Contra a Covid-19, Raízen cria rede colaborativa para combater os impactos da pandemia

Empresa integrada de energia participa de maneira ativa de iniciativas privadas que garantem cuidados com a saúde e a manutenção das operações de serviços essenciais para a sociedade

São Paulo, abril de 2020 – A Raízen, licenciada da marca Shell, assume o compromisso de se dedicar intensa e ativamente às ações de combate aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no Brasil. A empresa de energia integrada, joint venture entre a Cosan e a Shell, trabalha em um movimento de articulação da iniciativa privada que visa a garantir o fornecimento de produtos, serviços e auxílio para a área de saúde e a operação de áreas essenciais do País.

A empresa vem atuando de forma ativa em diversas frentes solidárias, principalmente direcionada aos profissionais que atuam diretamente no combate à doença, como médicos e enfermeiros, e os caminhoneiros, fundamentais nas ações logísticas que permitem a distribuição e entrega de produtos essenciais. Para isso, foram fundamentais parcerias com empresas privadas e órgãos públicos para garantir a agilidade que o momento exige.

“A iniciativa privada tem a vantagem de poder ser mais rápida para fazer as coisas acontecerem, ainda mais em momentos delicados como este que estamos vivendo. Por isso, precisamos nos unir, juntar forças, conhecimento e habilidades para ajudarmos no enfrentamento à doença e combatermos os impactos que a pandemia envolve”, afirma Ricardo Mussa, CEO da Raízen, que assumiu a liderança da companhia em 1º de abril, data do início do ano-safra 2020-21.

Doação de álcool 70%

Desde 20 de março, data em que a Anvisa autorizou a produção de álcool 70%, a Raízen já doou mais de 891 mil litros do produto para mais de 40 hospitais na Grande São Paulo, além de Estados como Goiás, Paraná e Minas Gerais, contemplando 28 cidades. A ação, realizada em entregas de tambores de 250 litros, incluiu também doação de lotes para a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), forças policiais do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, uma penitenciária e prefeituras paulistas. Comgás e Rumo, outras empresas controladas pelo Grupo Cosan, receberam lotes de doação para atender seus funcionários e parceiros, aumentando as medidas de higiene que previnem o contágio pelo vírus.

Apoio a hospitais de campanha

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, Estados com maior número de pessoas infectadas, a Raízen efetivou doações que ajudarão hospitais de campanha para atendimento de pacientes. No Rio de Janeiro, a empresa destinou recursos para a montagem de hospitais temporários. Em São Paulo, os hospitais provisórios do Pacaembu e do Anhembi receberam álcool 70%. Para a estrutura montada no estádio de futebol da capital paulista, também foram destinados 2.000 L/dia de diesel para alimentação dos geradores de energia.

Parcerias colaborativas com grandes empresas

Com o compromisso de unir parceiros e criar uma rede colaborativa de apoio contra os impactos da pandemia, a Raízen firmou parceria com a Natura e a Ypê para o envase de álcool 70% e distribuição em postos de combustíveis nas estradas e nos pontos de distribuição definidos pelo Sest/Senat. A negociação com os parceiros teve suporte da Trizzy, plataforma digital de serviços para o mercado de transporte de cargas, e a ação busca distribuir o produto para caminhoneiros, profissionais essenciais para o abastecimento do País. Serão, inicialmente, 245 mil litros de álcool 70% distribuídos nas estradas e pontos de pedágio em cerca de 130 localidades, uma logística que conta com parceira da CCR. Os caminhoneiros também terão à disposição vacinação contra H1N1, medição de temperatura e orientação sobre os cuidados essenciais contra da Covid-19.

A Raízen também doará álcool 70% para a rede Raia Drogasil, que fará o envase e venda do produto em seus pontos de venda. Todo o lucro da venda será doado para iniciativas de combate ao vírus e compra de equipamentos de proteção individual que serão destinados a hospitais.

Ações nos postos Shell e lojas Shell Select

Revendedores dos postos Shell receberão da Raízen doação de álcool 70%, destinado à higiene de seus colaboradores e clientes, uma medida que prevê a redução do risco de contágio nos postos. As lojas de conveniência Shell Select, que desde 1ª de abril já opera sob o comando da JV formada com a Femsa Comercio, passam a oferecer produtos não-perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, tornando-se uma opção segura para a compra de itens essenciais com preço justo e em locais mais próximos dos clientes, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos.

Os franqueados da rede de conveniência foram orientados a retirar mesas e cadeiras das lojas ou isolar a área de convivência, para evitar a aglomeração e o consumo de produtos no local-disponibilizando assim ainda mais espaço para a venda de itens de necessidade básica. Ainda com as lojas de conveniência da rede Shell, para atender os consumidores em suas casas, foram firmadas novas parcerias com as principais empresas de delivery, como a Uber Eats, anunciada recentemente.

A Raízen também distribuirá crédito combustível no valor de R$ 50 para profissionais da saúde, por meio do aplicativo Shell Box. A plataforma permite o pagamento do abastecimento diretamente pelo celular, de forma rápida e segura, sem precisar sair do carro, ajudando a reduzir a propagação do vírus nos postos. Os vouchers de crédito combustível, que totalizam uma doação de cerca de R$ 2 milhões, serão doados aos médicos e enfermeiros dos hospitais que também receberam álcool etílico 70% produzido pela companhia.

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G –com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.

As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.

Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.