparência ao divulgarmos os resultados – operacionais, socioambientais e financeiros – registrados no decorrer do ano-safra. |GRI 102-52|

Em linha com a edição anterior, publicada em junho de 2018, este documento foi elaborado de acordo com o GRI Standards: Opção Essencial. O conteúdo refere-se às nossas operações no Brasil1 entre 1º de abril de 2018 a 31 de março de 2019. |GRI 102-45, 102-50, 102-51, 102-52, 102-54|

Com vistas à exatidão das informações, o material foi avaliado pela Diretoria-Executiva e assegurado pela KPMG Auditores Independentes. |GRI 102-56|

Para encaminhar dúvidas ou sugestões, escreva para fale@raizen.com ou, se preferir, ligue para 0800 728 1616. |GRI 102-53|

Seu contato é importante para aprimorarmos a nossa comunicação!

1 Raízen Energia S.A., Raízen Combustíveis S.A. e todas as subsidiárias integrais e controladas. Devido ao pouco tempo de operação, os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) ainda não contemplam os ativos adquiridos da Shell na Argentina e as operações anunciadas durante o ano-safra, mas apenas os indicadores de desempenho econômico. |GRI 102-45|

Temas materiais

|GRI 102-43, 102-44, 102-46, 102-47, 103-1|

Os temas apresentados neste relatório foram identificados no ano-safra anterior durante amplo processo de consulta que envolveu mais de 300 stakeholders, entre fornecedores, clientes, especialistas e funcionários (incluindo nossa Alta Liderança).

Processo de consulta

Como resultado, foram destacados em nossa Matriz de Materialidade sete temas relevantes, além de dois (“Gestão de pessoas” e “Aspectos e impactos socioambientais”) posteriormente incluídos, por serem considerados estratégicos para os negócios.

Matriz de materialidade |GRI 102-47, 103-1|

Relacionamento com fornecedores, parceiros comerciais e clientes

Identificamos a preocupação de clientes em relação ao tema e reconhecemos nosso potencial para compartilhar tecnologia e boas práticas com parceiros de negócio.

Práticas de compras; Avaliação ambiental de fornecedores; Avaliação social de fornecedores; Liberdade de associação e negociação coletiva; Trabalho infantil; e Trabalho forçado e/ou análogo ao escravo.

GRI 204-1, 308-1, 308-2, 407-1, 408-2, 409-1, 414-1, 414-2

Plantio, cultivo e transporte da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). Mantemos programas de relacionamento com esses públicos com vistas à gestão do tema.

Inovação

Entendemos que estimular a inovação é o que pode nos diferenciar no setor, além de nos permitir descobrir formas de mitigar riscos e potencializar a eficiência.

Não há.

Não há indicadores GRI relacionados.

Plantio e cultivo da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). Mantemos o Pulse e desenvolvemos diversos projetos com vistas ao amadurecimento de tecnologias para impulsionar o setor.

Segurança no trabalho

Os impactos na saúde e segurança de funcionários e terceiros é um dos principais critérios observados pelos clientes. Os revendedores elogiam nossas práticas. O tema ainda abrange toda a cadeia de valor.

Saúde e segurança ocupacional.

GRI 403-1, 403-2, 403-4

Plantio, cultivo e transporte da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). Em todas as etapas dos processos industriais e de distribuição, há riscos à saúde e segurança dos trabalhadores (diretos ou terceiros). Tais riscos são identificados e monitorados para adoção das medidas de controle adequadas.

Energia renovável e eficiência energética

A demanda mundial por energias renováveis aumentou. O tema foi bastante indicado por especialistas, liderança e funcionários.

Energia; Emissões.

GRI 302-1, 302-2, 302-3, 305-1, 305-2, 305-3, 305-4

Impacto localizado nos processos industriais e na distribuição de combustíveis. Aprimoramos a cada safra um modelo de economia circular – não somente a fim de promover a eficiência das nossas operações, mas estimular a transformação da matriz energética global, com aumento da participação de energias renováveis.

Ética e integridade

Tema muito citado por líderes, fornecedores e funcionários.

Anticorrupção; Comportamento anticompetitivo; Compliance ambiental; e Compliance socioeconômica.

GRI 205-1, 205-2, 205-3, 206-1, 307-1, 419-1

Plantio, cultivo e transporte da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). Em todos os elos de nossa cadeia, compartilhamos princípios éticos com nossos parceiros e colaboradores, além de pares do mercado, com vistas às práticas socioambientalmente responsáveis e à competição justa nos setores em que atuamos.

Sustentabilidade na estratégia

Bastante indicado pela liderança.

Não há aspectos GRI relacionados.

Não há indicadores GRI relacionados.

Plantio, cultivo e transporte da cana-de-açúcar; processos industriais; distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell); e consumidores. Em todas as etapas dos processos industriais e de distribuição, a sustentabilidade é elemento fundamental em nossa estratégia na busca por eficiência operacional e no aprimoramento do nosso portfólio.

Desempenho econômico

Mais citado pela liderança e pelos funcionários. Abrange nossos diferenciais competitivos e nossa capacidade de gerar retorno para os acionistas, sem comprometer a perenidade dos negócios.

Desempenho econômico.

GRI 201-1, 201-2

Plantio e cultivo da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). Somos o grupo empresarial que mais movimenta a economia no Brasil2, com cerca de 29 mil funcionários, além de produtores de cana, fornecedores, transportadores e revendedores. Com essa responsabilidade, adotamos processos para identificação e gestão de riscos, além de robusta estrutura de governança corporativa, por meio da qual nossos objetivos de negócio são claramente estabelecidos e comunicados.

Gestão de pessoas

Mais relevante para funcionários e entre os mais mencionados pelos clientes.

Emprego; Treinamento e Educação; Diversidade e igualdade de oportunidades; Não discriminação.

GRI 401-1, 401-3, 404-1, 404-3, 405-1, 406-1

Plantio, cultivo e transporte da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). Em todas as nossas atividades, empregamos cerca de 29 mil funcionários, aos quais adotamos medidas para promover um ambiente de trabalho seguro, ético, inclusivo e capaz de promover desenvolvimento pessoal e profissional.

Aspectos e impactos socioambientais

Contempla aspectos relacionados aos impactos das nossas atividades, ainda que nem todos tenham sido priorizados pelos públicos consultados.

Presença de mercado; Impactos econômicos indiretos; Água; Biodiversidade; Efluentes e resíduos; Direitos de comunidades indígenas; Comunidades locais.

GRI 202-1, 203-1, 303-1, 304-1, 304-2, 306-3, 411-1, 413-1, 413-2

Plantio, cultivo e transporte da cana-de-açúcar; processos industriais; e distribuição e comercialização de combustíveis (B2B, Aviação e Postos Shell). A cadeia de cana-de-açúcar é intensiva em mão de obra. Por isso, adotamos uma série de medidas para evitar o estabelecimento de contratos com empresas que empregam pessoas em condições de trabalho escravo ou análogo a escravo; envolvidas em atos de corrupção; com não conformidades com a legislação ambiental; entre outros impactos socioambientais. Os fornecedores são avaliados periodicamente para garantir o relacionamento comercial idôneos em sintonia com os nossos princípios.

2 Segundo o ranking Empresas Mais, idealizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
*Não há limitações específicas em relação aos limites dos tópicos.
**Monitoramos somente o compilado de preocupações e demandas levantadas, não mantendo controle da fonte exata de cada uma delas.

Nos diga quem você é

Essa é somente uma pesquisa e o conteúdo será o mesmo para todos os perfis.